Fale Conosco Pelo Whatsapp

Ter a aparência com que sempre sonhou sem passar por uma cirurgia é um sonho de inúmeras pessoas. Entre essas promessas milagrosas está o lifting de nariz com fios, um procedimento que tem chamado muito a atenção e gerado grandes expectativas.

Afinal, quem não gostaria de dar aquela empinadinha no nariz ou remodelá-lo sem precisar passar por uma cirurgia que mexe com ossos, pele e cartilagem e ainda se livrar do pós-operatório?

Porém, será que o lifting de nariz com fios realmente proporciona um resultado satisfatório e duradouro? Ele permite a correção de qualquer problema estético nesta região ou apresenta limitações? Existe algum risco?

Você vai descobrir a resposta para todas essas perguntas neste post. Então, continue a leitura.

O que é o lifting de nariz com fios?

O lifting de nariz é um procedimento desenvolvido recentemente. Ele também é conhecido como rinomodelação estruturada, rinomodelação com fios de sustentação ou rinoplastia com fio.

Trata-se de um procedimento em que, utilizando fios de sustentação, o profissional altera a aparência da pessoa com o objetivo de melhorar a estética nasal sem precisar realizar nenhuma cirurgia.

Portanto, neste procedimento, não ocorre abertura da pele, remoção de trechos de ossos e cartilagem ou mesmo o reposicionamento dessas estruturas, como ocorre em uma rinoplastia cirúrgica tradicional.

Porém, segundo os profissionais que realizam este procedimento, é possível fazer correções como o fechamento da asa do nariz, levantamento da ponta e até mesmo afinamento.

Como é feito o lifting nasal com fios?

Neste procedimento, o médico utiliza cânulas para posicionar os fios de sustentação no nariz do paciente. Eles formam o desenho necessário para modificar a região e obter o resultado desejado pela pessoa. Frequentemente, os fios formam uma espécie de rede sob a pele.

Os fios de sustentação causam uma agressão controlada nos tecidos do local, assim como acontece quando ele é colocado com o objetivo de estimular a produção de colágeno. Consequentemente, ocorre ali um processo inflamatório.

Para combater a inflamação controlada, o corpo desencadeia uma reação do organismo, que entende que precisa criar uma cicatriz naquela região. Assim, a pele se retrai, reduzindo levemente a largura do nariz, por exemplo.

Quando os objetivos não incluem o afinamento do nariz, e sim o levantamento da ponta, os fios são colocados em posição estratégica na parte superior da região que deve ser puxada para cima. Assim, quando a pele se retrai, ela altera a configuração da ponta.

O lifting de nariz com fios é um procedimento rápido, com duração média entre 30 e 60 minutos. O profissional utiliza apenas anestesia local e o paciente permanece acordado o tempo inteiro.

Que tipos de fios são usados no lifting não cirúrgico?

Para o lifting, os profissionais costumam recomendar dois tipos de fios: os de nylon ou os de PDO (polidioxanona). Inclusive, os fios de PDO já são utilizados para estimular a produção de colágeno e combater a flacidez de pele.

No entanto, vale a pena destacar que os fios de PDO são absorvidos pelo organismo ao longo do tempo. Assim, eles causam uma retração temporária na pele, mas logo deixam de exercer tração. Sua durabilidade máxima costuma ser de 1 ano.

Justamente por esta baixa durabilidade, os fios de PDO não são os mais utilizados na rinomodelação. No entanto, ele recebe indicação para correções mais sutis, como afinamento das asas nasais.

O fio de nylon, por sua vez, é similar ao que os médicos utilizam em cirurgias bariátricas. O organismo não consegue absorver este fio, o que torna este procedimento definitivo.

Portanto, ambos são relativamente bem aceitos pelo organismo, com um baixo risco de rejeição ou reações adversas. Porém, eles apresentam resultados e durabilidade diferentes, o que faz com que o fio de nylon seja mais utilizado nesta remodelação.

O que é possível corrigir na rinomodelação com fios?

O lifting de nariz com fios tem sido utilizado para correções um pouco mais discretas, para alterações de menor impacto na face. Afinal, o procedimento não muda a estrutura do nariz, o que o torna inviável para muitos pacientes.

Algumas dessas alterações são o afinamento discreto do nariz, nivelamento do dorso, o levantamento da ponta, que deixa o nariz empinado e fechamento ou redução das asas nasais.

As asas nasais são esses trechos de tecido que ficam na lateral das narinas, na parte externa do nariz. Em algumas pessoas, elas são naturalmente afastadas ou se abrem demais quando a pessoa sorri, causando um incômodo estético.

Por isso, muitos pacientes procuram o procedimento com o objetivo de fechar essas asas nasais, aproximando-as do centro do nariz. Em alguns casos, eles corrigem o problema com fios de PDO. Outras vezes, a cirurgia de alectomia é indispensável para esta alteração.

Existem riscos na rinomodelação com fios?

Todo procedimento estético envolve algum risco, mesmo que mínimo. A rinomodelação com fios não é diferente. Afinal, existe uma série de elementos que o profissional não consegue controlar durante sua realização e no período de recuperação do paciente. Veja a seguir:

Imprevisibilidade do resultado

Como você viu na explicação do procedimento, o profissional aplica o fio no local com a expectativa de que a inflamação que aquele corpo estranho gera no organismo cause uma retração na pele. Porém, ele não tem como prever a extensão deste efeito.

Portanto, a pele pode se retrair pouco, fazendo com que a tração não seja suficiente para chegar ao resultado que o paciente espera. Outras vezes, a retração pode ser maior, deixando o nariz mais arrebitado que o desejado, por exemplo.

Então, ao realizar este tipo de procedimento, a pessoa precisa flexibilizar bastante suas expectativas, sabendo que, em alguns casos, será possível alcançá-las. Em outros, não.

Inseguranças relacionadas ao ambiente e capacitação profissional

Alguns profissionais extremamente qualificados realizam este procedimento com toda a segurança possível. Porém, também existem estabelecimentos que fazem a rinomodelação com fios sem os devidos cuidados.

Como não existe uma fiscalização rigorosa sobre clínicas, a escolha pode ser uma verdadeira loteria e, sem saber, o paciente se coloca nas mãos de um profissional sem qualificação ou em um ambiente que não adota protocolos adequados de higiene e segurança.

Isso dificilmente ocorreria em uma cirurgia plástica realizada em um hospital. Afinal, essas instituições exigem que o médico comprove sua formação e seguem normas extremamente rígidas de higiene, segurança, utilização e manipulação de materiais cirúrgicos.

Risco de formação de fibroses

É importante que o paciente saiba que este procedimento atua com base em uma resposta do organismo a uma inflamação. Por isso, ele tanto pode produzir o resultado esperado quanto causar uma intercorrência.

A resposta mais comum do organismo à presença do fio é a produção de colágeno e a retração da pele. Porém, ele também pode reagir de forma exagerada, gerando um tecido cicatricial fibroso, também conhecido como fibrose.

Este tecido cicatricial é rugoso, irregular. Portanto, ele pode deixar a pele da região ondulada, com nódulos ou até mesmo deformada. O paciente pode ter bastante dificuldade para reverter esta complicação depois. Inclusive, ela dificulta a realização de outros procedimentos e da rinoplastia.

Risco de rejeição após lifting de nariz com fios

Embora tanto os fios de PDO quanto os de nylon sejam geralmente bem aceitos pelo corpo, não é possível prever reações individuais extremas que levam a quadros de rejeição.

Inclusive, os profissionais não costumam indicar este procedimento para quem já apresentou casos de hipersensibilidade ou rejeição a outras substâncias, bem como pacientes com doenças autoimunes.

Durabilidade variável

Como já afirmamos, o organismo absorve os fios de PDO ao longo do tempo. Consequentemente, o resultado do procedimento tem uma curta duração. Algumas pessoas conseguem repetir o procedimento anualmente. Outras percebem que em 6 meses o resultado já deixou de ser satisfatório.

Falta de dados sobre resultados a longo prazo

Por se tratar de uma técnica nova, ainda não existem estudos que mostram a manutenção dos seus resultados ou até mesmo complicações a longo prazo. Portanto, ainda não se sabe como ficará o nariz do paciente em um prazo de 10, 20 ou 30 anos.

Não corrige todos os problemas estéticos do nariz

Diversos problemas estéticos que incomodam os pacientes têm como causa alterações na estrutura do nariz. Então, para corrigi-los, é preciso remodelar ossos e cartilagens, e não apenas tracionar a pele e outras áreas mais superficiais.

Lifting de nariz com fios ou rinoplastia?

Sempre vale a pena destacar que, diferentemente da rinomodelação, a cirurgia plástica do nariz proporciona uma mudança estrutural de efeito permanente. Portanto, ela realmente modifica definitivamente esta região do rosto.

Além disso, diferentemente da rinomodelação, a rinoplastia tem seu resultado comprovado pelo tempo. Os cirurgiões plásticos desenvolveram essas técnicas ao longo de décadas para que o paciente tenha segurança e uma solução eficaz.

Portanto, quem prioriza sua própria segurança e não quer ter surpresas com alterações significativas na aparência ao longo dos anos opta pela cirurgia plástica. Também não podemos nos esquecer de que o cirurgião é o profissional mais habilitado a indicar os procedimentos adequados às necessidades do paciente.

E você, tem vontade de mudar seu nariz? Quer saber qual é o melhor procedimento para corrigi-lo, melhorar sua aparência e recuperar a autoestima? Então, acesse agora mesmo os nossos canais de contato e agende sua avaliação com nossos especialistas.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)