Fale Conosco Pelo Whatsapp

Afinal, como se preparar para aquela mamoplastia, aquela abdominoplastia ou aquela lipoaspiração com que você sempre sonhou? Tanto o pós-operatório quanto o pré-operatório da cirurgia plástica são extremamente importantes para obter um bom resultado no procedimento.

Afinal, o pré-operatório tem, como primeira função, detectar se você está apto a fazer uma cirurgia plástica. Portanto, ele avaliará suas condições de saúde, se o procedimento desejado é indicado para o seu caso e pode resolver seu problema e, principalmente, se você estará seguro ao entrar no centro cirúrgico.

Todas as cirurgias, sem exceção, envolvem um percentual de risco. Felizmente, quando falamos de cirurgia plástica, este risco é mínimo, desde que o paciente esteja em boas condições de saúde. Portanto, no pré-operatório, o médico se assegura de que aquela pessoa não apresenta problemas que possam contraindicar o procedimento.

Além disso, o pré-operatório é importante para que o paciente prepare seu corpo para um processo de restauração dos tecidos, de cicatrização. Assim, dependendo das atitudes da pessoa neste período, ela pode acelerar ou retardar sua própria recuperação.

Quer descobrir o que os pacientes precisam fazer no pré-operatório da cirurgia plástica? Então, continue a leitura!

O que compõe o pré-operatório da cirurgia plástica?

O pré-operatório da cirurgia plástica inclui os seguintes aspectos:

Avaliação de saúde geral no pré-operatório da cirurgia plástica

O pré-operatório inclui uma avaliação abrangente da saúde do paciente. Portanto, o médico verifica o histórico clínico da pessoa, doenças existentes, alergias, uso de medicamentos e outros fatores que podem influenciar o resultado da cirurgia.

Essa avaliação ajuda a identificar qualquer condição que possa aumentar os riscos durante a cirurgia. Então, o médico pode não realizar o procedimento, considerando a saúde da pessoa, ou tomar algumas medidas preventivas.

Além da consulta presencial e do levantamento do histórico clínico do paciente, o médico solicita uma série de exames no pré-operatório da cirurgia plástica. Saiba que exames são esses:

Avaliação hematológica no pré-operatório da cirurgia plástica

O hemograma completo é fundamental para avaliar os níveis de hemácias, leucócitos e plaquetas no sangue. Portanto, ele permite identificar condições como anemia, infecções e problemas de coagulação, que podem afetar a segurança da cirurgia e a recuperação do paciente.

Além disso, o médico solicita um exame que mede o tempo de coagulação e sangramento. Eles ajudam a prevenir complicações como hemorragias ou tromboses durante e após a cirurgia.

Ainda na avaliação hematológica, o médico solicita uma verificação da glicemia. Níveis altos de açúcar no sangue indicam diabetes. Esta condição pode colocar o paciente em risco durante o procedimento cirúrgico e também prejudica a cicatrização posterior.

Portanto, quanto o paciente tem diabetes ou descobre a alteração no nível de glicemia neste exame, ele precisa primeiro buscar um especialista em endocrinologia para controlar a doença. Somente após essa estabilização é seguro realizar a cirurgia.

Estima-se que metade dos adultos com diabetes ainda não receberam o diagnóstico da doença. Portanto, este é um exame que não pode faltar no pré-operatório da cirurgia plástica.

Avaliação bioquímica

Exames como TGO, TGP e bilirrubinas são solicitados para avaliar a saúde do fígado, ou seja, a função hepática. Como o fígado desempenha um papel crucial na metabolização de medicamentos, é importante garantir seu funcionamento adequado antes da cirurgia.

Ainda na análise bioquímica, o médico pode solicitar os índices de ureia e creatinina séricas produzidas pelo paciente. Esses níveis são indicadores da saúde dos rins. Essa avaliação é importante, pois os rins são responsáveis pela eliminação de resíduos e medicamentos do corpo.

Finalmente, a análise bioquímica pode incluir os níveis de eletrólitos, como sódio, potássio, cálcio e magnésio. Esses elementos químicos contribuem para manter o equilíbrio hídrico e a função muscular, o que é especialmente importante durante procedimentos cirúrgicos.

Avaliação cardíaca e pulmonar

Em relação à avaliação cardíaca e pulmonar, o médico sempre solicita o eletrocardiograma (ECG). Trata-se de um exame que detecta qualquer anormalidade no ritmo cardíaco.

Embora este exame seja particularmente importante para pacientes mais velhos ou com histórico de doenças cardíacas, ele é fundamental para averiguar se qualquer pessoa, mesmo jovem, pode fazer a cirurgia bons níveis de segurança.

Grande parte dos pacientes não precisa realizar ecocardiograma. Porém, dependendo da idade da pessoa e dos fatores de risco que ela apresenta, o médico pode solicitar este exame para avaliar a função cardíaca de forma mais detalhada.

Encerrando a avaliação cardíaca e pulmonar, o médico solicita, com bastante frequência, um raio-X de tórax. Ele verifica tanto as condições do pulmão quanto do coração e pode ser decisivo para pacientes com histórico de problemas respiratórios ou fumantes.

Teste de gravidez

Para mulheres em idade fértil, o médico geralmente solicita um teste de gravidez. Caso o exame detecte a gestação, a cirurgia precisa ser adiada.

Ainda vale a pena destacar que a solicitação de exames no pré-operatório da cirurgia plástica é altamente individualizada, compatível com o histórico clínico do paciente. Portanto, pode ser que seu médico solicite toda esta lista ou que selecione apenas os adequados à sua idade, condições de saúde etc.

Redução do risco cirúrgico

Todas essas avaliações e exames têm como objetivo reduzir ao máximo o risco cirúrgico. Portanto, se o paciente apresenta boas condições de saúde e não possui diagnóstico de doenças crônicas, as chances de intercorrências são ínfimas.

Quando o paciente apresenta algum outro problema de saúde — hipertensão arterial, diabetes, pedras na vesícula etc, — não é incomum o cirurgião plástico solicitar um laudo ou liberação cirúrgica de um especialista naquela área ou do médico que acompanha a pessoa regularmente.

Enfim, todos esses cuidados permitem que o médico detecte e gerencie possíveis complicações antes que elas ocorram. Isso inclui identificar problemas como tendência a sangramentos, riscos de trombose, problemas cardíacos ou pulmonares, que, se não identificados, poderiam levar a complicações graves durante ou após a cirurgia.

Preparação mental, física e prática do paciente

O pré-operatório da cirurgia plástica também tem, entre suas funções, o preparo preparar do paciente, incluindo seus aspectos físicos, mentais e práticos.

Portanto, ele receberá instruções sobre jejum pré-cirúrgico, orientações sobre cuidados com a pele e informações sobre o que esperar durante a recuperação. A preparação adequada pode reduzir a ansiedade e melhorar a experiência e os resultados da cirurgia.

Assim que o paciente planeja uma cirurgia plástica, ele deve parar de fumar. O cigarro prejudica, de diversas formas, a recuperação, a cicatrização, a regeneração de tecidos. Consequentemente, ele pode tornar o pós-operatório mais lento e gerar complicações.

Não podemos nos esquecer, também, de que a cirurgia plástica exige uma preparação prática do paciente. A maioria de nós lida com uma série de tarefas no dia: trabalhar, cuidados com a casa e família, levar e buscar crianças na escola, fazer compras…

Portanto, no pré-operatório da cirurgia plástica, o paciente precisa resolver e antecipar uma série de aspectos práticos para permitir uma boa recuperação. Esses preparativos incluem planejar afastamento do trabalho, providenciar alguém para cuidar da casa e das crianças, caso a pessoa não tenha um funcionário de confiança para isso, entre outras providências.

O paciente também não deve se esquecer de comprar acessórios que precisará utilizar no pós-operatório. Assim, a pessoa deve providenciar cintas, faixas compressoras ou sutiãs pós-cirúrgicos, dependendo do procedimento que realizará. Essas peças devem ser compradas conforme as especificações definidas pelo cirurgião.

Para encerrar este tópico, não podemos deixar de mencionar a drenagem linfática. Ela é necessária após diversas cirurgias plásticas. Se o seu procedimento requer este cuidado pós-operatório, a melhor opção é procurar o profissional com antecedência, para não se preocupar com isso quando estiver em repouso e lidando com alguns incômodos típicos do período de recuperação.

Ajustes de medicação no pré-operatório da cirurgia plástica

Determinadas substâncias aumentam os riscos de complicações durante e após a cirurgia plástica. Infelizmente, algumas delas estão presentes em medicamentos. Por isso, eles devem ser evitados no pré-operatório:

Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)

Esses medicamentos são muito comuns e amplamente utilizados. Ibuprofeno, aspirina e naproxeno são anti-inflamatórios não esteroides. Por isso, eles devem ser evitados no pré-operatório da cirurga plástica, pois afetam a coagulação do sangue e podem levar a um sangramento excessivo durante e após a cirurgia.

Suplementos e ervas medicinais

As ervas medicinais e suplementos também não são inofensivos no pré-operatório. Alguns deles têm efeito anticoagulante (assim como os anti-inflamatórios do item anterior), ou interagem com medicamentos anestésicos, podendo colocar o paciente em risco.

Entre esses suplementos e ervas medicinais, temos ginkgo biloba, ginseng, alho, vitamina E, ômega-3, entre outros. Portanto, se você toma suplementos, informe seu cirurgião na consulta de avaliação. Ele selecionará os suplementos que você pode manter e os que devem ser suspensos no pré-operatório.

Medicamentos anticoagulantes

Medicamentos anticoagulantes afinam o sangue e promovem sangramentos. Portanto, eles aumentam o risco de hemorragias. Mais uma vez, informe ao seu médico caso use alguma dessas substâncias para que ele o oriente quanto ao manejo da medicação.

Medicamentos para diabetes

Pessoas com diabetes precisam consultar tanto o cirurgião quanto o médico responsável pelo seu tratamento contínuo para ajustar os medicamentos antidiabéticos antes da cirurgia. Este cuidado inclui a insulina.

Estrogênios

Medicamentos que contêm estrogênio, incluindo certos tipos de contraceptivos orais e terapias de reposição hormonal, podem aumentar o risco de coágulos sanguíneos. Portanto, discuta com seu médico a possibilidade de interromper o uso antes da cirurgia.

Quando a paciente utiliza estrogênio como método contraceptivo, ela precisa suspender o uso e, ao mesmo tempo, utilizar métodos de barreira, como os preservativos. Isso evitará que ela engravide durante o pré-operatório.

Medicamentos para emagrecer

Alguns medicamentos ou suplementos para emagrecer podem interagir com anestésicos ou afetar a pressão arterial. Portanto, na maioria das vezes, o cirurgião também recomenda a suspensão desses remédios.

Consentimento informado

Finalmente, o pré-operatório também é o momento em que o médico precisa fazer o possível para garantir que seu paciente esteja plenamente informado sobre o procedimento, os riscos envolvidos, as expectativas realistas e as possíveis complicações.

Portanto, não tenha vergonha de fazer perguntas ao seu médico ou de expor suas expectativas. A cirurgia plástica costuma deixar os pacientes muito satisfeitos, desde que eles tenham uma visão realista do resultado do procedimento.

Ao conversar abertamente com seu médico, você permite que ele possa esclarecer todas as suas dúvidas. Isso evitará erros no pré e pós-operatório, bem como uma decepção motivada pela falta de informação.

Agora você já sabe tudo sobre o pré-operatório da cirurgia plástica. Quer saber quais são os principais cuidados após o procedimento? Então, continue aqui no blog e confira 5 dicas para um bom pós-operatório.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)