Fale Conosco Pelo Whatsapp

Quem não gostaria de ter uma barriga lisa, bem definida, sem flacidez ou gordura localizada? Conseguir este resultado definitivamente não é fácil, mesmo para quem faz exercícios e mantém uma alimentação equilibrada.

Por isso, quando se trata de beleza, toda ajuda é bem-vinda! Ao longo dos anos, a cirurgia plástica desenvolveu uma série de procedimentos que, de forma isolada ou combinada, melhoram o aspecto do abdômen.

Como as necessidades das pessoas são bastante diferentes, essas cirurgias produzem resultados bastante específicos — desde reduzir medidas, eliminar a flacidez e delinear o contorno da cintura e barriga.

Então, se você também está no grupo de pessoas que gostariam de conquistar um abdômen mais bonito, continue a leitura! Vamos falar sobre cada um destes procedimentos. Confira!

Redução da gordura localizada com lipo

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que remove gordura localizada em áreas específicas do corpo. Entre essas áreas, o abdômen é, com certeza, um dos principais focos dos pacientes que chegam à clínica.

Para realizar a cirurgia, o médico faz pequenas incisões na pele, com alguns poucos milímetros de extensão. Então, por meio dessas aberturas, ele insere uma cânula acoplada a um equipamento de sucção.

Com o paciente preparado, o médico insere as cânulas nas aberturas e faz movimentos de vai e vem. Assim, as pontas da cânula quebram o tecido adiposo (gordura) em pedacinhos menores.

À medida que o médico faz esses movimentos de vai e vem, o aparelho suga as células de gordura. Portanto, elas são definitivamente eliminadas do corpo, o que acaba com a gordura acumulada naquele local.

Abdominoplastia Master Health

Quais são as indicações da lipoaspiração?

Para obter uma indicação para a lipoaspiração, o paciente precisa se enquadrar nos seguintes critérios:

  • presença de gordura localizada que não pode ser removida com dieta e exercícios físicos;
  • necessidade ou desejo de mudanças no contorno do corpo;
  • detecção de problemas médicos relacionados à gordura acumulada, como diabetes tipo 2, síndrome metabólica, entre outros;
  • pessoas que já quase atingiram seu peso ideal, mas que apresentam áreas de gordura persistentes.

A realização de lipoaspiração em qualquer área do corpo, inclusive na barriga, depende de uma avaliação cuidadosa do paciente pelo cirurgião plástico.

Depois de avaliar o paciente clinicamente e solicitar exames, este profissional verifica se a lipoaspiração é uma opção segura e adequada para atender às necessidades e expectativas daquele paciente.

Barriga lisa com abdominoplastia

Diferentemente da lipoaspiração, a abdominoplastia não tem o objetivo de eliminar gordura localizada. Afinal, o procedimento visa remover principalmente o excesso de pele, corrigindo a flacidez.

Durante o procedimento, o cirurgião fará uma incisão na região inferior do abdômen, geralmente entre o osso púbico e o umbigo. Além disso, ele faz uma segunda incisão que contorna toda a extensão de pele que ele precisa retirar.

Por isso, quando a pessoa tem apenas um pouco de flacidez no abdômen, o médico consegue solucionar o problema retirando um trecho de pele menor. A incisão não chega nem à altura do umbigo. Trata-se da miniabdominoplastia.

No entanto, quando a pessoa tem um grau maior de flacidez, o cirurgião precisa retirar uma extensão maior de pele. Nesses casos, a incisão ultrapassa a altura do umbigo.

Em seguida, o médico separa a pele da musculatura abdominal e reposiciona os músculos, sempre que necessário. Desta forma, o excesso de pele é removido e a incisão é fechada com suturas.

Geralmente, este procedimento dura entre 2 e 5 horas e é realizado sob anestesia geral. Então, no pós-operatório, o paciente precisa usar cinta compressora, realizar sessões de drenagem linfática e cumprir repouso conforme orientação médica.

Quais são os resultados da abdominoplastia?

O primeiro desejo de quem faz uma abdominoplastia é, com certeza, eliminar a flacidez desta região. Porém, a cirurgia proporciona ainda outros benefícios. Veja a seguir:

Barriga lisa com fechamento da diástase

A diástase acontece quando os músculos retos abdominais, que normalmente formam uma parede na área frontal da barriga, se afastam.

Este problema pode acontecer por vários motivos. Porém, os principais são a gravidez, em que o crescimento do bebê empurra esses músculos e abre espaço para que a barriga aumente seu volume e o ganho de peso.

No entanto, a abdominoplastia consegue resolver este problema. O médico reaproxima os músculos abdominais, coloca-os na posição correta e faz uma sutura no centro do abdômen.

Desta forma, os músculos ficam firmes novamente, o que evita um estufamento na região do estômago e também deixa o abdômen mais liso. Nas mulheres isso ajuda a acentuar um pouco mais a cintura.

Eliminação de estrias em determinadas regiões da barriga

A abdominoplastia não é uma cirurgia para eliminar estrias. No entanto, como o médico retira um trecho de pele, que pode ser pequeno ou grande, dependendo da flacidez, as estrias desta região também desaparecem.

Assim, muitas mulheres que tiveram uma formação de estrias na parte inferior do abdômen durante a gravidez têm, além da solução da flacidez, a alegria de verem sua barriga lisa novamente após a abdominoplastia.

Conquista de um abdômen firme

Como você viu, a abdominoplastia não elimina apenas o excesso de pele. Dependendo da necessidade do paciente, o médico restaura também a parede abdominal.

Consequentemente, o abdômen se torna bem mais firme que antes da cirurgia. Esse resultado vai além da estética. Afinal, esta região do corpo também contribui para a sustentação do tronco.

Assim, um abdômen firme ajuda a coluna a manter o corpo ereto, o que previne dores nas costas e outras dificuldades funcionais.

Quem pode fazer uma abdominoplastia para deixar a barriga lisa?

Para obter uma indicação para a abdominoplastia, o paciente precisa se enquadrar nos seguintes critérios:

  • presença de excesso de pele na região abdominal;
  • estar próximo de seu peso e forma ideal, necessitando apenas realmente da eliminação de flacidez;
  • estar incomodado com sequelas de eventos que causam distensão da pele, como uma gestação ou grande variação de peso com um emagrecimento significativo.

Assim como na lipoaspiração, a realização de abdominoplastia só acontece após uma avaliação criteriosa por parte do cirurgião plástico, que analisa não só a necessidade do paciente, mas também suas condições clínicas.

Flancoplastia para afinar e melhorar o contorno da cintura

Sem dúvida, eliminar o excesso de pele e a gordura do abdômen já muda muito a aparência desta região. Porém, como você sabe, a cintura envolve também as laterais do tronco e até mesmo as costas.

Por isso, muitos pacientes não querem simplesmente eliminar a barriga. Para que o resultado fique completamente harmônico, eles desejam retirar também a gordura que forma pneuzinhos na parte lateral do tronco.

A flancoplastia, também conhecida como lipoaspiração das laterais ou lipoaspiração das asas, é um procedimento cirúrgico que remove o excesso de gordura e melhora a contorno dos flancos.

Assim como na lipoaspiração do abdômen, o médico retira a gordura por meio de incisões, por onde ele insere as cânulas e aspira a gordura. O cirurgião pode fazer incisões no abdômen e umbigo ou nas axilas.

Torsoplastia para quem deseja uma transformação completa

Existem também os pacientes que, além do abdômen e dos flancos, querem uma transformação de 360⁰ no tronco. Então, eles optam por retirar também a gordura das costas.

As mulheres, por exemplo, costumam ficar muito incomodadas com aquela gordurinha que se acumula na altura do sutiã. Afinal, elas fizeram tanto esforço para afinar a região frontal e não querem estragar o visual com esses pneuzinhos.

Por meio da lipoaspiração, o médico elimina gorduras da parte superior ou inferior das costas, conforme a necessidade de cada paciente. Porém, ao retirar a gordura, pode sobrar algum excesso de pele.

Então, o médico pode recomendar também a torsoplastia que, da mesma maneira que a abdominoplastia, retira o excesso de pele e restaura um contorno muito mais fino para toda esta região do corpo.

Combinação de cirurgias para conquistar uma barriga lisa

Vamos falar a verdade? Existem pessoas que treinam bastante, que têm uma dieta equilibrada e, consequentemente, acumulam apenas um pouquinho de gordura na região da barriga.

Porém, as estatísticas no Brasil mostram que elas são a exceção. Em nosso país, mais da metade dos adultos apresenta algum grau de sobrepeso. Eles representam 60% da população.

Nenhuma das cirurgias que nós mencionamos aqui são indicadas para emagrecimento. Aliás, não existe cirurgia plástica com esse objetivo.

No entanto, muitas pessoas entendem a importância de reduzir seu percentual de gordura e, nesse processo, acabam desenvolvendo uma flacidez.

Geralmente, essa flacidez não se restringe a um pequeno local do corpo e, por isso, mostramos neste post que existem soluções para melhorar o contorno não só do abdômen, mas também das laterais e parte traseira do tronco.

Portanto, você pode conquistar o corpo dos seus sonhos. Se falta a gordurinha que precisa ser eliminada ou se a sua insatisfação é com a flacidez, esses procedimentos podem ajudá-lo.

Inclusive, é possível associar alguns desses procedimentos e realizá-los em uma única vez. A combinação entre lipoaspiração e abdominoplastia, por exemplo, é bastante comum. O mesmo acontece com abdominoplastia e torsoplastia.

Então, não espere mais! Agende sua avaliação médica, discuta suas expectativas com o cirurgião plástico e comece a mudar esta realidade. O resultado, com certeza, vale a pena!

Para agendar sua avaliação com nossa equipe de especialistas, acesse os canais de contato desta página. Será um prazer ajudá-lo a realizar seu sonho.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre abdominoplastiaClique aqui.