Fale Conosco Pelo Whatsapp

Imagine o que você sentiria se soubesse que existe uma solução mágica para a flacidez. Ela não exige cortes, não gera cicatrizes, a pessoa não precisa de repouso no pós-operatório e pode voltar às suas atividades normais imediatamente… Algumas pessoas atribuem esse poder mágico aos fios de PDO, um dos procedimentos estéticos mais buscados no momento.

E você, já ouviu a respeito dos fios de PDO? Tem curiosidade e gostaria de saber se eles realmente podem rejuvenescer o seu rosto, acabando com as rugas, o bigode chinês e o derretimento da face? Ou nunca ouviu sobre este procedimento e agora quer conhecê-lo.

Independentemente de qual desses grupos você faz parte, continue aqui no post. Vamos explicar tudo que você precisa saber sobre os fios de PDO.

O que são os fios de PDO?

Os fios de PDO (Polidioxanona) são considerados um avanço na área de procedimentos estéticos não cirúrgicos, pois oferecendo uma opção de rejuvenescimento facial suave e discreto a partir de um processo minimamente invasivo.

Atualmente, eles são especialmente conhecidos por sua capacidade de promover um efeito lifting na pele. Portanto, ele eleva um pouco o tecido cutâneo sem que o paciente precise de grandes incisões, descolamento da pele e outros incômodos que ocorrem em uma cirurgia plástica tradicional.

O PDO é um polímero sintético biodegradável e biocompatível. Portanto, quando inserido em nosso organismo, ele não gera rejeição ou reações adversas.

Inclusive, a polidioxanona é utilizada há décadas em procedimentos médicos, principalmente em suturas cirúrgicas. Assim, não se trata de uma substância nova e desconhecida. Em todos esses anos, sua segurança e capacidade para minimizar reações alérgicas se tornou bastante reconhecida.

Quais são as aplicações dos fios de PDO na estética?

Na estética, os fios de PDO permitem diversas aplicações:

Lifting facial

Os fios de PDO são amplamente utilizados para proporcionar um efeito de lifting no rosto. Eles são eficazes em elevar a pele flácida. Portanto, eles melhoram o contorno facial e reduzem a aparência de envelhecimento. O fato de realizarem a suspensão da pele minimiza bigode chinês, marionetes e o buldogue, entre outros problemas estéticos.

Há pouco tempo, alguns profissionais passaram a usar esta técnica para promover também um lifting no nariz de pacientes. Porém, é preciso ficar atento e, caso opte por realizar o procedimento, ter a consciência de que os resultados podem não ser tão previsíveis.

Melhora da textura e firmeza da pele

Assim como vários outros procedimentos estéticos, os fios de PDO promovem uma lesão controlada em camadas um pouco mais profundas da pele. Assim, eles estimulam a produção de colágeno, o que melhora a textura e a elasticidade da pele. Isso pode deixá-la mais firme e com aparência jovial.

Redução de rugas e linhas finas

A inserção de fios de PDO contribui para suavizar rugas e linhas finas, em grande parte devido a esse estímulo à produção de colágeno. A região onde esta melhora acontece depende do local de aplicação.

Tratamento da flacidez em outras áreas do corpo

Embora frequentemente usados no rosto, os fios de PDO também podem ser aplicados em outras áreas do corpo. Por aumentarem a produção de colágeno, eles podem ser uma opção para prevenir ou tratar a flacidez no pescoço, braços, coxas e abdômen.

Correção de pequenas assimetrias

Os fios de PDO podem ser usados para corrigir pequenas assimetrias faciais, pois o profissional consegue tracionar um lado mais do que o outro. Assim, o paciente melhora seu equilíbrio estético, deixando a face mais harmoniosa. No entanto, é importante ter expectativas realistas quanto ao resultado do procedimento.

Prevenção do envelhecimento precoce

Em alguns casos, os fios de PDO são utilizados como medida preventiva contra os sinais precoces de envelhecimento. Afinal, eles ajudam a manter a firmeza e a elasticidade da pele. Combinados a outros procedimentos, eles podem retardar a necessidade de uma cirurgia plástica.

Quais são as vantagens do lifting com fios?

A principal vantagem do lifting com fios de PDO é o fato de que, por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, o procedimento praticamente não causa transtornos à vida do paciente. Assim, ele consegue realizá-lo em consultório, com anestesia local, e volta às suas atividades em seguida.

Não há internação, anestesias fortes e nem mesmo pós-operatório. O rosto ou a região da aplicação podem ficar um pouco inchados, doloridos e com hematomas durante alguns dias. Porém, em pouco tempo esses efeitos desaparecem e o paciente volta ao seu estado de conforto habitual.

Outro benefício importante é a desaceleração do processo de envelhecimento. Como o procedimento estimula a produção de colágeno, a pele melhora sua firmeza ao longo dos meses, o que retarda a evolução de problemas estéticos como queda das bochechas, bigode chinês, marionetes, rugas etc.

Como é feita a aplicação dos fios de PDO?

O processo de aplicação dos fios de PDO envolve várias etapas, desde a preparação até a inserção dos fios. No entanto, ele acontece na própria clínica ou consultório, o que costuma facilitar a vida dos pacientes.

Após uma consulta inicial, em que o profissional analisa o rosto do paciente e avalia as condições da pele, ele pode indicar este procedimento. Ele discute ainda as expectativas do paciente, define as áreas que serão tratadas, bem como os tipos de fios que utilizará. Eles podem ser lisos, espiralados ou com cones / barbatanas.

No dia da aplicação, o profissional limpa e desinfeta a área. Em seguida, utiliza um anestético tópico para minimizar o desconforto e a dor durante a inserção dos fios. Para esta inserção, o médico utiliza algumas agulhas finas ou cânulas.

A aplicação dos fios segue um padrão adequado para que o paciente obtenha os resultados que deseja. O objetivo é tracionar a pele e estimular a formação de colágeno de forma concentrada em regiões específicas para modelar melhor a face.

Assim, em algumas regiões do rosto, este padrão pode ter o formato de linhas paralelas ascendentes. Em outras regiões, a aplicação dos fios forma um desenho semelhante a uma rede. Cada configuração produz um resultado diferente, de acordo com as necessidades do paciente.

Imediatamente após o procedimento, o paciente consegue ver um efeito lifting. Esta suspensão da pele é sutil, não reverte todos os sinais de envelhecimento, mas pode melhorar o aspecto do rosto. Ao longo do tempo, ocorre também uma melhora na textura e elasticidade da pele.

O organismo absorve os fios em um intervalo que costuma variar entre 6 e 12 meses após a aplicação. Portanto, após esse período, o paciente precisa retornar ao médico para repetir o procedimento e manter os resultados obtidos.

Quais são as desvantagens do lifting com fios?

Atualmente, existem diversos procedimentos que se assemelham, em vários aspectos, aos fios de PDO. Eles não prometem tracionar a pele, realizando um lifting, mas também promovem um estímulo que aumenta a produção de colágeno.

Alguns exemplos desses procedimentos são os bioestimuladores injetáveis de colágeno, ultraformer, ultrassom microfocado, etc. Mas por que estamos falando desses procedimentos em um post sobre os fios de PDO?

Na verdade, de todos esses procedimentos, os fios de PDO são os que encontram maior resistência entre a comunidade médica e profissionais de estética. Isso não significa que não sejam uma boa alternativa, mas sim que existem alguns riscos de complicações que não ocorrem nesses outros procedimentos.

Entre os pontos que mais suscitam debate, podemos destacar:

Duração e biodegradabilidade

Os fios de PDO são completamente absorvidos pelo corpo ao longo de um tempo relativamente curto. Portanto, sua duração varia entre 6 a 12 meses após a aplicação. Embora os efeitos do estímulo de colágeno sejam mais duradouros que isso, ainda assim nem sempre os pacientes consideram o procedimento vantajoso.

Resultados pouco expressivos

Comparados à cirurgia plástica tradicional, os resultados dos fios de PDO são muito mais sutis. Portanto, podem ser adequados para pessoas que ainda não necessitam de uma cirurgia e conseguiriam, com este procedimento estético, adiá-la por algum tempo.

No entanto, o resultado pode ser decepcionante para quem já apresenta sinais de envelhecimento mais evidentes, como uma flacidez significativa, ou que buscam mudanças mais relevantes ou imediatas.

Risco de complicações

Embora seja minimamente invasivo, o procedimento com fios de PDO carrega riscos de complicações, como infecção, hematoma, dor, inchaço, lesão de nervos ou formação de nódulos sob a pele. Embora isso não aconteça frequentemente, o paciente precisa estar ciente desta possibilidade.

Inclusive, vale a pena destacar que a aplicação dos fios de PDO requer muita habilidade e experiência por parte do profissional. A falta de qualificação técnica pode levar a resultados insatisfatórios, deixando o rosto assimétrico, irregular e aumentando a chance de apresentar os problemas já mencionados.

Custo dos fios de PDO a longo prazo

Os fios de PDO representam um custo menor que o de uma cirurgia plástica. No entanto, como sua durabilidade é baixa, as manutenções periódicas aumentam este valor. Se pensarmos em prevenção do envelhecimento, pode valer a pena pelo fato de evitar que a pele fique profundamente marcada, mas financeiramente, a conta tende a ser mais alta do que um lifting cirúrgico.

Fios de PDO ou cirurgia plástica?

A resposta a esta pergunta não é exata, pois depende principalmente dos objetivos do paciente e do grau de flacidez da pele. Se a pessoa tem a pele bastante flácida, sabe que os fios de PDO não a deixarão lisa, mas quer apenas melhorar a qualidade e a textura da pele, eles podem ser uma boa opção.

Já se a pessoa deseja um rejuvenescimento significativo, a eliminação dos excessos de pele (principalmente no rosto), a correção do contorno facial, somente a cirurgia plástica pode proporcionar um bom resultado.

Seu resultado tende a ser mais eficaz quando a pessoa ainda não apresenta uma grande flacidez na pele. Neste caso, um procedimento menos invasivo pode ser suficiente para promover um rejuvenescimento discreto e ainda desacelerar o derretimento da face.

Agora você já sabe o que são os fios de PDO, suas indicações, vantagens e desvantagens. Quer acompanhar outras notícias das áreas de estética, beleza e cirurgia plástica? Siga nossos perfis no Instagram e Facebook para não perder nenhuma novidade!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)