Fale Conosco Pelo Whatsapp

É bem comum amigas ou amigos trocarem dicas, não é mesmo? Uma loja boa para comprar sapatos, um bom produto para cabelo e até mesmo algumas sugestões de pomadas para cicatriz.

Talvez você tenha achado a conclusão deste parágrafo estranha. Afinal, é possível que nunca um de seus amigos tenha feito uma indicação como essa. Mas isso é bastante comum e pode trazer problemas à cicatrização.

Funciona da seguinte maneira: um amigo vai e faz a cirurgia plástica. Talvez ele tenha tido alguma complicação ou uma situação anormal, o que levou o médico a prescrever uma determinada pomada, que proporcionou um excelente resultado.

Então, quando chega a hora de outra pessoa conhecida fazer uma cirurgia plástica, surge um desejo genuíno de ajudar, mas que pode não dar muito certo. Com toda a boa vontade, ele indica uma ou mais pomadas para cicatriz.

Mas você sabia que isso pode colocar a recuperação da outra pessoa em risco? Uma sugestão aparentemente inocente pode trazer complicações a curto, médio e longo prazo?

Se você também ficou curioso para saber como uma sugestão inocente pode se reverter em um perigo tão grande, continue a leitura! Vamos explicar tudo que você precisa saber sobre pomadas para cicatriz.

Qual é a importância das pomadas para cicatriz?

As pomadas para cicatriz podem ser grandes aliadas do paciente após uma cirurgia plástica. Afinal, elas possuem substâncias anti-inflamatórias e antimicrobianas, que evitam complicações no pós-cirúrgico.

Além disso, diversas dessas pomadas ajudam a aliviar a coceira e o incômodo normais após um procedimento que gera uma lesão. Portanto, elas tornam o pós-operatório mais confortável.

Com todos os benefícios que apresentam, essas pomadas estão entre os cuidados que ajudam o paciente a ficar com uma cicatriz mais bonita, fina, em tom próximo ao da pele.

Qual é o risco de usar pomadas para cicatriz?

Mas se o uso de pomadas para cicatriz tem tantas vantagens, por que começar o post falando do perigo de usá-las no pós-operatório?

Na verdade, o risco não está na pomada, e sim no fato de que muitos pacientes acabam deixando de lado a prescrição médica e usando pomadas indicadas por amigos, conhecidos ou parentes.

Este é o perigo. Afinal, uma pomada para cicatriz é sempre um medicamento. Como tal, ela pode proporcionar muitos benefícios, mas também trazer efeitos adversos.

Ainda mais importante é o fato de que cada fórmula possui componentes diversos e em quantidades diferentes, o que faz com que sejam adequadas a uma situação e não apropriadas em outras.

Um exemplo é o gel de silicone, que tem um efeito muito benéfico para pacientes com tendência a queloides ou que estão começando a apresentar sinais de uma possível cicatriz hipertrófica.

Por atuar na pele reduzindo a produção de colágeno, este gel faz com que o corpo consiga conter a expansão da cicatriz, mantendo o novo tecido dentro das bordas da incisão.

No entanto, se este mesmo gel for usado por uma pessoa que está passando por um processo de cicatrização normal, sem queloides, ele vai dificultar a formação do colágeno que é necessário para o fechamento da incisão.

Assim, ele atrasa o processo de cicatrização, o que pode levar a complicações após a cirurgia. Por isso, o paciente deve usar unicamente as pomadas prescritas pelo seu próprio médico.

Quais são os principais ativos de pomadas cicatrizantes?

As pomadas cicatrizantes contêm diversas substâncias que contribuem para melhorar e acelerar o processo de regeneração dos tecidos lesados após uma cirurgia plástica.

Então, veja a seguir quais são os principais ativos presentes nesse produto:

Pomadas para cicatriz com neomicina

O sulfato de neomicina é um antibiótico. Por isso, ele protege a lesão cirúrgica ao combater bactérias. Portanto, ele previne contaminação e infecções.

Em algumas pomadas, este ativo é combinado à bacitracina, que também inibe a síntese da parede celular bacteriana. Assim, as duas substâncias aliadas protegem muito bem a área em cicatrização.

Pomadas cicatrizantes com dexpantenol

O dexpantenol está presente em algumas das pomadas cicatrizantes mais utilizadas não só em cirurgias, mas quando a pessoa faz perfurações para colocar piercings, ao realizar tatuagens, em assaduras, ferimentos e fissuras.

Quando o dexpantenol penetra na pele, o corpo o transforma em vitamina B5, uma substância que nutre os tecidos lesionados, estimulando e acelerando sua regeneração.

Pomadas cicatrizantes com alantoína

Talvez, quando criança, você tenha ouvido sua mãe ou avó utilizarem uma planta chamada confrei. Esta erva dá origem a uma substância chamada alantoína, que hidrata a pele e estimula sua regeneração.

Portanto, ao hidratar a cicatriz, a alantoína a deixa mais bonita. Também devido à hidratação, ela reduz o ressecamento e a irritação nas bordas da lesão.

Pomadas para cicatriz com gel de silicone

Como já falamos, o gel de silicone só deve ser usado sob prescrição médica. Aliás, esta recomendação vale para todas as pomadas e substâncias que estamos mencionando.

Quando bem indicado, o gel de silicone forma uma barreira que imita um tecido saudável, proporcionando condições ideais para a cicatrização. É comum encontrá-lo em pomada, fita ou folha.

Pomadas cicatrizantes com alicina

Além de anti-inflamatória, a alicina é um substância extraída do alho e que tem efeito antioxidante, ou seja, combate os radicais livres que destroem células e tecidos, inclusive as da pele.

Pomadas para cicatriz com gel de extrato de cebola

E os temperos não param de surpreender! O extrato de cebola também é um dos componentes de diversas pomadas para cicatriz devido à sua ação antioxidante e anti-inflamatória.

Pomadas cicatrizantes com adapaleno

O adapaleno faz parte da família dos retinóides. Você, inclusive, provavelmente já viu cremes rejuvenescedores que têm retinol em sua composição, não é mesmo?

Esses retinóides são um tipo de vitamina A. Além de cicatrizante, ele tem efeito rejuvenescedor e excelente para o tratamento de peles acneicas. Por isso, faz parte da fórmula de algumas pomadas cicatrizantes.

Porém, como já falamos, medicamentos podem ter efeitos adversos. O adapaleno, por exemplo, pode causar irritações na pele. Mais uma vez, isso reforça a necessidade de só usar pomadas prescritas pelo seu médico.

Pomadas cicatrizantes com óleo de rosa mosqueta

O óleo de rosa mosqueta é um ingrediente natural e poderoso, e por isso faz parte da composição de pomadas cicatrizantes. Ele é rico em vitamina A, antioxidantes e ácidos graxos.

Estudos comprovam que o uso regular de óleo de rosa mosqueta em um período entre 1 a 3 meses após cirurgias melhora significativamente as cicatrizes, deixando-as mais finas e discretas.

Pomadas cicatrizantes com aloe vera

Finalmente, vamos falar do aloe vera, uma planta cicatrizante bastante conhecida pelo nome de babosa. Ela cicatriza desde feridas e queimaduras até lesões cirúrgicas.

Além das pomadas, como melhorar a cicatrização?

As pomadas são necessárias e prescritas pelo médico. Porém, além delas, é fundamental seguir as orientações para o pós-operatório à risca para proporcionar ao corpo boas condições para a cicatrização.

Entre esses cuidados, podemos destacar:

Hidrate-se

Todos os tecidos do corpo precisam de água e a pele, durante a cicatrização, é um deles. Portanto, consuma muita água ou chás sem açúcar. Evite refrigerantes, outras bebidas açucaradas e álcool neste período.

Alimente-se bem

Diversos alimentos contribuem para uma boa cicatrização. Verduras frescas e frutas, por exemplo, são ricas em antioxidantes. Já as proteínas magras fornecem matéria-prima para a formação de novas células.

Utilize faixas e cintas pós-cirúrgicas

Quando você faz uma cirurgia plástica, vários tecidos do corpo são separados durante a incisão. Assim, seu pós-operatório precisa facilitar a cicatrização externa e, principalmente, a interna.

Agora, imagine que seus tecidos são como os dois lados de um velcro, tentando grudar um no outro. Se eles precisam ficar colados, concorda que puxá-los para lados opostos só dificulta esse processo?

Quando você usa a cinta, a faixa ou o sutiã pós-cirúrgicos, que comprimem a região, está ajudando esses tecidos a permanecerem colados. Eles ficam estáveis, não se descolam um do outro nem quando você se movimenta.

Porém, quando a pessoa retira a compressão porque se sente incomodada ou por não entender a importância, diversos movimentos que ela faz afastam esses tecidos. Assim, eles têm dificuldade para aderirem uns aos outros.

Portanto, seja um paciente consciente e utilize a cinta de forma adequada. Não adianta caprichar na pomada se, no dia a dia, você estiver dificultando a cicatrização.

Cumpra o repouso

O repouso pós-cirúrgico, bem como a atenção às orientações sobre posição de dormir, são essenciais para uma boa cicatrização.

Isso não significa que você precisará ficar deitado o tempo inteiro. Afinal, andar pela casa é muito importante para a circulação, o que é fundamental durante o pós-operatório.

No entanto, você precisa evitar esforços físicos e restringir os movimentos de acordo com a recomendação do médico. Aguarde o tempo necessário para voltar a trabalhar, fazer esforços, dirigir e se exercitar.

Recorra a procedimentos complementares

Em alguns casos, o paciente pode precisar de procedimentos complementares para a cicatrização. Isso acontece especialmente quando ocorre a formação de queloides, cicatrizes hipertróficas ou fibroses.

Nesses casos, o médico pode indicar procedimentos como ultrassom, betaterapia, aplicações de corticoides, entre outras. Siga esta recomendação para ficar com uma cicatriz bonita e acelerar sua recuperação.

Agora você já sabe tudo que precisa sobre as pomadas para cicatriz, seus benefícios e em que situações seu uso pode prejudicar a recuperação do paciente.

Quer entender melhor como o seu corpo se recupera após um procedimento? Então, continue aqui em nosso blog e confira nosso post completo sobre fases da cicatrização após a cirurgia plástica.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)