Fale Conosco Pelo Whatsapp

Levante a mão quem nunca sentiu pavor por ver aquelas linhas arroxeadas surgindo nos seios, nos flancos, no bumbum, na barriga… sim, além de onipresentes, elas incomodam porque não sabemos como eliminar estrias.

Cremes e tratamentos estéticos até prometem melhorá-las, mas é difícil ver um resultado tão bom quanto gostaríamos. Diante disso, surge a pergunta: é possível eliminar estrias com a cirurgia plástica?

Isso é o que você vai descobrir neste post. Então continue a leitura para saber em que circunstâncias uma cirurgia plástica é a solução para as estrias.

A cirurgia plástica pode eliminar estrias

Não existe cirurgia plástica com o objetivo de eliminar estrias. Porém, diversos procedimentos conseguem retirá-las do corpo como um efeito secundário, uma espécie de bônus que nos deixa muito felizes.

Todos os liftings podem, indiretamente, eliminar estrias. Embora o procedimento tenha o objetivo de corrigir a flacidez, para isso o médico precisa retirar a pele em excesso, que leva junto as estrias daquele local.

Porém, não se engane! A cirurgia plástica só consegue eliminar as estrias que estavam na pele que será retirada. Não é uma solução milagrosa que acaba com todas as marquinhas.

Então, se o paciente tem uma flacidez abdominal e o médico precisa retirar toda a pele flácida entre o umbigo e o púbis, as estrias desta região vão embora junto!

No entanto, não é possível termos uma cirurgia plástica apenas para eliminar apenas as estrias. Como elas estão na pele, a única alternativa para isso é retirar a pele.

Se não há flacidez, não podemos retirar a pele, pois não haveria uma nova cobertura para a região exposta ou, mesmo com procedimentos para distensão, o corpo ficaria com uma cicatriz desnecessária.

A cirurgia plástica também pode causar estrias

No entanto, a cirurgia plástica também pode causar estrias. É possível evitar este problema, mas primeiro precisa conhecer muito bem o processo de formação dessas marquinhas.

Nossa pele tem uma elasticidade natural. Portanto, ela consegue se esticar, mas até um determinado limite. É como um elástico comum — se a distensão for maior que a capacidade do objeto, ele se rompe.

Naturalmente, sem qualquer cirurgia plástica, é assim que surgem as estrias. Se uma pessoa ganha peso devagar, por exemplo, a pele se estica aos poucos, o que dá tempo para ela se adaptar e reduz a chance de estrias.

Mas se a pele precisa se esticar de uma única vez, como durante a gravidez ou quando a pessoa ganha peso repentinamente, a pele não aguenta. As fibras de colágeno e elastina se rompem, gerando uma fratura na pele.

Assim, uma vez que a pele se rompeu, esse processo não tem volta. Existem alguns procedimentos que amenizam essas marcas, principalmente se elas forem recentes. Porém, aquela pele nunca mais será reconstituída.

Infelizmente isso também pode acontecer após uma cirurgia plástica. Afinal, a pele precisa se esticar para comportar novos volumes, como a prótese de silicone nos seios, no bumbum e assim por diante.

E não é só na colocação de prótese que as estrias surgem. Nos liftings, como a abdominoplastia e mastopexia, a pele também é esticada ao máximo. Portanto, ela pode se romper.

Como evitar as estrias com ou sem cirurgia plástica?

Porém, você pode evitar a formação de estrias com ou sem cirurgia plástica. Veja as dicas a seguir:

Invista em bons produtos de hidratação da pele

Uma das formas de melhorar a elasticidade da sua pele e, portanto, aumentar a capacidade dela para esticar-se, é por meio da hidratação.

Então invista em bons produtos hidratantes que realmente usem ativos potentes para favorecer a elasticidade e formem uma barreira protetora.

Um dos motivos para a pele perder hidratação é a agressão que ela sofre do ambiente. Sol, frio e vento destroem a barreira que retém líquido.

Com esta barreira frágil ou destruída, a pele começa a realizar trocas de umidade com o ambiente e quem sai perdendo é sempre o nosso organismo.

Assim, invista em cremes que reforcem esta barreira. Se você tem a intenção de fazer uma cirurgia plástica, passe-o duas vezes por dia, de preferência logo após o banho.

Para eliminar estrias, beba muita água

Nosso corpo consome água para realizar praticamente todos os seus processos. Por isso, quando não bebemos água em quantidade suficiente, ele sofre.

Uma estratégia que o organismo usa para que não falte água em órgãos vitais, como o cérebro, é retirar este líquido ou diminuir o suprimento para outras partes do corpo.

Assim, ele retira água da pele, de cartilagens e outras estruturas que, embora estejam servindo a um órgão vital, ficam fragilizadas.

As cartilagens se tornam mais ressecadas, o que pode dar dores de coluna e joelho. Já a pele fica quebradiça, descasca com mais facilidade e também se torna menos elástica.

Portanto, se você não quer uma pele menos elástica e mais sujeita à formação de estrias, beba muita água sempre, independentemente da sua sede.

Aliás, também vale lembrar que estamos falando para você beber água. Não vale colocar leite, sucos e muito menos refrigerantes nesta conta.

Você até pode substituir metade da quantidade diária de água por chás sem açúcar, mas esses chás não devem ser diuréticos – ou eles estimulam seu corpo a eliminar líquido.

Fique longe do cigarro e do álcool

O cigarro é uma das maiores fontes de toxinas. Portanto, quem fuma coloca dentro do próprio corpo substâncias que obrigam o organismo a formar radicais livres.

Esses radicais livres agridem as células e um dos órgãos mais afetados é a pele, que se torna mais frágil, menos elástica e mais propensa à formação de estrias.

O álcool também faz o corpo produzir radicais livres e causar outros prejuízos à pele. Naturalmente ele é um desidratante, portanto resseca a pele e ainda dificulta a reidratação.

Se a bebida alcoólica tiver muito açúcar, como os vinhos e coquetéis, ela também cristaliza as células da pele. Assim, elas se tornam rígidas e se rompem com mais facilidade, formando estrias.

Melhore seu prato para eliminar estrias

Por essa você não esperava, não é mesmo? Sim, o seu alimento pode ajudar seu corpo a produzir uma pele mais elástica devido à presença de determinadas vitaminas e também do zinco.

A vitamina C e a vitamina E, por exemplo, são ricas em antioxidantes. As duas ainda participam da produção de colágeno, que é a fibra que garante elasticidade à nossa pele. Portanto, são nossas aliadas.

Já a vitamina A estimula o corpo a produzir novas células e esta renovação é fundamental para termos uma pele mais elástica e preparada para enfrentar os desafios.

Agora você já sabe que é possível eliminar estrias como efeito secundário de algumas cirurgias plásticas.

Gostou do post? Então que tal compartilhar com suas amigas? Envie o link pelo WhatsApp e assim ele também ficará salvo para quando você quiser consultar!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)