Fale Conosco Pelo Whatsapp

Algumas dizem que o problema aconteceu depois da gravidez. Outras, após o emagrecimento ou à medida que os anos passaram. Independentemente do motivo, a flacidez nos seios faz parte da realidade de milhões de mulheres.

Mas você sabe o que torna os seios flácidos? Quer descobrir como evitar e solucionar este problema? Então continue neste post e não perca este conteúdo!

O que causa flacidez nos seios?

Vários fatores causam a flacidez nos seios. Alguns deles não estão sob o nosso controle, como uma predisposição genética que torna a nossa pele mais frágil ou a idade, que é inevitável.

Porém, a maioria dos fatores que causam a flacidez é perfeitamente controlável. Veja a seguir:

1. Variações no peso

A variação no peso é, sem dúvida, um dos principais fatores que causam a flacidez nos seios. Isso acontece porque, quando engordamos, a pele se estica, aumenta sua extensão.

Porém, se depois de algum tempo nós emagrecemos, a pele nem sempre consegue se encolher para ficar “justa” de novo. Afinal, enquanto ela se esticava, ela rompeu fibras de colágeno e elastina.

Mamoplastia Master Health

Então, se a pele não consegue voltar ao tamanho original, ela fica flácida. Vemos isso de forma muito evidente nos seios, mas acontece em todo o corpo.

Pense na pele como um casaco. Se você emagrecer, ele não vai encolher, não é mesmo? Então, ele ficará folgado, sobrando. Isso é o que acontece com o nosso corpo.

Portanto, o que estamos dizendo não é para você não emagrecer. Manter um peso adequado é fundamental para a saúde e evita doenças, mas o ideal é manter um peso estável, sem reproduzir o efeito sanfona.

2. Gravidez e flacidez nos seios

Quando falamos que algumas causas são evitáveis, não estamos querendo dizer que as mulheres não devem engravidar. Inclusive, neste período é normal que os seios aumentem e inchem.

No entanto, o que a mulher pode evitar é um ganho de peso associado à gravidez, o que aumenta as chances de ter flacidez nos seios. E esta não é uma recomendação puramente estética.

Atualmente, os médicos são unânimes: mulheres que aumentam muito seu peso na gravidez estão sujeitas a complicações na gestação e outros problemas de saúde, inclusive com o bebê.

Portanto, para o bem do seu bebê, para o seu próprio bem e para a firmeza dos seus seios, controle seu peso durante a gestação.

3. Exposição ao sol e flacidez na pele

Você sabia que um dos piores vilões para a pele é o sol? Sim, ele é importante, inclusive para a nossa saúde. Porém, é preciso controlar o tempo de exposição.

Quando exageramos na exposição ao sol, os raios ultravioleta danificam a nossa pele. Eles degradam as moléculas de colágeno que dão sustentação a esse tecido — e, como resultado, ele se torna flácido.

4. Cigarro e flacidez

O cigarro prejudica a nossa pele de tantas formas que é até difícil descrever todos esses processos em um único post.

Resumindo bastante, ele libera radicais livres que danificam as células, além de dificultar a circulação do sangue, a nutrição e oxigenação dos tecidos e causar intoxicação por monóxido de carbono.

Então, por tudo isso, quem fuma tem a pele mais ressecada, sem brilho, sem viço e sem elasticidade. O cigarro destrói o colágeno e, consequentemente, a flacidez se manifesta muito mais rápido.

5. Alimentação inadequada

Nossa alimentação é um divisor de águas. Ou ela nos torna mais jovens, proporcionando vitaminas e antioxidantes que desaceleram o envelhecimento, ou ela acelera esse processo.

Alimentos industrializados, refinados, gordurosos e ricos em açúcar estão entre os mais nocivos para a nossa pele. Por outro lado, quanto mais natural e menos processado, melhor para a saúde e para manter a juventude.

Portanto, se você não quer ter a pele flácida, mude seu cardápio. Afinal, não adianta gastar rios de dinheiro tomando colágeno quando negligenciamos o que realmente funciona para manter a pele íntegra.

6. Desidratação da pele

A hidratação da pele é fundamental para mantê-la firme, elástica e evitar a flacidez. Por isso, é importante utilizar cremes e outros produtos para evitar que ela perca água.

Porém, mais que isso, uma boa hidratação começa por dentro. Então, beba muito líquido não adoçado, ou seja, prefira água e chás sem açúcar e evite refrigerantes e até mesmo sucos.

7. Genética e a flacidez nos seios

Finalmente, vamos falar de fatores que causam a flacidez nos seios, mas que não podemos controlar. A genética é um deles.

A herança genética é muito importante para os seios. Afinal, ela determina se eles serão naturalmente grandes ou pequenos, seu formato e também a qualidade da pele.

No entanto, isso não significa que uma pessoa com uma genética não favorável terá, obrigatoriamente, a pele flácida. Porém, ela precisará tomar mais cuidado.

Afinal, se ela perceber que tem esta tendência, ela pode ser ainda mais criteriosa com sua alimentação, exposição ao sol, uso do cigarro e outros fatores que já falamos para ter uma pele mais firme.

8. Idade

Enfim, a idade é o último fator responsável pela flacidez dos seios. Não podemos negar que, à medida que as décadas passam, a pele produz cada vez menos colágeno e elastina.

Assim, ela se torna mais fina e reduz sua capacidade de sustentar a mama de forma adequada, o que resulta em flacidez.

No entanto, existe outro fator que também contribui para que os seios fiquem mais flácidos com a idade. A mama se torna cada vez menos densa, ou seja, reduz sua proporção de células mamárias.

Aos poucos, o tecido mamário começa a ser substituído por gordura, o que deixa o seio mais mole.

Como solucionar o problema da flacidez nos seios?

Todas essas atitudes previnem a flacidez nas mamas, mas talvez você esteja pensando: “agora é tarde. Meus seios já estão caídos. O que fazer?”.

Em muitos posts aqui do blog você encontra soluções variadas para os problemas estéticos. Ou seja, nós mostramos a cirurgia plástica, que é definitiva, e também outros procedimentos estéticos não-cirúrgicos.

Porém, no caso dos seios, a única solução é realmente a cirurgia plástica. Afinal, as mamas são sensíveis, têm muitos receptores hormonais e não podem ser expostas a tratamentos como laser, radiofrequência etc.

Também não adianta fazer exercícios físicos para tentar enrijecer os seios. Eles não têm músculos. Assim, eles não respondem a esse tipo de estímulo.

Portanto, vamos falar a seguir das cirurgias plásticas para eliminar a flacidez dos seios:

Mastopexia para flacidez nos seios

A mastopexia é a cirurgia plástica para corrigir a flacidez nos seios. Neste procedimento, o médico retira o excesso de pele e, consequentemente, a mama se torna firme e empinada outra vez.

Esta cirurgia recebe também o nome de lifting de mamas e consiste no único tratamento com eficácia comprovada para solução da ptose mamária.

A cicatriz da mastopexia depende da quantidade de pele que o médico precisa retirar. Assim, caso a paciente tenha uma flacidez leve, basta retirar um trecho de pele em volta da aréola e suturar a região.

No entanto, esse não é o caso da maioria das mulheres que chegam ao consultório de cirurgia plástica. Muitas vezes, elas precisam retirar quantidades bem maiores de pele.

Então o médico pode precisar fazer outras incisões. Uma delas é vertical, começando na aréola e se estendendo até o sulco mamário, a dobra que fica abaixo do seio.

Para os casos realmente mais graves de ptose mamária, que são muitos, o médico faz uma terceira incisão seguindo justamente a curvatura do sulco mamário.

Portanto, a paciente com o caso mais grave de ptose mamária tem, após o procedimento, uma cicatriz em forma de âncora — uma linha circular em volta da aréola, uma vertical e a terceira contornando a parte de baixo do seio.

Mastopexia com prótese

Existe ainda uma variação do lifting de mamas. Trata-se da mastopexia com prótese de silicone. Os médicos indicam essa cirurgia para pacientes com a mama pouco densa, formada predominantemente por gordura.

Assim, quando o médico tira o excesso de pele, a paciente não tem um volume de glândula mamária suficiente para modelar a mama e deixá-la firme e bonita.

Portanto, ele coloca uma prótese de silicone para deixá-la com o tamanho, formato e consistência adequados.

Posso colocar silicone para acabar com a flacidez nos seios?

O silicone não elimina a flacidez nos seios, pois ele não retira o excesso de pele. Então colocá-lo não resolve o problema e ainda pode agravar a queda da mama, pois ele representa um peso adicional.

Os casos em que o silicone pode solucionar este problema são raros. Basicamente, eles acontecem quando a mulher tem um aumento muito discreto dos seios durante a gravidez e a amamentação.

Assim, quando a criança para de mamar, sobra apenas um pouquinho de pele, formando uma pseudoptose. Então o médico pode indicar a prótese para restaurar o volume e solucionar o problema.

Entendeu o que causa a flacidez nos seios e quais são as cirurgias plásticas capazes de deixar as mamas firmes outra vez? Gostou do post?

Então siga nossos perfis no Facebook e Instagram para não perder os próximos conteúdos e conferir as novidades em primeira mão!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)