Fale Conosco Pelo Whatsapp

Você já ouviu a respeito da flancoplastia? Embora esta cirurgia plástica não seja tão conhecida, o fato é que ela é capaz de realizar o sonho de muitas pessoas que desejam ter uma cintura bem definida, sem acúmulos de gordura ou de pele nessa região.

Se você ficou curioso a respeito deste procedimento, continue a leitura! Nós vamos explicar tudo que você precisa saber sobre esta cirurgia, suas indicações e resultados. Confira!

O que é a flancoplastia?

A flancoplastia ou lifting de flancos é a cirurgia plástica da cintura e contorno abdominal lateral. Seu objetivo é remover excessos de pele, deixando a região firme e bem desenhada.

Para quem a flancoplastia é indicada?

A flancoplastia soluciona alguns problemas estéticos específicos. Assim, os médicos costumam recomendá-la quando existe uma flacidez na região da cintura, principalmente se existe um acúmulo de tecido.

Quando a flacidez é muito acentuada, a queda de pele afeta até mesmo as nádegas e área lateral das coxas. Portanto, o lifting de flancos se torna altamente recomendado.

Muitas vezes, essa região acumula não somente pele, mas também gordura. Então, o médico indica também uma lipoaspiração que retira o tecido adiposo da cintura e da parte lateral do quadril e coxas.

Os principais motivos para esse acúmulo de pele na lateral do corpo são o envelhecimento cutâneo, que aumenta a flacidez, ou ainda um grande emagrecimento.

Quais são os tipos de lifting dos flancos?

O médico pode realizar a flancoplastia com ou sem lipoaspiração. Afinal, a associação dos dois procedimentos depende da quantidade de tecido adiposo do paciente.

Além disso, em alguns casos, o cirurgião precisa tracionar para cima a parte lateral da coxa e do quadril.

Como é a cirurgia de flancoplastia?

O princípio do lifting é sempre o mesmo: retirar o excesso de pele que causa a flacidez de uma região do corpo. Para isso, o médico utiliza uma série de técnicas que fazem com que essa área fique firme outra vez.

Portanto, o primeiro passo é a anestesia. O cirurgião geralmente utiliza a peridural, mas em alguns casos pode aplicar a anestesia local com sedação ou mesmo a anestesia geral.

Então, o médico faz uma incisão horizontal na lateral do corpo, em uma linha um pouco abaixo da cintura. Se você já viu o local de uma abdominoplastia, use essa altura como referência.

Em seguida, o médico faz uma nova incisão semicircular a partir das extremidades desta linha. Assim, ele demarca o trecho de pele que ele precisará retirar.

Após retirar o excesso de pele, ele descola a parte superior da pele de cima e a puxa para baixo, até que ela chegue à primeira linha de incisão. Então, ele sutura as duas partes, deixando a região lisa e sem sobras.

Em alguns casos, como já dissemos, ele precisa puxar para cima também a pele da lateral das coxas e até mesmo do quadril. Trata-se da flancoplastia com tração superior.

Quando o paciente realiza apenas a floancoplastia, o procedimento costuma durar entre 2 e 3 horas. Geralmente, ele fica internado por apenas um dia e termina sua recuperação em casa.

Como é o pós-operatório da flancoplastia?

O pós-operatório da flancoplastia é bastante tranquilo. Geralmente, o paciente não sente tanta dor, sendo que o pico do incômodo acontece 3 dias após o procedimento.

No entanto, é importante que o paciente tome vários cuidados durante o período de recuperação. Sua adesão às recomendações pós-operatórias é fundamental para um bom resultado e para evitar complicações. Veja que cuidados são esses:

Usar a cinta compressora

O paciente precisa usar uma cinta compressora pós-operatória e espuma durante 30 dias. Esses acessórios devem ser usados todo o tempo, sendo retirados apenas no momento do banho.

Além disso, mesmo depois desse período, o paciente precisa usar a cinta e espuma por mais 30 dias no período da noite. Os principais objetivos desses acessórios é reduzir o inchaço, estabilizar os tecidos para favorecer a cicatrização e modelar a região.

Cumprir o repouso após a flancoplastia

Depois da cirurgia, seu corpo precisa de repouso para se restabelecer e promover uma boa cicatrização. Então, programe-se com antecedência para que, durante duas semanas, seu único foco seja a sua recuperação.

Evite esforços por 30 dias. A partir desse período, você poderá realizar caminhadas, inclusive mais longas. Já os exercícios de musculação e outras atividades mais intensas devem ser retomadas após 60 dias.

Alimentar-se de forma saudável

Existem alimentos que favorecem a cicatrização, enquanto outros agravam processos inflamatórios e dificultam a recuperação pós-cirúrgica. Por isso, dê preferência a frutas, legumes e verduras.

Evite alimentos gordurosos e carboidratos refinados. Açúcar, farinhas brancas, embutidos, refrigerantes e mesmo as carnes não são as melhores opções para quem deseja uma recuperação rápida e uma cicatrização eficiente.

Hábitos como fumar e consumir bebidas alcoólicas fazem muito mal ao corpo e são verdadeiros vilões durante a cicatrização. Portanto, evite-os no pós-operatório.

Mantenha uma posição adequada

Durante a primeira e segunda semana, deite-se de costas, com o tronco elevado e as pernas flexionadas. Para facilitar, apoie seus joelhos e as costas em travesseiros e jamais deite-se de barriga para baixo.

Realize a drenagem linfática

Depois de 7 dias, você deve iniciar as sessões de drenagem linfática. Elas são fundamentais para eliminar o excesso de líquidos e ajudarão a acelerar sua recuperação.

Em quanto tempo o paciente vê o resultado do lifting de flancos?

É importante saber que o corpo leva algum tempo para desinchar completamente e para que o paciente chegue ao resultado final da cirurgia. Portanto, apenas depois de 6 meses você terá uma redução de 90% do inchaço.

O resultado completo aparece em 12 a 18 meses. Já as cicatrizes levam um pouco mais de tempo para chegar à sua cor e aparência definitiva. Esta etapa se completa entre 18 e 24 meses.

Como fica a cicatriz da cirurgia plástica dos flancos?

A cicatriz da flancoplastia fica localizada horizontalmente em uma linha abaixo da cintura. Assim, na prática, ela se assemelha à cicatriz da abdominoplastia, porém nas laterais do corpo.

No entanto, a extensão desta cicatriz depende da quantidade de pele que o médico precisa retirar. Quando se trata de uma flacidez muito significativa, ela pode se estender até o meio das costas e do abdômen.

Na maioria das vezes, a cicatriz da flancoplastia fica escondida sob as roupas. No entanto, caso a peça seja muito baixa, ela pode ficar aparente.

Como manter o resultado da flancoplastia?

Lembre-se de que a flancoplastia retira o excesso de pele dessa região. Portanto, para manter o resultado, o paciente precisa evitar novas extensões da pele, o que geralmente acontece quando ocorre um aumento significativo de peso.

Então, mantenha uma vida saudável, com alimentação balanceada e prática de exercícios. Isso evitará variações no peso e manterá sua pele firme por muito mais tempo.

Agora você já sabe o que é a flancoplastia, quais são suas indicações e muitos outros detalhes sobre essa cirurgia. Ficou com alguma dúvida? Quer mais informações? Deixe sua pergunta nos comentários e nossa equipe terá o prazer de responder!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)