Fale Conosco Pelo Whatsapp

Na adolescência, enquanto o corpo das meninas muda, já é possível perceber os diferentes tipos de seios. Assim, apenas algumas sortudas são premiadas na loteria do formato bem definido, firmeza e tamanho proporcional das mamas.

Porém, a maioria das mulheres se adapta às suas próprias características e simplesmente segue a vida. No entanto, em outros casos, o incômodo estético é tão grande a ponto de abalar a autoestima ou causar constrangimento.

Não é possível dizer que apenas “aceitar-se” é suficiente para proporcionar uma boa qualidade de vida à mulher. Em primeiro lugar, porque a satisfação com a própria aparência é um fator de bem-estar.

Além disso, não podemos nos esquecer de que alguns seios não trazem apenas incômodo estético. Eles também podem causar problemas físicos e funcionais, como dores ou dificuldades para realizar determinadas atividades.

E você, já tinha pensado nisso? Sabe em qual dos principais tipos de seios você se encaixa? Gostaria de entender melhor essas características e, quem sabe, fazer alguma alteração?

Então continue a leitura! Vamos falar sobre os tipos de seios neste post. Confira!

Tipos de seios: tamanho das mamas

Talvez a primeira característica que causa algum tipo de reação nas mulheres é o tamanho das mamas. Porém, é sempre possível solucionar eventuais problemas referentes ao volume dos seios:

Tipos de seios: mamas pequenas

Não existe um tamanho ideal de seio. Afinal, cada pessoa tem um corpo com características completamente diferentes. Os gostos individuais também variam.

No entanto, é possível sim recorrer a conceitos como proporção para, mesmo respeitando a diversidade, estabelecer parâmetros do que é um seio pequeno, médio ou grande.

O cirurgião plástico faz isso no consultório. Ele analisa o biotipo das pacientes e, com base em medidas como cintura, quadril, largura do tórax e ombros, define um tamanho de prótese proporcional àquele corpo.

A cirurgia plástica que corrige os seios pequenos, adicionando volume até que a paciente alcance essa proporcionalidade, é a mamoplastia de aumento. Neste procedimento, o médico aumenta os seios com próteses de silicone.

Quer saber mais sobre esse procedimento? Então confira nosso post completo sobre a mamoplastia de aumento.

Tipos de seios: mamas médias

Em relação ao tamanho, o segundo tipo de seios é a mama média, ou seja, aquela que é perfeitamente proporcional ao corpo. Esse é o sonho, inclusive, de muitas mulheres.

Apesar disso, nas últimas décadas, até mesmo muitas mulheres com seios médios optaram por aumentá-los. Afinal, as brasileiras costumam desejar um pouco mais de volume nas mamas.

Outras vezes, mesmo tendo o seio em tamanho proporcional, a mulher com seios médios também procura a cirurgia plástica por estar incomodada com a flacidez, por exemplo.

Então, nesses casos, o médico realiza uma mastopexia ou lifting de mama, que é a cirurgia que retira as sobras de pele e remodela os seios, deixando-os firmes e na posição adequada novamente.

Tipos de seios: mamas grandes

Quando consideramos os diferentes tipos de seios e seus tamanhos, a mama grande é a que vai muito além do incômodo estético. As pacientes chegam aos consultórios com inúmeros problemas funcionais que elas causam.

Alguns exemplos desses problemas funcionais são as dores nas costas. Afinal, para uma mulher com o seio muito grande, a ardência na região cervical, ao final do dia, pode ser insuportável.

E os problemas não param por aí. Existem mulheres que têm dificuldade para fazer exercícios físicos, que são essenciais para uma boa saúde, porque seus seios balançam demais, pesam ou ficam doloridos.

Também não podemos nos esquecer das assaduras, pois existe uma área muito grande de contato entre a mama e a pele do corpo, dando origem a bactérias e infecções.

A lista seria imensa, mas sugerimos que, para saber mais, você confira nosso post sobre a gigantomastia. Além disso, destacamos que este problema é corrigido através da mamoplastia redutora.

Tipos de seios: formato das mamas

Além do tamanho, os seios podem ser diferentes devido ao seu formato. Conheça os principais:

1. Seios assimétricos

É normal que as partes do nosso corpo sejam um pouco diferentes dos seus pares do outro lado. Porém, em alguns casos, a diferença no tamanho das mamas é muito grande, gerando insatisfação e constrangimento.

Portanto, quando a mulher tem uma assimetria acentuada, existe a possibilidade de reduzir ou aumentar uma das mamas, fazendo com que o tamanho fique mais semelhante.

Na cirurgia plástica, os médicos resolvem isso de maneiras diferentes. Assim, se a mulher quer corrigir e aumentar os seios, ela coloca uma prótese de silicone menor em um dos lados e uma maior do outro lado.

Porém, se ela está satisfeita com o tamanho ou deseja reduzir os seios, a solução é fazer uma mamoplastia redutora, retirando mais tecido do lado maior.

2. Seios em formato de sino ou gota

O seio em formato de sino é um dos que costuma trazer grande insatisfação. Afinal, a mama não fica bem preenchida na parte superior. O volume se concentra na região próxima às aréolas.

De certa forma, o seio em formato de sino se parece bastante com um seio caído, apesar de suas aréolas apontarem para a frente. A cirurgia mais indicada depende de cada paciente.

Então, caso o médico entenda que basta colocar uma prótese de silicone para preencher a parte superior da mama e deixar o seio bem arredondado, ele indicará a mamoplastia de aumento.

Porém, em outros casos, a mastopexia ou outro tipo de mamoplastia pode ser essencial para retirar determinados trechos de pele e deixar a mama no formato, tamanho e posição mais adequados.

3. Seios arredondados

As mamas arredondadas, preenchidas igualmente na parte superior e inferior, possuem o formato mais harmônico e natural. Portanto, entre os diferentes tipos de seios, eles são os preferidos das mulheres.

Porém, mesmo as mulheres com seios arredondados podem não estar completamente satisfeitas. Isso acontece quando o tamanho é pequeno ou grande demais, bem como nos casos em que ocorre flacidez.

4. Seios delgados

Este também é um formato de seio que costuma deixar a mulher insatisfeita. Em vez de ter um contorno arredondado, ele é comprido, com pouco preenchimento.

Até mesmo por isso eles são muito mais semelhantes aos seios caídos. Os mamilos não apontam para a frente, da forma que geralmente desejamos. Mais uma vez, a solução pode ser o silicone ou o lifting de mamas.

5. Seios afastados

Os seios afastados são um desafio, inclusive para os cirurgiões plásticos. Afinal, as mamas também conhecidas como laterais, mesmo com um volume adequado, não criam um sulco na área central. Há um espaço excessivo nesta região do peito.

Muitas mulheres com seios laterais procuram o cirurgião plástico. Porém, a solução depende bastante de características individuais e, principalmente, das expectativas de cada paciente.

O médico pode acrescentar volume nas mamas e, dependendo do grau de lateralização, deixá-las um pouco mais juntas. No entanto, é preciso conversar com seu cirurgião e ter expectativas realistas quanto ao resultado, pois há limitações anatômicas.

6. Seios divergentes

Os seios divergentes (conhecidos também como leste-oeste) são diferentes dos laterais. Afinal, nesses casos, a mama até pode estar afastada do centro do peito, mas até mesmo as aréolas apontam para direções opostas, uma para a direita e outra para a esquerda.

Então, assim como nos seios afastados, é importante que a paciente converse muito com seu médico caso deseje uma correção. Nem sempre o cirurgião consegue atender essas expectativas, pois existem limitações anatômicas que impedem uma mudança muito significativa.

7. Seios flácidos

Finalmente, vamos falar dos seios flácidos. Eles estão, sem dúvida, entre as principais queixas femininas em relação às mamas. Afinal, ninguém deseja ter seios caídos.

Você até viu, ao longo dos tópicos, que falamos que o seio delgado parece caído e que o seio em formato de sino também. Porém, existe uma diferença entre “parecer caído” e realmente apresentar flacidez.

No caso dos seios delgados ou semelhantes ao sino, esse é o formato deles. Trata-se de uma característica que pode ser modificada na cirurgia plástica, mas é uma questão estrutural.

Já os seios flácidos são diferentes. Eles podem ter qualquer formato, porém se tornaram caídos devido a uma série de fatores que levaram à formação de um excesso de pele.

Esses fatores podem ser variações de peso, aumento e redução das mamas durante a gravidez e amamentação ou simplesmente a perda da qualidade da pele e redução na densidade das mamas com a idade.

Portanto, os seios flácidos podem até ser muito parecidos com outros formatos, mas as causas são outras. Aliás, a flacidez dos seios é um diagnóstico. Ela recebe o nome de ptose mamária.

Existem diferentes graus de ptose mamária:

Ptose mamária grau 1

No estágio 1 da ptose mamária, a queda dos seios ainda é bastante leve. A aréola da mulher fica na altura do sulco mamário, que é aquela dobra que existe abaixo da mama.

No entanto, embora os seios fiquem em uma posição ligeiramente mais baixa que o normal, a aréola ainda fica acima do contorno inferior do seio, disfarçando um pouco a queda da mama.

Ptose mamária grau 2

Quando a ptose mamária chega ao grau 2, ela já é considerada moderada, pois a aréola fica abaixo do sulco mamário, configurando uma queda importante do seio.

Apesar disso, a aréola ainda fica um pouco acima do contorno inferior da mama, ou seja, em uma posição inclinada para baixo. Também é possível perceber claramente uma perda de alinhamento com o centro do braço.

Ptose mamária grau 3

No grau 3, a ptose mamária atinge seu estágio mais grave. A aréola fica abaixo tanto do sulco mamário quanto do contorno inferior do seio, ou seja, aponta realmente para baixo.

Para que a mama fique nesse formato, ela precisa ter um excesso de pele bastante significativo. Assim, para corrigir o problema, o médico precisa fazer cortes extensos na cirurgia plástica.

Quando se trata de seios caídos, o lifting de mamas, ou seja, a mastopexia com ou sem prótese, é a única solução. Nenhuma outra cirurgia é capaz de resolver este problema de forma satisfatória.

E agora, já sabe identificar qual desses tipos de seios descreve o seu? Quer descobrir qual é a melhor solução da cirurgia plástica para deixar suas mamas proporcionais, firmes e bem posicionadas?

Então não perca tempo! Acesse os canais de contato do nosso site e marque agora mesmo a sua consulta.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre mamoplastia Clique aqui.