Fale Conosco Pelo Whatsapp

Você já percebeu que, muitas vezes, não são apenas as rugas que aparecem em volta dos olhos com o passar da idade? Muitas pessoas desenvolvem também o xantelasma e ficam incomodadas com esse problema estético.

Mas você sabe o que é xantelasma, por que ele aparece na região dos olhos e como eliminá-lo? Então continue neste post e descubra essas respostas.

O que é xantelasma?

O xantelasma ocorre quando a gordura e colesterol se depositam logo abaixo da superfície da pele, formando placas. Ele costuma aparecer principalmente ao redor dos olhos.

O xantelasma é um problema comum em muitos adultos, especialmente naqueles que apresentam um nível elevado de colesterol no sangue.

Embora não cause nenhum sintoma como dor ou coceira, o xantelasma costuma provocar um incômodo estético. Em alguns casos, ele forma diversas placas amarelas, como se fosse um terreno rachado, craquelado.

Outra característica interessante do xantelasma é o fato de que ele costuma se formar em regiões mais próximas do rosto do que nas laterais da face.

Se não tratadas, essas placas de gordura continuam crescendo e ocupando um espaço cada vez maior. Portanto, é importante detectá-las e eliminá-las precocemente.

Como tratar o xantelasma?

Alguns profissionais tratam o xantelasma tentando destruí-lo por meio de procedimentos que usam ácidos, laser ou eletrocoagulação. Porém, o método mais tradicional e muito eficaz é a cirurgia plástica facial.

Abdominoplastia Master Health

Durante a cirurgia, o médico faz uma pequena incisão e retira a gordura acumulada no local. Depois, ele fecha o corte com uma sutura discreta, tentando escondê-la em bordas ou dobras de pele.

Porém, é importante entender que qualquer tratamento de xantelasma, seja a cirurgia, o laser ou a eletrocoagulação, podem deixar algum tipo de cicatriz.

Por isso, é ainda mais importante detectar o problema desde cedo e tratá-lo rapidamente para que a placa de gordura não aumente, obrigando o profissional a fazer uma incisão maior e deixar uma cicatriz visível.

O xantelasma pode voltar?

Infelizmente, sim, o xantelasma pode voltar. Afinal, ele aparece porque o seu corpo deposita gordura naquele local, o que pode acontecer novamente.

Não é possível dizer que existe algum procedimento para evitar o xantelasma. Porém, como ele está relacionado também ao aumento de colesterol no sangue, é importante baixar os níveis dessa gordura.

Analisando a situação com mais atenção, percebemos que o xantelasma é um dos possíveis sinais de alerta que o organismo emite quando provocamos condições que nos fazem mal.

Então, mais do que uma preocupação estética, o surgimento de xantelasmas aponta para a necessidade de cuidar melhor da saúde cardiovascular.

Faça um acompanhamento regular com seu médico para monitorar os níveis de colesterol e detectar um possível distúrbio do metabolismo de lipídios (gordura).

Embora as pessoas se sintam muito incomodadas com o problema estético causado pelo xantelasma, a verdade é que o controle do colesterol é indispensável para evitar comorbidades como aterosclerose, diabetes e pancreatite.

Negligenciar este cuidado pode literalmente colocar sua vida em risco.

Qual é a cirurgia plástica para remoção de xantelasmas?

Como o xantelasma geralmente aparece nas pálpebras, o cirurgião plástico costuma removê-lo em uma blefaroplastia. Inclusive, esta pode ser uma oportunidade para corrigir outros problemas na face.

Veja tudo que o médico pode corrigir em uma blefaroplastia:

Correção do xantelasma na blefaroplastia

Como já dissemos, o médico faz uma pequena incisão e retira a gordura que preenche a bolsa. Em seguida, ele sutura o corte, acabando com o xantelasma.

Eliminação da flacidez de pálpebra

Já que vai fazer uma cirurgia, por que não corrigir outros problemas na região dos olhos? Um dos mais incômodos, sem dúvida, é a flacidez ou ptose palpebral.

Na blefaroplastia, o médico elimina o excesso de pele da pálpebra inferior, superior ou de ambas, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Assim, a região dos olhos fica lisa e esticada novamente. E como os olhos estão entre as principais áreas do rosto a mostrarem sinais de envelhecimento, este procedimento rejuvenesce muito o paciente.

Eliminação de alguns tipos de olheiras

Existem diferentes tipos de olheiras e, até mesmo por isso, nem sempre é possível eliminar todas elas com a cirurgia plástica.

Porém, muitas vezes a pessoa apresenta olheiras porque a região debaixo dos olhos começa a perder seu volume estrutural, o que deixa a pele mais profunda.

Neste caso, a blefaroplastia inferior consegue corrigir as olheiras. Afinal, o médico elimina o excesso de pele desta área, que se torna esticada e não afunda na região da órbita ocular.

Eliminação da bolsa nos olhos

Sabe aquela bolsa que aparece na parte inferior dos olhos e que deixa a pessoa com uma expressão cansada, como se tivesse dormido pouco? Também é possível resolvê-la com a blefaroplastia.

Recuperação plena da funcionalidade dos olhos

A flacidez na região dos olhos não provoca apenas incômodo estético. Ela também traz prejuízos funcionais relacionados à visão e ao conforto ocular.

Quando a pálpebra cai sobre os olhos, ela obstrui uma parte da visão periférica. A pessoa às vezes não percebe a perda visual porque ela ocorre de forma gradual, mas depois da cirurgia ela observa uma grande melhora.

Outro prejuízo funcional da flacidez dos olhos é a dificuldade para manter o fluido lacrimal nos olhos. Ele pode escorrer por uma dobra da pálpebra inferior.

Assim, o fluido lacrimal deixa de cumprir sua função, que é lubrificar os olhos. Isso causa um grande desconforto devido ao ressecamento da superfície e da córnea.

Além disso, o fluido lacrimal escorre pelo rosto como se a pessoa estivesse chorando com bastante frequência, causando constrangimento.

Esses são os principais benefícios de uma blefaroplastia e, como você viu, a cirurgia pode proporcionar uma solução bastante abrangente.

Como fica a cicatriz após a blefaroplastia?

Você provavelmente conhece muitas pessoas que fizeram uma blefaroplastia, mas nem imagina! Isso acontece porque as cicatrizes ficam muito discretas.

Os olhos são, naturalmente, cheios de dobras de pele. Elas são fundamentais para permitir a movimentação. Então, para o médico, é mais fácil esconder as cicatrizes nesses pontos estratégicos.

Assim, o médico faz a incisão muito próxima da borda dos olhos, para que ela fique bem escondida. Em outros casos, a cicatriz segue a linha semicircular que divide a pálpebra fixa e a pálpebra móvel.

Por isso, nos três primeiros meses é até possível ver a cicatriz quando a pessoa fecha os olhos, pois ela forma uma linha avermelhada.

No entanto, após esses meses de maturação, a linha fica cada vez mais semelhante à cor da pele à sua volta, o que torna a cicatriz praticamente imperceptível.

Quando a cirurgia retira as bolsas da parte inferior, o resultado é ainda melhor. Afinal, neste caso, geralmente o médico consegue fazer a incisão na parte interna, sem deixar marcas exteriores.

Quais são os cuidados no pós-operatório da cirurgia para eliminar o xantelasma?

Os cuidados pós-cirúrgicos são simples, mas indispensáveis. Afinal, eles colaboram para que a cicatrização ocorra da melhor forma possível.

Então, nos primeiros 2 ou 3 dias, o paciente precisa evitar a movimentação excessiva. Ele pode andar dentro de casa, até para estimular a circulação do sangue, mas sem exageros.

Algumas medidas são importantes para conter o sangramento e ajudar a região a desinchar. Manter a cabeceira elevada, realizar compressas geladas de soro fisiológico e deitar-se sempre com o rosto para cima são algumas delas.

É fundamental evitar a exposição solar pelo máximo de tempo possível. Se for inevitável, use protetores e chapéus ou bonés para não fixar as equimoses ou escurecer a cicatriz.

Os pontos serão retirados em cerca de uma semana. Até lá, o paciente precisa ser ainda mais cuidadoso para evitar traumas e situações que possam romper a sutura, inclusive coçar a região.

Depois de três semanas, o paciente já pode voltar a utilizar lentes de contato e as atividades físicas moderadas são liberadas a partir de 30 dias após o procedimento.

O paciente deve, logicamente, retornar ao médico nas datas combinadas para acompanhar a evolução do quadro.

Agora que você já conhece essas informações, deve estar se perguntando o que fazer para o xantelasma não voltar. Veja a seguir!

O que fazer para o xantelasma não voltar?

Como já falamos, não é possível garantir que um xantelasma não volte. Porém, como ele está relacionado ao aumento do colesterol, alguns hábitos podem ajudá-lo a reduzir os níveis dessa gordura no sangue:

Alimentação saudável

A alimentação inadequada é a principal causa para o aumento do colesterol. Portanto, não é possível solucionar este problema sem uma reeducação alimentar.

Uma dieta equilibrada, com redução de gorduras e carboidratos refinados, costuma ser eficaz para diminuir a quantidade de colesterol no sangue. O consumo de fibras também ajuda muito.

Exercícios físicos

Diversos estudos comprovam que pessoas que praticam exercícios físicos, seja de alta ou baixa intensidade, reduzem os níveis de colesterol com mais facilidade.

Portanto, a atividade física é uma grande aliada do seu coração e contribui ainda para evitar as condições de saúde que levam ao surgimento do xantelasma.

Uso de medicamentos

Em alguns casos, o médico prescreve remédios hipolipemiantes que tratam a dislipidemia e ajudam a regular os níveis de colesterol. Porém, esses medicamentos só devem ser tomados com orientação médica.

Agora você já sabe tudo sobre o xantelasma, as causas de seu surgimento e até meso a forma de tratamento.

Gostou do post? Quer saber mais sobre o universo da cirurgia plástica e as soluções que ela pode trazer para sua vida?

Então não perca tempo! Siga nossos perfis no Facebook e Instagram para não perder os próximos conteúdos.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)