Fale Conosco Pelo Whatsapp

A dupla bolha é um problema que pode acontecer quando, depois de colocar silicone na posição submuscular, ocorre uma queda significativa das mamas da paciente.

Isso pode acontecer até mesmo anos depois da cirurgia, Afinal, diversas razões podem levar à queda das mamas, desde a perda natural de colágeno ao longo dos anos até grandes variações de peso.

Mas e você, sabe o que é o efeito dupla bolha? Sabe como evitá-lo após uma cirurgia plástica? Então, continue a leitura. Vamos explicar tudo que você precisa saber sobre este assunto.

O que é o efeito dupla bolha?

A dupla bolha também é conhecida como efeito Snoopy, em referência ao famoso cachorrinho das histórias em quadrinhos que conquistou também a televisão.

Se você se lembra do cachorrinho Snoopy, será fácil imaginar o resultado. Ele tem uma curva na região da cabeça e outra no focinho, onde fica seu nariz. Isso acontece com um seio com dupla bolha, também, mas em uma posição mais inclinada.

Assim, a mulher fica com um formato arredondado no local onde o volume dos seios deveria estar concentrado, próximo ao colo, e outro volume mais abaixo, próximo ao sulco mamário ou até mesmo abaixo dele.

Mamoplastia Master Health

Mas você, provavelmente, está preocupada e se perguntando o que causa o efeito dupla bolha ou como ele pode acontecer. Em primeiro lugar, é importante ficar tranquila e saber que ele ocorre em pouquíssimas pacientes.

No entanto, é muito importante você conhecer o assunto para evitá-lo ao colocar silicone e, principalmente, nos anos posteriores a esta cirurgia.

Por que o efeito dupla bolha acontece?

O efeito dupla bolha pode acontecer apenas em mulheres que colocaram a prótese de silicone atrás do músculo peitoral. Afinal, nesses casos, o implante fica preso entre o tecido muscular e os ossos da caixa torácica.

Portanto, aconteça o que acontecer, o silicone permanecerá sempre na altura correta, ou seja, na posição em que um seio firme costuma ficar.

Porém, à frente deste músculo e distante do silicone, a mulher tem as outras estruturas do seio — tecido mamário, gordura, estroma e pele, como já explicamos em um post sobre a anatomia da mama.

Diferentemente da prótese, que fica presa atrás do músculo, o seio não fica eternamente na mesma posição. Ele sofre a ação da gravidade, da perda de colágeno, das variações de peso, da idade…

Então este seio, que a princípio estava na mesma altura da prótese de silicone, começa a cair. Ao longo de anos ou décadas, ele pode ter deslocado a maior parte de seu volume para baixo, enquanto o silicone continua no mesmo lugar.

É assim que se forma a dupla bolha, deixando a mulher extremamente insatisfeita com o formato de seus seios.

É possível evitar o efeito Snoopy?

Quando se trata da dupla bolha, alguns fatores são incontroláveis. Porém, outros podem, sim, ser evitados e, por isso, é importante que você os conheça antes mesmo de colocar silicone pela primeira vez.

Quer saber que cuidados são esses? Continue a leitura!

1. Se possível, não coloque silicone atrás do músculo para evitar a dupla bolha

Os médicos costumam colocar silicone na posição submuscular mediante indicações muito específicas. Afinal, apesar de algumas vantagens desta posição, também existem várias desvantagens.

Ao colocar silicone por trás do músculo, a paciente costuma ter uma recuperação mais lenta e um pós-operatório mais doloroso. Além disso, esta posição aumenta as chances de deslocamento da prótese logo nas primeiras semanas ou meses.

A verdade é que, em alguns casos, a paciente realmente precisa colocar silicone atrás do músculo. Isso acontece principalmente quando ela não tem uma pele mais espessa e nem tecido mamário suficiente para cobrir a prótese.

Porém, se você tiver a possibilidade de colocar o silicone à frente do músculo, isso evitará o efeito Snoopy a longo prazo. Converse bastante com seu médico sobre essa possibilidade.

2. Depois do silicone, mantenha seu peso

Variações de peso estão entre os principais fatores para o surgimento da flacidez nas mamas. Isso acontece porque, ao engordarmos, as células de gordura de todo o corpo aumentam seu volume, inclusive as dos seios.

E toda vez que as células de gordura incham, a pele se estica para comportar o novo volume. Assim, o ganho acentuado de peso leva a uma extensão exagerada da pele, rompendo as fibras de elastina.

A elastina é uma fibra que se parece com um elástico. Portanto, se ela estiver íntegra, ela consegue puxar novamente a pele para sua extensão original.

No entanto, se as fibras de elastina se rompem, a pele não consegue voltar ao seu tamanho. No caso do seio, a pele forma uma espécie de bolsa feita com um tecido esgarçado, que só fica esticado se o conteúdo enchê-lo.

Então, se a mulher emagrece, as células de gordura desincham. Consequentemente, a pele não tem mais a gordura para preenchê-la e fica murcha, mole, flácida, com sobras de tecido.

Portanto, é fundamental evitar variações de peso depois de colocar silicone. Assim, a pele não sofrerá esse processo de estiramento e não ficará flácida, levando à formação da dupla bolha.

3. Cuide da sua alimentação

Você nem imagina, mas alguns hábitos do dia a dia aceleram a perda de colágeno, envelhecimento da pele e flacidez. Nosso corpo é formado por células e a qualidade dessas células depende do que colocamos dentro do organismo.

Existem alimentos que proporcionam bons nutrientes para o organismo e, consequentemente, para as células. Frutas, verduras frescas, legumes, cereais integrais e oleaginosas estão entre eles.

Especialmente entre as frutas, temos várias opções ricas em vitamina C, vitamina E e antioxidantes, como as frutas vermelhas. Assim, quando comemos essas substâncias, elas combatem elementos que envelhecem a pele.

Por outro lado, existem outros alimentos que fazem o nosso corpo produzir uma série de radicais livres — elementos que destroem nossas células. Portanto, precisamos evitá-las.

O açúcar está entre os principais alimentos que enchem o corpo de radicais livres e destroem o colágeno tão necessário para a pele em um processo chamado glicação. Assim, quanto mais açúcar, maior a flacidez e o envelhecimento.

Porém, o açúcar não faz isso sozinho. Os industrializados, de forma geral, são péssimos para o organismo, bem como as bebidas alcoólicas, refinados e o cigarro.

Então, você pode determinar a qualidade da sua pele por meio dos alimentos que decide consumir. A escolha é sua!

4. Hidrate-se

A pele é um tecido que precisa de muita água. A falta de hidratação acelera seu envelhecimento, a degradação de colágeno e o surgimento da flacidez.

Porém, assim como a pele, muitos outros órgãos precisam de água. E para a manutenção da vida, eles são considerados prioritários, ou seja, se o organismo não tem água suficiente para todos, enviará o que tem para esses.

Portanto, órgãos como cérebro, intestino e muitos outros recebem água do corpo em primeiro lugar. No final das contas, a pele fica com o que sobra, o que prejudica muito sua qualidade, textura, viço e firmeza.

Então, se você quer manter sua pele firme, tome muita água. Assim, seu organismo não economizará na quantidade que envia para a pele, favorecendo sua integridade e a síntese de colágeno.

Também não podemos nos esquecer da hidratação externa. A pele, além de não ter prioridade para receber água do organismo, ainda perde muita água no suor e em outras interações com o ambiente.

O que você pode fazer para impedir essa perda de água? Formar uma barreira protetora, que não permita que a água saia tão facilmente. Esse é um dos papéis do creme hidratante, que deveríamos usar diariamente.

5. Tome cuidado com o sol

Quando utilizado de forma adequada, o sol não é um vilão. Ele é, inclusive, um fator para a produção de vitamina D e muitas outras substâncias importantes para a saúde.

No entanto, a exposição ao sol deve ser cuidadosa. Para permanecer sob a luz solar por um período prolongado, é importante usar protetor solar e reaplicar o produto periodicamente.

Nosso tempo de exposição irrestrita ao sol deveria ser, na maioria dos casos, de no máximo 20 minutos por dia. Esse limite depende, inclusive, do tom da pele da pessoa — quanto menos melanina na pele, menor o tempo debaixo do sol.

Portanto, não fique torrando sob o sol sem proteção. Ele emite raios ultravioleta que, em contato com a pele, produz radicais livres e destrói as fibras de colágeno. Programe sua exposição e, se for ultrapassar os 20 minutos, use protetor solar.

Como corrigir o problema da dupla bolha?

É muito melhor prevenir a dupla bolha do que corrigi-la. Afinal, a única forma de restaurar o formato adequado dos seios depois é realizando uma nova cirurgia plástica — o lifting de mamas.

Neste caso, o médico retira o excesso de pele dos seios, trazendo o volume da gordura e da glândula mamária para a posição adequada, que ficará alinhada à prótese de silicone que já estava no local.

Como você viu, a maioria das ações para evitar a dupla bolha envolve a prevenção da flacidez de pele. Agora, você já tem as principais dicas para preservar seu colágeno e impedir que isso aconteça.

E você, já sabia que a flacidez é a verdadeira causa da dupla bolha? Ficou surpresa? Quer ver outros conteúdos como esse?

Então, não perca tempo e siga nossos perfis no Instagram e Facebook. Assim, você não perde os conteúdos imperdíveis que postamos aqui no blog!


master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre prótese de silicone Clique aqui.