Fale Conosco Pelo Whatsapp

Você também é do time do banho quente? Ainda mais em um tempo frio, aquela água fervendo que escorre pelo corpo proporciona uma sensação deliciosa!

O problema é que o prazer do banho quente custa muito, muito caro para a nossa pele. Ele é um dos fatores que causam desidratação, envelhecimento e contribui até mesmo para a flacidez.

E você, já sabia que o banho quente é tão perigoso assim? Então, continue a leitura. Vamos explicar tudo sobre seus efeitos sobre a pele e também os cuidados para evitar os problemas que já mencionamos.

Como o banho quente prejudica a pele?

A água quente produz uma série de efeitos sobre o organismo. Um deles ― muito benéfico ― é o relaxamento. Um banho quente pode ajudar você a dormir melhor, por exemplo.

Porém, ao lado desses efeitos benéficos, a água quente também causa uma série de problemas para a pele. Conheça os principais:

Ressecamento da pele

Embora você talvez não veja, nossa pele é coberta por óleos naturais, uma camada fininha de gordura. Ela tem o objetivo de proteger o corpo de agressões externas provocadas pelo vento, sol, poluição, entre outros agentes.

Porém, da mesma forma que a água quente ajuda a eliminar a gordura da louça que está para ser lavada na pia, ela também remove esses óleos naturais da pele. Assim, ela fica desprotegida.

Você já percebeu que, às vezes, quando saímos do banho, a nossa pele parece dar uma leve descamada, como se pequenas pétalas se desfolhassem?

Essas “pétalas” aparecem porque a água quente destrói as ceramidas, que são um tipo de lipídio (gordura) presente em altas concentrações nas células da camada mais externa da pele, chamada epiderme.

As ceramidas são o principal elemento que forma a barreira cutânea, responsável por proteger a pele e prevenir a perda excessiva de água, bem como o bloqueio à entrada de substâncias nocivas e microorganismos.

Como a água quente destrói essas ceramidas, a pele se desidrata com muito mais facilidade, além de ficar vulnerável a infecções. Alguns sinais desta desidratação são coceira, descamação e rachaduras.

Irritação devido ao banho quente

O banho quente também causa irritação na pele. Em primeiro lugar, como vimos, ele remove grande parte da proteção, deixando a pele mais exposta a agentes agressores, que causam irritação.

Desbalanceamento do pH

Tanto a pele quanto os cabelos têm um pH ligeiramente ácido. Esta característica ajuda a protegê-la de bactérias e outros microorganismos que podem causar infecções.

O problema é que o banho quente altera este pH. Consequentemente, a pele fica mais vulnerável à ação de bactérias, fungos e outros vetores de infecção que podem afetá-la.

Inflamação na pele e redução na produção de colágeno

Tanto a própria água quente quanto a destruição da barreira cutânea provocam um estado inflamatório na pele. Este processo de inflamação crônica causa destruição de células da pele.

Consequentemente, os fibroblastos passam a produzir uma quantidade ainda menor de colágeno, fazendo com que a pele perca sua firmeza e sustentação, acelerando o envelhecimento.

Vale a pena destacar que essa inflamação pode acontecer também por outros motivos, como a exposição ao sol sem os cuidados necessários. Por isso, é importante regular a temperatura do banho e usar protetor solar.

Envelhecimento da pele devido ao banho quente

Todos esses problemas que nós mencionamos antes aceleram o envelhecimento da pele. Afinal, uma pele bem hidratada é mais maleável e elástica. Por isso, demora mais para ficar marcada.

Por outro lado, a pele seca se torna menos elástica. Assim, à medida que vivemos, nos expressamos e o rosto mostra as linhas que refletem essas expressões, as marcas se tornam permanentes rapidamente, levando ao envelhecimento precoce.

Flacidez de pele acentuada pelo banho quente

Embora a água quente não cause diretamente a flacidez da pele, ela tem uma contribuição indireta para o problema. Mais uma vez, vamos falar da inflamação.

Você se lembra que, em um dos tópicos anteriores, nós dissemos que a inflamação na pele destrói células e, desta forma, ela passa a produzir menos colágeno.

Como o colágeno é a proteína que dá sustentação à pele, essa cadeia de consequências leva ao aumento da flacidez. Além disso, uma pele seca devido à água quente também evidencia mais os sinais da flacidez, como as rugas.

Portanto, mesmo que esses dois fatores não estejam diretamente ligados, quem quer manter uma pele firme e lisinha precisa se conscientizar de que os banhos muito quentes definitivamente não são uma boa ideia.

Como prevenir os problemas de pele causados pelo banho quente?

Você percebeu que muitos problemas na pele são causados diretamente pelo banho quente. Em outros casos, a água fervendo não é uma causa direta, mas agrava o problema.

Com certeza, você deve estar pensando que a melhor forma de prevenir esses problemas é reduzindo a temperatura do banho, deixando-o, no máximo, morno.

Sim, isto é verdade. Porém, também é fato que muitas pessoas desejam continuar sentindo o prazer de um banho quente, ainda mais depois de um dia cansativo e estressante.

Então, a seguir, nós selecionamos algumas dicas para evitar ou reverter esses efeitos do banho quente. Confira!

Cuide pelo menos do sabonete

Você já viu que a água quente retira a camada de óleos naturais que protegem a pele. Agora, imagine se, além da água, o seu sabonete também faz esse efeito? Infelizmente, muitos produtos no mercado têm esta característica.

Então, se você vai mesmo tomar um banho quente, cuide pelo menos da qualidade do sabonete utilizado. Prefira os de glicerina pura, sem uma série de aditivos químicos e substâncias como surfactantes, que retiram o óleo.

Aliás, são poucas as partes do corpo que precisam de sabonete todos os dias. As axilas, as nádegas, pés e região da virilha devem receber um produto de limpeza diariamente.

Porém, os braços, pernas, tronco e pescoço não produzem muito óleo. Você pode intercalar dias com e sem sabonete, a menos que haja realmente sujeiras visíveis.

Já o rosto precisa de produtos específicos para esta região e, realmente, é melhor evitar que a água muito quente atinja a face. Lembre-se de usar um limpador suave, pois esta pele é mais fina e sensível.

Capriche na hidratação e proteção solar

Se você realmente não pretende abrir mão do banho quente, sua hidratação precisa ser ainda mais caprichada. Invista em ótimos produtos, adequados à sua pele, com alto poder de hidratação.

De preferência, aplique o hidratante logo após o banho, quando a pele está com seu máximo poder de absorção ativado. Este deve ser um hábito diário, acompanhado da aplicação de protetor solar.

Fique atento a sinais de inflamação

Mesmo tomando vários cuidados, pode ser que o excesso de água quente gere inflamações e irritações. Neste caso, apesar de toda a sua vontade, é melhor rever a temperatura do banho e usar produtos para acalmar sua pele.

Previna a formação de radicais livres

Os radicais livres são moléculas instáveis que, devido à falta de um íon, danificam células e proteínas presentes em nosso organismo. Isso inclui o colágeno.

Por isso, se você já tem um fator agressor, que é a água quente, é importante eliminar outros fatores que possam prejudicar a qualidade de sua pele e acelerar o envelhecimento.

Então, em sua alimentação e hábitos, é fundamental evitar tudo o que promove o aumento dos radicais livres: comidas industrializadas, açúcar, bebidas alcoólicas e cigarros são os principais.

Recorra a procedimentos estéticos

Sabendo que a água quente pode causar um estado inflamatório e que esse processo, por sua vez, possibilita uma redução na produção de colágeno, você precisará de um reforço para manter a pele firme.

Atualmente, já existem muitos tratamentos que estimulam o fibroblasto a produzir colágeno. Alguns deles são:

Bioestimuladores injetáveis de colágeno

Esses bioestimuladores são substâncias que, quando injetadas em alguma parte do corpo, promovem uma lesão controlada em camadas um pouco mais profundas da pele.

Quando a pele entende que está sendo lesionada, ela não sabe que se trata de um procedimento estético. Então, ela desencadeia mecanismos para cicatrizar ou proteger seus tecidos.

Um desses mecanismos é justamente a produção de uma quantidade maior de colágeno. Por isso, os bioestimuladores promovem a firmeza da pele e a mantém jovem por mais tempo.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma substância que o nosso corpo produz naturalmente. Porém, também é possível administrar sua versão sintética tanto em produtos tópicos quanto por meio de injeções, que são muito mais eficientes.

Entre os muitos benefícios do ácido hialurônico está a capacidade de estimular a produção de colágeno. No entanto, ele tem ainda uma capacidade de hidratação espetacular.

Então, para quem sabe que vai detonar um pouco a pele com a água quente, é muito importante compensar esta satisfação com uma dose extra de ácido hialurônico para hidratar e evitar a flacidez.

Como reverter o envelhecimento e flacidez da pele?

Talvez você esteja pensando: “este post chegou tarde demais. Tomei banhos quentes a minha vida inteira e, agora, meu rosto já está flácido e cheio de rugas. Se eu soubesse antes, a história seria diferente”.

Entendemos que muitas pessoas estão nesta posição e, realmente, não faremos uma promessa enganosa de que alguns procedimentos estéticos serão capazes de reverter toda essa situação.

Felizmente, é possível reverter grande parte dos efeitos do tempo com a cirurgia plástica. Atualmente, as técnicas evoluíram muito e o paciente pode ter um resultado bastante natural, com cicatrizes mínimas.

Desde a queda das pálpebras, que costumam estar entre os primeiros sinais de envelhecimento, até uma renovação total da face, há soluções para praticamente qualquer problema estético.

Quer saber como reverter os sinais do envelhecimento e recuperar um rosto mais liso e a aparência descansada? Então, continue aqui no blog e confira nossos posts sobre rejuvenescimento facial. Descubra agora mesmo as maravilhas da cirurgia plástica.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)