Fale Conosco Pelo Whatsapp

Simetria, harmonia e proporcionalidade são alguns dos segredos da beleza. Por isso, quem tem algum traço muito destacado geralmente quer solucionar esse problema por meio da cirurgia plástica. Mas o que fazer para diminuir o queixo?

Se você é uma das pessoas que se sente incomodada com essa parte do rosto, não perca este post! Vamos explicar como a mentoplastia é feita, bem como os cuidados necessários no pré e pós-operatório. Então, veja a seguir!

Como é feita a cirurgia para diminuir o queixo?

A mentoplastia, que é a cirurgia para corrigir o queixo, é um procedimento relativamente simples. Ela pode ser feita para aumentar a projeção dessa região e também para diminuí-la. Nesses casos, trata-se da mentoplastia redutora.

Em muitos casos, o procedimento é feito por dentro da boca, ou seja, não existem cortes externos. Portanto, após a cirurgia, ninguém será capaz de identificar sinais de que o paciente recorreu à mentoplastia para corrigir o queixo. Assim, também não há cicatrizes aparentes. Porém, outras vezes é necessário fazer a incisão na parte de baixo do rosto.

Para diminuir o queixo, o médico faz um corte que expõe o osso. Então, ele serra esse osso, retirando a quantidade necessária para deixar essa região proporcional ao restante do rosto. A partir daí, os fragmentos são reposicionados e remodelados com a ajuda de parafusos e mini placas.

Enfim, o cirurgião sutura toda a região. Como os pontos são absorvíveis, não é necessário retirá-los. Basta que o paciente tome todos os cuidados recomendados para o pós-operatório para que seu queixo fique com um tamanho e formato compatíveis com o restante do rosto.

Como é o pré-operatório da mentoplastia?

O pré-operatório da mentoplastia é bastante simples e parecido com o de outras cirurgias plásticas. Assim, na primeira consulta o médico avalia o paciente, pergunta sobre o histórico clínico pessoal e familiar, além de tirar medidas do queixo e outros traços do rosto com instrumentos específicos.

A seguir, o paciente é encaminhado para exames. Portanto, ele precisará fazer, no mínimo, um hemograma completo, coagulograma, eletrocardiograma e radiografia de tórax. Porém, no caso da mentoplastia, também pode ser necessário realizar uma avaliação ortodôntica e radiografias da mandíbula.

O paciente que deseja fazer qualquer cirurgia plástica deve parar de fumar o mais rapidamente possível. Afinal, o cigarro pode trazer complicações no momento do procedimento, além de prejudicar a cicatrização.

Também é importante manter uma dieta saudável e conversar com seu médico sobre remédios de uso contínuo. Pode ser necessário suspendê-los antes da mentoplastia. O período de jejum anterior à cirurgia é de 8 horas.

Como é o pós-operatório da mentoplastia?

O pós-operatório da mentoplastia é bastante simples. Porém, o paciente deve consumir alimentos líquidos ou pastosos durante os primeiros dias, evitando a movimentação desnecessária da região. O repouso continua suspenso por um período que varia entre 7 a 10 dias, e os exercícios físicos só podem ser retomados em um mês.

Um cuidado importante no pós-operatório é a realização de drenagem linfática do pescoço. O tratamento é indicado para reduzir a quantidade de líquidos retida nessa região. O cirurgião orienta o paciente quanto à higiene bucal adequada e também prescreve medicamentos para aliviar o desconforto e prevenir infecções.

Agora você já sabe tudo sobre a mentoplastia! Quer saber se esse procedimento pode ser associado à rinoplastia para garantir um perfil harmonioso? Então, confira nosso artigo completo sobre esse assunto!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)