Fale Conosco Pelo Whatsapp

Rugas em torno dos olhos, queda da pálpebra, sobrancelha pesada, bigode chinês, buldogue… Aparentemente, a lista de sinais de envelhecimento da face é infinita!

E por mais que a pessoa tenha uma boa genética, em algum momento o tempo envia a fatura. Assim, a flacidez aparece e começa a alterar até mesmo o contorno do rosto.

Nós não sabemos em que momento da vida você está. Porém, é provável que, ao se olhar no espelho, o envelhecimento da face esteja começando a se tornar nítido.

Então, se esse é o seu caso, continue a leitura! Neste post, nós contamos tudo sobre esses sinais, alternativas de prevenção e a solução para cada um deles. Confira!

Sinais de envelhecimento da face

Para tornar o conteúdo mais didático, vamos abordar os sinais de envelhecimento da face em cada terço do rosto. Você já conhece esse conceito?

Os terços da face são uma técnica que estuda nossos traços e características predominantes a partir da divisão do rosto em três partes.

A primeira parte é o terço superior, que compreende toda a testa. O terço médio é a região onde ficam as sobrancelhas, os olhos, parte superior das bochechas e nariz.

No terço inferior, encontramos o filtro nasolabial (trecho de músculo e pele que se localiza entre o nariz e a boca), a própria boca e o queixo, bem como a parte inferior da bochecha e o contorno inferior do rosto.

Embora esta divisão não seja imprescindível, ela pode ajudar você a entender qual é o impacto que esses sinais causam no rosto e os procedimentos mais adequados para cada região.

Quer entender melhor? Veja os próximos tópicos:

Sinais de envelhecimento no terço superior da face

No terço superior da face, uma das principais queixas das pacientes é o surgimento de rugas na testa. Geralmente, elas costumam estar alinhadas às expressões faciais que essas pessoas mais repetem.

No princípio, essas rugas são dinâmicas, ou seja, aparecem apenas quando esta região da face se movimenta para realizar expressões.

Porém, aos poucos, essa ação frequente de dobrar a pele faz com que essas marcas se tornem permanentes. Ao chegarem a esse ponto, de aparecerem até mesmo quando o rosto está relaxado, elas passam a se chamar rugas estáticas.

Por isso, começar a aplicar Botox enquanto as rugas ainda são dinâmicas evita que o movimento marque o rosto de forma permanente. Trata-se de um excelente tratamento preventivo.

Em alguns casos, as rugas já estão muito marcadas e existe uma flacidez na pele da testa. Esta flacidez deixa as rugas profundas, forma dobras e o excesso de pele se acumula na linha da sobrancelha, pesando a expressão.

Nesses casos, a cirurgia plástica é a única opção para reverter esses sinais de envelhecimento da face. O principal procedimento para esta região do rosto é a frontoplastia.

Sinais de flacidez no terço médio da face

O terço médio costuma chamar muita atenção. Afinal, ele tem os olhos como seu principal destaque. Ao conversarmos com alguém, nós olhamos exatamente nos olhos. Então, esta região fica sempre em evidência.

Dependendo do tamanho e formato do nariz, este traço também pode ocupar uma posição de destaque. Por ser uma área que se movimenta bastante, aqui surgem muitos sinais de envelhecimento. Veja os principais:

Rugas na região dos olhos

Existem diferentes tipos de rugas na região dos olhos. Entre as sobrancelhas existe a glabela, uma área que pode ficar franzida, gerando as rugas do bravo.

Também em volta dos olhos, nós podemos ter os pés de galinha, que se estendem na direção das têmporas, bem como a prega na pálpebra inferior.

Sempre que falamos em rugas, a melhor alternativa para preveni-las é a toxina botulínica. Ao relaxar os músculos de uma determinada região, a pele fica muito mais lisa.

No entanto, sempre que existe uma flacidez mais acentuada, o médico recomenda que a paciente recorra a soluções mais duradouras e estruturais, como a cirurgia plástica.

No próximo tópico, você vai descobrir quais são os procedimentos mais recomendados para a região dos olhos.

Queda das pálpebras

A queda das pálpebras é outro sinal de envelhecimento da face. Inclusive, embora a flacidez aconteça em algumas pessoas devido à idade, outras apresentam esta característica desde muito novas.

Existem diversas celebridades e estrelas de Hollywood que, mesmo sendo muito jovens, apresentam esta queda da pálpebra.

Já existem alguns procedimentos estéticos para tratamento da flacidez nas pálpebras. Entre eles, podemos destacar o laser e o jato de plasma.

Também é possível fazer uma correção muito mais significativa com a cirurgia plástica. O procedimento mais indicado é a blefaroplastia, mas também existem outras opções de cirurgias para rejuvenescimento dos olhos.

Bunny lines

Quem disse que o nariz não apresenta sinais de envelhecimento? Um exemplo disso são as bunny lines, pequenas ruguinhas que se formam nas laterais do nariz quando ele é contraído.

Essas marquinhas ganharam o nome de bunny lines porque elas lembram um narizinho de coelho. Pode ser fofo nos bichinhos, mas no rosto humano, elas são apenas rugas, mesmo.

O tratamento para as bunny lines é a aplicação de Botox que, ao relaxar a musculatura, não permite que a pele se dobre. Porém, como você sabe, o efeito da toxina botulínica é temporário, exigindo reaplicações periódicas.

Ainda no nariz, outro sinal de envelhecimento é a queda da ponta do nariz. Embora não aconteça com todas as pessoas, este problema costuma ser frequente em quem já possuía um nariz adunco ou aquilino.

A rinoplastia é a cirurgia plástica que remodela o nariz, eliminando curvaturas indesejáveis e deixando-o em um formato harmônico, seja ele mais reto no rosto masculino ou mais empinado no rosto feminino.

Resultados da flacidez no terço inferior da face

O terço inferior da face também é vítima do envelhecimento. Ele combina duas características que favorecem a flacidez: ele é extremamente móvel e recebe muita pressão da gravidade.

Alguns dos sinais de envelhecimento no terço inferior da face são muito temidos. Veja quais são eles:

Bigode chinês

O bigode chinês é um dos maiores incômodos estéticos. As marcas profundas que ligam o nariz aos cantos externos dos lábios provocam muita insatisfação.

Quando a flacidez ainda é leve, é possível preencher a pele do sulco com ácido hialurônico. Então, o preenchimento nivela esta região, suavizando o bigode chinês.

No entanto, quando a flacidez já atingiu um grau mais avançado e o sulco está profundo, o preenchimento pode deixar o resultado muito artificial.

Portanto, um bigode chinês mais profundo exige uma intervenção cirúrgica. É preciso remodelar diversas áreas da face por meio da ritidoplastia para chegar a um resultado mais satisfatório.

Código de barras

O código de barras é outro sinal de envelhecimento que desperta muita insatisfação. Ele se caracteriza por rugas que se formam ao redor da boca.

Existem diversas formas de tratar o código de barras. Preenchimento com ácido hialurônico, laser e microagulhamento são algumas delas.

É importante observar que o código de barras não surge sozinho. Ele é um dos vários elementos que demonstram o envelhecimento da face.

Por isso, é muito importante procurar um profissional para avaliar o rosto e verificar se é interessante corrigir apenas o código de barras ou realizar um procedimento que promova o rejuvenescimento de toda a face.

Oclusão da boca

Os lábios foram feitos para ficarem fechados, não é mesmo? Aparentemente, não. Durante a juventude, é muito comum que o lábio superior fique levemente suspenso, deixando uma pequena linha dos dentes à mostra.

Porém, conforme os anos passam, os tecidos que compõem o filtro nasolabial se tornam mais flácidos, fazendo com que o lábio superior caia e a distância entre o nariz e a boca aumente.

A solução para dar uma levantadinha discreta no lábio superior é o lip lift, uma cirurgia muito rápida que elimina a flacidez da região do filtro nasolabial.

Derretimento da face

O derretimento da face é um problema que se inicia lá no terço médio. Porém, em grande parte das vezes, ele se torna mais visível no terço inferior, à medida que prejudica o contorno da face.

Enquanto somos jovens, o nosso rosto é mais cheio. Já percebeu como, na adolescência e início da vida adulta, nossas bochechas tendem a ser mais altas e destacadas?

Isso acontece por vários motivos: a pele é firme, as bochechas são preenchidas com gordura, os músculos da face estão na posição correta e até mesmo os ossos do rosto têm mais volume!

No entanto, à medida que envelhecemos, tudo isso desaparece. Os ossos se retraem, os músculos se deslocam para baixo, os coxins de gordura diminuem de tamanho e a pele, mais flácida, cai. É um terror!

Os primeiros sinais deste problema incluem, principalmente, a queda das bochechas. Porém, ao longo do tempo, a pele começa a se acumular na linha do maxilar, deformando o contorno do rosto. Trata-se do efeito buldogue.

Existem algumas medidas para prevenir o envelhecimento da face. Enquanto a pessoa ainda é jovem ou entrou há pouco tempo na maturidade, diversos procedimentos retardam esse processo.

Então, a pessoa pode recorrer ao ultrassom microfocado, bioestimuladores de colágeno, fios de PDO, laser de CO2 fracionado e o próprio preenchimento, além de outros recursos.

No entanto, quando o rosto já passou por um derretimento mais acentuado, a solução é o lifting facial. Trata-se de um procedimento completo que reposiciona músculos, elimina excessos de pele e promove um rejuvenescimento significativo.

E você, já enfrenta esses sinais de envelhecimento facial? Quer corrigi-los? Então, agende agora mesmo a sua avaliação com um dos nossos especialistas e volte a se sentir feliz com a imagem que vê no espelho.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)