Há quem diga que, depois de uma certa idade, não se usa blusa sem manga e nem é possível dar um tchau com empolgação. Porém, brincadeiras à parte, a flacidez nos braços pode ser corrigida com a braquioplastia.
E você, já conhece esta cirurgia plástica? Sabe qual é sua indicação e como ela é feita? Então continue a leitura!
Neste post, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre a braquioplastia. Continue a leitura para entender o procedimento e se ele pode ser indicado no seu caso também.
Índice:
O que é a braquioplastia?
A braquioplastia é a cirurgia plástica que retira o excesso de pele desta região. Assim, ela elimina a flacidez.
Portanto, ela acaba com o incômodo estético de milhares de pessoas que, por alguma razão, apresentam flacidez nos braços.
Esta flacidez pode ser leve, perceptível apenas quando uma pessoa balança o braço para dar tchau, ou ainda acentuada.
Assim, alguns pacientes chegam ao consultório com um excesso de pele tão extenso que forma o efeito “asa de morcego” na parte posterior do braço.
No universo da cirurgia plástica, um mesmo procedimento pode receber nomes diferentes.
Então, talvez você também ouça algum médico se referir a ela como lifting de braços, dermolipectomia braquial ou dermolipectomia dos braços.
Qual é o objetivo do lifting de braços?
Ao ajustar a extensão da pele à circunferência do braço, a braquioplastia deixa a pele desta região firme, bem esticadinha.
Assim, ela delineia o braço, causando um excelente resultado estético. Porém, esse não é o único benefício da braquioplastia.
Em pacientes que perderam uma quantidade significativa de peso, a braquioplastia é essencial para melhorar a qualidade de vida.
Afinal, depois da cirurgia, a pessoa melhora sua movimentação dos braços devido à eliminação do excesso de pele, o que facilita as atividades diárias e também a prática de esportes.
Também podemos destacar que o ajuste da pele facilita toda a higienização da região, evitando o acúmulo de suor, bactérias e também infecções.
Quais são as indicações do lifting de braços?
Os médicos indicam a braquioplastia para pacientes que se enquadram em alguma das seguintes situações:
- Sentem incômodo com o excesso de pele balançando no momento de dar tchau ou fazer outros movimentos;
- Já fizeram uma série de exercícios para braços na academia e conseguiram fortalecer a musculatura, mas perceberam que eles não têm nenhum efeito sobre a flacidez de pele;
- Passaram por um grande emagrecimento e ficaram com excesso de pele em várias regiões do corpo, incluindo os braços;
- Realizaram uma cirurgia bariátrica e estão insatisfeitos com a flacidez após o emagrecimento;
- Já fizeram lipoaspiração no braço em algum momento, mas como retiraram a gordura do local, agora precisam lidar com o excesso de pele.
Perceba que o paciente não precisa ter todos esses requisitos para ter a indicação da braquioplastia. Assim, apenas um deles pode ser suficiente, de acordo com a avaliação médica.
Como é a cirurgia de lifting de braços?
Lifting, como diz o nome em inglês, é um levantamento. Este resultado só é possível quando o médico retira o excesso de pele.
Por isso, antes mesmo do procedimento, o médico demarca cuidadosamente toda a extensão de pele que ele precisa retirar, eliminando as sobras.
Assim que a equipe verifica que o paciente está anestesiado com toda a segurança, o médico faz uma incisão em torno do excesso de pele, que pode incluir também a região da axila.
Ele retira este trecho e, em seguida, cuidadosamente, destaca a pele dos tecidos em volta, para que ela cubra a região que ficou descoberta. Enfim, ele faz a sutura, fechando a incisão.
Desta forma, ele reposiciona a maior parte da pele do braço, deixando-a esticada e livre de flacidez.
Embora pareça ser um procedimento simples e realmente seja uma cirurgia muito segura, o bom resultado da braquioplastia depende da perícia do cirurgião.
Ele precisa calcular de forma precisa a quantidade de pele que precisa retirar e realizar todas essas etapas com técnicas que promoverão um bom resultado e facilitarão a recuperação do paciente.
Este não é um procedimento de longa duração. Na maioria das vezes, dependendo das condições do paciente, o médico consegue realizá-lo em cerca de duas horas.
Então, é muito comum os pacientes associarem a braquioplastia a procedimentos como a lipoaspiração nos braços ou mesmo a outras cirurgias, como abdominoplastia e mastopexia, e assim por diante.
Braquioplastia ou lipoaspiração nos braços?
Muitas pessoas chegam ao consultório com esta dúvida. Porém, outras nunca buscam o médico para fazer uma lipoaspiração no braço e recebem a indicação de uma braquioplastia.
Entenda a diferença entre essas duas cirurgias e saiba por quê esta indicação pode acontecer.
A lipoaspiração é a cirurgia que elimina a gordura localizada em uma determinada região do corpo. Portanto, neste caso, nos braços.
Assim, os médicos indicam a lipoaspiração para pacientes que não conseguiram perder gordura no braço.
Nós sabemos que, ao fazermos dietas e exercícios, nosso corpo emagrece de forma mais ou menos homogênea, eliminando gordura de várias regiões do corpo.
Porém, devido a razões genéticas, alguns mantêm um pouco mais de gordura na barriga, outros no quadril, no culote e também nos braços.
Então essas pessoas não conseguem eliminar esta gordura localizada, por mais que façam exercícios e treinem com dedicação. A única forma de reduzir as medidas desta região é com a lipoaspiração.
No entanto, a lipoaspiração não elimina excessos de pele. Isso significa que, se o paciente tem alguma flacidez nesta região, este procedimento não resolve o problema.
Por isso, no caso de flacidez, o médico indica o lifting de braços e não a lipoaspiração.
Existe ainda uma outra questão. Mesmo que o paciente tenha indicação de uma lipoaspiração, o médico sabe que, quando retirar toda a gordura necessária do braço, restará ali um excesso de pele.
Portanto, após a recuperação da lipoaspiração, quando o braço desinchar, o paciente perceberá esta flacidez e ficará insatisfeito.
Assim, de acordo com a quantidade de gordura que o médico precisa retirar, ele indica uma cirurgia plástica combinada, que inclui lipoaspiração e braquioplastia.
Ao final do processo de recuperação, o paciente terá seu braço fininho e com o contorno firme, sem gordura localizada e sem flacidez.
Como é o pós-operatório da braquioplastia?
O pós-operatório da braquioplastia costuma ser bastante tranquilo, embora exija repouso e alguns cuidados.
Nos primeiros dias, o paciente deve permanecer em casa, para evitar incidentes, e não deve realizar esforço e nem movimentos bruscos com os braços.
Nas primeiras três ou quatro semanas, ele também não pode dirigir ou levantar peso. Então, ao final deste período, a liberação para essas atividades dependerá de avaliação médica.
Além disso, os médicos recomendam a realização de drenagem linfática para reduzir o inchaço no local, bem como o uso de uma malha compressora pelo período de um mês.
Para aliviar o desconforto e evitar infecções, os médicos costumam prescrever analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos por cerca de uma semana.
Após esta semana inicial do pós-operatório, a maioria dos pacientes volta a ter uma vida praticamente normal, evitando realmente apenas as atividades já mencionadas até completarem sua recuperação.
E você, sente algum incômodo com a flacidez nos braços? Agora você já conhece a braquioplastia. Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e agende sua avaliação!
A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP
Deixe um comentário