Fale Conosco Pelo Whatsapp

Talvez você não saiba, mas um dos seus principais aliados na estética pode ser o aparelho de ultrassom. Geralmente associado a exames e tratamento de dores, ele tem muitas outras funções que a maioria das pessoas desconhece.

E você, sabe quais são as aplicações do ultrassom na estética? Então, continue a leitura! Vamos explicar como ele é usado no pós-operatório da cirurgia plástica, bem como em procedimentos antienvelhecimento.

Afinal, o que faz o aparelho de ultrassom?

Antes de explicarmos as diversas utilizações do aparelho de ultrassom, é importante que você entenda como este equipamento funciona em sua interação com o corpo humano.

Feche um pouco os olhos e preste atenção nos sons que você está ouvindo agora. Talvez você esteja em um lugar mais barulhento com carros passando, cachorros latindo e talvez até uma britadeira ligada.

Também pode ser que você esteja em um lugar mais silencioso em que não consegue ouvir quase nada. Às vezes, ouve o som do vento de folhas balançando ou de uma luz no ambiente (sim, elas podem fazer barulho).

Porém, independentemente dos sons que nós ouvimos, existem muitos outros sons que nossos sentidos não conseguem detectar. Isso acontece porque eles têm uma frequência muito baixa ou muito alta.

Os aparelhos de ultrassom emitem justamente ondas com frequência que ultrapassam nossos limites de percepção. Nossos ouvidos não conseguem captá-los e nosso cérebro não os detecta. Essas ondas viajam em direção aos objetos e, quando encontram qualquer um deles, elas retornam.

Existem aparelhos de ultrassom que captam essas ondas que retornam e transformam em imagens. Assim  é desta forma que os médicos veem a posição e o estado dos nossos órgãos internos.

Outros aparelhos de ultrassom emitem essas ondas, porém não transformam as ondas em imagens. As ondas penetram profundamente nos tecidos do corpo, causando vibrações.

Essas vibrações ajudam a estimular a regeneração das células, ao mesmo tempo em que melhoram a circulação sanguínea. Desta forma, elas atuam como aliadas na cicatrização e alívio da dor.

Recentemente, o ultrassom começou a ser mais utilizado também pela área da estética. Então, ele se tornou um grande aliado antienvelhecimento e para o combate à celulite.

Veja a seguir como a cirurgia plástica e a estética utilizam esse equipamento para beneficiar os pacientes.

Quais são as aplicações do aparelho de ultrassom na estética?

Entenda a seguir de que forma o aparelho de ultrassom pode contribuir para a cirurgia plástica e estética facial e corporal:

Aparelho de ultrassom no tratamento da fibrose

Para realizar diversas cirurgias plásticas, o médico precisa descolar a pele dos tecidos abaixo dela. Porém, ao terminar o procedimento, ele une essas camadas com pontos, evitando tanto a formação de seroma quanto de fibrose.

Embora o médico tenha esse cuidado, alguns pacientes desenvolvem fibrose em excesso. Trata-se de um tecido cicatricial que se forma internamente, abaixo da pele descolada durante o procedimento.

Assim, as fibras de colágeno, ao participarem da formação do novo tecido no local, se depositam de forma excessiva e desorganizada. Consequentemente, surge ali um tecido deformado, que provoca até mesmo dores, enrugamento e pele irregular.

O aparelho de ultrassom é utilizado no pós-operatório de cirurgias plásticas justamente para o tratamento da fibrose. Suas ondas fazem com que as moléculas de água que estão nos tecidos do corpo vibrem, se agitem.

Após essa agitação nas moléculas de água, as fibras precisam voltar ao estado de repouso. Nesse processo, elas se reorganizam, amenizando a fibrose e deixando a pele mais lisa, suave e sem irregularidades.

A fibrose pode acontecer após várias cirurgias plásticas. Porém, ela é mais comum no pós-operatório da lipoaspiração. Por isso, muitos médicos já prescrevem o tratamento com o aparelho de ultrassom junto à drenagem linfática.

É importante também que o paciente utilize as malhas ou cintas compressoras, conforme a recomendação médica. Esse cuidado contribui para que a aderência entre a pele e outros tecidos ocorra mais rápido, o que reduz os riscos de fibrose.

Ultrassom focado no tratamento da flacidez

O ultrassom focado é usado principalmente para o tratamento da flacidez. Neste caso, o equipamento emite ondas de baixa frequência que, ao serem aplicadas no corpo, produzem um efeito térmico (aquecimento).

Essas ondas penetram profundamente na pele e chegam até a base da camada muscular, gerando microlesões. Então, para regenerar o tecido e curar essas lesões, o organismo responde com a produção de colágeno.

Portanto, o ultrassom focado obtém dois efeitos. O primeiro é melhorar a firmeza e viço da pele devido ao boost de colágeno que ele provoca. Em segundo lugar, ele dilui células de gordura presentes no local da aplicação.

Ultrassom microfocado no lifting facial

O ultrassom microfocado funciona de forma muito semelhante à do ultrassom focado. Também com ondas de baixa frequência, ele aquece até mesmo as camadas mais profundas da pele, estimulando a contração e produção do colágeno.

Atualmente, os médicos utilizam o ultrassom microfocado como um procedimento para lifting facial não-invasivo. Portanto, ele é aplicado para tratar diversos sinais de envelhecimento da pele do rosto.

É importante destacar que, embora o ultrassom microfocado melhore a firmeza da pele de forma efetiva, ele não consegue reverter graus acentuados de flacidez.

Aparelho de ultrassom no combate à celulite

A celulite é um verdadeiro pesadelo na vida das mulheres. Afinal, é difícil ficar em paz com o espelho quando vemos todos aqueles furinhos que produzem o aspecto de casca de laranja.

Porém, o aparelho de ultrassom também ajuda a combater a celulite. Lembra que, em outro tópico, nós falamos que ele aquece camadas profundas da pele, diluindo a gordura da região?

Esta função contribui para reduzir a celulite. Ao diluir a gordura localizada, o ultrassom diminui o volume que empurra a camada superficial da pele para fora, tensionando as fibras que puxam a pele e, neste processo, formam as temidas ondulações.

O aparelho de ultrassom ainda alivia a pressão sobre os vasos sanguíneos. Portanto, ele diminui o inchaço e o volume da região, favorecendo a boa circulação.

É importante destacar que, com o ultrassom, é possível obter um bom resultado no tratamento de celulites de graus mais leves. Afinal, o aparelho não faz milagres e, em casos graves, pode ser necessário combinar diversos procedimentos, além de dieta e exercícios.

Ultrassom no tratamento da gordura localizada

O ultrassom tem sido cada vez mais utilizado no combate à gordura localizada. Como já falamos em outros tópicos, ele gera uma vibração que quebra essas células em partículas menores, que o sistema linfático elimina com mais facilidade, reduzindo as medidas.

Quais são os tipos de ultrassom utilizados na estética?

Como você percebeu ao longo do texto, nós falamos algumas vezes em alta frequência e, outras vezes, em baixa frequência. Na verdade, existem diferentes tipos de ultrassom.

O ultrassom de baixa frequência produz 1 mil oscilações por segundo. Sua frequência pode ser de 38, 40 e 80 KHz (quiloHertz). Com essas características, ele atinge camadas mais profundas de tecido adiposo (mais de 3 cm).

Já o ultrassom de alta frequência produz 1 milhão de oscilações por segundo. Embora vibre muito mais rápido, ele atinge camadas mais superficiais da pele (a partir de 1,5 cm) e não se aprofunda tanto.

Além dessas especificações, o ultrassom pode ainda ter funções diferentes:

  • ultracavitadores: utilizam ondas de baixa frequência e produzem vibrações que causam a desestabilização e morte das células de gordura;
  • lipocavitadores: utilizam ondas de alta frequência para estimular as camadas mais superficiais da pele;
  • ultrassom de alta potência: produz ondas mecânicas mais intensas, ou seja, vibrações mais fortes, que potencializam seu resultado e permitem o tratamento de superfícies maiores;
  • ultrassom focalizado: diferentemente do anterior, direciona suas ondas para pontos muito específicos, concentrando sua potência e tornando o tratamento naquela região mais eficiente.

Vale a pena recorrer ao ultrassom?

Como você percebeu, o aparelho de ultrassom tem diversas aplicações na área da estética. Quando se trata do combate à celulite e à gordura localizada, por exemplo, ele potencializa e acelera os resultados de uma dieta equilibrada e da prática de exercícios.

Já quando falamos em flacidez, precisamos alertar que mesmo bons resultados são limitados. Sem dúvida, os avanços recentes da estética podem nos ajudar a prolongar a juventude da pele e até mesmo a reverter casos leves de flacidez no rosto ou no corpo.

No entanto, quando o paciente só recorre ao tratamento depois que a flacidez já se tornou muito acentuada, é pouco provável que o ultrassom garanta o rejuvenescimento que o paciente deseja.

Quando a flacidez se torna significativa, a única solução é a cirurgia plástica. Os procedimentos estéticos, nesses casos, complementam o resultado e desaceleram o envelhecimento a partir daquele ponto, fazendo com que a pessoa permaneça com a pele mais firme por um tempo maior.

Portanto, quando se trata de prevenir o envelhecimento da pele, o surgimento de flacidez e a perda de colágeno, o ultrassom é realmente uma excelente opção, desde que indicada por um profissional qualificado.

Porém, para reverter a ação do tempo, o paciente pode precisar de uma cirurgia plástica ou, em outros casos, de uma combinação de procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos para deixar a pele firme e jovial outra vez.

E você, já sabia que o aparelho de ultrassom tem tantas aplicações na estética? Gostou do post? Quer descobrir se ele pode resolver a sua flacidez?

Então, marque agora mesmo sua avaliação na Master Health. Aqui, nós temos todas as opções que você precisa para o seu rejuvenescimento. Agende sua consulta e comece a recuperar sua juventude.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)