Fale Conosco Pelo Whatsapp

Você já sentiu vontade de ter um nariz empinado? Principalmente para as mulheres, esse é um traço muito desejado que representa, inclusive, a feminilidade.

Porém, nem todas as pessoas nascem com esta característica. Inclusive, é muito importante entender que nem sempre um nariz empinado combina com o conjunto facial de um indivíduo.

Assim, mais importante do que ter um nariz dos sonhos é entender que as pessoas enxergam beleza onde há harmonia. É isso que o cirurgião plástico busca.

Mas você chegou aqui neste post para saber como ter um nariz empinado, não é mesmo? Então vamos explicar o que a cirurgia plástica pode fazer por você!

Qual é a cirurgia plástica para empinar o nariz?

A cirurgia plástica que corrige o nariz, inclusive para empiná-lo, é a rinoplastia. Neste procedimento, o médico remodela a estrutura do nariz e pode fazer várias alterações em seu tamanho ou formato.

Mesmo quando falamos de uma única alteração, como a possibilidade de deixar o nariz empinado, o procedimento é complexo e exige cuidado. O profissional precisa ter um grande domínio da técnica e a capacidade de ajustar até mesmo os detalhes.

Afinal, todas as cirurgias plásticas têm o objetivo de melhorar a aparência. Quando se trata do rosto, especialmente de um traço que chama tanto a atenção quanto o nariz, esse cuidado precisa ser ainda maior.

Como é a cirurgia deixar o nariz empinado?

Nós vamos descrever, a seguir, algumas etapas deste procedimento. Porém, a finalidade deste passo a passo é apenas didática, para que você compreenda e se sinta seguro quanto à cirurgia.

No entanto, cirurgias plásticas são planejadas e executadas considerando as características individuais. Por isso, pode ser que, no seu caso ou em outros, o médico precise alterar esse procedimento.

Afinal, vamos considerar brevemente apenas uma diferença: uma pessoa pode ter o nariz com o dorso mais baixo e a uma ponta que dá continuidade a ele em linha reta.

Então, neste caso, pode ser que, ao avaliar o paciente, o médico observe que só precisa empinar a ponta do nariz. O fato de o dorso ser baixo já proporcionará a curvatura necessária.

Por outro lado, um segundo paciente pode chegar ao consultório do mesmo médico também com o desejo de empinar o nariz. Porém, neste caso, ele tem um nariz adunco, com a giba ressaltada.

Percebe que, neste caso, o médico precisará fazer um trabalho completamente diferente? Ele não poderá apenas empinar a ponta do nariz. Ele precisará remodelar todo o dorso, o que provavelmente exigirá a remoção de trechos de ossos e cartilagem.

Agora que você entendeu esta diferença e sabe que os passos a seguir retratam a média das ações que os médicos executam durante a cirurgia, vamos ao passo a passo!

Anestesia para a rinoplastia

Todos os pacientes são anestesiados antes da rinoplastia. Afinal, este procedimento é fundamental para proporcionar conforto e para que a pessoa não sinta nenhum incômodo ou dor durante a cirurgia.

A rinoplastia pode ser realizada tanto sob anestesia local quanto geral. Esta decisão depende da avaliação do médico, considerando o tempo cirúrgico previsto e as condições clínicas do paciente, entre outros fatores.

Porém, de qualquer forma, independentemente da anestesia escolhida, o paciente permanece sedado. Assim, ele dorme durante o procedimento e não tem nenhuma preocupação quanto ao que está acontecendo à sua volta.

Incisões para a correção do nariz

Em seguida, o médico precisa abrir caminhos para chegar às estruturas do nariz que precisa alterar. Então, para isso, ele faz incisões (cortes) em pontos estratégicos.

Em alguns casos, o médico consegue alterar a estrutura do nariz fazendo incisões apenas na parte interna deste órgão. Trata-se da rinoplastia fechada, que não deixa nenhuma cicatriz externa.

Porém, para fazer as alterações em outros pacientes, o médico precisa de uma abertura maior para serrar ossos, remover cartilagens ou fazer enxertos.

Portanto, nesses casos, ele não consegue realizar tudo isso por meio de incisões muito estreitas. Ele precisa realizar uma rinoplastia aberta e a cicatriz ficará posicionada discretamente na columela (faixa de pele situada entre as narinas).

Remodelagem para deixar o nariz empinado

Nesta etapa, o cirurgião faz todas as alterações necessárias para que a estrutura do nariz adquira o formato que o paciente deseja, o que pode incluir ou não alterações no tamanho.

Portanto, em alguns casos em que o objetivo é apenas empinar a ponta, ele incluirá cartilagem nesta região, para que ela se projete, formando um ângulo mais aberto em relação ao filtro nasal.

Outras vezes, quando o nariz do paciente aponta para baixo, o médico pode precisar retirar um trecho de cartilagem, para que ela fique mais alinhada ao ângulo desejado.

Também existem pacientes em que o cirurgião precisa fazer uma alteração no dorso do nariz para reduzir a giba ou para que ele fique menos reto, com uma leve curvatura ascendente.

Fechamento das incisões

Finalmente, após remodelar o nariz, o cirurgião fecha todas as incisões. Porém, esses tecidos foram alterados recentemente, ainda não cicatrizaram e a pressão, movimentos ou até mesmo a força da gravidade podem alterar o novo formato.

Por isso, dependendo das necessidades de cada paciente, o médico pode colocar splints, bandagens, tampões ou talas de gesso para imobilizar a região. Assim, o paciente corre um risco menor de que um incidente prejudique o resultado da cirurgia.

Recuperação

Após a cirurgia, o médico terminou quase toda a parte dele na realização do seu sonho. Agora, é a sua vez de cuidar bem do seu nariz para não colocar o resultado em risco.

Portanto, esse é o momento em que o paciente precisa seguir as recomendações médicas para o pós-operatório à risca. Por mais que algumas situações sejam desconfortáveis, elas são temporárias e vale a pena esperar um pouco.

Nos primeiros dias, o nariz pode ficar bem inchado. Também ocorrem hematomas, entupimento e dificuldade para respirar. É importantíssimo evitar fontes de calor, inclusive na comida, pois isso agrava o inchaço.

Outro cuidado fundamental é com a posição de dormir. Nas primeiras semanas, é preciso deitar-se com a cabeça para cima, e não de lado ou de bruços. Isso evitará uma pressão desnecessária sobre os tecidos em cicatrização.

Como saber se um nariz empinado é o ideal para o meu rosto?

Embora o nariz empinado apareça em muitas capas de revista e seja um traço comum a diversas celebridades que representam um padrão de beleza, é importante entender que, nem sempre, ele é o ideal para o nosso rosto.

Para saber se o nariz empinado realmente combina com o seu rosto e produzirá um resultado harmônico, é fundamental observar os seguintes cuidados:

O nariz empinado respeita minhas características étnicas?

O nariz empinado é mais uma exceção do que uma regra. Afinal, existem diversos tipos de nariz ― caucasiano, romano, adunco, negroide, asiático, núbio… ― Portanto, é natural que a porcentagem de pessoas que nascem com esta característica não seja tão grande.

Porém, os narizes não são um traço isolado na face. Eles fazem parte de um conjunto que também costuma refletir diversas características da etnia da qual uma pessoa faz parte.

Assim, quando vemos um nariz asiático, ele também costuma fazer parte de um “rosto asiático” ― olhos puxados, rostos mais arredondados, com maçãs proeminentes, cabelo escuro e liso e assim por diante.

Portanto, no caso de uma pessoa asiática, embora o cirurgião plástico possa alterar o nariz e deixá-lo mais harmônico, corrigindo formas e proporções, um nariz extremamente fino e empinado, com o dorso alto, proporcionará um resultado artificial.

É importante destacar que, neste exemplo e neste tópico, estamos falando em termos gerais. Cada pessoa é única e, por isso, o cirurgião plástico a avalia individualmente e indica um formato adequado, respeitando as características étnicas e a combinação particular dos traços.

O nariz empinado harmoniza com meus outros traços?

Mais uma vez, vale a pena relembrar: a percepção de beleza é resultado da constatação de harmonia. Portanto, quanto mais os traços de uma pessoa tiverem características semelhantes, melhor será o resultado.

Então, ao avaliar um paciente, o médico observa todos esses detalhes. Inclusive, ele mede a largura e altura dos olhos, a distância entre eles, o comprimento da boca, ângulos formados entre nariz e queixo e assim por diante.

Por isso, é muito importante que você ouça o que o seu cirurgião de confiança tem a dizer a respeito do melhor tamanho e formato para o seu nariz.

Meu médico é um cirurgião plástico qualificado?

Esta é, na verdade, a pergunta mais importante. Afinal, um cirurgião plástico qualificado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), é indispensável para uma rinoplastia de sucesso.

Este profissional, para ser membro da SBCP, passou por um longo processo de formação que envolve a graduação em Medicina, residência médica, especialização em cirurgia geral e especialização em cirurgia plástica.

Além disso, para obter o título, precisou comprovar sua capacidade técnica tanto em provas teóricas quanto práticas, nas quais demonstrou ter condições de realizar todos os procedimentos com segurança e a capacidade de obter o melhor resultado possível para o paciente.

Como se a aptidão técnica não fosse suficiente, o cirurgião plástico ainda desenvolve seu apuro estético, o que permite que ele consiga identificar o que promove harmonia ou não.

Assim, um cirurgião com esta qualificação jamais recomendará ao seu paciente um procedimento que o descaracterize, proporcionando um resultado duvidoso ou artificial.

E então, quer conquistar o seu nariz empinado de uma vez por todas? Quer descobrir se esse é o melhor formato de nariz para harmonizar com seu rosto e atingir uma beleza natural?

Não espere mais! Acesse agora mesmo os canais de contato deste site e solicite uma avaliação com a nossa equipe.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)