Os seios são um símbolo de feminilidade e esbanjam sensualidade. Porém, além da aparência, eles também proporcionam prazer. Por isso, a preocupação com a perda de sensibilidade nas mamas após o silicone leva muitas mulheres a temerem a cirurgia.
Mas será que realmente as mulheres perdem a sensibilidade após a mamoplastia de aumento? Se houver a perda, ela é temporária ou reversível? Ficou interessada? Veja as respostas a seguir!
Índice:
Perda de sensibilidade após a mamoplastia de aumento é comum?
Provavelmente, a maneira mais correta não é falar em perda da sensibilidade, mas em alteração. Afinal, a região das mamas fica muito alterada logo após a cirurgia.
Pense em todas as mudanças que acontecem no ato cirúrgico. Primeiro, o médico corta e descola os tecidos da mama um do outro. Depois, ele coloca uma prótese entre eles, que precisam acomodar esse novo volume.
Então, a pele também precisa se esticar. Além disso, nesse processo o médico corta vários nervos. Então, isso acontece tanto na incisão externa quanto na abertura da loja (espaço onde ele colocará o silicone).
Em nosso corpo, os nervos funcionam como a fiação elétrica em uma casa. Portanto, são eles que conduzem os estímulos que a nossa pele recebe (toque, mudança de temperatura, etc) até o cérebro. Lá, eles são processados e se transformam em sensações.
Assim, a partir do momento do corte dos nervos, ocorre uma interrupção nesse caminho até o cérebro, reduzindo a recepção do estímulo. Isso acontece até que o processo de cicatrização aconteça ou o organismo encontre outra rota para levar os estímulos.
Com todas essas transformações, é frequente a diminuição ou perda de sensibilidade das mamas. Porém, em alguns casos o contrário acontece. Então, os mamilos ficam ainda mais sensíveis do que eram antes da cirurgia.
Nos meses seguintes à mamoplastia, é provável que essa alteração na sensibilidade aconteça. No entanto, na maioria dos casos, o cérebro volta a receber os estímulos normalmente depois de algum tempo.
Como evitar grandes alterações na sensibilidade das mamas?
Embora a alteração na sensibilidade seja um processo normal após a cirurgia, existem algumas escolhas que podem evitar grandes alterações. Um desses fatores é o tamanho da prótese e, consequentemente, o da incisão.
Próteses de silicone muito volumosas precisam de um espaço maior para seu encaixe. Portanto, isso aumentará o tamanho tanto do corte externo quanto do corte interno.
Quanto maior for o corte, maior é também o impacto sobre os nervos. Assim, esse é um fator determinante para aumentar ou reduzir as chances de uma perda de sensibilidade significativa.
Depois da cirurgia, é possível acelerar o retorno da sensibilidade por meio de massagens. Com toques leves, suaves e cuidadosos, você estimulará a recuperação dos nervos e o processo de comunicação deles com o cérebro.
Enfim, é importante lembrar que a paciente que realiza uma mamoplastia de aumento, que é a cirurgia plástica de inserção de prótese de silicone nos seios, deve atentar-se para as escolhas. Afinal, elas poderão fazer uma enorme diferença para manter sua satisfação com o seu corpo e todas as sensações que ele proporciona, e não só com a aparência.
Quer saber mais sobre a cirurgia para colocar prótese de silicone? Então, não perca tempo! Continue aqui no blog e confira nosso guia completo!
A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP
Deixe um comentário