Fale Conosco Pelo Whatsapp

Em quase todas as cirurgias plásticas existe um grande cuidado para que a cicatriz fique bonita, discreta. E para isso, a hidratação da pele desempenha um papel fundamental.

Nós dizemos quase todas as cirurgias porque em algumas raras exceções a incisão é feita em algum tecido interno e não há cicatrizes visíveis. Alguns exemplos são a rinoplastia fechada e a mentoplastia.

No entanto, são realmente exceções. Na maioria das vezes, a cirurgia plástica envolve incisões na própria pele e o cuidado do paciente é o principal fator para a formação de uma cicatriz discreta.

Por isso, nós vamos contar como a hidratação é importante para que você tenha um excelente resultado em sua cirurgia plástica e vamos falar também sobre os componentes que fazem um bom hidratante.

Ficou curioso? Então continue aqui neste post com a gente!

Qual é a importância da boa hidratação da pele?

A hidratação da pele é muito importante em todos os momentos da vida de uma pessoa. Afinal, a pele precisa estar íntegra para cumprir seu principal objetivo — proteger o nosso corpo.

Sim, a pele é um órgão de proteção. Ela embala nossos tecidos e veda o organismo. Desta forma, ela impede a entrada de bactérias, vírus, substâncias químicas etc.

Quando a pele está bem hidratada, ela se torna mais espessa e resistente. Desta forma, ela não descama e não abre fissuras por ressecamento. Resultado? “Embalagem” fechada, corpo protegido.

A hidratação da pele também desacelera o processo de envelhecimento cutâneo, o que é excelente para quem deseja se manter jovem por mais tempo.

Porém, existe um outro aspecto em que a hidratação da pele é fundamental. Trata-se do processo de cicatrização. Sem água, o corpo tem muito mais dificuldade para recompor os tecidos.

Qual é a importância da hidratação da pele antes de uma cirurgia plástica?

Uma pele hidratada é uma pele mais flexível, mais elástica. E essa é uma característica imprescindível para o bom resultado de uma cirurgia plástica.

Pense, por exemplo, em todas as cirurgias que colocam prótese de silicone, seja nos seios, nos glúteos, na panturrilha ou até mesmo no queixo. Todas elas exigem distensão da pele.

Afinal, a pele daquele local cobria uma determinada quantidade de tecidos do corpo. Depois da prótese, ela precisará se estender para cobrir um volume bem maior.

Assim, se a pele não tem uma boa elasticidade, ela pode se romper, formando principalmente estrias. A verdade é que ninguém quer ter que lidar com essas marquinhas após um procedimento para melhora estética.

Então, quem pensa em colocar uma prótese, mesmo que seja lá no futuro, deve começar imediatamente a hidratar a pele do local. Isso fará com que ela se torne mais capaz de se distender sem estriar.

E também não podemos nos esquecer de outras cirurgias que, mesmo quando não incluem a colocação de prótese, exigem uma distensão da pele. Os liftings são excelentes exemplos.

Quando o médico faz uma abdominoplastia, por exemplo, que é o lifting do abdômen, ele deixa a pele extremamente esticada. Nos primeiros dias, inclusive, o paciente nem pode levantar o tronco.

Porém, depois, à medida que os dias passam e ele volta a andar ereto, ele percebe o quanto a pele está esticada e lisa. Então, para que ela não se rompa, provocando estrias, esta pele precisa estar bem hidratada e elástica.

Esses são apenas alguns exemplos, mas o fato é que você precisa investir na melhora da qualidade da sua pele para ter um excelente resultado após a sua cirurgia plástica.

Por que hidratar a pele após a cirurgia plástica?

Depois da cirurgia plástica, a hidratação da pele continua extremamente importante. Ela é um dos fatores que ditam o ritmo e a qualidade da cicatrização.

Afinal, durante o processo de cicatrização, o corpo tem uma tarefa — fechar a lesão construindo um novo tecido que una as bordas da incisão. Voltando à analogia da embalagem do corpo, ele precisa vedar aquela entrada novamente.

Existem outros fatores genéticos que podem influenciar na qualidade da cicatriz. Um deles, por exemplo, é a tendência à formação de queloides.

Porém, a hidratação da pele está entre os vários fatores que nós podemos controlar. Entenda como ela interfere na formação de novos tecidos.

A hidratação da pele aproxima as bordas da lesão

Em primeiro lugar, uma pele desidratada se contrai, reduz sua extensão. Portanto, quando se trata de uma lesão que precisa cicatrizar, isso é péssimo, pois uma borda fica mais longe da outra, dificultando o processo.

Então é muito importante hidratar bem a pele para que ela reduza essa contração e seja mais fácil unir novamente as bordas, o que acelera a cicatrização do ferimento.

A hidratação da pele favorece a produção de colágeno

Quando o corpo precisa fechar uma lesão, ele estimula os fibroblastos a produzirem mais colágeno. Então, esta proteína criará um tecido de vedação do corte.

Porém, para que este processo aconteça de forma ágil, a pele precisa estar bem hidratada. O ressecamento dificulta a produção e a ação tanto do colágeno quanto da elastina.

A pele já perde água devido à lesão e precisa de uma reposição

Sempre que lesionamos a pele, seja ralando o joelho durante um tombo ou durante a incisão de uma cirurgia plástica, ela perde água. Portanto, esse é um processo normal.

Porém, o corpo sofre com esta perda, porque a pele precisa de água para cicatrizar, mas perde água após a lesão.

Por isso, quanto mais nós ajudamos nessa reposição de água, melhores são as condições para a recomposição dos tecidos.

Quando a cirurgia é realizada com uma pele já ressecada, a perda de água tem um impacto ainda maior. Então a melhor alternativa é preparar a pele com uma boa hidratação e manter esse cuidado no pós-operatório.

Quais são os componentes de um bom hidratante?

É muito difícil indicar um bom hidratante. Afinal, existem excelentes produtos no mercado — e alguns deles entram e saem de linha. Além disso, cada pessoa tem necessidades específicas.

Porém, existem alguns componentes que são muito importantes para a hidratação da pele. Vale a pena procurá-los na fórmula para se assegurar de que se trata de um bom produto:

Glicerina para a hidratação da pele

A glicerina é um componente já muito conhecido pela indústria cosmética, que a utiliza como base para shampoos, sabonetes, cremes e muitos outros produtos.

Em um creme hidratante, a glicerina atrai a moléculas de água, o que mantém a pele hidratada.

Porém, a principal vantagem da glicerina é o fato de que suas moléculas ficam muito próximas umas das outras, formando uma barreira que protege a camada superficial da pele.

Assim, produtos hidratantes com glicerina em sua composição dificultam a perda de água e evitam agressões tanto de microorganismos quanto de fatores como o vento, que tende a ressecar a pele e produzir fissuras.

Hidratantes com ácido hialurônico

Neste momento, o ácido hialurônico é a substância queridinha da indústria cosmética e estética. Isso acontece porque ele tem um altíssimo poder de hidratação, além de outros benefícios.

Quando somos jovens, nossa pele naturalmente tem uma quantidade ideal de ácido hialurônico produzido pelo nosso corpo. Por isso, neste período da vida, ela é brilhante, tem viço, elasticidade, sustentação e volume.

Como o nosso corpo passa a fabricar menos ácido hialurônico ao longo dos anos, o ideal é repor essa substância com produtos que a utilizem em sua fórmula.

Vitamina C e proteção da pele

O ponto forte da vitamina C não é a hidratação da pele e sim sua proteção de um processo chamado estresse oxidativo. Portanto, ela impede a ação dos radicais livres que destroem células, inclusive as da pele.

Você pode fazer um teste em sua casa: corte uma maçã ao meio e deixe as duas partes sobre a pia. Em uma dessas partes, passe suco de limão, que é fonte de vitamina C. A outra deve permanecer em seu estado natural.

Depois de um dia, você vai perceber que a maçã sem limão oxidou, ficou amarelada e teve alterações até mesmo na textura de sua superfície. O mesmo acontece com a nossa pele sem vitamina C.

Assim, o ideal é usar hidratantes que possuam vitamina C em sua composição. Eles são ricos em antioxidantes que combatem os radicais livres e impedem esse processo de oxidação.

Manteiga de karité para a hidratação da pele

A manteiga de karité é um ingrediente muito presente em fórmulas hidratantes, seja em shampoos ou em cremes. Rica em vitaminas A e E, ela tem o poder de evitar o ressecamento da pele.

Ureia para hidratação da pele

Finalmente, vamos falar da ureia. Ela aparece em último lugar em nossa lista, mas é um dos hidratantes mais eficazes utilizados pela indústria cosmética.

Concentrações altas de ureia combatem ressecamento e descamação da pele, deixando-a lisa e macia.

Portanto, uma pele bem hidratada com a ureia será mais maleável no momento da cirurgia, facilitando as manobras cirúrgicas. Ela também terá mais facilidade para reunir as bordas da lesão, favorecendo a cicatrização.

Agora você já sabe como a hidratação da pele é importante para a formação de uma cicatriz bonita.

Mas vamos falar a verdade? Este post trouxe muito mais que isso, pois esta informação sobre os componentes dos hidratantes vale ouro! Ela merece ser compartilhada com suas amigas.

Então que tal compartilhar o link com elas por WhatsApp? Assim, além de elas terem essa informação importante, você também salva o post para consultar sempre que precisar!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)