Fale Conosco Pelo Whatsapp

Nem toda cirurgia plástica nos seios inclui as próteses de silicone, mas ainda assim pode obter o efeito desejado pelas mulheres. Um bom exemplo é o lifting de mamas ― o procedimento que corrige a flacidez e deixa esta região do corpo firme e empinada.

Embora a mamoplastia de aumento seja a segunda cirurgia mais realizada no mundo e a mais procurada quando se trata de procedimentos nas mamas, ela não atende às necessidades de todas as pacientes.

Afinal, muitas mulheres não querem aumentar os seios. Elas estão satisfeitas com o tamanho das mamas, mas se incomodam com a flacidez que atinge essa região e todos os transtornos que ela causa no dia a dia.

E você, também se sente assim? Está satisfeita com o volume das mamas, mas gostaria de eliminar a flacidez e o aspecto caído? Então, chegou ao lugar certo. Neste post, você vai descobrir a solução para este problema.

Qual é a cirurgia plástica que corrige a flacidez nas mamas?

A mastopexia é a cirurgia plástica ideal para esses casos. Em 2022, de acordo com relatório da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), mais de 143 mil cirurgias de lifting de mamas foram realizadas no Brasil.

O problema que chamamos de flacidez nas mamas ou até mesmo seios caídos recebe, tecnicamente, o nome de ptose mamária. A seguir, você vai entender melhor suas causas para, então, compreender o procedimento de lifting de mamas.

Mamoplastia Master Health

Quais as causas da ptose mamária?

A ptose mamária está relacionada, primariamente, a uma predisposição genética. Assim, algumas mulheres já nascem mais propensas a terem uma queda nos seios. Porém, a genética predispõe, mas não determina.

Muitos outros fatores contribuem para que esta predisposição genética se manifeste ou não. O efeito sanfona, por exemplo, está entre os principais elementos que desencadeiam uma ptose mamária.

Afinal, sempre que nós aumentamos o nosso peso, a pele precisa se expandir para comportar o volume do corpo. Isso também acontece nos seios. Porém, quando emagrecemos, a pele não se retrai ou tem uma retração insuficiente. Consequentemente, a sobra de pele provoca a queda das mamas.

Este processo pode ser acelerado por alguns hábitos que prejudicam a qualidade da pele. Entre eles, podemos destacar a má alimentação, baixa ingestão de água, noites mal dormidas ou sono insuficiente, tabagismo, exposição frequente ao sol. Todos eles contribuem para o aumento da flacidez.

Também não podemos nos esquecer de que o próprio envelhecimento prejudica a qualidade da pele, pois os fibroblastos passam a produzir uma quantidade cada vez menor de colágeno e elastina. Assim, a pele perde sua elasticidade e se torna mais propensa à flacidez.

A verdade é que pele demais e conteúdo de menos fazem com que uma determinada do corpo se torne flácida. Por isso, a única forma de corrigir este problema é eliminando os excessos de pele.

A cirurgia plástica que elimina os excessos de pele é a mastopexia, também conhecida como lifting de mamas. Saiba mais sobre ela no próximo tópico.

Como funciona o lifting de mamas?

A palavra lifting significa levantamento, ou seja, trata-se de uma cirurgia para levantar os seios. Para isso, o médico pode recorrer a diversas técnicas:

Lifting de mamas com técnica crescente

Para realizar o lifting com a técnica crescente, o cirurgião plástico faz uma incisão em formato de meia-lua ou crescente na parte superior da aréola. Trata-se de uma alternativa mais delicada e menos invasiva, permitindo uma elevação sutil do mamilo.

Entre as vantagens desta técnica, podemos destacar o fato de que a cicatriz é muito pequena, causando uma alteração mínima no formato da aréola. Além disso, a recuperação tende a ser mais rápida.

Porém, esta técnica não permite que o médico retire grandes trechos de pele. Por isso, ela não é capaz de solucionar o problema de uma ptose moderada ou grave. A técnica crescente é indica apenas para mulheres com uma flacidez extremamente leve.

Lifting de mamas com técnica periareolar

A técnica periareolar não costuma ser muito utilizada na mastopexia, mas é importante que você também saiba que esta opção existe. Neste caso, o médico faz uma incisão circunferencial dupla ao redor das aréolas.

Para simplificar, você pode imaginar que ele faz duas incisões circulares no seio, criando o formato de um Donut. Inclusive, este é outro nome pelo qual a técnica é bastante conhecida.

A técnica periareolar permite não só o a retirada de pele em excesso, mas também a redução da aréola ou sua correção. Para algumas mulheres, que possuem uma aréola maior que a outra, esta pode ser a melhor alternativa.

As vantagens desta técnica são justamente essa possibilidade de corrigir a aréola, o fato de a cicatriz ficar bem camuflada, formando uma linha que contorna o bico do seio, ou seja, em uma área onde já existe uma transição na cor da pele.

Porém, esta técnica também apresenta algumas desvantagens. Em primeiro lugar, a quantidade de pele que o cirurgião consegue remover é limitada. Além disso, não há possibilidade de remodelar os tecidos da mama.

Outra desvantagem é um possível achatamento do seio, o que pode causar uma grande insatisfação com o resultado do procedimento.

Assim como o lifting de mamas com técnica crescente, a periareolar não é indicada para pacientes com as mamas muito grandes. Geralmente, o médico pode escolher esta alternativa quando a mulher tem seios pequenos e apresenta pseudoptose ou ptose grau 1 (a mais leve).

Lifting de mamas com técnica vertical

A maioria das mulheres que chegam à clínica de cirurgia plástica não apresenta apenas uma flacidez leve. Elas geralmente têm uma ptose de grau 2 ou 3, ou seja, bem acentuada. Por isso, os médicos tendem a usar a técnica vertical ou a incisão em âncora, que trataremos no próximo tópico.

A técnica vertical é conhecida também como lollipop porque sua cicatriz final tem o formato de um pirulito. Para realizá-la, o médico extrai alguns trechos de pele da parte superior à aréola e outro trecho na região inferior da mama.

Todas as incisões são milimetricamente calculadas para que, ao final do procedimento, as bordas da pele contornem as aréolas com precisão e, na parte inferior da mama, formem uma linha vertical.

Lifting de mamas com técnica em T invertido

Esta técnica é muito semelhante à vertical, mas o médico realiza mais uma incisão horizontal, que segue a curvatura do sulco inframamário. Portanto, a cicatriz é composta por três linhas: um círculo em volta da aréola, uma linha vertical na parte de baixo do seio e uma terceira na dobra abaixo da mama.

Por permitir uma exposição maior dos tecidos internos da mama, esta técnica permite que o cirurgião remova uma quantidade grande de pele e remodele os seios, proporcionando uma alteração muito significativa.

Esta é a técnica utilizada quando a paciente tem uma ptose grave, com bastante excesso de pele. os cirurgiões também a indicam para mulheres com seios grandes e caídos.

Embora sua cicatriz seja mais extensa, seu resultado costuma ser muito satisfatório. Além disso, a cicatriz em volta da aréola fica bem camuflada pela diferença natural de cor desta região. Tanto a cicatriz vertical quanto horizontal tendem a, depois do amadurecimento, assumirem uma cor semelhante à da pele à sua volta.

Lifting de mamas com prótese

Além de levantar os seios, algumas mulheres desejam também aumentar o volume das mamas. Para isso, elas podem fazer a mastopexia com prótese. Em outros casos, não se trata de um desejo de aumento, e sim da restauração do volume perdido.

Ao avaliar uma paciente antes da mastopexia, o médico observa a densidade mamária. Caso o seio dela possua uma quantidade de tecido glandular suficiente, ela não precisa de próteses para fazer o lifting de mamas.

No entanto, algumas mulheres têm a mama com baixa densidade. Isso significa que ela é formada por muita pele e, em alguns casos, gordura. Porém, não possuem uma quantidade suficiente de tecido glandular.

Com essas condições, o médico não conseguiria modelar uma mama bonita, proporcional ao corpo e firme. Então, ele precisa acrescentar uma prótese de silicone.

Para quem o lifting de mamas é indicado?

O lifting de mamas é indicado para todas as pacientes que enfrentam o desconforto físico e psicológico devido à ptose mamária. Afinal, mulheres que sofrem com este problema comumente se deparam com as seguintes situações:

Dependência total do sutiã

A mulher com ptose mamária tende a se sentir permanentemente dependente de sutiãs. Sem a sustentação que esta peça proporciona, os seios ficam evidentemente caídos, provocando insatisfação e constrangimento.

Essa dependência do sutiã pode ser incômoda, principalmente quando a paciente vive em lugares mais quentes ou gosta de frequentar praias, piscinas e outros ambientes onde o traje adequado não é compatível com o uso do sutiã.

Além disso, tanto a pressão do sutiã quanto a fricção constante entre o tecido e o corpo podem causar desconfortos, assaduras e irritações na pele.

Desconforto físico

Mesmo sem o sutiã, a mulher com seios flácidos pode enfrentar uma série de desconfortos físicos. Afinal, o contato entre a pele da mama e a do abdômen é grande. Em dias quentes, o suor se acumula ali, favorecendo a proliferação de bactérias, surgimento de assaduras, entre outros transtornos.

A queda dos seios também causa desconforto no momento de uma atividade física. Eles tendem a balançar muito, causando constrangimento e até mesmo dores.

A mulher com os seios caídos tende ainda a curvar-se um pouco para a frente, por pura vergonha. Esse gesto pode até ser inconsciente, mas independentemente disso, altera o equilíbrio postural, provoca tensão de músculos e gera dores nas costas.

Falta de liberdade para se vestir como deseja

Ninguém impede uma mulher com seios flácidos de se vestir como deseja. Porém, ela geralmente se sente constrangida pela queda das mamas e costuma escolher roupas que escondam essa condição.

Então, é comum que essas mulheres limitem suas opções de vestuário e não utilizam blusas ou vestidos com alças finas, peças com as costas abertas (frente única), determinados decotes etc.

Autoestima abalada

Nossa autoestima não deveria depender de nossa aparência. No entanto, não podemos negar que as nossas insatisfações com o corpo têm impacto sobre nós. Então, vamos trabalhar com a realidade.

Ao constatar a flacidez dos seios, muitas mulheres sentem um abalo em sua autoestima. Portanto, a correção do problema costuma ter um impacto positivo significativo na vida das pacientes.

Vale a pena destacar que, além de corrigir a ptose, o cirurgião também pode solucionar outros problemas relacionados às mamas neste procedimento. Ele pode corrigir, por exemplo, uma assimetria e alterações no formato, visto que o lifting envolve remodelagem dos seios.

E então, você se encaixa nesses critérios e precisa fazer um lifting de mamas? Está cansada de sofrer com os seios flácidos? Não perca mais tempo! Agende agora mesmo a sua consulta com nossos especialistas e recupere a firmeza das mamas e a sua autoestima! 

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)