Fale Conosco Pelo Whatsapp

Pode parecer um verdadeiro sonho aumentar os seios, o bumbum e qualquer outra região do corpo sem fazer uma cirurgia, não é mesmo? Porém, para muitas mulheres, o silicone industrial transforma este sonho em pesadelo.

Embora aplicar silicone industrial no corpo seja uma prática proibida por conselhos de medicina, ainda existem pessoas que oferecem este tipo de serviço prometendo uma série de vantagens.

Porém, neste post você vai conhecer toda a verdade sobre o silicone industrial e entender por que você precisa ficar bem longe deste tipo de procedimento, para sua própria segurança. Veja a seguir.

O que é o silicone industrial?

Trata-se de um material completamente diferente do gel de silicone usado nas próteses devidamente autorizadas pela Anvisa.

O silicone industrial é uma substância líquida que, como o nome diz, tem diversos usos na indústria.

Ele serve apenas para vedar brechas, lubrificar peças ou máquinas e principalmente para limpar esses objetos. Portanto, não deve ser aplicado no corpo humano.

Mamoplastia Master Health

Na indústria de carros e aviões, por exemplo, trabalhadores usam o silicone industrial para limpar as peças que eles fabricam.

Ainda na indústria, os trabalhadores aplicam silicone por baixo das esteiras, para reduzir o atrito entre elas e sua base, o que facilita o deslizamento.

Até mesmo em casa, se você já comprou uma esteira para realizar exercícios, deve ter usado silicone para evitar que a esteira começasse a travar durante a atividade.

Também não podemos nos esquecer de que este silicone serve para dar brilho a alguns produtos feitos de plástico ou impermeabilizar objetos como azulejos.

Portanto, como você pode ver, trata-se de um produto comum e que, por isso mesmo, é vendido até mesmo em lojas de materiais de construção.

Ele não passa por nenhum processo de refino e tem um custo baixo, mas não é compatível com nosso organismo. Então não serve para ser aplicado em nosso corpo.

Quais são as consequências da aplicação de silicone?

Como você viu, este silicone industrial definitivamente não foi feito para ser usado na cirurgia plástica. Então ele não deve ser utilizado para aumentar seios, bumbum ou qualquer outra parte do corpo.

Mas como muitas pessoas não sabem disso, existem “profissionais” que oferecem este serviço, colocando a vida dos pacientes em perigo. Veja quais são os principais riscos que elas correm:

1. Deformação do corpo

O silicone industrial se desloca pelo corpo depois da aplicação. Afinal, ele é um líquido e não tem a consistência necessária para a aderência aos tecidos. Ele obedece à lei da gravidade!

Assim, ele não tem um formato definido. A pessoa que o aplica simplesmente vai preenchendo o local indicado, mas depois do procedimento, o resultado é imprevisível.

Infelizmente, existem inúmeros casos em que o silicone industrial causou deformidades significativas. Depois de ser aplicado nos seios, por exemplo, é comum ele descer para o abdômen e criar volume nessa região.

O mesmo acontece com quem aplica silicone industrial no bumbum ou coxas. O líquido pode descer para pernas e pés, formando bolas e caroços que dificultam até mesmo a mobilidade.

2. Infecções graves

O silicone industrial também pode causar infecções graves no organismo – e isso acontece por diversos motivos.

Um deles diz respeito à contaminação do próprio material. Como ele é feito para uso na indústria, o fabricante não precisa e nem se preocupa em torná-lo estéril.

Portanto, uma embalagem de silicone industrial pode conter bactérias e microorganismos que, quando injetados no corpo humano, provocam infecções.

Também não podemos nos esquecer de que a lei proíbe o uso de silicone industrial para fins estéticos. Assim, nenhum hospital ou clínica séria realiza este procedimento.

Por isso, quem aplica o silicone industrial no corpo das pessoas faz isso em locais completamente inadequados e com maior risco de contaminação, como a própria casa ou o local de atendimento deste “profissional”.

Finalmente, não podemos nos esquecer do alto risco de que, durante a aplicação, o silicone seja injetado ou entre de alguma forma na corrente sanguínea do paciente.

Assim, ele percorrerá o corpo e provocará uma septicemia, infecção generalizada que pode levar à morte.

3. Perda ainda maior de tecido e volume

Quem coloca o silicone industrial está tentando, embora de maneira insegura, realizar o sonho de aumentar o volume de alguma região do corpo.

Assim, o sonho é ter seios grandes e fartos, um bumbum empinado, coxas grossas e assim por diante.

No entanto, esta aventura expõe a pessoa a diversos riscos que você está conhecendo neste post e ainda pode causar a perda de volume nessas mesmas áreas.

Quer entender o porquê?

O silicone industrial não tem biocompatibilidade com o nosso organismo. Isso significa que, ao entrar no corpo humano, ele começa a agredir as células.

Assim, a pessoa pode ter inúmeras reações adversas, como inchaços, formação de nódulos, dores, inflamações com formação de fibrose…

A pele também pode mudar de cor, seja por equimose (manchas roxas porque o sangue extravasa dos vasos sanguíneos), eritema (vermelhidão) ou ainda discromia (a pele fica mais escura ou mais clara).

Porém, existe um agravante. Diferentemente da prótese de silicone, que o médico a retira inteira em caso de rejeição, o silicone industrial se mistura aos tecidos do corpo.

Portanto, se o paciente vai para o hospital porque teve algum desses sintomas ou mesmo uma infecção, o médico precisa extrair todos os tecidos que estão ali em volta.

Então aquela mulher que colocou silicone industrial porque tinha seios pequenos, neste momento precisa tirar a mama inteira. Não tem como retirar apenas o líquido.

Aquela que colocou silicone industrial porque tinha um bumbum pequeno pode ficar com uma verdadeira cratera na região, pois o médico precisa tirar até mesmo boa parte do músculo glúteo.

4. Necrose dos tecidos e perda dos nervos

E se a mulher não quiser retirar esses tecidos lesionados pelo silicone industrial? Infelizmente, a situação se torna ainda pior.

Além dos sintomas serem terríveis e a infecção se tornar extremamente dolorosa, abrir e extravasar pus, o tecido começa a morrer.

Este processo de morte do tecido se chama necrose. Até mesmo os nervos da região morrem, prejudicando a sensibilidade e a mobilidade permanentemente.

5. Morte por uso de silicone industrial

Finalmente, o agravamento de qualquer um desses quadros pode causar a morte do paciente.

Lamentavelmente, vemos alguns desses casos com uma certa frequência, pois eles ganham uma grande repercussão na mídia.

Porém, ainda há pacientes que se iludem com a promessa de um resultado fácil e buscam procedimentos tão perigosos.

O que eles não sabem é que, para cada uma dessas mortes noticiadas, existem outras milhares de pessoas que sobreviveram, mas que carregam sequelas como deformidades, perda de mobilidade e dores intensas.

A lei permite usar silicone industrial para fins estéticos?

Não existe nenhuma cirurgia plástica ou procedimento seguro que utilize silicone industrial.

Até mesmo por isso, muitos “profissionais” que oferecem o serviço utilizam nomes como silicone sem cortes para mascarar o verdadeiro procedimento.

Porém, a lei proíbe aplicar silicone industrial para fins estéticos. Médicos, enfermeiros ou esteticistas que realizam este trabalho atuam fora da lei e precisam ser denunciados por esta prática clandestina.

Agora que você já sabe a verdade sobre os riscos do silicone industrial, conheça a única alternativa para aumentar os seios com segurança.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre mamoplastia Clique aqui.
    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre prótese de silicone Clique aqui.