Fale Conosco Pelo Whatsapp

Para a maioria das pessoas, emagrecer não é fácil. Sabemos que a obesidade é um problema causado por vários fatores e, por isso, a única alternativa para muitos pacientes é a cirurgia bariátrica.

A obesidade traz uma série de riscos à saúde. Ela é responsável por alterações metabólicas que geram problemas cardíacos e diabetes, entre outras doenças. Por isso, todos os esforços são válidos para reduzir o peso do paciente.

O processo de perda de peso pós-bariátrica não é nada fácil, embora seja rápido. Afinal, o organismo passa por uma série de adaptações. Os quilos vão embora, mas a pessoa ainda não vê o corpo que gostaria.

No lugar do excesso de gordura, ficam as sobras de pele que prejudicam o contorno corporal. Assim, a pessoa se depara com uma flacidez grande, que causa insatisfação com a própria imagem.

Por isso, ao buscar uma cirurgia bariátrica, o paciente já sabe que, depois do emagrecimento e estabilização do peso, é preciso programar uma série de cirurgias plásticas.

Quer saber quais são os procedimentos recomendados após a redução de peso? Então, continue a leitura!

Liftings após a cirurgia bariátrica: conheça os principais

Na cirurgia plástica, lifting são as cirurgias em que o médico retira trechos de pele do paciente, eliminando o excesso e consequentemente, a flacidez. Portanto, os liftings devolvem a firmeza e melhoram o contorno corporal.

O lifting em cada região do corpo recebe nomes específicos, que você vai conhecer a seguir:

Abdominoplastia após a cirurgia bariátrica

A abdominoplastia é a cirurgia plástica que elimina o excesso de pele do abdômen. Portanto, após este procedimento, a barriga se torna lisinha novamente.

A maioria dos pacientes que realizam a cirurgia bariátrica têm um grande acúmulo de gordura no abdômen. Portanto, quando eles emagrecem, forma-se uma sobra de pele muito incômoda neste local.

Esta sobra de pele costuma ser chamada de avental. Ela cai para a frente e fica solta, causando realmente um grande incômodo estético, além de dificuldades funcionais, como assaduras e infecções nesta região.

Então, é muito importante que a pessoa retire este excesso de pele, tanto para ter mais saúde quanto para fazer as pazes com o espelho, melhorar a autoestima.

Como é feita a abdominoplastia após a cirurgia bariátrica?

O procedimento é o mesmo em todas as abdominoplastias, inclusive após a bariátrica. Assim, o cirurgião faz uma primeira incisão, horizontal e ligeiramente curva, na região inferior do abdômen, geralmente na altura do osso pubiano.

Em seguida, ele faz uma segunda incisão que parte das bordas desta primeira e sobe até contornar a pele que será retirada. É neste ponto que pode haver algumas diferenças para quem faz a cirurgia bariátrica.

A altura desta incisão depende da quantidade de pele que o médico precisa retirar. Portanto, se ele faz a cirurgia em uma pessoa que emagreceu pouco, provavelmente a incisão não passará da altura do umbigo.

No entanto, quando a pessoa emagreceu muito, ela tem uma quantidade bem grande de pele em excesso. Isso faz com que o médico precise retirar um trecho maior.

Após a incisão, o médico separa a pele da musculatura abdominal e reposiciona os músculos, suturando-os na região central do abdômen.

Assim que o médico retira o excesso de pele, a incisão é fechada com suturas. Todo esse processo pode durar até 5 horas. O paciente recebe anestesia geral e geralmente permanece no hospital por um período de 24 horas.

Como fica a cicatriz da abdominoplastia após cirurgia bariátrica?

Em grande parte dos pacientes, a cicatriz forma apenas uma linha fina, horizontal e levemente curva, mais ou menos na altura do osso pubiano, no local da primeira incisão.

Porém, quando o paciente passou por um emagrecimento ainda mais significativo, o médico pode precisar fazer uma terceira incisão na posição vertical.

Caso queira saber mais sobre este procedimento, confira nosso post completo sobre a abdominoplastia em âncora aqui no blog.

Mastopexia ou lifting de seios

Assim como a abdominoplastia, a mastopexia elimina o excesso de pele. Porém, neste caso, o médico corrige a flacidez dos seios, deixando a mama firme e bem modelada.

Como é feita a mastopexia?

Nesta cirurgia, o médico faz até três incisões nas mamas da paciente. A primeira delas é ao redor da aréola. A segunda, uma linha vertical que desce a partir do bico do seio até o sulco mamário.

Porém, nos casos em que a paciente precisa retirar uma quantidade maior de pele, o que geralmente acontece na mastopexia após uma cirurgia bariátrica, o cirurgião faz uma terceira incisão.

Esta última incisão contorna o sulco mamário, que é a dobra natural que se forma abaixo do seio. Então, por meio destas aberturas, ele retira o excesso de pele.

Em seguida, o médico remodela a mama, deixando-a no formato e altura adequados. Finalmente, o cirurgião reposiciona a aréola e o mamilo, sutura todas as bordas e conclui o procedimento.

Também existem casos em que a paciente não tem tecido mamário suficiente para preencher bem o seio. Assim, quando ela perde a gordura, é necessário colocar silicone para modelar a mama e deixá-la proporcional ao corpo.

Então, o médico orienta a paciente a realizar uma mastopexia com prótese, ou seja, ela coloca silicone para deixar o seio no tamanho e formato ideais.

Como fica a cicatriz da mastopexia?

Após a cirurgia bariátrica, os médicos geralmente precisam retirar um trecho muito grande de pele dos seios. Por isso, eles costumam fazer as três incisões que nós mencionamos.

Portanto, a cicatriz tem o formato de uma âncora ou T invertido: um círculo em volta da aréola, uma linha vertical da aréola até o sulco mamário e uma linha horizontal e levemente curva que acompanha o sulco mamário.

Mas a paciente pode ficar tranquila quanto à cicatriz. Em primeiro lugar, ela fica escondida sob roupas íntimas, seja o próprio sutiã ou um biquíni.

Além disso, quando a paciente segue as recomendações médicas no pós-operatório, isso melhora muito a qualidade da cicatriz. Assim, ela tende a ficar fina, discreta e em um tom muito próximo ao da pele.

Torsoplastia após a cirurgia bariátrica

Porém, quem emagrece não quer deixar apenas o abdômen lisinho. As costas também podem manifestar um grau alto de flacidez e o paciente precisa fazer uma torsoplastia para corrigir este problema.

A torsoplastia, também conhecida como dorsoplastia, retira o excesso de pele das costas. Ela pode ser feita na parte alta das costas (torsoplastia alta) ou na região mais baixa (torsoplastia baixa ou flancoplastia).

Como é feita a torsoplastia?

Na torsoplastia baixa, o médico elimina o excesso de pele que se acumula na altura da cintura, mas na parte de trás do corpo. Além disso, este procedimento eleva também a região lateral das pernas (culote) e glúteos.

Nos pacientes que realizaram cirurgia bariátrica, é muito comum apresentar flacidez tanto na parte frontal do corpo quanto na parte anterior. Por isso, grande parte dos médicos já recomenda realizar a abdominoplastia combinada à torsoplastia.

Nesses casos, o paciente consegue corrigir a flacidez de ambas as regiões em uma única cirurgia. As cirurgias plásticas combinadas são uma excelente opção, quando bem indicadas, pois o paciente não precisa passar por mais de uma internação, anestesia e período de recuperação.

Quando o cirurgião faz os dois procedimentos juntos, a cirurgia recebe o nome de abdominoplastia circunferencial ou abdominoplastia 360 graus.

Como fica a cicatriz da torsoplastia?

Quando o paciente faz apenas a torsoplastia, ele apresenta uma cicatriz horizontal entre a cintura e a região dos glúteos, mais ou menos na linha de uma roupa íntima ou o cós de uma bermuda.

Já quando ele realiza uma abdominoplastia 360 graus, esta linha contorna o todo o corpo, mas na mesma altura da abdominoplastia e da torsoplastia.

Braquioplastia pós-bariátrica

Outra região do corpo que costuma causar muito incômodo após a cirurgia bariátrica é o braço. Afinal, se mesmo as pessoas com um peso normal costumam não gostar da flacidez desta região, imagine quem perdeu muito peso!

A braquioplastia é o lifting de braço. Portanto, o médico retira o excesso de pele que forma aquela temida “asa de morcego”. Os braços se tornam mais finos e bem delineados.

Como é feita a braquioplastia?

Para realizar a braquioplastia, o paciente costuma receber uma anestesia geral. Afinal, o procedimento pode durar até 4 horas, embora também possa ser concluído em um período mais curto.

Então, o médico faz uma incisão na parte interior do braço, na região que normalmente fica escondida quando eles estão abaixados, na posição de repouso. O comprimento desta incisão depende da quantidade de pele que o cirurgião precisa retirar.

Em seguida, ele remove o excesso de pele. Além disso, ele pode reposicionar os músculos, de acordo com as necessidades de cada paciente. Esse tecido muscular é suturado na posição correta, para que o braço fique firme.

Finalmente, o médico estica a quantidade de pele necessária para cobrir o braço com exatidão, sem deixar nenhuma sobra. Então, ele sutura as bordas, encerrando o procedimento.

Como fica a cicatriz da braquioplastia?

A cicatriz da braquioplastia forma uma linha que parte da axila em direção ao cotovelo, podendo inclusive ultrapassá-lo. Afinal, a extensão depende da quantidade de pele retirada durante o procedimento.

Porém, mais uma vez, o cuidado no pós-operatório melhora a qualidade desta cicatriz, que pode ficar em um tom muito semelhante ao da pele. Este resultado depende também do padrão de cicatrização de cada indivíduo.

Lifting de coxas após a cirurgia bariátrica

Finalmente, vamos falar de outra região do corpo que pode trazer muito incômodo após a bariátrica — as pernas. Afinal, o excesso de pele costuma se acumular principalmente na parte interior das coxas ou na região dos joelhos.

Como é feito o lifting de coxas?

No lifting de coxas, o médico faz uma incisão próxima à virilha, em direção às laterais da perna, tanto na frente do corpo quanto na região posterior, contornando a parte debaixo do bumbum.

A partir das extremidades desta primeira incisão, ele contorna toda a pele que precisará retirar do interior das coxas. Portanto, quando a flacidez é menor, esse contorno não se estende tanto em direção à parte interna do joelho.

No entanto, se o médico precisar retirar um trecho muito grande de pele, esta incisão também será extensa, pois visa permitir a remodelagem da coxa.

Assim como nos outros liftings, o médico retira o excesso de pele, reposiciona músculos, sutura essas estruturas internas e remodela as coxas. Ao final, ele fecha as bordas da incisão.

Como fica a cicatriz do lifting de coxas?

O procedimento que elimina a flacidez nas coxas forma uma linha cicatricial que desce desde a virilha até o ponto máximo da incisão. Ela fica geralmente escondida na parte interna das pernas, bastante discreta.

Agora você já sabe quais são os procedimentos indicados após a cirurgia bariátrica. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe nossas páginas no Facebook e Instagram para não perder nossos próximos conteúdos.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)