Você sabia que a cirurgia de mamoplastia redutora com prótese é uma das mais realizadas no Brasil atualmente?
Sim, o procedimento é muito procurado por mulheres de todas as idades que buscam reduzir o excesso de pele nas mamas, o aumento do tamanho e aspecto de firmeza dos seios.
A mamoplastia redutora com prótese oferece um resultado muito natural e satisfatório, proporcionando bem-estar e elevando a autoestima das pacientes.
Se você tem dúvidas sobre o processo cirúrgico e quer entender um pouco mais a respeito, leia o texto e tire suas dúvidas!!
Índice:
Como funciona a mamoplastia redutora com prótese?
Geralmente, a mamoplastia redutora com prótese é realizada em pacientes que possuem excesso de pele, mamas pesadas, flácidas e que já perderam o seu formato natural.
É realizada a retirada da pele em excesso e do tecido mamário. Com essa redução, em alguns casos a mama fica mais firme, porém pequena. E então, pode ser colocada a prótese de silicone para aumento das mamas, se for da vontade da paciente.
Não necessariamente, a paciente precisa realizar a cirurgia e esperar a recuperação para verificar se será preciso o implante da prótese de silicone.
É possível diante de uma avaliação prévia com o médico cirurgião plástico, saber se terá a necessidade da prótese ou não, dependendo das suas expectativas e realizar os dois procedimentos em apenas um processo cirúrgico.
Quando é indicada a mamoplastia redutora com prótese?
Os casos mais comuns em que este procedimento é procurado ocorrem no período pós-amamentação, pois com o aumento das mamas na fase de lactante e o retorno ao estado inicial, é normal a pele ficar flácida e, muitas vezes, com estrias.
Outros episódios de pacientes que também procuram a mamoplastia redutora com prótese, são: emagrecimento extremo, causando a queda das mamas, seios muito grandes que influenciam na autoestima da mulher, deformidade mamária, excesso de pele na região, entre outros fatores.
Sobretudo, é imprescindível que a paciente consulte um médico cirurgião plástico para entender qual o melhor procedimento cirúrgico para seu caso.
Qual a idade ideal para fazer a mamoplastia redutora?
De maneira geral, esse tipo de mamoplastia pode ser feita assim que os seios terminaram seu desenvolvimento. Se isso ocorrer em pacientes menores de idade, é necessária a permissão dos responsáveis.
O ideal é que a mamoplastia redutora seja realizada após os 18 anos de idade.
Passo a passo da mamoplastia redutora com prótese
Demarcação das mamas
O cirurgião faz demarcações nas mamas que serão fundamentais no momento de realizar a incisão.
Aplicação da anestesia
É aplicada a anestesia local com sedação, aquela aplicada por meio de injeções na região do corpo que não causa o bloqueio de nervos ou da medula espinhal. Dessa forma, o anestésico se limita a agir no lugar onde for aplicado.
Este tipo de anestesia é muito utilizada em cirurgias superficiais, como as dermatológicas e as plásticas.
Contudo, em alguns casos, o cirurgião pode optar por fazer a cirurgia com anestesia geral. O início do efeito dessa anestesia é imediato, o que o faz o procedimento ser rápido e tranquilizado.
Incisão
O mais comum, é a incisão em formato de “T invertido”, assim, é possível a retirada da pele excedente e do tecido mamário que muitas vezes está baixo devido à queda natural do organismo.
No entanto, existe a possibilidade de o cirurgião utilizar outras técnicas, menos comuns, como em formato de “L”, dependendo do caso.
Aplicação da prótese de silicone
Após a retirada de todo decido indesejável, é aplicada a prótese na própria cirurgia para que os seios fiquem firmes, redondos e empinados.
O tamanho da prótese a ser colocada é definido previamente entre médico e paciente.
Existem estudos diante das medidas corporais da paciente, que definirão também o formato da prótese de silicone que será mais adequada para o seu corpo.
Sutura
Por final, há a ligação de uma extremidade à outra da pele, com pontos cirúrgicos.
Colocação do sutiã pós-cirúrgico
E então, será colocado um sutiã pós-cirúrgico para que a prótese não se desloque do local em que foi encaixada.
Tempo de duração da cirurgia
Normalmente, a mamoplastia redutora tem uma duração que varia entre duas a três horas.
Em geral, a paciente recebe alta no mesmo dia, mas há casos em que a internação dura 24 horas. Esse tempo varia sempre pensando no bem-estar da paciente.
Cuidados no pré-operatório:
- Não consumir bebidas alcoólicas por no mínimo 20 dias;
- Não fumar por 30 dias antes da cirurgia;
- Evite consumir gorduras e comer em demasia;
- Se tomar medicamentos para emagrecer ou ácido acetilsalicílico, suspender por 7 dias;
- Respeite o período de jejum estabelecido entre 8 a 12 horas, dependendo da indicação médica;
- Se ficar doente ou se sentir mal, informar ao médico.
Cuidados no pós-operatório
- Evitar molhar o curativo;
- Não movimentar bruscamente os braços;
- Evitar esforços na primeira semana;
- Não tomar sol no local por cerca de três meses, principalmente na área da cicatriz para que não haja manchas;
- Obedeça às recomendações fornecidas na alta hospitalar;
- Faça uso ininterrupto do sutiã cirúrgico, por pelo menos 3 meses;
- Faça sessões de drenagem linfática;
- Retorne ao médico nas datas estipuladas.
Veja também: Mamoplastia Redutora – Antes e Depois
O que é bom para desinchar após a mamoplastia?
As sessões de drenagem, ingerir bastante água, usar o sutiã cirúrgico, caminhar após a cirurgia com o consentimento médico, manter a área operada elevada em relação à altura do corpo, entre outras indicações.
Veja também: Desinchar após uma cirurgia: como fazer isso?
Tempo de recuperação
Não se esqueça de que um dos maiores segredos para que você tenha o resultado esperado e um tempo de recuperação reduzido, é justamente a qualidade da sua recuperação. É imprescindível seguir as recomendações médicas.
O tempo médio de recuperação varia de 7 a 30 dias. Geralmente são 7 dias para retornar às atividades de trabalho e 30 dias sem esforços físicos, atividades e relações sexuais.
Veja também: Vida sexual após a mamoplastia
Posso amamentar após a cirurgia?
A amamentação pode acontecer normalmente, porém, algumas mulheres podem ter dificuldades nos primeiros momentos após o parto, devido a retirada de parte das glândulas mamárias. No entanto, a maioria dos casos ocorre normalmente.
Como escolher um bom profissional para fazer a mamoplastia?
Para escolher um bom profissional, verifique se o médico é credenciado na Associação Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Além disso, faça pesquisas com antigos pacientes. É muito importante que você sinta confiança em seu médico para que não fique com medo da cirurgia.
Entre no nosso Grupo do Telegram e saiba mais sobre os relatos das pacientes da Clínica Master Health!
Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso Blog e fique por dentro de todos os assuntos! 🙂
A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP
Deixe um comentário