Fale Conosco Pelo Whatsapp

Talvez você já tenha pensado em aumentar ou reduzir o seio algumas vezes. Afinal, essas cirurgias estão sempre entre as mais realizadas. Mas você já parou para pensar na anatomia da mama feminina, nas estruturas que fazem parte dela?

Então, continue a leitura! Vamos explicar para você quais são as partes que compõem o seu seio. Assim, você terá mais facilidade para cuidar da saúde da sua mama e entender as cirurgias plásticas. Vamos lá?

Quais são as estruturas que compõem a anatomia da mama?

Quando nós falamos em seios, normalmente pensamos apenas nas partes que nós vemos. Porém, a mama também possui uma série de estruturas internas.

Cada uma delas é formada por tecidos diferentes e tem uma finalidade. Veja quais são essas partes e suas funções.

Glândula mamária: a principal estrutura da anatomia da mama

A glândula mamária é a principal estrutura da mama feminina. Afinal, biologicamente, este órgão tem a função de produzir leite para alimentar os filhotes de mamíferos, que é o grupo de animais ao qual pertencemos.

Portanto, todas as outras estruturas da mama “servem” à glândula mamária. Os ductos, por exemplo, levam o leite que ela produz. Nos mamilos, existem papilas que entregam o leite ao bebê.

Mamoplastia Master Health

Porém, do que é feita a glândula mamária? Ela também é composta por outras estruturas menores. Veja quais são elas:

Lobos

Os lobos são pequenas estruturas que se parecem com uma bexiga minúscula ou, se você preferir, com pequenas pétalas de uma flor.

Afinal, os lobos ficam em volta da glândula mamária exatamente como se fossem as pétalas de uma margarida. Se fôssemos comparar a uma flor, o miolo seria o centro da glândula mamária.

Existem centenas de lobos em cada mama. Dentro deles, existe uma estrutura ainda menor, que é o lóbulo, onde o leite é produzido. Portanto, eles são fundamentais para que a mama cumpra seu propósito.

Ductos lactíferos

Porém, se o leite ficar nos lobos, o bebê não será alimentado. Por isso, a glândula mamária e o seio contam com todo um sistema de transporte, um conjunto de tubos formados por ductos lactíferos.

Assim como os lobos, existem centenas de ductos lactíferos que levam o leite da glândula até os mamilos, que são o ponto de contato com a boca do bebê.

Como os ductos são fundamentais para a amamentação, os médicos preservam esses canais durante cirurgias como a mamoplastia de aumento. Para isso, eles colocam a prótese por meio da incisão inframamária.

Afinal, caso a prótese seja colocada por uma abertura na aréola, ou seja, na incisão periareolar, ele terá que cortar ductos para abrir caminho para o implante.

Portanto, este tipo de incisão não é uma das mais utilizadas e é geralmente evitada quando a mulher é jovem e ainda tem planos de ter filhos e amamentá-los.

Ampolas da anatomia da mama

Os lobos produzem leite continuamente durante o período de amamentação. Em seguida, os ductos coletam este leite e levam até a superfície.

Porém, o que acontece se o bebê não quer mamar naquele momento? Sem um sistema de reservatório, o leite vazaria o tempo inteiro, não é mesmo?

Sim, e exatamente por isso a anatomia da mama também inclui ampolas, também chamadas de seios lactíferos. Elas ficam atrás das aréolas e se enchem de leite, armazenando-o até a próxima mamada.

Trata-se, na verdade, de um trecho dos ductos lactíferos que se alargam para permitir o armazenamento. Inclusive, quando as ampolas estão cheias, a mulher sente que essa região fica bem firme à palpação.

Essas são as principais estruturas internas que desempenham alguma função na amamentação. Então, a partir das ampolas, os mamilos e aréolas são as estruturas externas responsáveis por levarem o leite até o bebê.

Aréolas

A aréola é aquela estrutura circular e de cor mais escura que fica em volta dos mamilos. Talvez você nunca tenha parado para pensar na função das aréolas, mas elas são muito importantes.

Em primeiro lugar, a aréola é a área que o bebê aperta com seus lábios para que o leite saia. Você se lembra que os reservatórios de leite e as ampolas ficam atrás da aréola?

Então, quando o bebê pressiona a aréola e suga o seio da mãe, as ampolas liberam o leite que ele está à procura.

Porém, não é só isso. A aréola protege tanto a si mesma quanto o mamilo. Ela tem glândulas sebáceas que, desde a gestação, secretam um líquido oleoso. Essa secreção permanece durante a amamentação.

Portanto, este líquido oleoso produzido nessa região lubrifica tanto a aréola quanto os mamilos. Desta forma, eles sofrem menos rachaduras porque têm essa proteção.

Mamilos

Finalmente chegamos aos mamilos. Eles se localizam no centro da aréola e, quando normais, são mais altos que toda a pele que está ao seu redor. Os mamilos contêm aberturas por onde o leite sai, alimentando o bebê.

Neste tópico, nós falamos sobre as estruturas internas e externas relacionadas à amamentação. Porém, a mama contém ainda outros tecidos, como você verá a seguir.

Estroma: o tecido que ajuda a sustentar a mama

O estroma é um tecido que, embora pouco conhecido, ajuda a sustentar a mama. Ele contém uma substância viscosa, fibras e outras células que fazem dele um tecido conjuntivo.

Devido a essa composição, o estroma sustenta a mama. Ele contém também ligamentos internos, como se fossem alças de um sutiã, que mantêm a mama presa tanto ao músculo, na parte de trás, quanto à pele.

Portanto, quando o estroma consegue cumprir seu papel de maneira adequada, ele mantém os seios firmes e empinados, com as aréolas apontando para a frente, como as mulheres gostam.

Tecido adiposo: gordura também participa da anatomia da mama

A mama é uma das regiões do corpo com maior propensão ao acúmulo de gordura. Então, este tecido é formado por células adiposas que envolvem os lobos, preenchendo os espaços entre um e outro.

Lembra que nós falamos que os lobos ficam dispostos em círculo, em volta do centro da glândula mamária? Entre eles, não há espaços vazios. A gordura fica acumulada ali, além de dar volume ao seio.

Ao longo dos anos, a quantidade de gordura nas mamas tende a aumentar. Isso acontece não apenas quando a mulher ganha peso, mas porque o tecido mamário se torna cada vez menos denso, alterando a proporção.

Sistema circulatório e linfático: responsável pela nutrição e limpeza dos tecidos

Como acontece em todos os outros órgãos do corpo, as células da mama precisam de nutrição, oxigênio e limpeza. Portanto, os sistemas circulatório e linfático estão presentes nos seios.

Por isso, todas as células da mama são interligadas pelo sistema circulatório. Através do sangue, ele distribui nutrientes e oxigênio, permitindo que elas sobrevivam e cumpram sua função.

Da mesma forma, as células precisam de limpeza. Então, o sistema linfático, com sua própria rede de vasos, entra em ação eliminando toxinas, células disfuncionais, micro-organismos ou células mortas.

Pele: a cobertura e proteção da mama

Enfim, a pele protege e cobre o seio. Como acontece no restante do corpo, ela impede a entrada de micro-organismos e ainda contribui para a sustentação da mama.

Agora você já conhece as principais estruturas da anatomia da mama e vai ficar mais fácil entender os procedimentos realizados nos seios. Para saber mais, acesse nossas páginas no Facebook e Instagram.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre mamoplastia Clique aqui.