Fale Conosco Pelo Whatsapp

A ptose mamária é muito temida pelas mulheres. E não é à toa! Afinal, além dos aspectos físicos, esse problema pode afetar a autoestima, fazendo com que a pessoa se sinta constrangida em determinadas situações e menos autoconfiante.

Em casos realmente extremos, depois de emagrecimentos drásticos, a ptose mamária pode até dificultar a realização de tarefas rotineiras. Felizmente, a maioria dos casos não têm essa mesma gravidade. Porém, ainda assim, deixa as mulheres muito insatisfeitas com sua aparência.

Mas você sabe exatamente o que é ptose mamária? Quer descobrir qual é a solução para este problema que incomoda tantas mulheres? Então, leia o post completo e entenda mais sobre esse importante tema!

Saiba o que é ptose mamária

Ptose mamária é um termo médico para os temidos seios caídos. Então, é importante recordarmos que, na medicina, “ptose” é referente a tudo que está abaixo de sua posição original pela falta de sustentação e ação da gravidade.

Portanto, imagine que os seus seios são uma bexiga cheia. O ar é o volume das mamas e a bexiga é a pele. Sempre que a bexiga está cheia, o volume é proporcional à quantidade de pele, fazendo com que ela fique firme e “durinha”.

Quando você começa a tirar o ar da bexiga, ela vai perdendo o volume e ficando menor. Assim, começa a sobrar “pele”, uma vez que essa quantidade não foi alterada. A bexiga, então, fica murcha.

Mamoplastia Master Health

É mais ou menos isso que acontece com a ptose mamária. Portanto, à medida que as mamas perdem volume em seus tecidos internos, a pele não reduz seu tamanho. Então, ela se torna flácida e caída.

Conheça os graus de ptose mamária

Quando se fala em queda das mamas, existe tanto a pseudoptose quanto a ptose em diferentes graus. Porém, o estado realmente normal é que a aréola e a parte inferior do seio se encontrem acima ou na altura do sulco mamário, ou seja, aquela “dobrinha” que fica embaixo do peito.

Mas como saber se você tem ptose mamária, ou seios caídos? O teste da caneta pode trazer alguns indícios. Então, coloque-a no sulco mamário e, se ela não cair, é sinal de que os seus seios estão flácidos além do normal.

Para saber exatamente em qual categoria você se encaixa, é fundamental procurar um médico. Entretanto, você poderá entender melhor cada um dos graus de ptose mamária seguir:

graus de ptose mamária
principais graus de ptose mamária

Ptose mamária grau 1

Na ptose mamária grau 1, o bico dos seios ainda aponta para a frente. Já o ponto mais baixo do contorno da aréola da paciente fica na mesma altura que o sulco mamário. Portanto, os médicos já consideram esta posição mais baixa que o normal.

Porém, ainda assim a aréola fica acima do contorno inferior da glândula, ou seja, caso a mulher se olhe de frente, diante de um espelho, ela vê uma parte do seio abaixo da aréola. Essa condição caracteriza uma ptose leve.

Ptose mamária grau 2

Os médicos consideram a ptose grau 2 moderada. No entanto, diferentemente do grau anterior, neste estágio o problema já se torna bastante perceptível. As mamas têm, realmente, o aspecto de caídas.

Nesses casos, a aréola já fica abaixo do sulco mamário e o bico do seio aponta para baixo e em uma linha diagonal. Porém, a aréola ainda fica um pouco acima do contorno inferior da mama.

Ptose mamária grau 3

O grau 3 da ptose mamária é o mais acentuado de todos. Infelizmente, muitas pacientes chegam ao consultório do cirurgião plástico já nesse estágio.

Na ptose mamária grave, a aréola fica em uma posição inferior tanto em relação ao sulco mamário quanto ao contorno inferior do seio, apontando realmente para baixo. Afinal, a extensão de pele que sobra é muito grande, deixando a mama totalmente caída.

Pseudoptose mamária

Existe ainda um grau de flacidez que não se enquadra na ptose mamária. Trata-se da pseudoptose. Então, nesses casos, a mulher tem uma perda de volume na parte superior da mama, abaixo do colo, mas não tem tanto excesso de pele.

Assim, o seio fica em uma altura um pouco mais baixa que o normal, mas ainda com aréolas acima do sulco mamário e bico dos seios apontando para a frente.

Tecnicamente, o que diferencia uma pseudoptose de uma mama totalmente normal é o fato de que a parte inferior do seio fica um pouco abaixo do sulco mamário. Portanto, é uma diferença pequena.

Mas para facilitar a identificação, nós elaboramos um quadro que resume essas características. Confira!

mama normal pseudoptose ptose grau 1 ptose grau 2 ptose grau 3
parte inferior do seio acima do sulco mamáriosimnãonãonãonão
aréola acima do sulco mamáriosimsimnão nãonão
aréola acima da parte inferior do seiosimsimsimum pouconão
o bico do seio aponta para…frentefrentefrentediagonal
para baixo
baixo

É importante destacar que este quadro apenas ilustra a condição para que você, analisando seu corpo, tenha uma primeira ideia quanto à condição de suas mamas. No entanto, o diagnóstico preciso depende de avaliação médica.

Causas da ptose mamária

A ptose mamária pode acontecer por diversos motivos. Embora alguns deles não estejam sob nosso controle, como a predisposição genética e o envelhecimento natural da pele, podemos interferir sobre outros.

O envelhecimento e a amamentação são alguns dos fatores que interferem na posição das mamas. No entanto, há mulheres jovens e sem filhos que apresentam queda e flacidez nos seios por uma condição genética.

Ainda é possível apresentar esse problema sem apresentar uma predisposição genética. Afinal, hábitos como não usar sutiã, fumar, não manter uma vida saudável e alimentação equilibrada também podem levar à ptose.

Se você quer evitar a queda das mamas, é importante ficar atenta aos fatores que já mencionamos e também controlar sua exposição ao sol, ficar longe do cigarro e evitar até mesmo as bebidas alcoólicas.

Todos esses hábitos, de alguma forma, contribuem para degradar o colágeno. Eles ainda produzem radicais livres que destroem as células da pele. Portanto, eles aceleram o envelhecimento e contribuem para a flacidez.

Porém, a forma mais eficaz de evitar a ptose mamária é o controle do peso. Variações constantes fazem a pele se distender e, consequentemente, se tornar flácida.

Também é importante destacar que esses cuidados são essenciais para a prevenção, mas não resolvem o problema depois que a pele já está flácida. Portanto, se os seus seios apresentam algum desses graus de ptose, confira a solução no próximo tópico.

Soluções da cirurgia plástica para levantar os seios

A boa notícia é que esse é um problema que tem solução. Então, saiba quais são as cirurgias plásticas para levantar os seios:

Mastopexia ou lifting de mamas

A mastopexia é a cirurgia plástica ideal para quem tem ptose mamária, mas está satisfeita com o volume das mamas. Então, neste caso, o médico retira apenas o excesso de pele e remodela os seios, deixando-os firmes.

Mastopexia com prótese de silicone

Já a mastopexia com prótese é um pouco diferente da cirurgia anterior. Afinal, neste procedimento, o médico não só retira os excessos de pele. Ele também coloca um implante de silicone na paciente.

A mastopexia com prótese é muito indicada para dois tipos de pacientes. No primeiro caso, são aquelas mulheres que, além de levantarem os seios, gostariam de adicionar volume e deixar as mamas maiores.

Inclusive, isso acontece bastante com mulheres que amamentaram. Durante a gravidez e a lactação, os seios cresceram e elas ficaram extremamente satisfeitas com o volume.

Porém, depois que o bebê parou de mamar, a glândula mamária parou de produzir leite e voltou ao seu tamanho original. Elas haviam se acostumado aos seios maiores e, agora, querem recuperar o volumão.

No entanto, além dessas mamães, mulheres de todas as idades e que nunca tiveram essa experiência da amamentação também optam pela mastopexia com prótese.

O segundo grupo de mulheres que precisa da mastopexia com prótese é o de pacientes que não têm as mamas densas. Assim, grande parte do seio é formado por gordura.

Portanto, quando o médico vai retirar o excesso de pele, não tem glândula mamária suficiente para preencher bem o seio, deixá-lo em um tamanho e formato adequados.

Consequentemente, ele precisa colocar uma prótese. Desta forma, o seio fica em um tamanho proporcional, bonito e firme.

Mamoplastia redutora

A mamoplastia redutora, como o próprio nome indica, tem o objetivo de diminuir os seios. Então, nesta cirurgia, o médico retira parte da glândula mamária, gordura e excesso de pele.

Portanto, ela é ideal para as pacientes que, além de levantar os seios, também querem ajustar o tamanho delas. Afinal, o tamanho exagerado das mamas pode causar muitos transtornos no dia a dia.

Mamoplastia de aumento

Preste bastante atenção, pois a mamoplastia de aumento só é capaz de resolver o problema da pseudoptose. Depois que o seio já apresenta os graus 1, 2 e 3 de ptose, ela não é indicada para esses casos.

Porém, quando a paciente tem apenas uma pseudoptose, ela precisa somente de um pouco mais de preenchimento na parte superior do seio. Por isso, a mamoplastia de aumento — ou seja, colocar a prótese de silicone — pode ser a solução.

No entanto, apenas o médico, após examinar a paciente, pode dizer qual desses procedimentos é o mais indicado para o seu caso. Então, que tal marcar agora mesmo a sua avaliação?

Acesse qualquer um dos canais de contato neste site e agende sua consulta com a nossa equipe. Assim, você pode ter seios lindos e firmes outra vez!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)