Fale Conosco Pelo Whatsapp

“Vem, vem! Ajunta aqui! Vamos tirar uma selfie!” Hoje em dia isso é extremamente comum, não é mesmo? Em um encontro com amigos, no happy hour da firma e até em um treinamento profissional, sempre tem alguém que saca o celular e chama todo mundo para a foto. Se o ângulo não for o melhor, nossos “defeitos” ficam ainda mais evidentes: um nariz largo, as olheiras, a boca torta, o bigode chinês…

Quando nos incomodamos com algum traço do rosto, não nos sentimos totalmente confortáveis com a nossa imagem. No caso das selfies, elas destacam alguns traços em especial. Um deles, sem dúvida, é o nariz. Um nariz largo ou grande parece ocupar metade da foto. Embora isso seja um pouco exagerado, não podemos negar esta percepção.

Mas, então, o que fazer? É possível corrigir o nariz largo? Quais são as alternativas para disfarçar essa característica, com ou sem cirurgia plástica? Se você também tem essas perguntas em mente, não perca este post! Vamos responder todas elas. Confira!

Identifique seu tipo de nariz largo

Algumas pessoas cometem o erro de achar que o nariz largo é apenas aquele com as asas nasais afastadas do centro do rosto e narinas bem abertas — aquele tipo de nariz muito comum em pessoas descentes de povos africanos e asiáticos.

Este tipo de nariz tende a formar um triângulo no rosto, pois é fino na região que se aproxima dos olhos, perto da ponte, mas aumenta sua largura à medida que segue em direção à boca, formando uma base bem larga.

Diversos tipos de nariz têm esta característica: o nariz de coxinha, o nariz de porquinho, o Nixon nose e o nariz núbio. Eles mudam alguns detalhes. O nariz de coxinha, por exemplo, fica largo e arredondado. Já o nariz núbio tem, realmente, um aspecto bastante triangular.

Porém, existem outros tipos de narizes em que a largura incomoda não na base, e sim na parte de cima do dorso, próximo ao nariz. O osso desta região também forma uma espécie de “caroço”, alterando o contorno deste traço.

Talvez você esteja pensando: “este não é o nariz adunco”? Não exatamente. O nariz adunco tem, sim, esta alteração no osso, exatamente nesta altura. Porém, esta projeção pode ser apenas para a frente. Em algumas pessoas, o mesmo osso também se projeta lateralmente, causando um grande incômodo.

Disfarce do nariz largo com maquiagem

Muitas pessoas conseguem disfarçar o nariz largo utilizando maquiagem. Existem inúmeras técnicas de contorno que realmente permitem minimizar esta característica e, em fotos, promovem um excelente resultado. Porém, em primeiro lugar, é preciso dominar a técnica, projetando sombras e luzes em pontos estratégicos do rosto.

Contorno do nariz largo na base

Vamos começar explicando como fazer o contorno de narizes largos na base, que formam o triângulo. Como a técnica é um jogo de luz e sombras, onde é necessário escurecer as regiões que desejamos diminuir e iluminar as que desejamos aumentar, tenha sempre um pó, base ou corretivo mais escuro que sua pele.

Utilize um pincel chanfrado para aplicar este corretivo mais escuro nas laterais do nariz, fazendo duas linhas paralelas. Trata-se de uma verdadeira ilusão de ótica: você criará, com o jogo de cores, o formato e o tamanho do seu nariz.

Então, para disfarçar a parte de baixo do triângulo, comece este contorno mais ou menos na metade do seu nariz e desça com essas linhas verticais mais escuras até embaixo. Se você puxar esta linha desde a parte de cima, seu nariz ficará muito fino na região perto dos olhos, acentuando o formato de triângulo.

Então, pegue o pincel e esfume levemente as laterais do nariz, direcionando o corretivo ou pó no sentido das orelhas. Se quiser passar a impressão de que ele é ainda mais fino, aplique um pó ou corretivo mais claro entre as duas linhas, no centro do nariz.

A extensão dessas linhas precisa ser ajustada de acordo com o seu próprio nariz, seu comprimento, largura, e proporção com outros traços do rosto. Teste diversas versões e fotografe-as, para ter a certeza de qual é a melhor opção.

Contorno do nariz largo no dorso

Porém, como já falamos, o nariz nem sempre se torna largo na base. Ele pode ser largo desde a parte superior do dorso, ou seja, o osso se torna mais amplo região próxima aos olhos. Assim, ele não forma um triângulo, mas se destaca um pouco acima do meio.

Mais uma vez, a maquiagem pode disfarçar este volume. Para isso, é preciso desenhar duas linhas verticais e paralelas, formando o contorno que você desejaria que seu nariz tivesse. Depois, esfume essa cor mais escura em direção às laterais e, se preciso, ilumine o centro.

Não se esqueça de que, como o seu nariz fica largo na parte superior, é lá que o contorno deve começar. Treine os traços para que as duas linhas verticais desçam bem retinhas. Do contrário, seu nariz parecerá torto, e não fino.

Desvantagens de afinar o nariz com maquiagem

É possível afinar o nariz largo com maquiagem, mas existem algumas desvantagens. Veja a seguir:

Baixa durabilidade

A maquiagem dura apenas algumas horas. Na melhor das hipóteses, ela durará um dia completo. Então, prepare-se para levar sempre os produtos na sua bolsa e reaplicá-los ao longo do dia, o que pode ser inconveniente, dependendo do ambiente que você estiver e da sua disponibilidade de tempo.

Necessidade de habilidade técnica

Para utilizar a maquiagem para afinar um nariz largo, é preciso desenvolver a habilidade técnica. Ao começar a fazer o contorno, dificilmente a pessoa tem habilidade para executar os movimentos com precisão.

Quando a pessoa aplica técnicas de contorno de forma incorreta, ela pode ficar com uma aparência artificial ou exagerada, em vez de um efeito natural, harmonioso, em que o nariz parece proporcional ao rosto. O resultado precisa ser sutil, e não grosseiro. Isso exige treino, prática.

Riscos de irritação da pele

Muitas mulheres utilizam maquiagem todos os dias e não têm irritação. No entanto, outras desenvolvem problemas como sensibilização da pele, aumento da acne ou surgimento de alergias. Os produtos para retirar a maquiagem também podem causar esses efeitos.

Truque evidente no contato pessoal

Quando nós olhamos a foto de quem aplica corretamente as técnicas de contorno, o resultado costuma ser perfeito. No entanto, no contato pessoal, o truque pode ficar bem evidente. Isso se torna ainda mais verdadeiro quando temos uma visão lateral do rosto da pessoa. O contorno costuma ser visível.

Vulnerabilidade às condições do clima

A maquiagem já tem uma durabilidade mais baixa. Porém, algumas condições climáticas podem acelerar o derretimento dela. Calor e umidade, por exemplo, podem manchar a pele e gerar a necessidade de retoques ainda mais frequentes.

Limitação em atividades físicas

É possível que você consiga usar contorno em uma festa, na balada ou até mesmo tenha disciplina para aplicar contorno ao ir trabalhar todos os dias. Mas ao fazer atividades físicas, a maquiagem não só borra ou desaparece, como pode prejudicar a sua pele.

Inconsistência da imagem

Esta é, provavelmente, a pior desvantagem de corrigir o nariz largo com maquiagem. Afinal, é possível que o nariz fique cada dia de um jeito diferente. Em primeiro lugar, nas atividades em que não dá para usar contorno (atividade física, praia, piscina etc), ele terá o formato natural.

Já em outros registros fotográficos e, mesmo na interação pessoal, o nariz ficará ligeiramente diferente. Por mais habilidade técnica que tenhamos, é difícil fazer as linhas sempre no mesmo lugar, obter exatamente o mesmo resultado no esfumado e assim por diante.

Correção do nariz com cirurgia plástica

Felizmente, existe uma alternativa para corrigir definitivamente o nariz largo — a cirurgia plástica. Neste procedimento, o médico elimina alguns tecidos que alteram o formato deste traço, deixando-o com a largura proporcional ao rosto.

Assim, quando se trata de um nariz largo em sua base, formando o triângulo, o médico muitas vezes consegue resolver o problema retirando apenas alguns trechos de pele e cartilagem. Tudo depende do formato do nariz de cada paciente, bem como suas necessidades e correção.

Se a pessoa tem apenas as narinas mais abertas, com as asas nasais grandes, o médico pode realizar uma alectomia. Trata-se de uma cirurgia muito rápida, segura, de recuperação tranquila que remodela esta região, afinando a parte inferior do nariz.

Outras vezes, quando a pessoa tem toda a ponta do nariz mais larga, geralmente é necessário reduzir as asas nasais, mas também retirar outros trechos de pele, cartilagem e até mesmo osso para chegar ao resultado desejado pelo paciente.

Falamos ainda das pessoas com nariz mais largo em sua parte superior. Esses casos exigem que o médico serre ou lixe o osso dessa área, para que todo o dorso forme uma linha mais reta, sem essa protuberância lateral.

Diferentemente da maquiagem, a cirurgia plástica é uma solução definitiva. Portanto, você nunca mais precisará se preocupara com o formato do seu nariz e nem ficar disfarçando pontos com técnicas de contorno.

Gostou da possibilidade de corrigir definitivamente o nariz largo com a cirurgia plástica e nunca mais precisar de maquiagem para disfarçá-lo? Quer saber como fazer isso? Então, continue aqui no blog e saiba tudo sobre a rinoplastia.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)