Fale Conosco Pelo Whatsapp

Existem inúmeros tipos de nariz diferentes: adunco, caucasiano, negroide, romano, núbio, bífido… Entre eles, também podemos destacar o nariz asiático, que possui características muito próprias dos povos orientais.

Embora seja perfeitamente normal os nossos traços refletirem as características das etnias que nos compõem, nem sempre as pessoas se sentem felizes com sua aparência. Não podemos resumir esta necessidade de mudança ao “certo” ou “errado”. Seria uma visão simplista, que não corresponde à realidade.

Afinal, vivemos em um mundo globalizado, em que existe uma intersecção intensa de culturas, padrões de beleza e símbolos relacionados à identidade pessoal. Por isso, as pessoas adotam um estilo de se vestir, músicas e outras manifestações culturais de outros povos.

Você pode perceber: muitos brincos e alargadores que as pessoas usam hoje no ocidente eram, em sua origem, utilizados por tribos indígenas nas Américas, por povos da África ou aborígenes da Oceania. Da mesma forma, diversos países adotam costumes que eram de outros. É uma característica do nosso tempo.

Porém, algumas pessoas querem realmente se parecer com pessoas de outras etnias e fazem mudanças em sua aparência. As mudanças no cabelo, por exemplo, são mais simples. Eles podem ser alisados ou encaracolados utilizando métodos temporários e reversíveis.

Já as tatuagens, que como sabemos, representam símbolos de outras culturas, são permanentes. Por mais que seja possível removê-las, esse é um processo muito mais complexo.

Provavelmente, as cirurgias plásticas são a expressão mais radical desta necessidade de mudança e identificação. Afinal, elas promovem uma alteração definitiva.

Então, veja como a alteração do nariz asiático e outros traços orientais típicos acontece por meio da cirurgia plástica:

Características do nariz asiático

Você já observou as características do nariz asiático? Esse tipo de nariz é curto, sua ponte, ou seja, aquela área do nariz localizada no nível dos olhos, é larga e baixa. Seu dorso ― a linha central, que determina a altura deste traço ― também é baixa.

Devido a essas características, muitos orientais se incomodam com o formato do nariz. Eles tendem a achar que ele tem o formato de batatinha ou ainda, que se trata de um nariz amassado.

Aliás, o nariz asiático tem muitas características em comum com o nariz negroide. A principal diferença entre eles tende a ser o tamanho, que neste caso, costuma ser menor. Sua ponta também não costuma ser cheia, como acontece com muitos narizes tipicamente africanos.

Embora cada pessoa seja única e a cirurgia plástica considere essa individualidade, as características do nariz asiático fazem com que a rinoplastia para este público tenha diversas alterações em comum. Você vai entender como ela é feita no próximo tópico.

Rinoplastia em nariz asiático

Uma das queixas mais frequentes de pacientes que buscam a cirurgia plástica em nariz asiático é a falta de altura e projeção do nariz, inclusive da ponta. Portanto, o cirurgião realiza uma rinoplastia de aumento, com enxertos.

As principais queixas referentes ao nariz asiático são:

Nariz asiático baixo

Para aumentar a altura do nariz, o cirurgião utiliza cartilagens do próprio paciente para criar uma estrutura mais alta para este órgão. Desta forma, é possível moldar o nariz, deixando seu dorso alto, com uma linha central mais harmônica.

Nariz asiático com dorso largo

No nariz asiático, como já mencionamos, essa estrutura costuma ser baixa e larga, com pouca definição. No tópico anterior, explicamos que a cirurgia plástica aumenta esta altura.

Porém, ao construir este dorso mais alto, o médico também modela a cartilagem, reduzindo a largura desta estrutura progressivamente. Portanto, ele consegue afinar este dorso, melhorando ainda a definição do nariz.

Ponta do nariz baixa e arredondada

Outra queixa frequente é a ponta do nariz baixa e arredondada, sem definição. Como esta ponta é baixa, consequentemente ela se mantém a uma distância muito curta em relação ao lábio superior. Falta projeção nesta região.

Por isso, quando o paciente tem um nariz asiático, é bastante comum o médico utilizar cartilagens para modelar também a ponta, deixando esse nariz empinado. Ao empinar a ponta, ela também se afasta do lábio superior.

Embora não seja uma técnica utilizada com frequência, alguns médicos utilizam um implante de silicone na ponta do nariz. Este implante tem o formato de uma haste e o cirurgião o coloca no ângulo columelo-labial, ou seja, dentro desta “parede” que separa as duas narinas.

Porém, trata-se de uma técnica não utilizada com muita frequência. Nem sempre o procedimento atende às necessidades de todos os pacientes. O médico é o único profissional capaz de avaliar sua aplicação em cada caso.

Asa nasal ampla

A asa nasal é aquela parte redondinha que, na lateral externa do nariz, contorna as narinas. Portanto, é a região mais larga do nariz. Em narizes asiáticos, está asa nasal pode ser mais larga, assim como acontece em muitos narizes negroides e núbios.

É possível que esta asa pareça mais larga justamente porque a ponta do nariz é baixa. Então, ela não puxa essa estrutura para cima. Consequentemente, a ponta baixa permite que as asas fiquem com uma aparência de espalhada lateralmente.

Assim, nesses casos, quando o cirurgião projeta a ponta no nariz, ele promove essa tensão que a asa nasal ampla precisava. Para alguns pacientes, a correção de outro problema já soluciona este.

Porém, isso não acontece em todos os casos. Existem pacientes em que somente a redução das asas nasais (ou redução alar) pode diminuir a largura do nariz. Para que isso aconteça, o médico remove um pequeno trecho de tecido das narinas, bem perto de suas bases, na área próxima ao rosto.

Este procedimento reduz a abertura das narinas, afinando o nariz. Mais uma vez, o cirurgião plástico é o único profissional qualificado para determinar qual é o procedimento mais indicado para promover o resultado estético desejado pelo paciente.

Importância de sensibilidade étnica na alteração do nariz asiático

Da mesma forma que a cirurgia plástica entende que as pessoas têm o direito de mudar sua aparência, ela busca sempre obter um resultado harmônico, que não descaracterize completamente os traços típicos de cada etnia.

Por isso, é fundamental que o paciente busque um cirurgião plástico experiente, certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), pois esses profissionais têm o preparo necessário para produzir o melhor resultado, respeitando as peculiaridades de cada etnia.

Cirurgias plásticas mais buscadas por pacientes orientais

Este desejo de manter características orientais, mas adaptar algumas delas aos padrões ocidentais leva muitas pessoas com origem japonesa, chinesa, coreana, mongol, tailandesa, vietnamita (entre outras) a buscarem a cirurgia plástica.

Os principais procedimentos realizados por pessoas dessas nacionalidades e seus descendentes são:

Blefaroplastia de pálpebra dupla

A blefaroplastia é uma cirurgia que visa modificar a aparência das pálpebras. Em muitas culturas asiáticas, uma subcategoria deste procedimento, conhecida como cirurgia de pálpebra dupla ou ocidentalização das pálpebras é especialmente popular.

Esta intervenção cria uma dobra na pálpebra superior, resultando em uma aparência de “pálpebra dupla”. Esta dobra pode tornar os olhos aparentemente maiores e, em alguns contextos, é associada a padrões estéticos ocidentais.

No entanto, muitas pessoas optam pela blefaroplastia não apenas para “ocidentalizar” a aparência, mas também para alinhar-se com padrões de beleza populares até mesmo em seus próprios países.

Redução da mandíbula e do osso zigomático

O osso zigomático, também conhecido como malar, é o osso que se localiza no alto das bochechas, próximo aos olhos. Esta estrutura óssea desempenha um papel significativo no contorno facial, podendo afiná-lo, quando menor, ou alargá-lo, quando maior.

Em muitas pessoas orientais, este osso pode ser maior, deixando a face mais larga e, em alguns casos, até mais quadrada. Por isso, algumas pessoas procuram alternativas para estreitar esse osso e suavizar as linhas do rosto.

Essas cirurgias podem focar no osso zigomático ou também incluir a redução da mandíbula, para diminuir a proeminência nesta região. A partir desta alteração, o paciente conquista um rosto mais oval ou em formato de V.

Vale a pena destacar que esta cirurgia não é feita apenas por pessoas de origem asiática. No entanto, está entre os procedimentos que muitos deles procuram.

Aumento de mamas

Por uma questão genética, mulheres orientais tendem a ter seios menores. Portanto, a mamoplastia de aumento também está entre as cirurgias plásticas que elas menos procuram. Porém, vamos nos lembrar de que isso acontece com elas e com o resto do mundo, não é mesmo?

Gluteoplastia

Também é uma característica do corpo das mulheres orientais não ter um bumbum volumoso. Por isso, é uma cirurgia que elas procuram bastante. No Japão, por exemplo, no ano de 2022, os médicos realizaram quase o dobro de gluteoplastias quando comparadas à abdominoplastia (1.111 x 629).

Apenas a título de comparação, no Brasil a quantidade de gluteoplastias também supera a de abdominoplastias. Porém, em percentual, a diferença entre as duas cirurgias é de apenas 16%.

Em conclusão, a cirurgia plástica é uma ferramenta poderosa que permite aos indivíduos modificar sua aparência de acordo com padrões de beleza pessoais, culturais ou sociais. O que importa é que você seja feliz com o resultado.

E então, gostou do post? Quer acompanhar as novidades da área de estética, beleza e cirurgia plástica? Siga nossos perfis no Instagram e Facebook para não perder as próximas publicações.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)