Fale Conosco Pelo Whatsapp

Os seios não são apenas um atrativo estético do corpo feminino. Eles são órgãos que têm uma função e podem, inclusive, apresentar problemas. Assim, quando a mulher sente dor na mama com prótese de silicone, é importante investigar se a causa está relacionada ao implante mamário ou se existe algum outro motivo para o surgimento desse sintoma.

Se você também se preocupa com a saúde de suas mamas, não perca este post! Vamos explicar quais são as principais causas para as dores nessa região e se a prótese de silicone restringe qualquer tipo de exame ou tratamento. Confira!

Dor na mama com prótese de silicone: possíveis causas

Em apenas pouquíssimos casos a dor na mama com prótese de silicone é provocada pela presença do implante. Quando isso acontece, a causa costuma ser um processo de rejeição, também chamado de contratura capsular.

Quando a mulher coloca a prótese de silicone, o organismo reconhece o implante mamário como um corpo estranho. Então, como mecanismo de defesa, ele cria uma cápsula para envolver esse objeto e isolá-lo dos tecidos da mama.

Porém, em alguns casos, essa reação do organismo é anormal e exagerada. Assim, ele forma uma membrana muito mais espessa, que encapsula a prótese de silicone.

Essa cápsula que se forma em volta do implante começa a pressioná-la. Os principais sintomas desse problema são a assimetria, endurecimento do seio, surgimento de ondulações, inchaços e dor na mama com prótese de silicone.

Mamoplastia Master Health

Por isso, é fundamental que a mulher fique atenta e observe sempre suas mamas. Assim, caso sinta algum desconforto ou uma sensação diferente do normal, ela deve procurar o médico para fazer uma avaliação e buscar o tratamento adequado, que pode envolver a troca do implante.

No entanto, é importante destacar que a rejeição à prótese é cada vez mais rara. Os implantes atuais são feitos com alta tecnologia e sua superfície é texturizada. Então, a aderência aos tecidos da mama é excelente, o que reduz os casos de encapsulamento.

Outras causas de dor na mama com prótese de silicone

Porém, a maioria dos casos de dores nas mamas não está relacionada à prótese de silicone. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), 70% das mulheres relatam que ficam com os seios doloridos, por causas diversas.

Ainda segundo a SBM, existem três tipos de dores nas mamas, também chamadas de mastalgias:

Dores clínicas

Geralmente, acontecem em algum momento específico do ciclo menstrual. Muitas mulheres que relatam esse tipo de dor afirmam que a sensação piora nos dias que antecedem a menstruação, ou seja, durante a TPM.

Dores acíclicas

Diferentemente das dores anteriores, elas não estão relacionadas ao ciclo menstrual. Portanto, elas podem acontecer de forma constante ou apenas em ocasiões específicas (intermitentes).

Existem diversas causas para as dores acíclicas: inflamações nas mamas, traumas, presença de cisto mamário, gravidez ou como sintomas da menopausa.

Dores extramamárias

São dores que não acontecem devido a problemas nas mamas, mas causam desconforto nessa região. Entre as principais causas, estão a nevralgia intercostal, artrite, fibromialgia e contratura muscular.

Também vale a pena destacar que muitas mulheres procuram o médico com medo de sua dor ser um sintoma do câncer. No entanto, segundo a SBM, essa doença é silenciosa e geralmente o desconforto está ligado a outras causas.

Como saber as causas da dor na mama com prótese de silicone?

A única forma de diagnosticar com precisão a causa das dores nas mamas é por meio da avaliação médica. Por isso, ao primeiro sinal de desconforto, procure seu cirurgião plástico.

Além da análise clínica, ele solicitará exames para verificar o estado de seus implantes mamários. Caso eles estejam íntegros, ele encaminhará você ao mastologista, para que ele investigue outras possíveis causas.

Vale a pena lembrar que a prótese de silicone não impede a realização de exames diagnósticos. Portanto, na mamografia, basta informar ao operador que você fez mamoplastia de aumento para que ele reposicione o aparelho e consiga imagens que permitem identificar qualquer problema no tecido mamário.

Entendeu quais são as principais causas da dor na mama com prótese de silicone? Ficou com alguma dúvida? Então, deixe sua pergunta nos comentários e teremos prazer em respondê-la!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre prótese de silicone Clique aqui.