Fale Conosco Pelo Whatsapp

Honestamente, é muito difícil alguém chegar para uma pessoa e dizer “nossa, você tem sobrancelhas caídas”. No entanto, inconscientemente, as pessoas observam esta característica e expressam suas impressões de muitas outras maneiras.

Pode ser que seus amigos digam: “você está bem? Tenho a impressão de que você anda cansado ultimamente”. Outros dirão: “não sei o porquê, mas estou te achando tristinho!”

Talvez tudo isso seja verdade. É possível que você esteja extremamente cansado ou até mesmo triste. Porém, se você ouve essas expressões com frequência e elas não refletem o seu estado mental, provavelmente as suas sobrancelhas estão caídas.

Mas afinal, qual é o problema das sobrancelhas caídas? É possível corrigir este problema? Quais são os procedimentos indicados? Isso é o que você vai descobrir neste post. Então, continue a leitura.

Qual é o problema das sobrancelhas caídas?

Independentemente do que as pessoas falam, nós fazemos uma leitura subjetiva delas através de informações que nossos olhos captam e nosso cérebro processa em uma região em que elas sequer chegam à consciência.

Por isso, a partir desses sinais interpretados, nós temos a impressão de que uma pessoa pode ser animada ou desanimada, persistente ou preguiçosa, dinâmica ou passiva, simpática ou reservada, e assim por diante.

Ter consciência disso nos coloca um pouco mais no controle das situações, pois entendemos como nossa imagem afeta as pessoas, mesmo que elas não tenham a menor ideia de que isso acontece.

Diante disso, nós entendemos que sim, a aparência importa. Inclusive, ela pode abrir portas ou criar barreiras nas situações em que a pessoa ainda não conhece você e suas qualidades, como ocorre em uma entrevista de emprego ou naquela reunião com um possível cliente.

Então, é importante entender que as sobrancelhas caídas passam uma ideia de cansaço, desânimo, falta de vitalidade, envelhecimento, mau humor, tristeza ou apatia.

Por que as sobrancelhas caem?

Algumas pessoas têm a sobrancelha caída desde muito novas. Trata-se de uma característica pessoal assim como a cor e o tamanho dos olhos, o formato da boca ou a textura dos cabelos.

No entanto, na maioria das pessoas, a queda da sobrancelha ocorre devido ao processo natural de envelhecimento. O problema afeta especialmente a cauda ou supercílio, ou seja, a parte lateral, que se estende na direção das têmporas.

Mas por que esta parte da sobrancelha cai? O envelhecimento e, consequentemente, a queda das sobrancelhas, envolve uma série de fatores. Normalmente, pensamos na perda de colágeno, mas o problema é muito mais profundo.

À medida que o tempo passa, as estruturas do nosso rosto diminuem de volume. Isso acontece com os ossos, na camada mais profunda, com os músculos e até mesmo com a gordura que preenche a face.

Então, se essas estruturas afundam, seja porque os ossos perderam massa ou porque o músculo afinou, a pele também perde sua sustentação e se desloca para baixo. É isso que causa o derretimento do rosto.

Em algumas pessoas, esse processo pode acontecer de forma um pouco mais acentuada na região da testa e nas têmporas, o que causa uma queda expressiva nesta área do rosto.

Como corrigir as sobrancelhas caídas?

Existem alternativas cirúrgicas e não cirúrgicas para levantar a sobrancelha. Veja a seguir:

Toxina botulínica para correção das sobrancelhas caídas

Para quem começou a perceber os primeiros sinais de queda na sobrancelha, o Botox é uma excelente opção. Afinal, a toxina botulínica, aplicada nos pontos certos, relaxa os músculos que puxam o supercílio para baixo.

No entanto, é importante destacar dois pontos. O primeiro é que o Botox levanta a sobrancelha em alguns milímetros. Por isso, ele melhora a aparência e abre o olhar quando ocorrem quedas leves, mas não corrige um quadro mais avançado de flacidez nesta região.

O segundo ponto é o fato de que a duração do Botox é limitada. Então, o paciente precisa reaplicá-lo periodicamente, em intervalos que variam entre 3 e 6 meses, para manter essa musculatura relaxada.

Cirurgia plástica para sobrancelhas caídas

A segunda opção ― e mais duradoura ― é a cirurgia plástica. Neste procedimento, o médico realmente elimina a pele em excesso que circunda a região da sobrancelha e a reposiciona na altura ideal.

Esta cirurgia se chama lifting (ou levantamento) de sobrancelhas e, para suspendê-las, o médico segue as seguintes etapas:

Anestesia

Antes de começar o procedimento, o paciente é anestesiado e sedado, para que durma durante toda a cirurgia e não tenha qualquer dor ou desconforto.

Incisões

Para levantar as sobrancelhas, o médico precisará retirar a pele flácida que se localiza ao entorno delas. Portanto, ele usa o bisturi para fazer uma incisão que contorna a sobrancelha, a partir do cálculo de quantos milímetros de pele ele precisa retirar.

Uma segunda incisão contorna as sobrancelhas, o mais próximo possível da borda dos pelos. As cicatrizes se formarão neste local e, portanto, ficam escondidas na divisa entre a sobrancelha e a pele.

Reposicionamento da sobrancelha

Após retirar o excesso de pele, o cirurgião reposiciona a sobrancelha. Em muitos casos, ele precisa também adequar a posição de músculos que ficam abaixo dela, e que são fixados ao local correto com suturas.

Sutura

Finalmente, o médico faz uma sutura que une a sobrancelha à pele em sua volta. Os pontos são feitos com muito cuidado, para que a cicatriz fique fina, discreta e escondida sob os pelos.

Pós-operatório do lifting de sobrancelhas

Embora seja um procedimento seguro e rápido, com pós-operatório tranquilo, é natural que o paciente tenha alguns incômodos e desconfortos no pós-operatório.

A seguir, destacamos alguns incômodos normais, para que você saiba o que esperar após o lifting de sobrancelhas. Também mencionamos alguns cuidados essenciais durante este período:

Inchaço e hematomas

A cirurgia plástica não é um procedimento simples. Ela é segura, confiável, tem excelente resultado, mas exige que o médico tenha extrema competência técnica, pois muitos tecidos da face são mobilizados.

Então, é natural que esses tecidos mobilizados, que foram cortados, dissecados, reposicionados e suturados apresentem inchaço e hematomas. Afinal, eles foram lesionados.

O inchaço e os hematomas ocorrem ao redor dos olhos e em boa parte da testa. Nos primeiros dias após a cirurgia, inclusive, esta região ficará mais escura e inchada.

Porém, logo que este período mais crítico passa, eles começam a melhorar. À medida que o processo de cicatrização avança, o inchaço diminui gradualmente e a pele volta à sua coloração natural.

No entanto, ninguém gosta de se olhar no espelho e ver os olhos roxos e inchados. Inclusive, o inchaço pode dificultar a movimentação natural dos olhos. Então, você pode amenizar esse desconforto com compressas frias.

Dor e desconforto

Também devido à lesão dos tecidos, o paciente sente algum desconforto ou mesmo dor nos primeiros dias. Portanto, é importante tomar a medicação que o médico prescreve para amenizar esse incômodo.

Necessidade de repouso

Durante os primeiros dias, o ideal é que você permaneça em repouso. Embora a dor passe logo e as pessoas consigam voltar a realizar trabalhos mais tranquilos, muitos preferem se recuperar em casa, principalmente devido ao inchaço ou hematomas.

Porém, isso não significa que você precisa ficar deitado. O paciente pode andar em casa e até mesmo trabalhar em home office depois de poucos dias, caso isso seja possível.

Evite apenas fazer esforços intensos e, para voltar às atividades físicas, aguarde a liberação do seu médico, que deve ocorrer em algumas semanas.

Mantenha os curativos

Se você tiver suturas ou curativos, mantenha-os e higienize-os de acordo com as orientações do seu médico. A maioria dos pacientes pode remover as suturas em cerca de uma semana, no consultório do cirurgião.

Tenha paciência

O local da cirurgia desincha gradualmente. Então, você precisa ter um pouquinho de paciência para aguardar esta redução do inchaço e apreciar o resultado final.

As cicatrizes também demandam um processo de amadurecimento. Portanto, elas podem levar entre 18 a 24 meses para chegarem à coloração definitiva.

Que tal aproveitar para rejuvenescer ainda mais?

Muitos pacientes aproveitam que vão fazer uma cirurgia plástica para realizar outras correções e rejuvenescer o rosto. Assim, eles associam o lifting de sobrancelhas ao de testa, de pálpebras, entre outras possibilidades.

Conheça algumas dessas opções:

Frontoplastia

Neste procedimento, o cirurgião plástico combina o lifting de sobrancelhas ao de testa, eliminando a flacidez e as rugas de toda esta região. A cicatriz da frontoplastia fica escondida ao redor das sobrancelhas e também na linha do cabelo.

Blefaroplastia

A blefaroplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas em todo o mundo. Afinal, a área dos olhos é uma das primeiras a demonstrar sinais de envelhecimento, e este procedimento reverte a flacidez das pálpebras.

Na blefaroplastia, o cirurgião retira o excesso de pele da pálpebra superior ou inferior, de acordo com as necessidades de cada paciente. Assim, ele consegue corrigir a queda de pálpebra, bolsas de gordura e até mesmo alguns tipos de olheiras.

Agora você já sabe como corrigir as sobrancelhas caídas e conhece até procedimentos que podem ajudá-lo a rejuvenescer uma área maior do rosto.

Quer saber mais sobre as maravilhas da cirurgia plástica para o rejuvenescimento facial? Então, continue aqui no blog e confira nossos conteúdos completos sobre este assunto.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)