Fale Conosco Pelo Whatsapp

Se você puxar pela memória, vai se lembrar que, algumas poucas décadas atrás, mulheres de 40 ou 50 anos pareciam avozinhas simpáticas. Hoje em dia, em parte graças ao Botox preventivo, a realidade é bem diferente.

Basta olhar as celebridades, personalidades ou atrizes que têm essa idade hoje para ver a diferença. A maioria praticamente não exibe sinais de envelhecimento ou apresenta apenas rugas suaves.

Mas afinal, o que é o Botox preventivo? Para quem é indicado?
Quais são suas vantagens? Você vai descobrir a resposta a todas essas perguntas neste post. Então continue por aqui!

O que é Botox preventivo?

O Botox preventivo é uma técnica em que o profissional aplica toxina botulínica no paciente antes mesmo que as rugas e linhas de expressão fiquem marcadas na pele.

Portanto, ele evita que as rugas dinâmicas se manifestem. Mesmo que apareçam, elas se apresentam de forma bem suave. A toxina botulínica relaxa a musculatura na região, impedindo ou enfraquecendo a contração muscular daquela área.

Assim, as rugas dinâmicas não se aprofundam e demoram muito mais para se tornarem estáticas. O resultado desse cuidado preventivo é a desaceleração no surgimento dos sinais de envelhecimento. É uma espécie de fonte da juventude, que mantém o rosto liso por muito mais tempo.

Quais são os benefícios do Botox preventivo?

Além de desacelerar o processo de formação e aprofundamento de rugas, a aplicação de toxina botulínica traz ainda os seguintes benefícios:

Aparência mais tranquila e descansada

No dia a dia, nós fazemos uma série de expressões sem nem mesmo termos consciência disso. Afinal, aquela ligação tensa nos faz franzir a glabela. Uma situação de surpresa leva ao levantamento da testa…

Ao final do dia, nosso corpo reflete esse estado de espírito, deixando muitas vezes uma expressão um pouco mais cansada. Porém, o Botox pode amenizar isso.

Afinal, como ele relaxa a musculatura das áreas aplicadas, reduzindo ou até mesmo bloqueando as contrações musculares, ele também deixa o rosto mais liso e descansado.

Suavização de expressões com o Botox preventivo

Já percebeu como algumas pessoas têm cara de brava, mesmo que sejam tranquilas e gentis? Geralmente, isso acontece porque os músculos da região da glabela ficam mais contraídos, criando duas linhas verticais entre as sobrancelhas.

O Botox preventivo também suaviza as linhas dessa região, fazendo com que a pessoa não tenha essa expressão que não condiz com sua personalidade.

Aliás, essa não é a única expressão que pode ser suavizada. Até mesmo o ar de surpresa, com o arqueamento das sobrancelhas, é um exemplo de reação que não será tão visível a partir da aplicação do Botox.

Então, se você é uma daquelas pessoas que se sente traída por suas expressões faciais, saiba que é possível amenizá-las com toxina botulínica. Quem sabe isso até evita alguns problemas!

A partir de quantos anos começar a aplicação de Botox?

Não existe uma idade definida para iniciar a aplicação de Botox. Afinal, o processo de envelhecimento da pele ocorre de forma bastante individualizada, a partir da interação entre fatores genéticos e hábitos.

Portanto, a pessoa precisa procurar um médico para fazer uma avaliação completa e verificar qual é o melhor momento para iniciar o Botox preventivo e evitar a formação de rugas mais profundas.

O que o Botox preventivo não resolve?

Embora tenha um resultado fantástico, o Botox preventivo não faz milagres e não consegue impedir completamente o envelhecimento da pele. Assim, ele evita que as rugas dinâmicas se transformem em estáticas e profundas.

Porém, o rosto não envelhece apenas porque essas rugas se formam. Existem outros fatores, como a perda de colágeno, que afeta a firmeza da pele e até mesmo a redução da massa óssea da face, prejudicando sua sustentação.

O Botox não tem o poder de reverter esses processos. Portanto, ele não impede e nem mesmo interfere na flacidez facial. O chamado derretimento do rosto só pode ser desacelerado quando o paciente combina outros procedimentos.

Assim, realmente pode haver uma desaceleração desse derretimento com a aplicação de bioestimuladores de colágeno, recomposição da estrutura da face com ácido hialurônico e assim por diante.

Quem não tem um bom resultado com Botox?

Existem algumas situações específicas que podem não ser as mais adequadas para aplicação de Botox. Afinal, elas fazem com que o paciente nem sempre tenha o resultado esperado. Veja a seguir:

Pessoas com resistência ao Botox

Essa não é uma ocorrência tão comum, mas é fato que o Botox não consegue fazer efeito no organismo de algumas pessoas. Isso acontece devido a uma ação diferenciada do sistema imunológico.

Como o Botox é uma toxina, nosso sistema imunológico tende a combatê-la naturalmente. Porém, essa é uma reação que geralmente tem pouquíssimo impacto sob a ação da toxina, que continua conseguindo relaxar os músculos.

No entanto, em algumas pessoas a reação do sistema imunológico é mais forte. Assim, o Botox simplesmente não consegue fazer seu efeito e o resultado não é satisfatório.

Pessoas com rugas profundas

O Botox faz efeito em todas as peles, inclusive quando as rugas são mais profundas. No entanto, geralmente seu resultado nessas condições não atende às expectativas dos pacientes.

Isso acontece porque, apesar do relaxamento da musculatura em poucas horas, a pele já foi marcada por essas rugas. Então, mesmo sem as contrações, a linha continua aparecendo, mesmo que com mais suavidade.

Portanto, quando o paciente já tem rugas estáticas e profundas, a melhor solução é a cirurgia plástica facial, que consegue promover um rejuvenescimento mais significativo.

Pessoas com flacidez de pele

Como já falamos, a flacidez é um problema que o Botox não soluciona. Afinal, existem muitos aspectos envolvidos nesse problema, desde a perda de fibras que dão firmeza até a perda de estrutura facial.

Então, quando se trata da prevenção da flacidez no rosto, um conjunto de procedimentos pode ser a solução para, ao menos, retardar o envelhecimento da face.

Porém, quando a flacidez já está instalada, nem mesmo esse conjunto de procedimentos pode reverter a situação de forma satisfatória. A solução mais efetiva é, realmente, a cirurgia plástica.

Pessoas que desejam um procedimento definitivo

A toxina botulínica tem efeito temporário. Portanto, ao longo dos meses, os músculos voltam a se contrair. A princípio, essas contrações são fracas. Depois, elas têm a intensidade normal.

Isso significa que, ao optar pelo tratamento com Botox, a pessoa precisa fazer uma reaplicação da toxina regularmente. Assim, ele é uma opção para quem não se importa em aderir a soluções temporárias.

A duração do Botox varia entre 4 a 6 meses em mulheres, embora esse período possa ser um pouco menor devido a fatores que interferem na permanência da toxina no organismo.

Já entre os homens, que possuem mais músculos e têm um tecido mais forte e resistente, a duração da toxina botulínica é ainda menor. Entre eles, o período de reaplicação pode variar entre 3 ou 4 meses.

Quais cuidados tomar na aplicação de Botox?

Até agora, você entendeu que o Botox preventivo vale a pena para quem deseja desacelerar o processo de formação de rugas. Também já percebeu quais são os casos em que o procedimento não tem o resultado desejado.

Portanto, neste tópico falaremos sobre cuidados essenciais que você precisa tomar para que o Botox se torne seu aliado no rejuvenescimento e não a fonte de um problema estético.

Veja quais cuidados são esses:

Realizar o Botox preventivo com profissionais qualificados

Você percebeu, ao longo deste texto, que usamos muitas vezes as expressões “redução das contrações” ou “relaxamento da musculatura”. É exatamente isso que o Botox faz quando um profissional qualificado faz a aplicação.

Embora existam algumas diretrizes para a aplicação do Botox, a verdade é que cada rosto é único. Algumas pessoas são facialmente mais expressivas que outras ou repetem determinadas expressões com frequência.

O profissional qualificado considera tudo isso para fazer uma aplicação precisa do Botox. Assim, ele relaxa os músculos corretos e rejuvenesce a face sem criar distorções expressivas.

A primeira distorção expressiva é o congelamento da face. Isso significa que os músculos receberam uma quantidade excessiva da toxina e não respondem nem mesmo às expressões básicas do dia a dia.

O ideal é não paralisar totalmente a musculatura, mas apenas reduzir a intensidade das contrações, deixando-as mais suaves e tornando o rosto ameno e descontraído.

Outra distorção expressiva é o “efeito Malévola”. Neste caso, ao aplicar Botox de maneira não tão cuidadosa, o profissional deixa o canto externo da sobrancelha muito levantado, formando uma expressão maldosa na face.

Porém, isso não significa que você precisa ter receio do Botox. Basta procurar profissionais qualificados para que eles promovam esse rejuvenescimento de forma natural.

Seguir as orientações do médico para o período após a aplicação do Botox preventivo

A aplicação do Botox não é uma cirurgia e o paciente volta imediatamente às suas atividades. Porém, ele precisa tomar alguns cuidados até que a toxina faça seu efeito.

Então, após a aplicação, o paciente não pode ficar com a cabeça curvada para baixo, como geralmente permanecemos quando passamos muito tempo no smartphone.

Por isso, o ideal é que ele fique sentado com a cabeça reta, olhando para a frente, ou que se incline levemente para trás. Se no seu trabalho isso é impossível, é melhor marcar a aplicação para o final do seu expediente.

Além disso, o paciente não deve massagear o rosto nas primeiras 4 horas após o procedimento e nem realizar atividades físicas por 24 horas após a aplicação.

Finalmente, embora não seja comum, algumas pessoas têm a pele muito sensível e podem apresentar pequenos hematomas após a aplicação, devido ao uso de agulhas.

Neste caso, elas precisam evitar a exposição ao sol até que as manchinhas desapareçam completamente. Se não seguirem esta recomendação, a pigmentação da pele pode se tornar permanente.

Agora você já sabe o que é Botox preventivo, quais são seus efeitos e até mesmo quais cuidados tomar. Gostou do post? Então compartilhe com suas amigas pelo WhatsApp.

Assim, além de compartilhar uma super dica de amiga, você ainda fica com o link salvo para consultar sempre que quiser!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)