A ptose mamária é muito temida pelas mulheres. E não é à toa, além dos aspectos físicos, esse problema pode afetar a autoestima e fazer com que a pessoa não consiga mais conviver em sociedade ou realizar tarefas rotineiras normalmente.
Entretanto, você sabe exatamente o que é ptose mamária? Será que ela tem solução?
Leia o nosso novo artigo e entenda mais sobre esse importante tema!
Índice:
O que é ptose mamária?
Ptose mamária é um termo médico para os temidos seios caídos. Na medicina, “ptose” é referente a tudo que está abaixo de sua posição original pela falta de sustentação e ação da gravidade.
Portanto, imagine que os seus seios são uma bexiga cheia. O ar é o volume das mamas e a bexiga é a pele. Sempre que a bexiga está cheia, o volume é proporcional à quantidade de pele, fazendo com que ela fique firme e “durinha”.
Quando você começa a tirar o ar da bexiga, ela vai perdendo o volume e ficando menor. Com isso, começa a sobrar “pele”, uma vez que essa quantidade não foi alterada. A bexiga, então, fica murcha.
É mais ou menos isso que acontece com a ptose mamária. As mamas vão perdendo volume, fazendo com que a pele dos seios fique flácida e caída.
Os graus de ptose mamária
A ptose nos seios pode se apresentar em 3 diferentes graus. O normal é que a aréola se encontre acima ou na altura do sulco mamário, ou seja, aquela “dobrinha” que fica embaixo dos seios.
Para saber se você tem ptose mamária, o teste da caneta pode trazer alguns indícios. Coloque-a no sulco mamário e, se ela não cair, é sinal de que os seus seios estão flácidos além do normal.
Para saber exatamente em qual categoria você se encaixa, é fundamental procurar um médico. No entanto, você poderá entender melhor cada um deles a seguir:
1: nesse estágio, as mamas têm uma queda pequena, mas as aréolas ainda estão acima do sulco mamário.
2: a queda aqui já é maior, no entanto, as aréolas seguem acima do sulco.
3: grau mais elevado de ptose mamária, com o mamilo abaixo do sulco mamário.
O problema tem solução?
A ptose mamária pode acontecer por diversos motivos. O envelhecimento e a amamentação interferem na posição dos seios, no entanto, há mulheres jovens e sem filhos que apresentam queda e flacidez por uma condição genética.
Ainda é possível apresentar esse problema sem haver hereditariedade, simplesmente por haver uma tendência do organismo.
Alguns hábitos, como não usar sutiã, fumar e não manter uma vida saudável e alimentação equilibrada também podem levar à ptose.
A boa notícia é que esse é um problema que tem solução. A Mastopexia é uma cirurgia plástica que retira o excesso de pele e reposiciona as mamas no local certo. Dessa forma, a ptose é eliminada e o colo fica com uma aparência mais jovial.
Quer saber mais sobre outros assuntos que envolvem esse universo? Então não deixe de ler também o artigo: Mastopexia com prótese: eleve e preencha os seios
A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP
Boa tarde os meus seios está no grau 3 e tenho 40 anos
Olá, Ivanilde. Neste caso, indicamos que agende uma consulta com o médico, para que ele possa avaliar melhor o seu caso. Agende seu atendimento conosco por meio do telefone (011) 3372-1900.
Boa tarde!
Essa avaliação com o médico, qual seu custo?
Boa tarde, Jane. Para obter o valor da consulta entre em contato com a clínica por meio do número (011) 3372-1900 ou deixe seu telefone com DDD que nossa clínica entrará em contato. Estamos à disposição!