Fale Conosco Pelo Whatsapp

Você já percebeu que algumas pessoas têm um nariz de tamanho proporcional mas, ainda assim, algo parece estranho? Quando olhamos mais atentamente, percebemos que o problema está nas abas nasais, que são muito abertas. Felizmente, a alectomia pode solucionar este problema.

E você, já ouviu a respeito da alectomia? Conhece esta cirurgia plástica e sabe quais são as suas indicações? Então, continue aqui no post para descobrir tudo sobre este procedimento.

O que é a alectomia?

A alectomia é a cirurgia plástica que tem como objetivo diminuir as abas nasais ou reduzir sua abertura. Assim, o procedimento deixa o nariz mais fino e fechadinho.

Diferentemente da rinoplastia, que mexe com toda a estrutura do nariz, a alectomia faz alterações localizadas exclusivamente nas abas (ou asas) nasais, ou seja, naquela parte arredondada na lateral do nariz, perto da entrada das narinas.

Justamente por não ser um procedimento completo e nem complexo, ele tem indicações bastante específicas. Então, confira o próximo tópico para saber quais são elas.

Quais são as indicações da alectomia?

Grande parte dos pacientes que procura a clínica de cirurgia plástica e recebe a indicação de uma alectomia possui determinadas características do nariz negroide ou asiático.

Esses dois tipos de nariz possuem algumas características em comum, como ponta bem redonda, dorso baixo e abas nasais largas, deixando as narinas mais abertas.

Então, essas pessoas estão acostumadas a ouvir que seu nariz tem formato de batata, entre outros adjetivos pejorativos que causam constrangimento.

Porém, vale a pena lembrar que o Brasil é um país bastante miscigenado. Por isso, algumas pessoas herdam de seus ascendentes algumas características, e outras não.

Portanto, quando a pessoa se sente incomodada apenas com as asas nasais largas, ela pode fazer uma alectomia e corrigir este problema rapidamente.

No entanto, caso ela tenha outras insatisfações com o nariz, como o tamanho, a ponta muito grande ou arredondada, o dorso baixo e assim por diante, os médicos recomendam a rinoplastia.

Como fica a cicatriz após a cirurgia para afinar o nariz?

A cicatriz da alectomia é muito discreta. Afinal, o médico só retira um trecho de tecido bem na base da asa nasal, no ponto em que o nariz encontra a bochecha.

Ao se olhar no espelho, você perceberá que esta região já tem uma curvatura natural. Portanto, as chances de a incisão ficar totalmente coberta são muito grandes para a maioria dos pacientes.

Por isso, a cicatriz da alectomia raramente aparece. Além de muito fina e delicada, ela tende a ficar praticamente escondida e imperceptível.

Qual é a diferença entre alectomia e rinoplastia?

A alectomia é uma cirurgia menos complexa. Afinal, o médico só reduz as abas nasais do paciente. Este procedimento geralmente dura entre 30 minutos e meia hora.

Para isso, o médico faz uma pequena incisão no local onde a asa nasal se encontra com a bochecha da pessoa, em seu rosto. Então, ele retira um trecho de pele em formato triangular.

Porém, esta remoção de tecido depende bastante do formato do nariz do paciente e do tamanho das asas nasais. Em alguns casos, o médico retira mais tecido do contorno inferior. Em outros, o trecho maior vem do contorno superior.

Essas diferenças acontecem porque o cirurgião não retira tecido simplesmente para diminuir o tamanho. Afinal, para deixar o nariz fino e harmônico, ele precisa modelá-lo. É praticamente um trabalho de escultura, mesmo.

Já a rinoplastia é uma cirurgia bem mais complexa, na qual o médico altera não só as asas nasais, mas a própria estrutura do nariz. Portanto, ele pode mudar a altura do dorso, o formato da ponta, entre outras características.

Para isso, ele pode precisar retirar cartilagens, serrar e lixar ossos ou ainda preencher determinadas regiões com enxertos. Como você pode perceber, é um procedimento mais completo.

Como é o pós-operatório após a cirurgia para afinar o nariz?

Devido à baixa complexidade do procedimento, o pós-operatório da alectomia também costuma ser muito simples. Aliás, bem mais tranquilo do que o da rinoplastia, por exemplo.

Os médicos geralmente recomendam que o paciente durma de cabeça para cima nas primeiras semanas, até para evitar a pressão sobre a região dos pontos.

Além disso, eles também recomendam que o paciente não se exponha ao sol. Quando nossa pele está em processo de cicatrização, a luz solar pode causar manchas. O calor também promove o inchaço.

Outra recomendação médica é evitar expressões faciais exageradas envolvendo o nariz e a boca, para que não haja uma movimentação muito grande, que force os pontos ou prejudique a cicatrização.

E por falar em pontos, eles são retirados, geralmente, 5 dias após a alectomia. Quando necessário, o médico pode receitar analgésicos, mas geralmente o paciente não sente dor, apenas um leve desconforto.

Como este procedimento não envolve alterações nos ossos, enxertos ou a mobilização de uma grande quantidade de tecidos, diversos pacientes voltam a trabalhar no dia seguinte.

Porém, como o rosto ainda está com os pontos, eles preferem fazer isso quando conseguem trabalhar em casa, mas apenas para não aparecerem desta forma no local de trabalho.

As únicas atividades que o paciente realmente precisa restringir durante o pós-operatório da alectomia são os esforços físicos. Então, para exercícios ou trabalhos pesados, aguarde a liberação do médico em alguns dias.

Quais são os cuidados necessários para fazer uma alectomia?

Por se tratar de um procedimento rápido e bastante seguro, algumas pessoas optam pela alectomia e, para isso, procuram até mesmo profissionais que não são médicos.

No entanto, essa imprudência pode colocar o paciente em perigo ou gerar um resultado bastante insatisfatório. Para que isso não aconteça, tome os seguintes cuidados:

Sempre recorra a um cirurgião plástico para a alectomia

Para fazer um procedimento que altera o rosto do paciente, é fundamental que o profissional seja um médico qualificado para isso. Portanto, verifique se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Somente um profissional que passou por todo o processo para se tornar um cirurgião plástico tem capacitação para realizar esse tipo de alteração. Isso vale tanto para a questão de segurança quanto para a estética.

Afinal, em alguns casos, fazer apenas uma alectomia deixa a pessoa com o nariz deformado. Um bom exemplo são os narizes negroides e asiáticos, que já mencionamos.

Se a pessoa corrige as asas nasais e não faz nenhuma alteração na ponta do nariz ou na altura do dorso, ele ficará com um formato estranho e desproporcional. A insatisfação com a aparência aumentará.

Também não podemos nos esquecer de que o nariz não possui apenas uma função estética. Ele é a peça-chave de uma função vital para nós — a respiração.

Então, quando uma pessoa não qualificada faz um procedimento no nariz, ela pode estreitar demais as entradas de ar, deixar a parede lateral do nariz sem suporte e prejudicar a respiração.

Uma alectomia bem indicada e bem-feita contribui para melhorar a aparência e a autoestima. Já uma cirurgia mal realizada pode deixar sequelas difíceis de reverter.

Não altere suas características de gênero e étnicas

Nosso cérebro reconhece a beleza quando ele enxerga harmonia. Por isso, mesmo que uma pessoa esteja incomodada com algum de seus traços, é importante tomar uma série de cuidados com as alterações estéticas.

Cirurgiões qualificados sabem que cada etnia possui suas próprias características. Portanto, mesmo ao alterar nariz, olhos, boca ou qualquer traço da pessoa, tudo precisa ficar em harmonia com o conjunto.

Quando o profissional não respeita esse princípio da harmonia e deixa o nariz fino demais, pequeno demais ou em qualquer formato ou tamanho incompatíveis com a etnia, o resultado é artificial.

O gênero também precisa ser observado. Afinal, é possível que muitas mulheres realmente queiram e tenham um excelente resultado com um dorso de nariz levemente curvo e ascendente.

Porém, nos homens, geralmente essa característica não proporciona um bom resultado. A rinoplastia masculina tende a deixar o dorso mais reto e o nariz um pouco maior que o das mulheres.

O que fazer se estou insatisfeito com o nariz, mas não tenho indicação para a alectomia?

A rinoplastia é uma cirurgia bastante versátil, adequada para corrigir diversos tipos de nariz, e não apenas aqueles com asas largas.

Assim, embora seja um procedimento mais complexo, com um pós-operatório que exige uma série de cuidados, esta deve ser a escolha de quem precisa fazer alterações significativas no nariz.

A rinoplastia pode corrigir narizes com as seguintes características:

  • Negroides: possuem ponta bem arredondada e volumosa, dorso baixo e asas largas, geralmente em um tamanho maior e desproporcional ao rosto;
  • Adunco: trata-se do nariz com a giba alta, ou seja, aquele osso que se destaca na parte central, impedindo que o dorso forme uma linha reta ou levemente arqueada para cima, que seria o formato ideal;
  • Aquilino: o nariz aquilino, conhecido como “nariz de bruxa”, além da deformação no dorso, tem a ponta voltada para baixo;
  • Asiático: semelhante ao nariz negroide em suas principais características, tende a ser menor e um pouco mais delicado;
  • Grande: em algumas pessoas, o nariz tem um formato bonito, bem desenhado, mas o tamanho é desproporcional ao rosto, o que leva à necessidade de correção.

Agora que você já sabe o que é a alectomia e como ela se diferencia da rinoplastia, que tal descobrir qual desses procedimentos é o ideal para corrigir seu nariz?

Agende agora mesmo um horário com a nossa equipe de especialistas em cirurgia plástica e faça sua avaliação!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)