Fale Conosco Pelo Whatsapp

Quando é normal começar a ter rugas? Aos 30 anos? Aos 40? Atualmente, os especialistas observam que esse momento pode começar bem mais cedo, caracterizando o envelhecimento precoce da pele.

E você, já tem rugas? Acredita que ainda não é o momento de estar com a pele tão envelhecida e quer descobrir o que fazer para desacelerar este processo?

Então, continue a leitura! Vamos falar sobre o envelhecimento precoce da pele, prevenção, tratamentos disponíveis e até mesmo as cirurgias plásticas para quem deixou isso acontecer e agora quer reverter o problema. Confira!

Estamos envelhecendo mais cedo?

Não, não é apenas uma impressão sua. Afinal, para quem se cuida, os avanços da estética realmente estão permitindo que as pessoas demorem mais para demonstrar a idade através da pele.

Porém, por outro lado, a falta de uma série de cuidados está formando uma geração que está apresentando as primeiras rugas antes mesmo dos 30 anos. E não se trata da negligência no skincare, mas de erros no estilo de vida.

Não podemos negar que existem diversos fatores que contribuem para o envelhecimento precoce da pele. Um deles é a genética. Sabemos que algumas pessoas, por uma predisposição familiar, formam rugas mais cedo.

No entanto, os erros do estilo de vida estão cada vez mais comuns. Alguns são cometidos por falta de opção. Entre eles, podemos destacar o fato de convivermos com a poluição, praticamente inevitável para quem vive em grandes cidades.

Porém, existem outros erros que poderíamos não cometer e que talvez você não saiba que levam ao envelhecimento precoce da pele. Quer saber quais são eles? Veja a seguir!

Abdominoplastia Master Health

Fatores que contribuem para o envelhecimento precoce da pele?

O envelhecimento precoce pode ser causado por diversos fatores muito presentes no estilo de vida moderno e que muitas vezes nem sabemos que nos fazem tão mal. Veja alguns deles:

Exposição desprotegida ao sol

Os raios ultravioleta, quando entram em contato com o organismo, danificam as moléculas de colágeno,  elastina e de outras fibras responsáveis pela elasticidade e firmeza da pele.

Com a redução na produção de colágeno, a pele se torna mais flácida e propensa ao surgimento de rugas e linhas de expressão, além dos temidos bigode chinês, buldogue e outros sinais de envelhecimento.

Além disso, a exposição desprotegida ao sol pode causar manchas escuras na pele, pois a luz solar faz um processo semelhante à revelação de fotografias.

Assim, marcas que seriam temporárias, como espinhas, hematomas e manchas roxas causadas por pancadas ou pequenos ferimentos se tornam permanentes, prejudicando a aparência.

Tabagismo e álcool

É tão normal fumar ou beber que as pessoas nem se dão conta do quanto esses hábitos fazem mal à pele. Afinal, o álcool está presente nas festas, reuniões sociais e até mesmo em eventos profissionais.

Porém, o que muitas pessoas não sabem é que essas substâncias causam muito mal à pele, levando ao envelhecimento precoce. Elas fazem com que o organismo libere radicais livres que danificam seriamente as células e fibras de colágeno.

Como se isso não bastasse, o álcool causa processos inflamatórios. O cigarro, despeja no organismo substâncias como monóxido de carbono e alcatrão. Então, tudo isso causa danos irreversíveis à pele, envelhecendo-a.

Esses são apenas alguns dos efeitos do álcool e do cigarro sobre a pele. Portanto, definitivamente, para quem deseja manter a pele jovem, eles não são uma boa escolha.

Açúcar e bebidas açucaradas

Já percebeu como no dia a dia, muitas pessoas trocaram a água por outras bebidas, como sucos (muitas vezes, industrializados) e ainda pior, refrigerantes? Todos eles causam danos à pele, mas de formas diferentes.

Tudo o que traz açúcar para o organismo cria um processo chamado glicação. Esses produtos adoçados liberam uma molécula instável, ou seja, um radical livre, que busca outras células ou uma molécula de proteína em que “grudam” na tentativa de se estabilizar.

Assim, neste processo, o açúcar danifica células do corpo e da pele. Outras vezes, ele gruda em uma molécula de colágeno, tornando-a simplesmente inútil e acelerando o envelhecimento.

Quando consumido em grandes quantidades, o refrigerante causa ainda outro prejuízo à pele, que é a desidratação. Afinal, ele contém grandes quantidades de açúcar e cafeína, que tem ação diurética e faz o corpo eliminar mais líquidos do que deveria.

Sono irregular causa envelhecimento precoce

Finalmente, outro hábito que acelera o envelhecimento da pele é o sono irregular. Já percebeu como as pessoas dormem cada vez menos e cada vez mais tarde?

Afinal, quando dormimos pouco, o corpo tem menos tempo para produzir um hormônio muito importante para a regeneração celular ― o hormônio do crescimento. Consequentemente, a pele não se renova como deveria.

Além disso, a privação de sono eleva o estresse oxidativo do organismo e os níveis de cortisol. Assim, ela danifica células, moléculas de colágeno e causa inflamação crônica que também afeta negativamente a saúde da pele.

Como combater o envelhecimento da pele?

É possível combater o envelhecimento precoce de fora para dentro e também de dentro para fora. Veja a seguir como desacelerar esse processo.

Estilo de vida saudável

Um estilo de vida saudável é uma das formas de desacelerar o envelhecimento de dentro para fora. Além de deixar a pele mais bonita, essa escolha promove a saúde de forma integral.

Portanto, é importante manter uma alimentação saudável, com alimentos mais naturais e ricos em nutrientes, evitando o açúcar, industrializados e o álcool e o cigarro, como já comentamos.

Também é fundamental dormir em um horário apropriado e ter uma noite de sono tranquilo de pelo menos 6 horas. Use e abuse da água que é um hidratante natural.

Utilize produtos que combatem o envelhecimento precoce

O mercado já oferece inúmeros produtos eficientes que combatem o envelhecimento precoce. Portanto, comece usando o protetor solar diariamente, mesmo quando o céu está nublado.

Também é interessante manter uma rotina completa de skincare, incluindo ativos como a vitamina C e hidratantes potentes em seu dia a dia. Mas para descobrir quais são os produtos mais adequados à sua pele, consulte sempre um dermatologista.

Recorra aos procedimentos estéticos

A tecnologia evoluiu muito e oferece uma série de procedimentos estéticos que ajudam a desacelerar o envelhecimento da pele. Assim, podemos recorrer aos lasers, preenchimentos e peelings.

Veja algumas opções:

Botox

A toxina botulínica bloqueia total ou parcialmente a ação dos nervos sobre os músculos onde é aplicada. Portanto, eles ficam relaxados e não respondem a diversos estímulos do dia a dia, deixando de formar linhas finas e rugas.

Preenchimentos dérmicos

Atualmente, o ácido hialurônico é muito utilizado para preencher sulcos na pele. Afinal, ele suaviza as linhas e rugas profundas, além de aumentar o volume de áreas como lábios, pálpebra inferior, maçãs do rosto etc.

Além disso, o ácido hialurônico hidrata profundamente a pele e estimula a produção de colágeno. Portanto, ele contribui para desacelerar o processo de envelhecimento.

Laser e luz pulsada

Esses procedimentos direcionam energia de luz para a pele, estimulando a produção de colágeno e promovendo o rejuvenescimento. Como resultado, a paciente tem um aumento da firmeza, viço, uniformização da cor e redução dos vasos sanguíneos visíveis.

Peeling químico

Ao realizar o peeling químico, o profissional aplica uma solução ácida na pele da paciente. O procedimento causa a eliminação de camadas superiores e danificadas, dando origem a uma pele mais saudável e jovem.

Microdermoabrasão e microagulhamento

São procedimentos diferentes, mas ambos causam microlesões controladas na pele. Consequentemente, o corpo responde a esse estímulo produzindo mais colágeno e melhorando a qualidade do tecido, sua firmeza e textura.

Radiofrequência

Na radiofrequência, o profissional utiliza um equipamento que emite ondas de energia. Assim, elas aquecem a pele e estimulam a produção de colágeno, o que melhora sua firmeza, textura e aparência.

É importante lembrar que cada tratamento estético tem suas indicações específicas. Portanto, somente um profissional especializado é habilitado a determinar qual opção é a melhor para suas necessidades individuais.

Quando recorrer à cirurgia plástica?

Todos os cuidados que mencionamos são importantíssimos para preservar a integridade da pele. Porém, eles se destacam muito mais pelo efeito preventivo do que para corrigir uma flacidez já existente.

Por isso, embora os procedimentos estéticos melhorem a qualidade da pele, eles nem sempre conseguem reverter a flacidez, o derretimento da face e a presença de sinais como a marionete, bigode chinês ou mesmo as rugas.

Portanto, se a pessoa já tem a pálpebra caída, apresenta buldogue e sofre com uma flacidez significativa, vale muito a pena buscar a avaliação de um cirurgião plástico. Ele consegue indicar os procedimentos mais adequados.

Afinal, ninguém deseja perder tempo realizando procedimentos que não proporcionam o resultado esperado. Melhorar a qualidade da pele não é suficiente quando ela já atingiu um grau de envelhecimento que não responde aos tratamentos estéticos de forma satisfatória.

Na cirurgia plástica, o médico retira os excessos de pele e até mesmo reposiciona os músculos da face. Portanto, o paciente consegue obter um rejuvenescimento significativo.

Principais cirurgias plásticas faciais

Selecionamos as principais cirurgias plásticas para quem deseja reverter os sinais de envelhecimento no rosto. Confira:

  • blefaroplastia: cirurgia plástica de correção das pálpebras, que elimina excessos de pele, bolsas de gordura e outros sinais de envelhecimento nesta região;
  • lifting de testa: na frontoplastia, o médico elimina o excesso de pele e reposiciona os músculos desta região, deixando-a lisa novamente;
  • lifting de sobrancelhas: levanta o olhar, pois elimina o excesso de pele em volta das sobrancelhas, acabando com a expressão cansada na face;
  • ritidoplastia: no lifting de rosto, o médico pode alterar uma série de estruturas da face, tanto na área dos olhos e testa quanto nas têmporas, bochechas e contorno do rosto.

E você, está percebendo que seu rosto está envelhecendo muito rápido? Na Master Health, nossa equipe oferece tanto tratamentos estéticos quanto a cirurgia plástica, de acordo com a necessidade dos pacientes.

Então, não perca mais tempo! Pare de ver seu rosto derreter! Agende hoje mesmo sua avaliação com nossa equipe e inicie seu tratamento para reverter a ação do tempo e fazer as pazes com o espelho!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)