Fale Conosco Pelo Whatsapp

Você provavelmente já viu alguém que tem o queixo grande, e isso certamente chama a atenção. Porém, o queixo curto demais também interfere na harmonia da face. Felizmente, para ambos os casos, existe uma solução: a mentoplastia.

E você, já conhece essa cirurgia? Sabe como é o procedimento para alterar o queixo, deixando-o harmônico em relação à face? Então, continue a leitura! Vamos explicar como ele é feito, quais são as indicações, e muitas outras informações imperdíveis. Confira!

O que é mentoplastia?

Trata-se da cirurgia plástica para correção do queixo, seja para aumentá-lo ou reduzi-lo. O mento é o nome técnico da parte inferior da face (pescoço, mandíbula e terço inferior do rosto).

Para quem a mentoplastia é indicada?

A mentoplastia atende às necessidades de quem sofre com incômodos na aparência devido ao tamanho do queixo. Embora sempre nos lembremos de quem tem o queixo muito grande e projetado, pessoas com queixo curto também podem fazê-la.

Beleza é uma questão de harmonia. Portanto, quando um dos nossos traços está fora da proporção, é possível que a pessoa se sinta insatisfeita com a aparência. Para algumas, essa diferença não causa incômodo mas, para outras, pode afetar inclusive a autoestima.

Mas como o médico sabe quem precisa dessa cirurgia? A questão é bastante técnica e até mesmo matemática. Quando se fala em proporção do rosto, as medidas são conhecidas há bastante tempo.

Sabe-se por exemplo, que nariz, queixo e glabela devem estar alinhados, tanto frontalmente quando lateralmente. Quando um deles ultrapassa muito a linha ou fica bem menor do que deveria, temos a sensação de desarmonia.

Outra indicação da mentoplastia é a assimetria. Afinal, em alguns pacientes, o queixo não está bem alinhado ao centro do rosto. Apenas a cirurgia plástica pode corrigir esse problema.

Como é feita a cirurgia plástica do queixo?

A redução e o aumento do queixo são dois procedimentos completamente diferentes. Portanto, a técnica utilizada pelos médicos varia, conforme você verá a seguir:

Mentoplastia para aumentar o queixo

Essa é a cirurgia mais simples para alteração do queixo. Então, nesses casos, o médico coloca uma prótese de silicone ou utiliza um polietileno biocompatível (Porex) para dar volume a essa região do rosto.

A prótese de silicone costuma ser a solução mais comum. Ela tem uma série de vantagens e, em muitos casos, o paciente nem fica com uma cicatriz visível, pois ela pode ser inserida por meio de um corte na parte interior da boca.

Mentoplastia para redução do queixo

Por outro lado, existem pessoas que têm o mento muito grande. Afinal, nesses casos, estruturas da mandíbula ou maxila cresceram de forma anormal, tornando esta parte do rosto desproporcional.

E se você pensa que esse crescimento anormal traz apenas problemas estéticos, está enganado. Essa desarmonia leva a transtornos como dificuldades para mastigar, falar e até mesmo respirar, causando até apneia do sono.

Para diminuir o queixo, os médicos recomendam a cirurgia ortognática. Trata-se de um procedimento que corta, alinha e remodela estruturas da mandíbula e maxila, proporcionando harmonia.

Mentoplastia reparadora

Além da mentoplastia para melhora estética, alguns pacientes procuram o cirurgião plástico devido a anomalias ou traumas. Portanto, nesses casos, trata-se de um procedimento reparador.

Quando se trata de traumas, anomalias ou alterações na aparência devido a doenças específicas, o procedimento se torna ainda mais personalizado. Assim, o paciente pode precisar de uma combinação entre remodelação completa e colocação de próteses ou outra forma de preenchimento.

Quanto tempo dura a cirurgia de correção do mento?

A mentoplastia para aumento do queixo é uma cirurgia muito rápida e de recuperação tranquila. Embora a redução ou correção de assimetria sejam mais complexas, ainda assim tanto o procedimento quanto o período de internação são bem curtos.

Como é o pós-operatório da mentoplastia?

O pós-operatório da mentoplastia costuma ser bastante tranquilo. A maioria dos pacientes não relata dores intensas e, além disso, o médico prescreve analgésicos para tornar esse período ainda mais confortável.

No entanto, o paciente precisa tomar alguns cuidados por várias semanas, pois o período de recuperação é relativamente longo. Então, ele precisa ficar atento à:

Manutenção de uma alimentação líquida ou pastosa

Nas primeiras semanas, o paciente precisa manter uma dieta líquida e, depois de alguns dias, no máximo pastosa. Afinal, ao não movimentar a região do mento, ele evita forçar essa área ou romper pontos, facilitando a cicatrização.

Além disso, é importante lembrar que geralmente a incisão é feita na parte interna da boca. Portanto, é preciso evitar resíduos sólidos de alimentos, que poderiam ser depositados ali durante a mastigação e favorecer a proliferação de bactérias.

Uso da faixa mentoneira

A cinta ou faixa mentoneira é um acessório importantíssimo no pós-operatório da mentoplastia. Ela estabiliza a região, protege a área operada, reduz o inchaço e acelera a recuperação.

Cuidado com a higiene bucal

Devido à incisão interna, o paciente precisa manter uma higiene bucal extremamente criteriosa. Assim, após cada refeição, mesmo que líquida, ele deverá utilizar os produtos recomendados com o médico para evitar a proliferação de bactérias na região.

Posição adequada ao dormir

Durante a recuperação, o paciente precisa tomar cuidado com sua posição para dormir. Ele precisa deixar a cabeça mais elevada que o corpo e o rosto sempre virado para cima.

Realização de drenagem linfática

De acordo com a orientação médica, o paciente precisa realizar cerca de três sessões de drenagem linfática por semana.

Esse procedimento complementar ajuda a desinchar, pois elimina os líquidos que se acumulam após uma cirurgia como uma reação do organismo à lesão provocada. Assim, a drenagem facilita a recuperação.

É possível associar mentoplastia com outros procedimentos?

Tanto o nariz quanto o queixo são elementos importantíssimos na harmonia facial. Por isso, algumas vezes o paciente precisa remodelar os dois para ter um rosto proporcional ou mesmo um perfil mais alinhado.

Para esses casos, os médicos recomendam a associação dos procedimentos de mentoplastia e rinoplastia. Inclusive, esta combinação recebe um nome próprio: perfiloplastia, pois é a cirurgia que corrige o perfil.

Existem muitas vantagens em fazer uma cirurgia plástica combinada: aproveitar a mesma anestesia, o centro cirúrgico, reduzir custos. Porém, o principal deles é, sem dúvida, resolver dois problemas passando por um único período pós-operatório.

Agora você já sabe quais são as indicações da mentoplastia, como ela é feita e até os cuidados necessários no pós-operatório. Quer conhecer outras cirurgias plásticas para o rosto? Continue aqui no blog e confira nosso post completo sobre esse assunto!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)