Fale Conosco Pelo Whatsapp

Você sabia que a cirurgia de mamoplastia redutora com prótese é uma das mais realizadas no Brasil atualmente?

Sim, o procedimento é muito procurado por mulheres de todas as idades que buscam reduzir o excesso de pele nas mamas, o aumento do tamanho e aspecto de firmeza dos seios. 

A mamoplastia redutora com prótese oferece um resultado muito natural e satisfatório, proporcionando bem-estar e elevando a autoestima das pacientes.

Se você tem dúvidas sobre o processo cirúrgico e quer entender um pouco mais a respeito, leia o texto e tire suas dúvidas!!

Como funciona a mamoplastia redutora com prótese?

Geralmente, a mamoplastia redutora com prótese é realizada em pacientes que possuem excesso de pele, mamas pesadas, flácidas e que já perderam o seu formato natural.

É realizada a retirada da pele em excesso e do tecido mamário. Com essa redução, em alguns casos a mama fica mais firme, porém pequena. E então, pode ser colocada a prótese de silicone para aumento das mamas, se for da vontade da paciente. 

Mamoplastia Master Health

Não necessariamente, a paciente precisa realizar a cirurgia e esperar a recuperação para verificar se será preciso o implante da prótese de silicone.

É possível diante de uma avaliação prévia com o médico cirurgião plástico, saber se terá a necessidade da prótese ou não, dependendo das suas expectativas e realizar os dois procedimentos em apenas um processo cirúrgico.

Quando é indicada a mamoplastia redutora com prótese?

Os casos mais comuns em que este procedimento é procurado ocorrem no período pós-amamentação, pois com o aumento das mamas na fase de lactante e o retorno ao estado inicial, é normal a pele ficar flácida e, muitas vezes, com estrias. 

Outros episódios de pacientes que também procuram a mamoplastia redutora com prótese, são: emagrecimento extremo, causando a queda das mamas, seios muito grandes que influenciam na autoestima da mulher, deformidade mamária, excesso de pele na região, entre outros fatores.

Sobretudo, é imprescindível que a paciente consulte um médico cirurgião plástico para entender qual o melhor procedimento cirúrgico para seu caso

Qual a idade ideal para fazer a mamoplastia redutora?

De maneira geral, esse tipo de mamoplastia pode ser feita assim que os seios terminaram seu desenvolvimento. Se isso ocorrer em pacientes menores de idade, é necessária a permissão dos responsáveis.

O ideal é que a mamoplastia redutora seja realizada após os 18 anos de idade.

Passo a passo da mamoplastia redutora com prótese

Demarcação das mamas

O cirurgião faz demarcações nas mamas que serão fundamentais no momento de realizar a incisão.

Aplicação da anestesia

É aplicada a anestesia local com sedação, aquela aplicada por meio de injeções na região do corpo que não causa o bloqueio de nervos ou da medula espinhal. Dessa forma, o anestésico se limita a agir no lugar onde for aplicado. 

Este tipo de anestesia é muito utilizada em cirurgias superficiais, como as dermatológicas e as plásticas. 

Contudo, em alguns casos, o cirurgião pode optar por fazer a cirurgia com anestesia geral. O início do efeito dessa anestesia é imediato, o que o faz o procedimento ser rápido e tranquilizado.

Incisão

O mais comum, é a incisão em formato de “T invertido”, assim, é possível a retirada da pele excedente e do tecido mamário que muitas vezes está baixo devido à queda natural do organismo.

No entanto, existe a possibilidade de o cirurgião utilizar outras técnicas, menos comuns, como em formato de “L”, dependendo do caso.

Aplicação da prótese de silicone

Após a retirada de todo decido indesejável, é aplicada a prótese na própria cirurgia para que os seios fiquem firmes, redondos e empinados. 

O tamanho da prótese a ser colocada é definido previamente entre médico e paciente. 

Existem estudos diante das medidas corporais da paciente, que definirão também o formato da prótese de silicone que será mais adequada para o seu corpo.

Sutura

Por final, há a ligação de uma extremidade à outra da pele, com pontos cirúrgicos. 

Colocação do sutiã pós-cirúrgico

E então, será colocado um sutiã pós-cirúrgico para que a prótese não se desloque do local em que foi encaixada.

Tempo de duração da cirurgia

Normalmente, a mamoplastia redutora tem uma duração que varia entre duas a três horas.

Em geral, a paciente recebe alta no mesmo dia, mas há casos em que a internação dura 24 horas. Esse tempo varia sempre pensando no bem-estar da paciente.

Cuidados no pré-operatório:

  • Não consumir bebidas alcoólicas por no mínimo 20 dias;
  • Não fumar por 30 dias antes da cirurgia;
  • Evite consumir gorduras e comer em demasia;
  • Se tomar medicamentos para emagrecer ou ácido acetilsalicílico, suspender por 7 dias;
  • Respeite o período de jejum estabelecido entre 8 a 12 horas, dependendo da indicação médica;
  • Se ficar doente ou se sentir mal, informar ao médico.

Cuidados no pós-operatório

  • Evitar molhar o curativo;
  • Não movimentar bruscamente os braços;
  • Evitar esforços na primeira semana;
  • Não tomar sol no local por cerca de três meses, principalmente na área da cicatriz para que não haja manchas;
  • Obedeça às recomendações fornecidas na alta hospitalar;
  • Faça uso ininterrupto do sutiã cirúrgico, por pelo menos 3 meses;
  • Faça sessões de drenagem linfática;
  • Retorne ao médico nas datas estipuladas.

Veja também: Mamoplastia Redutora – Antes e Depois

O que é bom para desinchar após a mamoplastia?

As sessões de drenagem, ingerir bastante água, usar o sutiã cirúrgico, caminhar após a cirurgia com o consentimento médico, manter a área operada elevada em relação à altura do corpo, entre outras indicações.

Veja também: Desinchar após uma cirurgia: como fazer isso? 

Tempo de recuperação

Não se esqueça de que um dos maiores segredos para que você tenha o resultado esperado e um tempo de recuperação reduzido, é justamente a qualidade da sua recuperação. É imprescindível seguir as recomendações médicas.

O tempo médio de recuperação varia de 7 a 30 dias. Geralmente são 7 dias para retornar às atividades de trabalho e 30 dias sem esforços físicos, atividades e relações sexuais.

Veja também: Vida sexual após a mamoplastia

Posso amamentar após a cirurgia?

A amamentação pode acontecer normalmente, porém, algumas mulheres podem ter dificuldades nos primeiros momentos após o parto, devido a retirada de parte das glândulas mamárias. No entanto, a maioria dos casos ocorre normalmente. 

Como escolher um bom profissional para fazer a mamoplastia?

Para escolher um bom profissional, verifique se o médico é credenciado na Associação Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Além disso, faça pesquisas com antigos pacientes. É muito importante que você sinta confiança em seu médico para que não fique com medo da cirurgia.

Entre no nosso Grupo do Telegram e saiba mais sobre os relatos das pacientes da Clínica Master Health!

Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso Blog e fique por dentro de todos os assuntos! 🙂

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre mamoplastia Clique aqui.
    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre prótese de silicone Clique aqui.