Fale Conosco Pelo Whatsapp

No imaginário coletivo, o corpo feminino “perfeito” é aquele com o formato de uma ampulheta — cintura fina, quadris largos e busto volumoso. Não é incomum que mulheres com silhuetas diferentes tendem a buscar uma harmonia visual replicando essas características. Isso também acontece com quem tem o corpo triângulo.

Por isso, neste post, vamos falar justamente sobre como harmonizar o corpo em formato de triângulo (também chamado de pera). Gostaríamos de ressaltar que não acreditamos que existem corpos “perfeitos” ou “imperfeitos”. Porém, além de trabalhamos com cirurgia plástica, nós conhecemos a natureza humana.

Portanto, se tornar o próprio corpo mais proporcional deixa uma pessoa feliz, contribui para seu bem-estar e autoestima, nós entendemos que esta iniciativa é extremamente válida, proporcionando mais felicidade e saúde emocional.

Então, vamos descobrir como harmonizar o corpo triângulo? Continue a leitura e saiba tudo sobre esse assunto.

O que é o corpo triângulo?

O corpo feminino no formato de triângulo, também conhecido como formato de “pera”, é caracterizado por uma distribuição de peso e gordura que torna a parte inferior, abaixo da cintura, mais volumosa e arredondada.

Neste tipo específico de silhueta, a parte superior é geralmente mais estreita em comparação com a parte inferior. Os ombros e o busto tendem a ser mais estreitos, enquanto os quadris, as coxas e o bumbum são mais proeminentes e largos.

Assim, o contorno do corpo — especificamente, o conjunto formado pelo tronco e quadris — bem como a imagem visual dão a impressão de um triângulo com a base voltada para baixo.

As mulheres com corpo em formato de triângulo geralmente têm uma cintura bem definida, que é mais estreita do que os quadris. Portanto, esta diferença entre as medidas cria um contraste acentuado com a largura dos quadris, enfatizando a forma curvilínea, associada à feminilidade e sensualidade.

Já os braços e o tronco superior tendem a ser mais esguios e menos volumosos em comparação com a parte inferior do corpo. Eles dificilmente acumulam gordura ou, quando isso acontece, existe uma quantidade maior de gordura acumulada na parte inferior do corpo, ou seja, nos quadris, coxas e bumbum.

Mais uma vez, destacamos que o corpo triângulo é apenas uma das muitas variações naturais da forma corporal feminina. Cada tipo de corpo tem suas próprias características únicas e belas, não sendo superiores ou inferiores às outras variações.

Quando a mulher compreende qual é o seu tipo de corpo, esse conhecimento permite que ela escolha roupas que realcem suas características individuais e proporcionem um equilíbrio visual. E você, se identificou com esse formato? Sabe como valorizá-lo?

Como valorizar o corpo triângulo?

Nosso cérebro sempre procura harmonia e proporcionalidade. Portanto, se a diferença entre o quadril e a parte superior do corpo é muito grande, a melhor forma de valorizar essa silhueta é utilizando elementos que permitem torná-la mais equilibrada ou, pelo menos, transmitem esta percepção visual.

Existem diversos elementos que possibilitam essa percepção. Os principais são as cores, modelagem e tecidos utilizados nas roupas. Quando bem utilizados, eles aumentam visualmente o volume da parte superior do corpo, proporcionando esse equilíbrio.

Veja como utilizar esses elementos:

Cores que equilibram o corpo triângulo

Cores claras refletem uma quantidade maior de luz. Por isso, elas aumentam visualmente uma determinada região do corpo. Portanto, se você tem a parte superior estreita e a inferior mais larga, a melhor alternativa é usá-las em blusas, blazers, coletes e outras peças que cobrem o peito e os braços.

O mesmo vale para as cores vivas, brilhantes e chamativas. Elas têm o poder de aumentar visualmente e, por isso, também devem estar presentes nas peças de roupa da parte superior do corpo.

Se a largura do seu quadril e coxas incomoda, use o mesmo princípio, mas de forma contrária. Então, as peças que cobrem esta região, como calças, saias ou shorts, deverão ser preferencialmente de cores escuras. Isso proporcionará maior harmonia.

Também usando esse mesmo princípio, escolha melhor a cor do seu jeans. Quanto mais escuro ele for, sem lavagens e principalmente sem os famosos bigodes (linhas desbotadas horizontais na região do quadril), mais eles favorecerão o equilíbrio da silhueta.

Ainda falando em cores, não poderíamos nos esquecer das padronagens e estampas. Estampas com cores fortes, figuras grandes e fundo claro aumentam visualmente, enquanto as estampas miúdas e com fundo escuro têm efeito contrário. Portanto, você já sabe em que região do corpo usar cada uma delas.

Nas padronagens, listras horizontais aumentam visualmente o busto. Portanto, se usadas de forma estratégica, elas chamam atenção para esta região do corpo e favorecem uma imagem mais equilibrada. Listras verticais diminuem visualmente e são, desta forma, excelentes para o quadril.

Modelagens que favorecem o equilíbrio da silhueta

Pode ser que, depois de ver as dicas do tópico anterior, você tenha pensado: “quer dizer que eu sempre vou precisar me vestir em blocos, com cores claras em cima e escuras embaixo? Não posso usar looks monocromáticos?”

Em primeiro lugar, vale a pena lembrar sempre que você pode tudo. O que você tem, com essas dicas, é uma ferramenta para combinar suas peças de forma estratégica, criando uma silhueta mais harmônica. Então, você pode usar essas dicas ou não.

No entanto, se você ama os looks monocromáticos ou o tom sobre tom, sem uma diferença tão grande nas cores das peças, também é possível equilibrar esse formato usando a modelagem das peças como sua aliada. Veja as dicas:

Adicione detalhes na parte superior do corpo

Detalhes como babados, bordados, drapeados e franzidos aumentam visualmente a região em que estão. Por isso, se o seu objetivo é ampliar visualmente a região do busto, já sabe exatamente onde usá-los. Além disso, eles atraem a atenção e dão um charme extra ao look. Golas chamativas também podem ser uma alternativa interessante.

Use modelos mais simples na parte inferior do corpo

Na parte de baixo do corpo, se o seu objetivo é diminuir visualmente as coxas e quadris, evite peças com muitos detalhes, franzidas ou com bolsos volumosos. Portanto, calças, saias e shorts lisos, com bom caimento e um corte mais reto são excelentes.

E por que o corte mais reto ou apenas levemente evasê é o melhor? Se você tem os quadris e coxas volumosos, uma peça bem justa evidencia muito o fato de que a perna vai afinando à medida que se aproxima dos pés. Uma calça que se afunila pode parecer o corpo ficar semelhante a uma casquinha de sorvete.

Se você gosta desta aparência e não se incomoda com este efeito, não tem problema. Use-o! No entanto, se o seu objetivo é disfarçar essa característica, esses não são os modelos mais indicados.

Como adicionar volume à região superior do corpo?

Todas essas dicas mostram como equilibrar visualmente o corpo. No entanto, elas funcionam como um disfarce, ou seja, não alteram, de fato, a proporção corporal. Para muitas pessoas, esses truques são suficientes para atender suas necessidades no dia a dia.

Porém, muitas mulheres não desejam ficar apenas disfarçando suas características. Elas querem se sentir à vontade com o próprio corpo mesmo quando não podem usar esses artifícios e, desta forma, recorrem à cirurgia plástica para conquistarem o contorno corporal com que sempre sonharam.

Quer saber quais são as cirurgias plásticas que elas realizam para isso? Veja a seguir:

Mamoplastia de aumento

A mulher com o corpo triângulo já tem o quadril mais largo e a cintura fina — duas características que a maioria das pessoas deseja. Então, o que falta para dar mais destaque à parte superior do corpo é o aumento dos seios.

Por isso, uma das alternativas para equilibrar a silhueta é justamente a mamoplastia de aumento. Trata-se de uma cirurgia plástica em que, ao colocar a prótese de silicone, os seios ganham volume imediatamente e de forma definitiva.

O cirurgião plástico experiente orienta sua paciente para que, ao escolher o tamanho da prótese de silicone, o corpo se torne proporcional. Portanto, isso equilibra a imagem, transmite a ideia de harmonia e consequentemente, de beleza.

Mastopexia com prótese

A mamoplastia de aumento consegue dar volume aos seios e equilibrar a silhueta. Porém, trata-se de uma cirurgia indicada quando a paciente tem os seios firmes, não apresenta nenhum grau de ptose mamária (flacidez).

No entanto, em alguns casos, a paciente chega ao consultório do cirurgião plástico já com os seios caídos. Isso pode acontecer devido à idade, emagrecimento, alterações na mama durante e após a gravidez, bem como outras situações.

Nesses casos, a solução pode ser a mastopexia com prótese. Nesta cirurgia, o médico corrige a flacidez da mama, retirando os excessos de pele. Além disso, ele adiciona o implante mamário de silicone, ou seja, soluciona dois problemas em um único procedimento.

Lipoaspiração

Em algumas pacientes, a grande diferença entre a parte superior e a parte inferior do corpo não pode ser solucionada com o aumento dos seios. Existe, de fato, um volume excessivo do quadril e coxas, tornando essa região do corpo completamente desproporcional.

Uma das principais cirurgias para corrigir este problema é a lipoaspiração, que consiste na eliminação da gordura. O médico insere cânulas sob a pele para quebrar e retirar o tecido adiposo, reduzindo as medidas e criando um contorno mais harmônico.

Inclusive, embora o formato triângulo seja uma das variações normais do corpo feminino, nem sempre a mulher está com esta silhueta devido a uma configuração natural. Atualmente, o número de pacientes com lipedema é cada vez maior, gerando esta distorção na proporção.

O lipedema é uma condição séria de saúde, que leva ao acúmulo anormal de gordura na parte inferior do corpo. Por isso, se você percebe que tem esta característica, procure seu médico para uma avaliação e o tratamento apropriado.

E você, sabe qual é o seu tipo de corpo? Quer descobrir em qual formato você se classifica? Então, continue aqui no blog e leia nosso post completo sobre este assunto!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)