Uma parte cada vez maior da população está desenvolvendo o tech neck e talvez você seja uma dessas pessoas. A culpa é da tecnologia e dos dispositivos modernos que nos fazem passar o dia com a cabeça curvada.
E com você também é assim? Também passa o dia trabalhando sentado, de frente para o computador, ou abaixando a cabeça para checar as notificações do celular?
Então é provável que você esteja desenvolvendo o tech neck e neste post você vai descobrir o que é isso e como resolver o problema. Confira!
Índice:
O que é o tech neck?
O tech neck já está sendo chamado de uma síndrome dos tempos modernos. Como diz a tradução, trata-se do pescoço tecnológico.
Esta condição está aumentando cada vez mais porque nós passamos um tempo muito grande diante de telas e, muitas vezes, olhando para baixo para visualizá-las.
Passar boa parte do tempo olhando para baixo tem algumas consequências ortopédicas, como as dores na região das costas, ombros e pescoço.
Porém, não é só isso. O transtorno se estende à área estética e acelera a formação de rugas no pescoço e na papada.
Profissionais como médicos dermatologistas ou cirurgiões plásticos alertam para o fato de que, atualmente, as mulheres começam a apresentar rugas no pescoço a partir dos 29 anos.
Antes dessa explosão tecnológica e principalmente no período anterior à pandemia, elas chegavam ao consultório se queixando das rugas no pescoço apenas após os 40 anos.
E você, já começou a perceber o aumento das linhas no pescoço? Já abriu a câmera do celular de repente e não gostou da sua imagem com aquela papada aparecendo? Então fique atento!
Como evitar as rugas no pescoço?
Não podemos negar que esta postura causa, realmente, prejuízos à aparência e à saúde.
Para você ter uma ideia, manter a cabeça para baixo para olhar a tela do smartphone gera um impacto equivalente ao peso de 22 quilos sobre os ombros.
Portanto, é importante fazer correções na postura para evitar este efeito indesejável do uso da tecnologia.
Porém, nos dias de hoje, não é possível simplesmente falar “desligue-se do celular” ou “pare de olhar suas redes sociais”.
Afinal, além de termos o entretenimento ali na palma da mão, as telas também se tornaram instrumentos de trabalho. Para boa parte das pessoas, é simplesmente impossível não checar as notificações.
Diante disso, o que fazer? Veja algumas sugestões:
1. Faça ajustes ergonômicos para evitar o tech neck
Até mesmo a tela do computador pode nos obrigar a manter a cabeça inclinada ao longo do dia. Por isso, é importante fazer ajustes ergonômicos.
Em relação ao computador de mesa, é importante posicionar a tela na altura natural dos olhos para não obrigar o usuário a abaixar a cabeça.
Quando se trata de um notebook, existem suportes que permitem levantá-lo e manter uma posição agradável tanto para a coluna cervical quanto para as mãos.
Mas e quando se trata do celular? Em primeiro lugar, se você realmente precisa olhar as notificações durante o expediente de trabalho, tente abrir esses aplicativos no computador.
O WhatsApp é um dos exemplos de aplicativos que nós conseguimos verificar desta forma. A mesma coisa acontece com o e-mail e até as redes sociais podem mostrar notificações no notebook.
Se você vai olhar o seu celular em casa e pretende ficar algum tempo olhando as redes sociais, por exemplo, tente ficar em uma posição mais reclinada.
2. Use fones de ouvido para falar ao telefone
Hoje em dia, as pessoas usam cada vez menos o telefone para falar umas com as outras. Porém, isso ainda acontece, especialmente quando se trata de trabalho.
E você já percebeu como nós entortamos o pescoço para falar ao telefone? Então é importante evitar este erro de postura.
A solução para este problema é extremamente simples. É possível usar fones de ouvido para atender e fazer chamadas, o que permite que o pescoço fique na posição correta.
3. Hidrate seu pescoço
É bastante comum as mulheres cuidarem bastante da pele do rosto. Para isso, elas têm toda uma rotina de skincare.
Ácidos, hidratantes, esfoliantes, protetor solar e aplicação de vitamina C são apenas alguns dos produtos usados para retardar o envelhecimento.
Porém, uma quantidade bem menor de mulheres têm o mesmo cuidado com outras áreas tão sensíveis quanto o rosto — o pescoço e o colo.
Portanto, é muito importante incluí-los na sua rotina de cuidados. Isso evitará a formação de rugas nesta região.
Com certeza a hidratação não consegue combater sozinha os efeitos de uma má postura e da inclinação constante da cabeça.
Porém, ainda assim uma pele bem hidratada tem uma desaceleração em seu processo de envelhecimento.
4. Recorra a procedimentos estéticos
Diversos procedimentos estéticos podem ajudar você a manter seu pescoço jovem por muito mais tempo.
Embora a indicação seja individual e dependa do seu estado atual e expectativas, você já pode conhecer a função de cada um deles:
Botox
Quando se fala em prevenção e tratamento de rugas, o botox é um dos tratamentos mais utilizados na área de estética.
Trata-se de uma toxina que, aplicada na quantidade adequada, paralisa os músculos do local, evitando a formação de rugas dinâmicas e o aprofundamento das rugas estáticas.
Portanto, consulte seu médico e avalie a possibilidade de aplicar botox no pescoço, seja como prevenção à formação de rugas ou como tratamento para as que já surgiram.
Preenchimento para amenizar o tech neck
A partir do momento que as rugas se formam no pescoço, a profundidade das linhas se torna cada vez maior, causando incômodos com a aparência.
Nos casos mais leves, é possível preencher essas linhas com ácido hialurônico. Então o preenchedor deixará a superfície da pele mais uniforme.
O ácido hialurônico ainda tem uma vantagem a médio e longo prazo. Afinal, ele estimula a região da aplicação a produzir colágeno.
A única desvantagem do ácido hialurônico é sua duração. Em até 2 anos, o corpo absorve essa substância e o paciente precisa repetir o procedimento.
Radiofrequência no pescoço
A radiofrequência é uma opção excelente para tratar a flacidez da pele, inclusive no pescoço. Porém, é preciso tomar alguns cuidados.
Este tratamento estimula a produção de colágeno por meio do aquecimento em camadas um pouco mais profundas da pele.
No entanto, procure um profissional consciente, que saiba a importância de evitar a radiofrequência próxima à área da tireoide.
Fios de sustentação
Diversos fios de sustentação podem ser usados para rejuvenescer o pescoço e deixá-lo mais firme.
Atualmente, os médicos utilizam bastante os fios de PDO e também os de ácido polilático (PLLA).
Com esses fios, os médicos criam uma verdadeira teia de sustentação no rosto, papada e pescoço. Assim, eles seguram a pele e evitam a formação de rugas.
Assim como o ácido hialurônico, os fios de sustentação estimulam a produção de colágeno na área de aplicação.
Porém, como são substâncias que o corpo reabsorve, é importante fazer uma nova aplicação em cerca de 1 ano e meio ou 2 anos.
Lipoaspiração de papada
Um dos resultados mais indesejados do tech neck é a formação de uma papada, também conhecida como queixo duplo.
Para resolver este problema, a melhor alternativa é a lipoaspiração de papada. Trata-se de um procedimento rápido e muito eficaz, com excelente resultado.
Lifting cervical para tratamento do tech neck
O lifting cervical é uma solução mais duradoura para o tech neck. Trata-se de uma cirurgia plástica que elimina o excesso de pele na região do pescoço.
Porém, antes de eliminar o excesso de pele, o médico faz todo um trabalho na estrutura do pescoço para reposicionar os músculos e suturá-los, deixando a região firme outra vez.
Finalmente, ele cobre todo o pescoço com a quantidade de pele exata, eliminando toda a flacidez da região cervical.
Associação de técnicas
Quando se fala em manutenção de um pescoço liso e jovem, é muito importante pensar na associação de técnicas diferentes.
O estímulo de colágeno precisa ser constante, pois o pescoço tem a pele muito fina, com uma espessura média de apenas 2 milímetros.
Apesar desta fragilidade, a pele dessa região tende a sofrer um estresse mecânico. Afinal, o pescoço se movimenta muito ao longo do dia.
Portanto, se você percebe os primeiros sinais de tech neck, é possível investir em prevenção e desaceleração do envelhecimento do pescoço.
Para isso, você pode procurar um profissional e realizar alguns dos vários procedimentos indicados.
Porém, quando a pele e os músculos já apresentam um grau maior de flacidez, é importante pensar em uma solução mais duradoura, como a cirurgia plástica.
Somente a partir da recuperação da cirurgia plástica valeria a pena investir em procedimentos preventivos outra vez.
Assim, conforme a pele recebe novos estímulos de colágeno, ela demora muito mais para chegar a um nível preocupante de envelhecimento outra vez.
E o seu pescoço, como está? Já começa a perceber alguns sinais do tech neck? Conte com a Master Health para desacelerar ou corrigir este processo de envelhecimento.
Gostou do post? Suas amigas já estão sabendo o que é tech neck e como solucionar este problema?
Então envie o link para elas por WhatsApp. Assim você fica com ele salvo no seu smartphone para consultar sempre que quiser!
A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP
Deixe um comentário