Fale Conosco Pelo Whatsapp

Um dos primeiros aprendizados da vida adulta é dar um “tchau de miss”. Afinal, ninguém quer ficar balançando uma pele flácida por aí, não é mesmo? Mas você pode voltar a dar tchau com toda a empolgação do mundo. A solução para isso é o lifting de braço.

E você, já tinha pensado em como a cirurgia plástica pode tornar o seu braço mais firme, bem delineado e sem excessos de pele? Gostaria de saber mais sobre este procedimento?

Então, continue a leitura! Este é o tema do nosso post e nós vamos tirar todas as suas dúvidas sobre ele. Confira.

O que é o lifting de braços?

O lifting de braços é uma cirurgia plástica, também conhecida como braquioplastia ou dermolipectomia dos braços. Todos esses nomes complicados, porém, têm o mesmo significado: correção de flacidez nesta parte do corpo.

O que causa a flacidez nos braços?

Existem dois tipos de flacidez: a tissular e a muscular. Para que você entenda o procedimento de lifting, mais à frente, vamos começar explicando a diferença entre elas.

O que é flacidez muscular e como corrigir?

A flacidez muscular ocorre quando, por falta de um estímulo adequado (exercício), os músculos se tornam fracos.

Quando não nos exercitamos, as fibras musculares definham, ficam mais moles. Esse processo se chama hipotrofia ou abiotrofia, entre outros nomes.

Porém, a flacidez muscular é fácil de reverter. Basta fazer exercícios! E não importa em qual idade a pessoa começa, o organismo responderá e este músculo ficará mais firme. O que muda é apenas a velocidade de resposta.

O que é flacidez tissular e por que ela exige um lifting de braço?

No entanto, esse não é o principal tipo de flacidez. Existe também a flacidez tissular. Nesses casos, o corpo tem uma quantidade de pele maior do que a necessária para cobrir aquela região.

Exemplificando com uma situação prática, vamos imaginar um pequeno saco plástico. Ele tem capacidade para 1 litro. Se você enchê-lo, ele ficará bem esticado, certo?

Porém, se você colocar ali apenas 300 ml de qualquer líquido, sobrará muito plástico. Desta forma, sua superfície não será bem esticada e ficará mole. É isso o que acontece quando temos excesso de pele.

Mas como se forma a flacidez tissular? Com o tempo, naturalmente a nossa pele se torna menos elástica. Porém, outros fatores que estão sob nosso controle aceleram essa condição.

O principal deles é a variação de peso. Quando engordamos, nossa pele se estica para comportar o nosso corpo. Nesse processo de estiramento, inclusive, fibras de elastina se rompem.

Porém, depois, quando eliminamos parte da gordura, a pele não retorna ao seu tamanho original. Ela permanece esticada e sobra, pois o conteúdo que a preenchia diminuiu. Desta forma, a pessoa fica flácida.

Além disso, outros fatores contribuem para a flacidez, como a gravidez, uso de cigarro, exposição ao sol, má alimentação e assim por diante.

É possível corrigir a flacidez sem lifting de braço?

Diferentemente da flacidez muscular, não é nada simples reverter a flacidez tissular. Aliás, é praticamente impossível corrigi-la sem cirurgia plástica.

Em alguns casos, quando a flacidez é realmente muito pequena, alguns tratamentos podem ajudar a reduzi-la. Entre os principais exemplos estão o laser, carboxiterapia, bioestimuladores de colágeno, entre outros.

Em casos leves, esses tratamentos realmente podem ser muito úteis. Eles são especialmente eficazes quando se trata da prevenção da flacidez, ou seja, quando o problema ainda não se manifestou.

Porém, esses tratamentos têm uma ação limitada e não solucionam o problema de quem apresenta uma flacidez mais acentuada. Nesses casos, a cirurgia plástica é a única solução.

Como corrigir a flacidez nos braços?

Não podemos negar que os músculos também podem estar fracos e flácidos. No entanto, a flacidez da pele tem um papel crucial nesse incômodo com a parte de trás dos braços.

Por isso, a única forma de corrigir a flacidez nos braços é com o lifting. Nessa cirurgia plástica, o médico retira todo o excesso de pele, deixando apenas a extensão necessária para realmente cobrir o braço.

Veja o próximo tópico e descubra como é feito o lifting de braço.

Como é feito o lifting de braço?

É importante destacar que o lifting de braços é um procedimento cirúrgico, que deve acontecer em ambiente hospitalar, com toda a segurança para o paciente.

O tempo de duração do procedimento varia. Afinal, cada paciente apresenta um grau de flacidez diferente, bem como uma condição clínica peculiar. Porém, na maioria das vezes, a cirurgia não ultrapassa 4 horas.

Antes do procedimento, o anestesiologista aplica a sedação e a anestesia no paciente. Na maioria das vezes, o profissional opta pela anestesia geral, que proporciona total conforto durante a cirurgia.

Em seguida, o cirurgião faz uma incisão no braço, a partir da axila e em direção ao cotovelo. A extensão depende da quantidade de pele que o médico precisa retirar.

Na próxima etapa, o médico separa a musculatura da pele, retirando o excesso dela. Em muitos casos, ele reposiciona os músculos e os sutura na posição correta para que o braço fique bem modelado.

Finalmente, após remodelar o braço e retirar o excesso de pele, o cirurgião fecha as bordas da incisão. Esta linha do corte fica na parte interior do braço, para que não se torne visível quando a pessoa está com os braços abaixados.

A braquioplastia elimina gordura dos braços?

O objetivo da braquioplastia não é eliminar gordura, e sim corrigir a flacidez eliminando o excesso de pele. Portanto, na cirurgia plástica, o procedimento recomendado para retirar gordura localizada é a lipoaspiração.

Quem faz lipo nos braços não precisa fazer o lifting?

Depende do objetivo e das necessidades de cada paciente. Afinal, se a pessoa tem apenas um acúmulo bem pequeno de gordura nos braços, ela pode fazer somente a lipoaspiração.

Na lipoaspiração dos braços, o médico faz algumas incisões muito pequenas, geralmente na axila do paciente. Por meio delas, ele insere cânulas sob a pele.

Essas cânulas são movimentadas para a frente e para trás. Assim, elas dividem o tecido adiposo (gordura) em pedaços bem menores, que são sugados por um aparelho acoplado às cânulas.

Portanto, esses movimentos eliminam o tecido adiposo imediatamente, acabando com a gordura localizada naquela região. Embora a área fique inchada após o procedimento, depois da recuperação o braço se torna mais fino.

Porém, respondendo à pergunta deste tópico, a necessidade de braquioplastia dependerá das características de cada paciente. Afinal, se ele tiver apenas um pequeno acúmulo de gordura e braços firmes, esta cirurgia é suficiente.

No entanto, se o paciente tem flacidez nos braços e deseja resolver o problema, ele precisará realizar o lifting. Inclusive, retirar uma quantidade grande de gordura da região pode deixar a pele ainda mais flácida.

Felizmente, na maioria dos casos, é possível realizar os dois procedimentos no mesmo dia. Assim, o paciente consegue eliminar a gordura do braço e ainda solucionar o problema da flacidez.

Para entender melhor esta questão, sugerimos que você confira também o nosso post sobre lipo nos braços e flacidez.

Como é o pós-operatório da braquioplastia?

Após o lifting de braço, o paciente costuma ter um pós-operatório bastante tranquilo. Porém, ele precisa seguir as recomendações médicas e tomar alguns cuidados especiais.

Em primeiro lugar, o paciente precisa realmente cumprir o repouso. Isso não significa que ele deve ficar deitado o dia inteiro. No entanto, ele deve ficar em casa para evitar incidentes e, principalmente, não realizar esforços.

Você certamente já percebeu que a maior parte de nossas ações depende muito dos braços. Assim, desde as tarefas de casa até o nosso trabalho, nós seguramos equipamentos, levantamos objetos, dirigimos, alcançamos algo que está no alto, carregamos peso…

Tudo isso não pode acontecer durante a recuperação, para não forçar o braço e romper os pontos. Especialmente os movimentos bruscos não devem ocorrer.

Portanto, nas primeiras semanas, o paciente não pode dirigir, levantar peso, apoiar-se nos braços para levantar. Inclusive, ele provavelmente precisará de ajuda para realizar tarefas básicas.

O paciente não pode, também, levantar os braços para lavar os cabelos ou alcançar objetos no alto, por exemplo. Porém, essas restrições duram algumas poucas semanas.

À medida que as semanas passam, o médico liberará o paciente para essas atividades. Não é possível estabelecer um tempo preciso, pois isso depende do ritmo de recuperação de cada pessoa.

Além disso, o paciente precisa usar uma malha compressora dos braços por um mês. Afinal, ela tem a função de estabilizar os tecidos, evitar a pressão sobre a região da incisão e até mesmo reduzir o inchaço.

Sessões de drenagem linfática também são importantes para reduzir o inchaço e proporcionar aos tecidos uma boa condição de cicatrização. Desta forma, a aderência da pele aos músculos se torna mais rápida, acelerando a recuperação.

Quem tem indicação para o lifting de braço?

O cirurgião costuma recomendar o lifting de braços para pacientes que estão insatisfeitos com a flacidez nesta região. Porém, se houver também gordura, a indicação é da combinação entre braquioplastia e lipoaspiração.

O lifting de braços é realizado com muita frequência por pessoas que passaram por grandes processos de emagrecimento, seja devido a uma cirurgia bariátrica ou um processo de reeducação alimentar.

Nessas situações, é muito comum ter uma sobra de pele bastante significativa nesta região. Assim, apenas o lifting de braços pode solucionar o problema, favorecendo o bem-estar e a autoestima do paciente.

E você, está insatisfeito com a flacidez nos braços? Agora você já conhece a braquioplastia. Então, não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e agende sua avaliação!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)