Fale Conosco Pelo Whatsapp

Ao longo dos anos, as técnicas para colocação de implantes mamários evoluíram, inclusive em relação à sua posição no corpo da paciente. Neste aspecto, uma alternativa pouco conhecida, mas com algumas vantagens, é a colocação de silicone subfascial.

Você já ouviu sobre essa possibilidade? Sabe que vantagens ela pode agregar ao seu pós-operatório? Então, continue a leitura e entenda melhor o assunto.

O que é silicone subfascial?

Trata-se de uma técnica em que o médico coloca a prótese de silicone sob a fáscia. Portanto, o implante não fica atrás do músculo peitoral, mas também não fica em contato direto com a glândula mamária.

A fáscia é uma camada fina e resistente, formada por tecido conjuntivo, que reveste os músculos. Portanto, ela separa nossa musculatura de outros órgãos internos, contribuindo para que cada um deles fique em seu devido lugar.

No organismo, a fáscia protege tanto os órgãos que têm contato com os músculos quanto o próprio tecido muscular, permitindo que ele esteja apto a realizar movimentos com mais suavidade.

Em relação à cirurgia plástica, especificamente a mamoplastia de aumento, a fáscia proporciona uma alternativa a mais para que o médico coloque a prótese na melhor posição possível para cada paciente, de acordo com suas necessidades, características e riscos de complicações pós-cirúrgicas.

Mamoplastia Master Health

Como o médico coloca o silicone na posição subfascial?

A cirurgia para colocar silicone na posição subfascial é um pouco diferente das outras técnicas utilizadas. Afinal, a localização final da prótese exige que o médico faça a dissecação de alguns tecidos.

Em primeiro lugar, a equipe anestesia a paciente para que ela não sinta dor ou desconforto durante o procedimento. Então, o médico faz a incisão para colocação da prótese.

Assim, ele pode fazer a incisão na região da axila (transaxilar), na aréola (periareolar) ou na dobra inferior da mama. Esta última incisão, a inframamária, é a mais utilizada atualmente.

Após a incisão, o cirurgião precisa abrir o espaço onde a prótese será colocada. Em termos médicos, este lugar se chama loja. Para isso, ele separa cuidadosamente a fáscia do músculo peitoral. Esse descolamento de tecidos se chama dissecação.

Quando o local está devidamente preparado, o médico insere o implante. Ele ajusta a prótese na posição correta, para que o ponto mais alto seja coincidente com o centro das aréolas.

Assim que as mamas estão simétricas, alinhadas e com a aparência perfeita, o cirurgião fecha o local com suturas. Antes que a paciente deixe o centro cirúrgico, a equipe já coloca o sutiã pós-operatório para comprimir e estabilizar a região.

Quais são as vantagens do silicone subfascial?

O silicone subfascial tem sido avaliado como uma alternativa intermediária entre a posição submuscular e a posição subglandular. Assim, os médicos geralmente utilizam a técnica com o objetivo de obter os seguintes resultados:

Silicone subfascial permite uma aparência natural

Algumas mulheres têm pouco tecido mamário, além de uma pele extremamente fina na região dos seios. Nesses casos, colocar o silicone na posição subglandular deixa a prótese mais evidente.

Então, ao colocar o silicone por trás da fáscia, existe uma camada a mais de tecido para cobrir o implante, suavizando a transição entre a prótese e o tecido mamário, deixando seu contorno menos visível.

Portanto, neste caso, o médico evita a visualização do implante, bem como o efeito rippling, que gera ondulações principalmente na região da borda da prótese de silicone.

Outra alternativa para deixar a prótese menos visível é colocá-la na posição submuscular. Porém, o pós-operatório costuma ser um pouco mais doloroso e existe o risco (embora pequeno) de o músculo pressionar o implante para cima.

Portanto, o médico avalia criteriosamente as características físicas da paciente e pode optar por uma dessas duas técnicas, de acordo com o que oferece mais conforto, melhor resultado e menor risco de complicações.

Redução da dor no pós-operatório

As pacientes geralmente relatam que o pós-operatório do silicone não tende a ser muito dolorido. Em grande parte dos casos, elas se referem muito mais a um incômodo do que a uma dor.

Porém, como já vimos no tópico anterior, o pós-operatório de quem colocou prótese atrás do músculo pode, sim, ser um pouco mais doloroso. Colocar o silicone sob a fáscia diminui essa dor.

O músculo peitoral possui muito mais inervação do que a fáscia. Portanto, como o médico disseca (separa) tecidos durante a cirurgia e coloca um implante que passa a pressionar toda essa região, a dor no pós-operatório é naturalmente maior.

Já quando o médico coloca a prótese sob a fáscia, mesmo sendo um tecido que precisa ser dissecado e separado do músculo, não existe tanta inervação, o que reduz o desconforto pós-operatório.

Menor deslocamento do silicone subfascial

Quando o médico coloca o silicone por trás do músculo peitoral, a prótese pode sofrer uma pressão para se deslocar, especialmente para cima. Afinal, o tecido muscular se contrai quando nós realizamos uma série de movimentos.

Assim, ao colocar o silicone por trás da fáscia, a prótese fica à frente do músculo peitoral. Portanto, ela não sofre esta pressão e corre menos risco de se deslocar.

Recuperação mais rápida

A cirurgia para colocação do silicone subfascial é menos invasiva que o procedimento realizado para colocar o silicone por trás do músculo. Por isso, o tempo de recuperação costuma ser mais rápido.

Menor risco de contração capsular

Como você pode ver, todas as vantagens do silicone subfascial que mostramos aqui se referem a uma comparação com a posição submuscular. Porém, neste tópico, vamos falar de uma vantagem em relação à posição subglandular.

Em algumas mulheres, o silicone cria uma camada grossa e endurecida de tecido em volta do implante, que exerce pressão sobre ele. Trata-se de um problema cada vez mais raro, conhecido como contração capsular.

Atualmente, devido à textura dos implantes e evolução da técnica cirúrgica, essas ocorrências são raras. Alguns estudos mostram que elas podem ser inferiores a 1% das pacientes com silicone.

No entanto, colocar a prótese atrás do músculo ou sob a fáscia diminui ainda mais esta taxa de rejeição, aumentando a segurança e a durabilidade do resultado da cirurgia.

O silicone subfascial é a melhor opção para todas as mulheres?

Não. Embora ofereça benefícios, especialmente em relação à posição submuscular, o silicone subfascial é a melhor opção para um grupo de mulheres, mas não para todas.

Veja algumas questões que o médico considera antes de definir se a posição subfascial é indicada para uma paciente:

Pacientes que comportam bem a prótese subglandular

Em primeiro lugar, precisamos nos lembrar de que muitas das vantagens do silicone subfascial não são diferentes dos resultados obtidos por mulheres que colocam silicone atrás da glândula mamária, desde que tenham uma quantidade adequada de pele e tecido mamário.

Então, se você deseja um resultado natural, menor risco de deslocamento da prótese, recuperação rápida e com pouca dor, o silicone subglandular (atrás da glândula mamária) é suficiente para suprir essas demandas.

Portanto, o médico só indica a posição subfascial ou submuscular quando a mulher não tem cobertura mamária suficiente para colocar o silicone na posição subglandular. Apenas uma avaliação clínica pode definir a melhor opção.

Pacientes com cobertura mamária insuficiente

Mesmo que a mulher não tenha cobertura mamária suficiente, o médico ainda tem duas opções: a posição subfascial e a posição submuscular. Como você viu nos tópicos anteriores, colocar silicone atrás do músculo tem algumas desvantagens.

Então, talvez você pense que a primeira opção do médico seria, automaticamente, colocar o silicone por trás da fáscia, não é mesmo? Porém, a resposta não é tão simples assim.

Cada corpo é único e possui características distintas. Assim, em algumas mulheres, a fáscia é suficiente para camuflar bem a prótese de silicone. Em outras, o tecido da mama é tão fino que elas realmente precisam de um músculo para deixar o resultado natural.

Além disso, a fáscia é um tecido que, embora resistente, é mais fino do que uma camada de músculos. Por isso, algumas pacientes necessitam colocar o silicone submuscular para que, nesta posição, a prótese tenha um bom suporte.

Quem escolhe a posição ideal para a prótese de silicone?

Vale a pena destacar que, embora o nosso blog tenha a intenção de fazer você entender tudo o que acontece em uma cirurgia plástica e quais são as opções disponíveis, informações gerais não substituem uma avaliação médica.

Ao receber uma paciente, o médico analisa todos esses fatores: seu biotipo, a espessura da pele, a quantidade e densidade da glândula mamária, a expectativa da paciente quanto ao resultado, eventuais ocorrências anteriores de rejeição em caso de substituição de prótese…

Portanto, o médico indica a melhor técnica a ser utilizada, o que envolve o local de colocação do implante, de maneira individualizada. Por isso, é extremamente importante que você escolha um profissional altamente qualificado e converse abertamente com ele sobre suas expectativas.

Agora você já sabe qual é a diferença entre o silicone subfascial e as outras posições em que o médico pode colocar a prótese, bem como as indicações e vantagens desta técnica em relação às demais opções.

Gostou do conteúdo? Quer saber ainda mais sobre o universo da cirurgia plástica? Então, não perca tempo! Siga nossos perfis no Facebook e Instagram para não perder nenhuma novidade.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre prótese de silicone Clique aqui.