Fale Conosco Pelo Whatsapp

Se você perguntar quantas mulheres estão insatisfeitas com os seios caídos, a resposta vai surpreender. A queda da mama é uma das queixas mais frequentes no consultório de cirurgia plástica. Felizmente, existe uma cirurgia plástica capaz de corrigir os diferentes graus de flacidez.

E você, sabia que os graus de flacidez são diferentes? Ficou curiosa para saber qual é o seu? Então, confira este post. Nós contamos tudo que você precisa saber sobre o tema.

Quais são os graus de flacidez da mama?

A flacidez nas mamas recebe o nome de ptose mamária. Trata-se de uma condição em que, devido ao excesso de pele, os seios não ficam na posição normal.

Os médicos utilizam principalmente três critérios para definir o grau de ptose das mamas: o primeiro sinal é o ângulo das aréolas e do bico do seio. O segundo, a posição da linha inferior da aréola em relação ao sulco inframamário. Em terceiro lugar, temos a posição da curva inferior da mama.

A partir desses dados, o médico obtém a seguinte classificação:

Seios normais

São aqueles em que os bicos apontam para a frente, em um ângulo reto em relação ao corpo. Tanto a linha inferior da aréola quanto a curvatura do seio ficam acima do sulco inframamário, ou seja, da dobra que fica abaixo das mamas.

Mamoplastia Master Health

Portanto, o seio normal é naturalmente bem posicionado. Geralmente, o bico do seio tem uma altura compatível com a metade do braço da mulher.

Outra característica relevante dos seios normais é o fato de que, entre a parte inferior da aréola e o contorno de baixo do seio, ainda é possível ver uma faixa significativa de pele da mama. A extensão desta parte varia devido aos formatos diferentes de mamas.

Os seios normais não precisam de nenhum tipo de cirurgia plástica, a menos que a mulher se sinta insatisfeita com o volume das mamas. Neste caso, eles podem ser aumentados com a prótese de silicone ou reduzidos com a mamoplastia redutora.

Flacidez de mama grau 1

A flacidez de mama grau 1 ainda é considerada leve e nem sempre causa tanto incômodo estético à mulher. Afinal, ela não costuma ficar tão perceptível.

Para identificar esta flacidez, o médico recorre àquelas medidas que comentamos. O primeiro, o ângulo do bico do seio, continua sendo adequado, apontando para a frente.

No entanto, na flacidez grau 1 já ocorre um deslocamento da mama para baixo. Como o médico obtém esta informação? A borda inferior da aréola fica na mesma altura que o sulco mamário, denotando uma queda vertical.

Se a aréola está na mesma linha que o sulco inframamário e o bico aponta para a frente, isso significa que a curvatura de baixo da mama está abaixo da dobra do seio. Portanto, já caracteriza uma queda, embora ainda não tão acentuada.

Flacidez de mama grau 2

A flacidez de mama grau 2 já fica bem evidente. Vamos comparar aquelas medidas para entender melhor?

Na flacidez de grau 2, a borda inferior da aréola já fica abaixo do sulco mamário. Com esta queda moderada, os bicos dos seios não conseguem mais se direcionar à frente e começam a apontar para baixo, em uma linha diagonal.

Outro ponto interessante a observar é o fato de que, ao olhar para a mama, a mulher já praticamente não vê nenhum trecho de pele abaixo da aréola ou trata-se de um trecho muito estreito. Praticamente toda a curvatura inferior do seio fica coberta pela parte superior da mama.

Flacidez de mama grau 3

Finalmente, na flacidez de mama grau 3, toda a aréola fica abaixo do sulco inframamário. O bico do seio aponta para baixo em um grau mais próximo ao corpo do que no grau 2.

Quando o cirurgião vê essas características, ele constata que as mamas estão completamente caídas.

Como corrigir os diferentes graus de flacidez nas mamas?

A única forma de corrigir a flacidez é por meio da cirurgia plástica. Existe uma cirurgia específica, a mastopexia ― também conhecida como lifting de seios ― que elimina os excessos de pele e remodela as mamas. Seu resultado, nesses casos, é muito efetivo.

Nos próximos tópicos, explicaremos como este procedimento acontece e desvendaremos alguns mitos sobre o tema.

Como é feita a mastopexia?

Após anestesiar a paciente, o médico faz algumas incisões que contornam toda a pele que ele precisa retirar. Ele faz uma incisão também no contorno da aréola, para que ela seja posicionada corretamente até o final do procedimento.

Então, o médico retira o excesso de pele. Se for necessário, ele também pode eliminar parte da gordura e até mesmo da glândula mamária. Em seguida, ele reacomoda os tecidos, modelando a mama e fazendo suturas.

Finalmente, o médico aproxima as bordas da pele restante da mama, remontando-a. Ele faz algumas suturas que unem essas bordas, fechando o seio e deixando-o firme, com as aréolas na altura correta.

O que muda na mastopexia para os diferentes graus de flacidez?

As principais mudanças na mastopexia para os diferentes graus de flacidez são a complexidade da cirurgia e o formato final da cicatriz.

Quando a paciente tem uma flacidez leve, o médico só precisa retirar um pequeno trecho de pele. Então, ele consegue fazer essa extração por meio de uma incisão em formato de lua acima das aréolas. É importante destacar que poucas mulheres chegam ao consultório com este grau de ptose mamária.

Já quando a paciente apresenta graus de flacidez mais severos, o médico precisa retirar um trecho maior de pele e também remodelar os tecidos do seio. Então, é natural que ele aumente a quantidade de incisões e sua distância em relação à aréola.

Em alguns casos, o médico consegue extrair esta pele e, ao remontar a mama, a sutura forma uma cicatriz em formato lollipop, ou pirulito. Portanto, ela terá um círculo em volta de quase toda a aréola, além de uma linha vertical para baixo.

Porém, em muitos outros casos, o cirurgião precisa retirar trechos ainda maiores de pele. As incisões anteriores não são suficientes. Então, o médico acrescenta uma terceira incisão, levemente curva e horizontal, que segue a linha do sulco inframamário.

Neste último caso, tanto a cicatriz quanto a incisão são chamadas de âncora ou T invertido.

É possível corrigir a flacidez com prótese de silicone?

Na maioria das mulheres, colocar prótese de silicone não corrige a flacidez. A única forma de deixar a mama firme novamente é retirando os excessos de pele por meio da mastopexia.

Pouquíssimas mulheres conseguem levantar os seios apenas colocando silicone. Essas sortudas têm pseudoptose mamária, um grau de flacidez extremamente leve, quase insignificante.

No entanto, embora o silicone não levante os seios, algumas mulheres fazem a mastopexia com prótese, ou seja, o médico retira excesso de pele e ainda acrescenta um implante na mama.

A colocação da prótese na mastopexia pode ter dois motivos. O primeiro é a insatisfação da paciente com o tamanho das mamas e o desejo de aumentá-las.

Porém, outras vezes, a colocação da prótese é uma recomendação médica para mulheres que possuem mamas pouco densas, ou seja, elas têm bastante pele e gordura, mas pouco tecido formado pela glândula mamária.

Nesses casos, a paciente não tem um tecido mamário suficiente para formar um seio firme, bem modelado e proporcional ao corpo. Ao retirar a gordura e pele, não sobra um volume adequado.

Então, o médico precisa acrescentar uma prótese de silicone para deixar o seio com tamanho adequado, firme e bem preenchido, com o formato ideal.

É possível fazer a mastopexia logo depois de amamentar?

Não é o mais indicado. Os médicos recomendam esperar pelo menos 6 meses após o final da amamentação para fazer o lifting de mamas. Esse é o tempo necessário para que a paciente tenha o melhor resultado possível.

Quando a mulher para de amamentar, seu organismo ainda leva um tempo para entender o que aconteceu. Então, ele sinaliza este fato para os hormônios, que promovem uma redução gradual no volume das mamas. Esse processo dura cerca de 6 meses.

Assim, quando o médico avalia a mama em seu volume normal, ele retira exatamente a quantidade de pele necessária para deixar o seio firme outra vez. Não há sobras.

No entanto, se a mama da paciente ainda estiver um pouco alterada devido à amamentação, o médico não consegue calcular com total precisão quanta pele ele precisa retirar. Aliás, ele tende a retirar um pouco menos de pele, pois o conteúdo do seio ainda está com um volume maior.

Isso compromete o resultado da cirurgia porque o médico mantém uma determinada extensão de pele e, conforme o seio continua desinchando, ele fica um pouco flácido novamente.

Então, por maior que seja sua ansiedade para resolver o problema da flacidez, espere um pouco mais. Um resultado melhor será a recompensa deste cuidado.

E aí, arrisca uma avaliação? Considerando as características que mencionamos, você tem os seios normais, flacidez grau 1, 2 ou 3? Descobriu qual é a cirurgia plástica perfeita para corrigir seu problema?

Então, não perca mais tempo! Entre em contato com a Master Health através dos canais deste site e agende agora mesmo a sua consulta.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)