Fale Conosco Pelo Whatsapp
Avalie Este Post:

Você sabia que a cirurgia de mamoplastia redutora com prótese é uma das mais realizadas no Brasil atualmente?

Sim, o procedimento é muito procurado por mulheres de todas as idades, o que auxilia na melhora da autoestima e na estética corporal de muitas delas.

A palavra mamoplastia significa plástica nos seios. Sendo assim, a técnica é empregada em situações em que a paciente não se sente à vontade com o volume de suas mamas, sejam elas pouco ou muito volumosas.

No primeiro caso, é colocada uma prótese de silicone. Mas também acontece de a mama ser muito grande.

Nesse caso, a mamoplastia visa a diminuição do volume. Além disso, também é comum aliar a colocação de uma prótese de silicone à mamoplastia fazendo com que o resultado seja mais harmonioso e natural.

A mamoplastia redutora com prótese oferece um resultado muito natural e satisfatório, mas uma série de detalhes é preciso ser levada em consideração.

Entre eles estão: escolha de um bom profissional, recuperação adequada, escolha de uma boa prótese mamária…

Se você com dúvidas a respeito do processo cirúrgico e quer entender um pouco mais a respeito da mamoplastia redutora com prótese, leia o texto e tire suas dúvidas sobre a mamoplastia redutora com prótese!

Mamoplastia redutora com prótese: Como funciona?

Para quem a mamoplastia é indicada?

Os casos mais comuns em que este procedimento é procurado são: pós-amamentação e flacidez dos seios; emagrecimento extremo e queda das mamas; seios muito grandes que influenciam na autoestima da mulher; deformidade nas mamas.

Também existem casos em que a paciente sofre com problemas na coluna e precisa diminuir o tamanho das mamas, sendo de extrema importância o acompanhamento médico especializado.

Em casos de dúvidas mais específicas, não deixe de procurar um cirurgião plástico de sua cidade.

Com que idade a mamoplastia redutora com prótese já pode ser feita?

De maneira geral, esse tipo de mamoplastia pode ser feita assim que os seios já acabaram seu desenvolvimento. Se isso ocorrer em pacientes menores de idade, é necessária a permissão dos responsáveis.

No entanto, o ideal é que ela seja realizada depois dos 18 anos.

Como é feita a cirurgia de mamoplastia redutora com prótese?

Demarcação das mamas

Tudo começa na sala de cirurgia. Com a paciente ainda acordada, o médico faz uma demarcação na mama para que o ajudará no momento de fazer a incisão de forma precisa. Mas não se preocupe, o profissional irá utilizar uma caneta específica para sua pele.

Aplicação da anestesia

A anestesia usada na cirurgia de mamoplastia redutora com prótese é a local com sedação.

Para você entender e ficar mais tranquila, a anestesia local é aquela aplicada por meio de injeções em uma determinada região do corpo que não causa o bloqueio de  nervos ou da medula espinhal.

Dessa forma, o anestésico se limita a agir no lugar onde for aplicado. Este tipo de anestesia é muito utilizado em cirurgias superficiais, como as dermatológicas e as plásticas. Contudo, em alguns casos, o cirurgião pode optar por fazer a cirurgia com anestesia geral.

Não se preocupe, ele usará o que for melhor para você!

O início do efeito da anestesia é imediato e, apesar da duração reduzida, pode ter sua ação prolongada por tempo indeterminado através de novas aplicações no decorrer do procedimento.

A associação da sedação é bem comum em cirurgias plásticas e o objetivo é proporcionar uma sensação de sonolência à paciente, tornando a realização do procedimento mais confortável.

Os tipos de incisão

É importante que você saiba que o corte realizado pode ter formatos variados e tudo depende da estética da paciente. Porém, na maioria das situações, o médico faz um procedimento chamado de “T invertido”.

Sendo assim, a cicatriz, como o próprio nome já diz, terá o formato de um T virado de cabeça pra baixo.

Mas existe a possibilidade de utilizar outras técnicas, menos comuns, como a que deixa a cicatriz em formato de “L”.

Tempo de duração

Normalmente, a mamoplastia redutora tem uma duração que varia entre duas a três horas.

Em geral, a paciente recebe alta no mesmo dia, mas há casos em que a internação dura 24 horas. Esse tempo varia sempre pensando no bem-estar da paciente.

Redução do tamanho das mamas

Assim que a anestesia é aplicada, o médico faz a incisão e, a partir daí,  realiza uma lipoaspiração para diminuição de capa de gordura dos seios, seguida uma redução de pele na paciente – se for o caso.

Como é feita a colocação da prótese e a escolha do tamanho?

O tamanho da prótese a ser colocada deverá ter sido definido previamente entre médico e paciente.

Geralmente, o médico saberá qual o tamanho e formato são ideias para seu corpo, por isso, escolha um profissional de confiança.

Assim que o cirurgião terminar de fazer a redução do tamanho da mama da mulher, ele coloca a prótese adequada e faz a finalização de todo o processo.

Por fim, o médico colocará um sutiã próprio para que a prótese não se desloque do local em que foi perfeitamente encaixada.

Entenda que a mamoplastia redutora com prótese possui um resultado maravilhoso, justamente, por que a colocação da prótese de silicone faz com que o seio apresente um aspecto natural.

Como é o pré e o pós-operatório da cirurgia mamoplastia redutora com prótese?

Pré-operatório:

  • Não consuma bebidas alcoólicas;
  • Não fume;
  • Evite consumir gorduras e comer em demasia;
  • Pare de tomar medicamentos para emagrecer e aqueles que contém ácido acetil salicílico;
  • Respeite o período de jejum estabelecido;
  • Se ficar doente informe ao médico.

Pós-operatório:

  • Evite molhar o curativo;
  • Não movimente demasiadamente os braços;
  • Evite esforços na primeira semana;
  • Não tome sol no local por cerca de três meses, principalmente na área da cicatriz;
  • Obedeça às recomendações fornecidas na alta hospitalar;
  • Faça uso ininterrupto do sutiã cirúrgico;
  • Faça sessões de drenagem linfática;
  • Retorne ao médico nas datas estipuladas.

Quanto tempo de recuperação após a mamoplastia redutora com prótese?

Em média, a recuperação da mamoplastia redutora com prótese é tranquila, porém é preciso paciência. Isso por que não é permitido levantar os braços, assim como não é possível dirigir no primeiro mês, nem tampouco fazer atividades físicas.

Portanto, se você está pensando em fazer o procedimento, saiba que não vai conseguir lavar seus cabelos sozinha nas primeiras semanas e deverá ficar em repouso nos primeiros dias.

Não se esqueça de que um dos maiores segredos para que você tenha o resultado esperado é justamente a qualidade de sua recuperação. Uma alimentação balanceada e ingerir bastante água também são detalhes essenciais.

Ah, não se esqueça também que você deverá usar um sutiã próprio por pelo menos três meses após a sua cirurgia. Fazer drenagem linfática após o procedimento também é muito indicado.

Como escolher um bom profissional para fazer a mamoplastia?

Para escolher um bom profissional, verifique se o médico é credenciado na Associação Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Além disso, faça pesquisas com antigos pacientes. É muito importante que você sinta confiança em seu médico para que não fique com medo da cirurgia.

Gostou de saber mais sobre a mamoplastia redutora com prótese? Continue se informando lendo o post: Mamoplastia redutora antes e depois: essa cirurgia é pra você?

Fale Conosco Pelo Whatsapp

Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

(Preencha, envie e aguarde a confirmação)