Fale Conosco Pelo Whatsapp

A mastopexia com prótese é a solução para quem, além de solucionar o problema dos seios caídos, também quer aproveitar o procedimento para aumentar o volume das mamas.

O procedimento já é realizado há algum tempo. Assim, nesse período, os cirurgiões desenvolveram técnicas e variações que permitem chegar a um excelente resultado e atender necessidades de cada paciente.

Uma dessas variações é a posição da prótese de silicone. Embora a maioria das mulheres coloque o implante à frente do músculo e por baixo da glândula mamária, outras precisam colocá-lo atrás do músculo.

Mas afinal, qual é a diferença entre a mastopexia com prótese por cima ou por baixo do músculo peitoral? Quando os médicos indicam cada uma dessas opções? Isso é o que você vai descobrir neste post. Confira!

Mastopexia com prótese por cima do músculo

Colocar a prótese por cima do músculo ainda é a opção mais utilizada por grande parte dos cirurgiões plásticos. Afinal, um dos principais benefícios desta posição subglandular é um pós-operatório menos doloroso.

Mas como acontece a cirurgia que coloca o silicone por cima do músculo? Em primeiro lugar, em relação à mastopexia, que é o lifting de mamas, os dois procedimentos são idênticos.

Mamoplastia Master Health

Portanto, o médico precisa retirar os excessos de pele que deixam o seio flácido. Em seguida, ele remodela os outros tecidos da mama para que fiquem no formato adequado.

Durante esta cirurgia, ele também insere a prótese de silicone. Então, neste caso, ele cria uma loja, que é a abertura onde o implante será inserido, atrás da glândula mamária.

Depois, ele sutura todos os pontos e a paciente fica com um seio de volume adequado e na posição correta. Portanto, ele será bem preenchido e empinado, com as aréolas e mamilos na altura adequada.

Quais são as vantagens da mastopexia com prótese à frente do músculo?

A principal vantagem desta cirurgia é, sem dúvida, a recuperação rápida e menos dolorosa. Afinal, grande parte das pacientes sequer relata dor. Muitas delas falam apenas de um incômodo plenamente suportável.

Durante o procedimento, a abertura da loja também é mais fácil quando o médico coloca o silicone atrás da glândula mamária. Os tecidos se descolam muito fácil e trata-se de um local onde é fácil controlar o sangramento.

A terceira vantagem é a falta de pressão do músculo sobre a prótese. Então isso evita que o silicone seja empurrado para cima no pós-operatório. Quando isso acontece, a paciente precisa usar a faixa compressora.

Finalmente, a quarta vantagem da posição subglandular é a possibilidade do colo marcado. Quando a prótese fica atrás do músculo, esse efeito não é possível.

Mastopexia com prótese atrás do músculo

Embora seja menos conhecida e realizada, a segunda opção é fazer a mastopexia com prótese atrás do músculo. Algumas pessoas também falam por baixo do músculo, mas é a mesma posição.

Quando o médico utiliza esta técnica, ele cria a loja atrás do músculo peitoral maior. Portanto, tanto o músculo quanto a glândula mamária e outros tecidos do seio cobrem a prótese de silicone.

Quais são as vantagens da mastopexia com silicone na posição submuscular?

Esta técnica tem algumas vantagens e desvantagens. Para as pacientes, o principal receio se relaciona ao pós-operatório, pois a região fica mais dolorida durante a recuperação.

Porém, a técnica tem outras vantagens. Uma delas é que a prótese fica mais firme no tórax, pois o músculo também a segura no local correto. Isso reduz o risco de mudança de posição.

Outra vantagem de colocar a prótese por trás do músculo é a cobertura da prótese. Afinal, como ela está atrás de muitas camadas de tecidos do corpo, ela fica totalmente imperceptível.

Inclusive a cobertura da prótese é o principal motivo que leva os médicos a indicarem esta técnica a algumas pacientes. Isso acontece quando elas têm a pele pouco espessa e tecido glandular fino, ou seja, hipomastia.

A combinação entre pele fina e hipomastia faz com que a prótese fique com pouca cobertura. Assim, sua presença ficaria mais evidente, prejudicando a naturalidade do resultado.

Outra vantagem de colocar silicone sob o músculo na mastopexia é a menor incidência de contratura capsular. Afinal, o tecido do músculo tende a se adaptar melhor à presença da prótese, o que evita a rejeição.

No entanto, não podemos deixar de mencionar que pode haver alguma assimetria quando a prótese fica na posição submuscular. Cada músculo é diferente, o que pode gerar pequenas alterações na aparência.

Como fica a cicatriz da mastopexia com silicone submuscular ou subglandular?

Não existe diferença na cicatriz da cirurgia que coloca silicone por cima do músculo ou por trás do músculo. Na mastopexia, ou lifting de mamas, a diferença está no grau de flacidez.

Portanto, se uma mulher tem os seios pouco flácidos, ela precisará retirar uma extensão bem pequena de pele. Em alguns casos, a extração de um trechinho no formato de meia-lua já é suficiente.

Porém, não é isso que acontece na maioria dos casos. Geralmente, quando a mulher procura a clínica de cirurgia plástica, ela já tem uma flacidez muito mais significativa.

Então, na maioria das vezes, o médico precisa fazer uma incisão em volta da aréola e um V que começa na aréola e tem seu vértice na parte de baixo da mama.

Por essas aberturas ele consegue retirar a extensão de pele necessária para deixar os seios firmes outra vez. Nesses casos, a cicatriz final fica com o formato de um pirulito.

Além disso, em muitos casos o médico precisa fazer um terceiro corte, desta vez seguindo a curvatura do sulco que fica abaixo da mama. Isso permite retirar um trecho ainda maior de pele.

A terceira incisão é bastante recomendada em casos de ptose mamária graus 2 e 3. Assim, ao final do procedimento, a paciente fica com uma cicatriz em forma de âncora.

Agora você já sabe a diferença entre a mastopexia com prótese por cima do músculo e também por baixo do músculo. Quer saber qual delas é a mais indicada para você? Então agende sua avaliação com nossos especialistas!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)