Fale Conosco Pelo Whatsapp

É possível que os olhos sejam a parte do rosto que mais chama a atenção. Porém, a boca também desempenha um papel muito importante, até mesmo por ser símbolo de sensualidade. Se você considera seus próprios lábios desproporcionais em relação à face, vai gostar de descobrir a queiloplastia o que é.

E você, já ouviu a respeito da queiloplastia? Quer saber quando esse procedimento é indicado e o que o cirurgião faz para corrigir os principais casos? Então, continue a leitura!

Queiloplastia o que é?

Trata-se da cirurgia plástica para correção dos lábios. Assim, ela é indicada para pessoas que desejam aumentar ou diminuir essa região do corpo, bem como para quem precisa realizar alterações devido a fissuras ou deformações.

Quais são as indicações?

A queiloplastia é uma cirurgia plástica para o rosto indicada para solucionar uma série de problemas estéticos. Portanto, a primeira situação são os lábios muito grossos. Diversas pessoas passam boa parte da vida insatisfeitas com a aparência dessa região ou até mesmo sofrem bullying por terem essa característica.

Nesses casos, a queiloplastia é muito simples. Afinal, o médico só precisa retirar um trecho de pele dos lábios, deixando-os em uma espessura proporcional ao restante do rosto.

Porém, existem pessoas que solicitam o contrário. Elas têm lábios muito finos e gostariam de deixá-los mais espessos e evidentes. Por isso, o médico precisa reposicionar uma parte da área interna, deixando-a exposta. Assim, a boca terá um formato mais harmônico e sensual.

Finalmente, a queiloplastia pode ser indicada para pacientes que sofrem com fissuras e deformações causadas por problemas congênitos ou ainda por traumas (acidentes). Embora nesses casos o procedimento seja mais complexo e exija uma remodelagem dos lábios, trata-se de uma cirurgia importante para recuperar a autoestima dessas pessoas.

Como é o pós-operatório da queiloplastia?

O pós-operatório da queiloplastia é bastante tranquilo. Afinal, como você deve saber, a mucosa da boca é uma região do corpo que cicatriza e volta ao normal rapidamente. Portanto, embora haja algum incômodo inicial, o paciente retoma suas atividades de rotina em pouquíssimo tempo.

Nos primeiros dias, a boca ficará um pouco inchada e dolorida. Devido às incisões, também surgem hematomas (manchas roxas), que desaparecem gradualmente. Porém, além de receitarem antibióticos e analgésicos que aliviam esse desconforto, os médicos orientam os pacientes a fazerem compressas de solução fisiológica fria.

Como você deve imaginar, nos primeiros dias é importante cuidar da alimentação. Então, para evitar pressão sobre os pontos e dor, os médicos orientam os pacientes a consumirem alimentos pastosos, mas sem ingerir produtos ácidos.

Outros cuidados importantes são evitar mudanças bruscas de temperatura e, principalmente, a exposição ao sol. O calor aumenta o inchaço e, além disso, a luz solar fixa as manchas na pele, deixando-a escurecida permanentemente.

Além disso, os cirurgiões orientam os pacientes a não dormirem de lado e a não realizarem exercícios e outras atividades físicas até que sejam liberados. Porém, a volta ao trabalho pode acontecer em cerca de 5 dias. Os pontos são retirados em uma semana e, na maioria das vezes, as incisões e cicatrizes ficam escondidas na parte interna da boca.

Agora você já sabe queiloplastia o que é, quando essa cirurgia é indicada e quais são os cuidados no pós-operatório. Quer saber mais sobre o assunto? Siga nossas páginas no Facebook e Instagram para acompanhar nossos posts em primeira mão!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)