Fale Conosco Pelo Whatsapp

Sim, é normal o paciente ter retenção de líquido no pós-operatório. Porém, quanto antes ele conseguir reduzir o inchaço, melhor será sua recuperação.

Mas afinal, por que as pessoas incham após uma cirurgia? Como isso afeta sua recuperação?

O que elas podem fazer para acabar com a retenção de líquidos? Isso é o que você vai descobrir neste post. Então continue a leitura!

Por que o corpo retém líquidos após a cirurgia?

A retenção de líquidos é uma ocorrência esperada após diversas cirurgias e não apenas a cirurgia plástica.

Isso acontece porque, durante o procedimento, diversos tecidos são cortados, separados uns dos outros, ou seja, ocorrem várias lesões.

Esse trauma nos tecidos causa toda uma reação inflamatória. O sistema de defesa do corpo, que não sabe que aquela lesão foi intencional, entra em estado de alerta máximo para defender o organismo.

Então ele desencadeia uma série de reações. Uma delas é a permeabilidade vascular, ou seja, as paredes dos vasos deixam que o líquido saia de dentro delas e chegue aos tecidos atingidos.

Esse é apenas um dos exemplos. Não podemos nos esquecer, também, de que as incisões cortam vasos sanguíneos e também do sistema linfático.

Portanto, um dos sistemas responsáveis por eliminar o líquido do organismo tem uma série de interrupções e levará algum tempo até encontrar caminhos alternativos para direcionar o líquido.

O fato é que o inchaço é uma reação normal de defesa do organismo a inúmeros traumas que ele consegue detectar:

  • Se você espremer uma espinha, vai romper a pele do local e aquela área vai inchar;
  • O atrito do seu pé com o sapato provoca uma lesão na pele e o organismo cria uma bolha no local;
  • A incisão da cirurgia, bem como os tecidos internos afetados, provocam um inchaço ainda maior, já que o trauma também é muito mais extenso.

Quanto tempo dura a retenção de líquidos após uma cirurgia?

A maior parte do edema, que é o termo médico para designar o inchaço, costuma desaparecer entre 2 a 4 semanas após a cirurgia.

Porém, esse tempo varia tanto de acordo com o procedimento quanto devido às características individuais de cada paciente.

Fatores como a idade do paciente, a parte do corpo onde o procedimento é realizado e os cuidados no pós-operatório podem levar a um inchaço residual de até 6 meses.

No entanto, geralmente esse inchaço por tempo prolongado é bem menor. Um exemplo disso é o pós-operatório da prótese de silicone.

Entende-se que os seios realmente chegam ao tamanho final e desincham completamente 1 ano após a cirurgia.

Porém, 2 meses após o procedimento, o período de maior retenção de líquidos já passou e o tamanho será bem parecido com o resultado final.

Por que é importante reduzir o inchaço após a cirurgia plástica?

O inchaço é o acúmulo de líquido sob a pele, especialmente na região operada. Portanto, embora seja uma condição normal, o paciente deve fazer o possível para facilitar a eliminação de líquidos.

Em primeiro lugar, esse líquido dificulta a aderência da pele ao tecido que fica abaixo dela. Geralmente, esse tecido é um músculo. Então o excesso de líquidos dificulta o processo de cicatrização.

Além disso, quando a pele demora para aderir aos outros tecidos, o corpo tende a desenvolver um tecido rico em colágeno nesse espaço — a fibrose.

Como este tecido tem as fibras de colágeno desorganizadas, ele não é liso e uniforme. A fibrose é completamente irregular.

Então o resultado estético fica muito ruim, pois a pele fica enrugada, endurecida, com nódulos e depressões.

Agora que você já entendeu a importância de acelerar a eliminação de líquidos, veja o que pode fazer no pós-operatório para desinchar o mais rápido possível!

Como acabar com a retenção de líquido no pós-operatório?

Seguir as recomendações médicas para o pós-operatório é o primeiro passo para reduzir o inchaço e acelerar a eliminação de líquidos.

Porém, vamos reforçar alguns desses cuidados e acrescentar outras sugestões para acabar com a retenção. Veja a seguir!

Tome água

Parece contraditório, mas para eliminar líquidos, você precisa tomar água.

Quando o organismo detecta que o nível de hidratação dos tecidos está dentro do ideal, ele funciona normalmente.

Porém, se ele percebe que não estamos bebendo água, ele passa a reter líquidos para evitar que os tecidos fiquem em um “deserto”.

O problema é que este líquido que nós retemos não é água limpa. Ela já participou de outros processos do organismo e, por isso, tem também toxinas, sódio etc.

Então beba água em quantidade suficiente para proporcionar ao seu corpo as condições necessárias para seu bom funcionamento.

Use a cinta ou malha compressora

A malha ou cinta pós-cirúrgica tem o objetivo de comprimir a região operada, estabilizar os tecidos, modelar e reduzir o inchaço.

Afinal, esta peça dificulta a retenção de líquido justamente pelo efeito compressivo sobre os tecidos.

O tempo de uso da malha ou da cinta varia de acordo com a cirurgia. Na otoplastia, por exemplo, o paciente usa faixa elástica por 10 dias de forma ininterrupta. Depois, deve usá-la apenas à noite até completar 60 dias.

Depois da abdominoplastia, os médicos recomendam o uso de cinta cirúrgica por aproximadamente 60 dias e, no caso da mamoplastia, a paciente precisa usar o sutiã cirúrgico.

Então não negligencie o uso desses acessórios e nem tente driblar as orientações do seu médico.

O maior beneficiado em usar a malha, a cinta ou o sutiã cirúrgico, por mais incômodo que seja, é você.

Faça drenagem linfática

A drenagem linfática é uma técnica de estimulação manual que ativa o sistema linfático através da pressão suave em pontos específicos.

Portanto, o massoterapeuta ou fisioterapeuta especializado em drenagem pós-cirúrgica faz manobras que ajudam o corpo a conduzir líquidos e toxinas para fora do organismo.

Na maioria das vezes, o protocolo pós-operatório inclui a realização de várias sessões de drenagem linfática.

Assim, o organismo recebe um estímulo extra para o bom funcionamento da circulação sanguínea e consequentemente para a nutrição e oxigenação dos tecidos. O resultado é uma cicatrização mais rápida e de melhor qualidade.

Não fique deitado o tempo inteiro

A recuperação de uma cirurgia plástica exige que o paciente permaneça em repouso. Porém, isso não significa ficar deitado o tempo todo.

O repouso de uma cirurgia plástica deve ser ativo. Isso significa que, assim que o paciente conseguir, alguém deve ajudá-lo a sentar-se, a levantar, a ir ao banheiro, a andar calmamente dentro de casa.

Desta forma, ele estimulará a própria circulação do sangue, evitará a formação de trombos ou coágulos e ainda estimulará o corpo a funcionar normalmente.

O bom funcionamento do intestino e da bexiga são fundamentais para a eliminação de líquidos. Portanto, movimente-se no pós-operatório, tomando cuidado apenas para não fazer esforço ou movimentos não permitidos.

Elimine alimentos que favorecem a retenção de líquido

Infelizmente, muitos alimentos que nós usamos no dia a dia favorecem a retenção de líquido. Entre os industrializados, por exemplo, existem muitos produtos com altíssimos níveis de sódio.

Portanto, o ideal é evitá-los no pós-operatório, eliminando o consumo de embutidos, processados, molhos prontos, macarrão instantâneo e até mesmo muitas bolachas e biscoitos. Na dúvida, olhe o rótulo.

Por outro lado, uma alimentação equilibrada ajudará você a desinchar. Então pode abusar dos legumes, verduras, frutas, cereais integrais e outros vegetais em seu estado mais natural possível.

Probióticos também são interessantes porque ajudam a equilibrar a flora intestinal. Assim, eles reduzem os níveis de inflamação do organismo e também o inchaço.

Procure ficar em um local com temperatura amena

Já percebeu como seu corpo incha mais no verão, quando as temperaturas são altas? Isso é um bom indicativo do efeito do calor no seu corpo.

Portanto, se você tiver opção de escolha, procure manter-se em um ambiente mais fresco durante seu pós-operatório. Fuja do sol e do calor excessivo.

Embora esse não seja o principal fator que determinará sua capacidade de reter ou eliminar líquidos, regular a temperatura do ambiente onde você fica trará mais conforto e favorecerá a redução do inchaço.

Consuma frutas e chás diuréticos

Melancia, melão, abacaxi e pera são algumas das frutas com efeito diurético. Por isso, use-as como suas aliadas para vencer a retenção de líquido.

Além disso, os chás diuréticos também podem ajudar você nesta tarefa. Os mais conhecidos são a cavalinha, o hibisco, o gengibre, o dente de leão, o funcho e a salsa.

Porém, é importante você não exagerar nos diuréticos. Seu organismo precisa de água para a cicatrização. Além disso, ao se desidratar, o corpo retira água de outros órgãos, prejudicando seu funcionamento.

Portanto, restrinja os chás a um quarto do seu consumo de líquidos do dia. Por exemplo: se você vai tomar 3 litros de líquidos, tome no máximo 750 mililitros de chás diuréticos.

Agora você já sabe o que causa a retenção de líquido no pós-operatório e também como eliminar o inchaço mais rápido para acelerar sua cicatrização e recuperação.

Gostou do post? Quer saber mais sobre o universo da cirurgia plástica? Então siga nossos perfis no Facebook e Instagram para não perder os próximos conteúdos.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Fale Conosco Pelo Whatsapp