Fale Conosco Pelo Whatsapp

Quando aquela voltinha na frente do espelho mostra dobras e pneus causados pela gordura nas costas, muitas pessoas se sentem incomodadas com a aparência dessa região. O incômodo aumenta quando nem os exercícios e dietas resolvem o problema.

Felizmente, embora os métodos tradicionais não sejam eficientes, a cirurgia plástica oferece solução para esse problema estético. Neste post, você vai descobrir que soluções são essas. Confira!

Como eliminar a gordura nas costas?

A cirurgia indicada para eliminar a gordura localizada, inclusive nas costas, é a lipoaspiração.

Assim, com a cânula o médico consegue desprender e mobilizar a gordura. Em seguida, o cirurgião a elimina do corpo por meio de um equipamento que a aspira.

A quantidade de gordura retirada na lipoaspiração varia de acordo com a necessidade do paciente. No entanto, existe um limite para a retirada de gordura em um único procedimento.

Assim, por uma questão de segurança, o médico pode retirar gordura equivalente a, no máximo, 5 a 7% do peso corporal do paciente. A extensão do corpo também não pode ultrapassar 40%.

Portanto, a solução para retirar a gordura nas costas é simples, rápida e eficaz.

Como eliminar a flacidez nas costas?

Porém, nem sempre retirar a gordura das costas resolve o problema do paciente. Afinal, as dobras podem ser causadas também pelo excesso de pele nessa região.

Isso pode acontecer após uma lipoaspiração e também depois de um processo de grande emagrecimento.

Portanto, nesses casos, a lipoaspiração sozinha não soluciona o problema. Ela pode ser feita em combinação com a torsoplastia, que corrige a flacidez e melhora o contorno das costas.

Quer saber mais sobre a torsoplastia? Veja o item a seguir!

O que é a torsoplastia?

A torsoplastia é a cirurgia plástica para corrigir a flacidez da região dorsal (costas) e dos flancos. Ela também recebe os nomes de dorsoplastia, dermolipectomia dorsal e em flancos, flancoplastia ou abdominoplastia circunferencial.

Embora não seja seu principal objetivo, por meio desse procedimento o médico também consegue melhorar um pouco a queda dos glúteos.

Isso acontece quando, depois de uma perda acentuada de gordura, existe uma grande sobra de pele na região do dorso. Esse excesso não mantém a região esticada e, consequentemente, não puxa o bumbum para cima.

Ao retirar uma faixa de pele do dorso, essa região fica esticada novamente. Como resultado, existe uma melhora no posicionamento do bumbum.

No entanto, esse reposicionamento não corrige a flacidez muscular dos glúteos e nem dá volume a essa área do corpo. Portanto, o paciente não deve ter essa expectativa quanto ao procedimento.

A torsoplastia elimina a gordura nas costas?

Embora nessa cirurgia o médico consiga retirar um pouquinho de gordura, ela não soluciona o problema da gordura localizada. Seu objetivo é retirar o excesso de pele.

Quais são os tipos de torsoplastia?

Existem dois tipos de torsoplastia indicadas para pacientes com diferentes necessidades.

A torsoplastia alta (toracoplastia) elimina o excesso de pele da parte superior das costas ou na lateral do tórax. Já a torsoplastia baixa (flancoplastia) corrige a flacidez da parte inferior do dorso.

Como fica a cicatriz da torsoplastia?

As cicatrizes dependem bastante do tipo de torsoplastia realizada. Assim, quando o objetivo é retirar o excesso de pele da região superior do corpo, dois tipos de incisões são indicados.

Em alguns casos, o médico retira a sobra de pele a partir de uma faixa em cada lado do corpo. Portanto, a cicatriz forma uma linha vertical abaixo do braço.

Ainda na torsoplastia alta, existe uma segunda opção. O médico também pode retirar o excesso de pele a partir de uma faixa horizontal nas costas, na altura do sutiã. Nesse caso, ela ficará escondida por essa peça íntima ou pelo biquíni.

É válido lembrar que a escolha do tipo de incisão é feita pelo médico, de acordo com as principais necessidades do paciente e dos locais onde há uma quantidade maior de pele para ser retirada.

Já quando se trata da torsoplastia baixa, o médico retira a faixa de pele na região dorsal. Portanto, a cicatriz costuma localizar-se entre o glúteo e o dorso, em um local bem próximo à cintura de peças íntimas.

Dessa forma, a cicatriz da torsoplastia baixa não fica perceptível na maioria das situações do dia a dia. Até mesmo quando o paciente utiliza roupas de banho com a cintura em posição mais alta, ela fica escondida.

É possível tirar a gordura nas costas e eliminar a flacidez?

Na maioria das vezes, é possível associar a lipoaspiração e a torsoplastia. Assim, o paciente realiza os dois procedimentos no mesmo dia.

Essa associação tem diversas vantagens: o paciente toma a anestesia uma vez só, tem apenas um período pós-operatório e ainda reduz custos com centro cirúrgico e internação.

Outras vezes, o médico indica a associação entre a torsoplastia e a abdominoplastia. Portanto, o paciente elimina a flacidez de toda a sua circunferência.

Porém, é importante destacar que só o cirurgião plástico pode afirmar, com certeza, se a associação de procedimentos é possível no seu caso.

Afinal, ele leva em conta diversos fatores como suas condições de saúde, a quantidade de gordura que precisa ser retirada, a extensão do procedimento, o tempo de cirurgia etc.

Portanto, se você tem vontade de resolver os dois problemas, converse com seu cirurgião. Apenas ele pode fazer uma avaliação adequada e propor a melhor solução.

Onde é feita a torsoplastia?

O cirurgião plástico realiza a torsoplastia em ambiente hospitalar. Ele utiliza, geralmente, a anestesia geral. Afinal, o procedimento dura entre 2 a 4 ou 5 horas, dependendo de sua extensão.

Depois da cirurgia, o paciente permanece em observação no hospital por mais 24 horas. Assim, na ausência de complicações, o paciente tem alta depois desse período e continua sua recuperação em casa.

Como é o pós-operatório da torsoplastia?

A principal recomendação para o pós-operatório da torsoplastia é o repouso. Portanto, o paciente precisará descansar e se afastar de suas atividades corriqueiras, inclusive do trabalho, por um período que varia entre 2 a 4 semanas.

Já os movimentos fortes e intensos devem ser evitados por um período maior, que pode variar entre 4 a 6 semanas. Para os exercícios físicos, o tempo de retorno é de 8 semanas.

Como em diversas cirurgias plásticas, o paciente também precisa usar cintas compressivas. Sempre que necessário, o médico indica sessões de drenagem linfática.

Alimentação balanceada contribui para que o corpo tenha melhores condições de recuperação e cicatrização. Então, é válido tomar muita água e, ao mesmo tempo, evitar alimentos industrializados, sal em excesso, gorduras, bebidas alcoólicas e açúcar.

O cigarro é um inimigo da cicatrização em qualquer cirurgia. Portanto, evite fumar antes do procedimento e mantenha esse controle nas semanas seguintes para acelerar sua recuperação e cicatrização.

Todo paciente, ao recorrer à cirurgia plástica, precisa se conscientizar de que o bom resultado não depende apenas do trabalho do médico no momento do procedimento.

Portanto, seguir as orientações do pós-operatório à risca é fundamental para evitar complicações como abertura dos pontos, necrose da pele e outros problemas que, embora pouco frequentes, causam muito incômodo e comprometem os resultados.

Agora você já sabe como eliminar a gordura nas costas e quais são as outras opções para deixá-las lisinhas e bem torneadas. Quer saber mais sobre o universo da cirurgia plástica? Acompanhe nossas páginas no Facebook e Instagram para não perder nenhum conteúdo!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)