Fale Conosco Pelo Whatsapp

Para alguns, eles aparecem um pouco mais tarde. Outros não têm a mesma sorte e precisam encarar seus pés de galinha no espelho logo cedo. O fato é que, independentemente do momento da vida, eles surgem. Com eles, vem também a pergunta: afinal, o que fazer para eliminá-los?

Isso é o que você vai descobrir neste post. Então, se você já se deparou com essas terríveis ruguinhas, não perca os próximos parágrafos. Eles farão toda a diferença para quem deseja prevenir, desacelerar ou reverter esses temidos sinais do tempo ao redor dos olhos.

O que são os pés de galinha?

Os “pés de galinha” são linhas e rugas que se formam na região ao redor dos olhos, sendo um dos sinais mais comuns do envelhecimento da pele. A principal causa dessas marcas é a nossa repetição constante de expressões faciais, como sorrir, piscar ou franzir os olhos.

A princípio, essas linhas aparecem apenas quando realizamos esses movimentos, quer de forma consciente ou inconsciente. Portanto, neste primeiro momento, elas são rugas dinâmicas. No entanto, com o tempo, esses movimentos repetitivos dos músculos faciais contribuem para a formação de linhas finas, que se tornam mais profundas e visíveis. Ou seja, elas se transformam em rugas estáticas.

O que acelera a formação de pés de galinha?

Como já mencionamos, as nossas expressões faciais estão diretamente relacionadas ao surgimento dos pés de galinha. Porém, existem muitos outros fatores que aceleram este processo ou até mesmo a transformação dessas linhas em rugas estáticas. Conheça alguns deles:

Qualidade natural da pele

Algumas pessoas nascem geneticamente mais predispostas a terem uma pele melhor. Portanto, elas têm um tecido mais firme, com um bom aporte de colágeno e elastina, bem como uma capacidade de reter umidade. Portanto, seu processo de envelhecimento tende a ser mais lento.

Outras pessoas não tiveram a mesma sorte na loteria genética. Portanto, sua pele pode ser mais fina, menos resistente e mais suscetível a danos. Assim, embora todos nós tenhamos uma perda progressiva na produção de colágeno e elastina, esse processo pode ocorrer em velocidades muito diferentes.

Hábitos que produzem radicais livres

Porém, não adianta colocar a culpa apenas na genética. Nós temos muitos hábitos, principalmente no que se refere à alimentação, que promovem o envelhecimento da pele, incluindo o surgimento dos pés de galinha. E o pior: eles parecem tão normais que muitos de nós nem imaginamos o mal que eles fazem.

Alimentos refinados, ultraprocessados, repletos de açúcares, corantes e acidulantes (entre outras substâncias químicas artificiais) estimulam o nosso corpo a produzir radicais livres. Outros hábitos como fumar e consumir bebidas alcoólicas aumentam ainda mais a produção dos radicais.

Mas o que são os radicais livres? São moléculas instáveis e reativas que, para se reequilibrarem, roubam elétrons de outras moléculas do corpo. Porém, quando têm seus elétrons roubados, as moléculas são danificadas e perdem sua função no organismo. Esse processo se chama estresse oxidativo.

Uma dessas moléculas danificadas é o próprio colágeno, tão importante para a manutenção da elasticidade da pele. Portanto, estimular o corpo a produzir radicais livres é como pisar no acelerador do envelhecimento, deixando a pele cada vez mais frágil e suscetível à formação dos pés de galinha.

Além disso, os radicais livres danificam as próprias células do organismo, incluindo as da pele. Eles causam danos às membranas celulares, às proteínas e ao DNA. Então, se você quer manter seu rosto jovem por mais tempo, alimente-se de forma a reduzir a produção dessas moléculas.

Exposição ao sol

A exposição ao sol é outro fator crucial que contribui para o envelhecimento precoce da pele e, consequentemente, para o surgimento dos pés de galinha. Os raios ultravioleta (UV) do sol danificam as fibras de colágeno e elastina, acelerando o processo de formação de rugas.

Além disso, a exposição solar sem proteção adequada pode levar ao aparecimento de manchas e à textura irregular da pele, agravando a aparência dos pés de galinha. Ela também estimula a produção de radicais livres, que alteram o DNA das células e promove o envelhecimento.

Portanto, cuidado ao se expor ao sol. Não o evite completamente, pois ele é fonte de vitamina D. Porém, restrinja sua exposição diária, use protetor solar caso precise ficar ao ar livre por mais tempo e, sempre que possível, utilize chapéus, também.

Os chapéus formam uma barreira física que impede que os raios ultravioleta atinjam o rosto. Somados à proteção solar dos filtros químicos, você terá muito menos danos à pele do rosto.

Falta de cuidado

Existem ainda outros fatores que aceleram o envelhecimento da pele. O baixo consumo de água — água mesmo, não refrigerantes e nem sucos, — sono em pouca quantidade ou qualidade são outros exemplos. Não poderíamos, também, nos esquecer dos cuidados com a pele.

Atualmente, existem muitos produtos que mantêm a pele um pouco mais protegida de agressões como a poluição e o vento, além de contribuírem para a retenção de água. Portanto, uma boa rotina de skincare não faz milagres, mas ajuda a conservar a integridade do rosto por um período maior.

Como prevenir e tratar os pés de galinha?

Existem diversos recursos para prevenir, tratar e eliminar os pés de galinha. Conheça os principais para cada uma dessas etapas:

Toxina botulínica

A toxina botulínica é a primeira alternativa para o tratamento dos pés de galinha e, principalmente, para prevenir seu surgimento. É por isso, inclusive, que hoje muitas pessoas começam a realizar o Botox preventivo o quanto antes.

Mas o que a toxina botulínica pode fazer? O Botox relaxa a musculatura do local, impedindo que ela se contraia com força, gerando dobras na pele. Assim, nem mesmo as rugas estáticas se formam. Mesmo que elas já tenham aparecido, se forem ainda leves, é possível amenizá-las.

O Botox suaviza rugas recentes ou antigas. Porém, quanto mais marcada estiver a pele, menor é a sua eficácia. Além disso, ele não reverte flacidez. Portanto, se existe excesso de pele, ele não suprirá a expectativa da pessoa.

Peeling facial

Existem diversos tipos de peelings faciais, ou seja, tratamentos que estimulam a remoção de camadas superficiais da pele, fazendo o organismo produzir uma pele nova, sem as marcas e rugas anteriores. Desta forma, eles removem manchas e suavizam rugas.

Os peelings melhoram muito a textura e o tom da pele. Isso contribui para que a pessoa recupere a jovialidade da aparência e reduz a visibilidade de rugas ao redor dos olhos, incluindo os pés de galinha.

Os peelings superficiais utilizam ácidos mais leves, como o ácido glicólico ou salicílico. Portanto, eles são ideais para tratar linhas muito finas e rugas com pouquíssima profundidade. Já os peelings médios são feitos com ácidos mais fortes como o tricloroacético. Eles penetram profundamente na pele e tratam rugas mais pronunciadas.

Finalmente, os peelings profundos são os mais intensos e, por isso, indicados para o tratamento de problemas graves na pele. Um exemplo é o peeling de fenol, que requer um tempo de recuperação mais longo, mas também promove um resultado bastante significativo.

Existem prós e contras na aplicação desses tratamentos, especialmente quando falamos dos tratamentos mais profundos. Aqui no blog, por exemplo, nós temos um post completo sobre o peeling de fenol. Vale a pena você ler para entender o processo e avaliar se ele compensa.

Se você deseja fazer um peeling mais leve, seja realista quanto às expectativas e lembre-se sempre de usar protetor solar. Isso evitará manchas e outros problemas decorrentes de expor uma pele sensibilizada ao sol.

Já se você acredita que os peelings são muito agressivos, existem outros procedimentos como lasers e terapias com luz. Eles melhoram a textura da pele, estimulam a produção de colágeno e reduzem a visibilidade de rugas, incluindo os pés de galinha. Porém, mais uma vez, tenha expectativas realistas.

Cirurgia plástica para eliminar os pés de galinha

Se as rugas já apareceram, se tornaram estáticas e, principalmente, são acompanhadas de flacidez, uma excelente alternativa para eliminá-las é a cirurgia plástica. Não existe um procedimento específico para os pés de galinha, mas a ritidoplastia, extremamente personalizável, pode resolver o problema.

O lifting facial — que também recebe os nomes de ritidoplastia ou ritidectomia — é uma cirurgia que rejuvenesce a aparência do rosto e do pescoço. Ela pode ser mais superficial, eliminando apenas excessos de pele, ou mais profunda, quando reposiciona músculos do rosto.

Cada uma dessas abordagens — mais profunda ou mais superficial — depende das necessidades de cada paciente. Portanto, trata-se de um procedimento planejado para cada pessoa, de forma individual, e pode agregar diferentes técnicas.

No lifting facial, o médico remove o excesso de pele em diferentes regiões do rosto, incluindo sua na lateral e têmporas. Por isso, este é o único procedimento indicado para eliminar os pés de galinha. Além disso, se desejar, você pode aproveitar para corrigir a perda de volume nas bochechas, tratar a flacidez da pele de forma geral e melhorar o contorno do rosto, que tende a parecer derretido com o tempo.

De forma resumida, podemos dizer que, no lifting facial, o cirurgião levanta a pele e a estica, o que suaviza linhas finas e rugas. O rosto fica mais liso. O médico também reposiciona os tecidos subjacentes, se necessário, ou seja, coloca os músculos em sua posição original, rejuvenescendo a própria estrutura da face.

Finalmente, o médico pode sugerir ao paciente a combinação com outros procedimentos como a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) e preenchimento dérmico. Esta abordagem mais completa costuma proporcionar resultados bastante satisfatórios.

Procedimentos estéticos ou cirurgia plástica facial?

Quando se trata de prevenir os pés de galinha ou desacelerar sua formação, os procedimentos estéticos são bastante eficazes. Eles podem, inclusive, adiar a necessidade de uma cirurgia plástica por muito tempo.

No entanto, se você não realizou esses procedimentos de forma preventiva e as rugas já estão aí, provavelmente eles não terão o efeito que deseja. Os procedimentos estéticos melhoram, indiscutivelmente, a qualidade da pele.

Porém, geralmente, nem o Botox e nem os peelings e lasers não conseguem um resultado tão significativo quando a pele já apresenta flacidez e marcas um pouco mais profundas. Portanto, a cirurgia plástica facial é a opção mais efetiva em todos esses casos.

Agora você já sabe o que faz os pés de galinha surgirem, como preveni-los e tratá-los. Quer saber mais sobre o lifting facial? Então, continue em nosso blog e confira nosso post completo sobre a ritidoplastia.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)