Fale Conosco Pelo Whatsapp

O que você gostaria de corrigir nos seus seios? Colocar uma prótese de silicone? Reduzir o tamanho? Dar um up e deixá-los firmes outra vez? Existe uma solução cirúrgica para todos esses problemas, mas envolve procedimentos diferentes. Neste post, vamos contar a indicação de cada um e como fica a cicatriz de mamoplastia nesses diferentes casos.

Ficou interessada? Então, continue a leitura até o final!

Mamoplastia de aumento: como fica a cicatriz?

A mamoplastia de aumento é a cirurgia feita para aumentar os seios. Portanto, nesse procedimento o médico apenas faz uma abertura, coloca a prótese de silicone e fecha o local novamente. É importante ficar atenta, porque essa cirurgia não corrige a flacidez das mamas.

Porém, a cicatriz de mamoplastia de aumento é a menor e mais discreta. Existem três posições possíveis:

  • no sulco abaixo do seio: essa é a posição mais frequente, pois a maioria das cirurgias é feita usando a incisão inframamária;
  • ao redor da aréola: acontece quando o cirurgião prefere a incisão periareolar e a marca é um pequeno risquinho na região onde já existe um contraste natural da cor da pele;
  • nas dobras das axilas: é uma técnica pouco utilizada e o médico insere a prótese por meio da incisão axilar.

Em todos esses casos, a cicatriz fica bem discreta. Na incisão inframamária, por exemplo, o corte geralmente não passa de 4 cm. Além disso, ele fica escondido pela dobra natural do seio.

Cicatriz de mamoplastia: como fica em outros procedimentos?

Em todos os outros procedimentos, a cicatriz é bem parecida. Tanto na mamoplastia redutora quanto no lifting de mamas (mastopexia), o médico precisa retirar excessos de pele. Quando se trata da redução, ele também precisa extrair tecido mamário e gordura.

Mamoplastia Master Health

Portanto, o formato da incisão dependerá da extensão que deve ser extraída. Basicamente, há três padrões para essas cicatrizes:

Circular ou periareolar

O médico faz um corte semicircular em volta da aréola. Então, ele retira um trecho realmente muito pequeno de pele, no formato de meia-lua. A cicatriz fica praticamente imperceptível, pois está localizada na região que já possui uma diferença natural de tons.

No entanto, esse tipo de cirurgia só pode ser feita se a mulher tem um nível realmente muito leve de flacidez. Caso contrário, a pele retirada não é suficiente para deixar as mamas firmes e empinadas outra vez.

Pirulito, fechadura ou raquete

Quando a mulher precisa retirar um trecho maior de pele, os médicos utilizam essa técnica. Portanto, além do corte em volta da aréola, é necessário fazer outra incisão vertical, na direção da parte de baixo do seio.

A extensão desse corte vertical dependerá da quantidade de pele e tecido que precisa ser retirada. Porém, o formato final da cicatriz se parece com esses três objetos: um pirulito, uma fechadura ou uma raquete.

Âncora

Finalmente, essa é a incisão usada para corrigir seios grandes ou muito flácidos. O médico faz o corte semicircular em volta da aréola, outro na vertical e um terceiro no sulco inferior da mama, em uma posição quase horizontal.

Com todas essas aberturas, o cirurgião consegue retirar o tecido mamário, a gordura e a pele em excesso. Além disso, ele remodela as mamas, deixando-as firmes e com o volume adequado.

Como é o processo de cicatrização após a mamoplastia?

Como você pode ver, o formato da cicatriz de mamoplastia pode variar bastante. No entanto, a maioria das incisões fica bem escondida sob a lingerie ou biquínis, sem deixar marcas evidentes.

Mesmo as cicatrizes maiores, como a que fica no formato do pirulito ou a âncora, podem ficar bastante discretas. Embora o resultado varie de acordo com as características da mulher, de forma geral os cuidados no pós-operatório são suficientes para deixar uma linha fina e em um tom próximo ao da pele não operada.

Para que a cicatriz fique bonita e discreta, o cuidado no pós-operatório é fundamental. Assim, a mulher não deve levantar os braços acima dos ombros, não fazer esforço e não tomar sol. O uso do sutiã pós-cirúrgico é imprescindível, e o médico orientará a paciente quanto à utilização de pomadas cicatrizantes.

Todo o processo de cicatrização leva algum tempo. No período imediato (até 30 dias após a cirurgia), é possível ver claramente um corte fino e vermelho. A partir desse ponto até o procedimento completar um ano, a marca se torna mais espessa e muda sua coloração de vermelho para marrom.

Finalmente, entre 12 e 18 meses, a cicatriz começa a ficar mais fina e a se aproximar do tom da pele. Portanto, ao completar esse período, ela chegará ao resultado definitivo.

Na maioria das mulheres, as marcas ficam discretas e fazem todo o esforço para deixar as mamas no volume e consistência ideal valerem a pena!

E agora, entendeu como fica a cicatriz de mamoplastia? Quer saber mais sobre esse assunto? Siga-nos no Facebook e Instagram para acompanhar nossas novas publicações!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre mamoplastia Clique aqui.