Fale Conosco Pelo Whatsapp

Embora o efeito Dumbo chame a atenção, há muitas outras situações que exigem a correção das orelhas. Por isso, é importante saber sobre o que é a otoplastia, e como essa cirurgia pode fazer para melhorar a harmonia do rosto e aumentar a autoestima dos pacientes.

Otoplastia o que é?

A otoplastia é a cirurgia plástica que faz diversos tipos de correções nas orelhas. Em outro post, nós já explicamos todas as situações em que ela é recomendada. Porém, como esse é um procedimento que soluciona uma série de problemas diferentes, é natural que surjam dúvidas a esse respeito.

Por isso, selecionamos algumas perguntas muito comuns em nossa clínica. Assim, você saberá mais sobre esse tipo de cirurgia, se ela é indicada para seu caso e se existem restrições à sua realização. Confira!

Dúvidas sobre o que é otoplastia

1. Só adultos podem fazer a otoplastia?

Não. Felizmente, até mesmo crianças a partir de 5 anos podem fazer essa cirurgia. Portanto, a realização precoce pode evitar muitos traumas causados pelo bullying durante a etapa escolar.

2. Existe alguém que não possa fazer a otoplastia?

A otoplastia só é contraindicada quando, depois de analisar os exames, o médico observa que o paciente apresenta uma condição de saúde que torna a cirurgia um risco. Assim, algumas restrições são a ocorrência de problemas cardíacos, dificuldades de coagulação e anemia.

Porém, mesmo quem tem a saúde perfeita pode não conseguir fazer a cirurgia no dia marcado. Isso acontece quando a pessoa tem um problema repentino, como uma gripe, inflamação de garganta ou qualquer outra intercorrência. Então, é necessário remarcar para outro momento em que o sistema imunológico esteja funcionando bem.

3. Como é a preparação no dia da cirurgia?

A otoplastia é muito simples. Por isso, a pessoa não precisa ser internada antes e nem ficar em jejum. Basta não fazer uma refeição pesada e comparecer ao hospital no horário determinado pelo médico com seus documentos.

4. O que eu vou sentir no momento da cirurgia?

O normal é não sentir nada. Crianças costumam receber anestesia geral. Já para os adultos, a opção mais comum é a anestesia local. No entanto, se você preferir, o médico pode sedá-lo, mesmo que você já tenha idade para ficar acordado durante o procedimento.

5. O que acontece depois da otoplastia?

Você voltará para casa no mesmo dia. Porém, nós recomendamos que não dirija. Lembre-se que está sob o efeito de anestésicos. Além disso, é possível ter dores e também é importante restringir os movimentos da cabeça. Portanto, peça para alguém de confiança acompanhá-lo.

6. O que posso esperar do pós-operatório da otoplastia?

Os cuidados no pós-operatórios da otoplastia são simples e a recuperação é rápida. Então, aproveite para conferir o post completo sobre esse tema que nós já produzimos e está aqui no blog.

Além disso, por ser um pós-operatório, alguns eventos são normais. Podem ocorrer pequenos sangramentos, as orelhas desincharão aos poucos e terão a sensibilidade reduzida. Alguns pacientes sentem uma dor moderada. No entanto, o médico prescreve analgésicos e anti-inflamatórios para minimizar o desconforto.

7. Precisarei usar capacete após a otoplastia?

Geralmente, após a cirurgia os médicos recomendam o uso de um curativo conhecido como capacete por pelo menos 24 horas. Porém, alguns cirurgiões recomendam a permanência por até 4 dias.

8. O que eu preciso saber sobre os pontos?

A recuperação da otoplastia é muito rápida. Por isso, em um período que varia entre 7 e 10 dias as orelhas já estarão cicatrizadas. Porém, os pontos permanecem por mais tempo e alguns cirurgiões os retiram geralmente depois de 15 ou 21 dias.

Embora o risco de abertura ou inflamação dos pontos seja realmente baixo, é importante tomar cuidado. No entanto, para evitar esses problemas você só precisa seguir as recomendações do médico que incluem orientações relacionadas à higiene e curativos, usar a faixa e não dormir de lado.

9. Como ficam as cicatrizes?

Assim como existem diferentes problemas estéticos nas orelhas, a posição das cicatrizes depende do tipo de correção feita pelo paciente. Porém, de qualquer forma, elas ficam discretas e geralmente escondidas nas dobras das orelhas. Em muitos casos, as incisões e pontos são feitos apenas na parte de trás.

Embora o risco de queloide exista, ele depende da predisposição genética do paciente, e não da perícia do cirurgião. Além disso, é importante não tomar sol por pelo menos 30 dias, para que a luz não fixe as manchas roxas e os sinais da incisão na pele. O ideal é evitar praias e piscinas por cerca de 3 meses.

10. Como fica a posição das orelhas após a otoplastia?

Nos primeiros dias, as orelhas ficarão mais próximas da cabeça. Depois elas se abrem um pouco mais. Também pode haver alguma assimetria, como acontece com todas as outras partes do nosso corpo.

Porém, em alguns pacientes, a orelha de abano pode se abrir novamente. Portanto, será necessário fazer uma nova cirurgia. Então, os médicos recomendam esperar pelo menos 6 meses para repetir o procedimento, que é o tempo necessário para elas chegarem ao formato definitivo.

Otoplastia o que é: curiosidades

Esse é um cuidado importante, mas que muitas pessoas consideram bastante curioso. Nas primeira duas semanas após a cirurgia, o paciente não deve usar óculos. Assim, ele evita que as hastes exerçam peso sobre as orelhas e façam pressão sobre a área operada.

Agora você já sabe o que é otoplastia e tirou muitas dúvidas sobre essa cirurgia e sua recuperação. E então, ainda tem alguma pergunta? Deixe-a nos comentários e nós vamos responder! Também não se esqueça de nos seguir no Instagram e Facebook para conferir outros conteúdos!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)