Fale Conosco Pelo Whatsapp

Eliminar rugas é o objetivo de quem chega ao consultório em busca da famosa toxina botulínica. No entanto, a duração do Botox ainda desaponta os pacientes que precisam repetir o procedimento periodicamente.

Isso não significa que o Botox não tenha um excelente resultado. Em cerca de 72 horas, a toxina faz seu efeito na região da aplicação — e para quem tinha rugas leves, ver a pele completamente lisa parece um milagre.

Porém, essa alegria tem um prazo de validade. Para a maioria das pessoas, 6 meses é o período máximo de duração do Botox — e para manter o efeito, o paciente sempre precisa de novas aplicações.

Diante disso, será que a toxina botulínica é a melhor opção para o rejuvenescimento? O que interfere na duração do Botox? Ele soluciona todos os tipos de rugas?

Isso é o que você vai descobrir neste post. Então continue a leitura!

Qual é a duração do Botox?

Para algumas pessoas, a aplicação do Botox dura até 6 meses. Para outras, o efeito passa mais rápido. Porém, a grande diferença não está na toxina e sim em cada organismo.

Sempre que se fala na interação entre procedimentos e um ser humano, tanto o resultado quanto a duração podem variar. Afinal, cada organismo é único e metaboliza as substâncias de maneira diferente.

Por isso, baseados em uma média, os médicos costumam afirmar que a duração do Botox varia entre 4 e 6 meses. Porém, nesse post você vai descobrir alguns fatores que interferem nessa durabilidade.

O que pode interferir na duração do Botox?

Vários fatores podem tornar o Botox mais ou menos durável no organismo de uma pessoa. Veja quais são os principais:

Resistência do organismo

O Botox é uma toxina. Por isso, quando o organismo recebe a aplicação, é natural que ele mobilize anticorpos para combater aquela substância que ele não produz.

Em algumas pessoas, essa reação é mais intensa, o que pode reduzir o efeito e a própria duração do Botox. Nesses casos, a resposta do sistema imunológico é simplesmente mais efetiva diante da toxina.

Também é importante ressaltar que, se as aplicações de Botox são muito frequentes, existe um aumento na chance de desenvolver a resistência. Então, o ideal é realmente garantir um bom intervalo entre elas.

Subdosagem de toxina botulínica

A subdosagem é outro problema que pode reduzir a efetividade e a duração do Botox. Portanto, não adianta tentar aplicar uma quantidade menor que a necessária, pois o resultado não será efetivo.

Isso acontece porque o Botox ameniza as rugas ao bloquear a liberação de um neurotransmissor chamado acetilcolina, que por sua vez media as interações dos músculos com o cérebro.

Portanto, quando conscientemente ou inconscientemente nosso cérebro envia um estímulo para aquele músculo se contrair, a acetilcolina não transmite essa mensagem e o músculo não se move.

Porém, esses músculos possuem uma determinada quantidade de fibras. Se a dose não é suficiente para que todas elas tenham esse bloqueio na ação da acetilcolina, as contrações continuam acontecendo quase normalmente.

Sexo interfere na duração do Botox

O fato de ser homem ou mulher provoca uma diferença na duração do Botox. Como sabemos, os homens produzem hormônios em doses diferentes das mulheres, o que causa impactos sobre a musculatura.

Assim, os homens têm não só uma quantidade maior de músculos, mas também se trata de um tecido mais forte. Portanto, o bloqueio das contrações é mais difícil.

Por isso, a duração do Botox no organismo masculino é menor. Enquanto elas levam de 4 a 6 meses para necessitarem de uma nova aplicação, nos homens essa variação cai para 3 ou 4 meses.

Álcool e cigarro reduzem a duração do Botox

Álcool e cigarro estão entre alguns hábitos não saudáveis que interferem no tempo de duração do Botox. Isso acontece porque eles reduzem a produção de colágeno no organismo e liberam muitos radicais livres.

Portanto, além de reduzirem a duração do Botox, o cigarro e o álcool ainda aceleram o envelhecimento da pele. Definitivamente, eles não são uma boa escolha para quem deseja permanecer jovem por mais tempo.

Alimentação interfere na duração do Botox

Até mesmo a alimentação interfere na duração do Botox. Afinal, quanto mais rico em antioxidantes é o nosso cardápio, melhor é o resultado de qualquer tratamento para a pele.

Então, para ter um bom resultado, invista em um cardápio rico em fibras, vitaminas e sais minerais. E lembre-se de que quanto mais naturais e menos processados forem os alimentos, melhor para sua saúde.

Mais uma vez, a questão é a produção de radicais livres, como já mencionamos em relação ao cigarro e ao álcool. Eles danificam as células, inclusive da pele, envelhecendo-as.

Doenças interferem no resultado do Botox

Você sabia que até mesmo doenças como a COVID-19 interferem no resultado e na duração do Botox? Como a pandemia aconteceu recentemente, essas descobertas também são muito atuais.

Sabe-se que quando a pessoa já foi infectada pelo coronavírus o efeito do Botox pode não ser tão eficiente, além da redução na duração do procedimento.

Isso acontece porque, devido à ação do vírus, o organismo passa a ter uma reação muito forte do sistema imunológico. Então, assim como já explicamos no tópico da resistência, os anticorpos combatem a toxina.

Além disso, pessoas com COVID-19 passam por uma redução de determinados micronutrientes no organismo, como zinco, vitamina C, vitamina D e ferro.

Como essas substâncias otimizam os efeitos do Botox no organismo, quando a pessoa apresenta baixos níveis dessas vitaminas e minerais o contrário também acontece, ou seja, o Botox dura menos tempo.

Exercícios físicos intensos

Não há dúvidas de que o exercício físico é fundamental para a saúde. Inclusive, um de seus benefícios é justamente acelerar o metabolismo e favorecer o aumento da massa muscular.

Porém, tudo isso reduz o efeito da toxina botulínica. Infelizmente, é um preço que os praticantes de atividades intensas, como musculação, crossfit e corrida, não têm como evitar.

Essas pessoas têm ainda uma regeneração muscular mais rápida. Portanto, elas produzem novas células com maior rapidez, fazendo com que os tecidos que estavam sob a ação do Botox sejam substituídos por outros.

Expressões faciais exageradas

Você já deve ter percebido que enquanto algumas pessoas quase não alteram seu rosto diante das situações, outras são extremamente expressivas, fazendo muitas caras e bocas.

Essa expressividade bem acentuada também reduz o efeito e a duração do Botox, pois os músculos são muito estimulados para a contração. O movimento está bloqueado, mas a intensidade dos estímulos antecipa a ativação.

Inclusive, esse é um dos fatores que também contribuem para que os praticantes de exercícios físicos intensos tenham menos resultados. Afinal, você já viu quantas caretas as pessoas fazem no momento do treino?

Portanto, se você já utilizou Botox e achou que o tratamento durou pouco ou se ainda não aplicou a toxina e gostaria de ter uma ideia da duração do procedimento, saiba que todos esses fatores têm sua interferência no resultado.

Como fazer o Botox durar mais?

Como você pode perceber, alguns dos fatores acima são incontroláveis. Assim, não é possível regular a ação do sistema imunológico e impedi-lo de combater o Botox e nem se tornar mulher para ele durar mais.

Porém, todos nós conseguimos controlar outros fatores como a alimentação, bem como o uso de álcool e cigarros. Também é possível escolher um médico especializado, que aplique a dosagem adequada.

Até mesmo na hora dos treinos é possível controlar as expressões faciais, por exemplo. Para isso, vale a pena treinar em frente ao espelho e começar a limitar a contração dos músculos.

Vale a pena aplicar Botox para rejuvenescimento?

No entanto, independentemente desses cuidados, o fato é que o Botox tem uma duração limitada e, em alguns meses, o paciente precisará reaplicá-lo novamente para suavizar as rugas.

Este é um procedimento de eficácia inquestionável quando se trata de prevenir a formação de rugas. Portanto, para quem tem a pele jovem, ele prolonga essa jovialidade, adiando muito a necessidade de cirurgia plástica.

No entanto, não podemos nos esquecer que o Botox tem indicações muito específicas. Ele pode controlar as rugas dinâmicas perfeitamente, sendo essa uma de suas principais funções.

Porém, nem sempre o Botox proporciona um resultado tão significativo quando se trata das rugas estáticas, especialmente aquelas mais profundas, em regiões que já apresentam um grau maior de flacidez no rosto.

Em todos esses casos, o ideal pode ser realmente optar por uma cirurgia plástica rejuvenescedora, que elimina os excessos de pele, reposiciona e sutura os músculos da face, recuperando a estrutura do rosto.

Aqui na Clínica Master Health temos tanto a área de procedimentos estéticos, que inclui a aplicação de Botox, de bioestimuladores de colágeno e outros tratamentos minimamente invasivos, quanto cirurgias plásticas.

Por isso, conseguimos identificar e indicar o tratamento mais adequado a cada um dos nossos pacientes, considerando não só o efeito imediato de um procedimento, mas principalmente os resultados a médio e longo prazo.

E é esse conhecimento que colocamos à disposição dos nossos pacientes quando indicamos o Botox ou cirurgia plástica, sempre respeitando as características, expectativas e o momento de cada indivíduo.

Se você também quer rejuvenescer o rosto com o respaldo de uma equipe qualificada, que coloca à sua disposição os procedimentos mais efetivos para alcançar os melhores resultados, conte com a Master Health.

Acesse nossos canais de contato nesta página e agende sua consulta agora mesmo. Será um prazer atendê-lo!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)