Fale Conosco Pelo Whatsapp

O rejuvenescimento íntimo é a pauta do momento. Inclusive, o Brasil é o campeão mundial quando se trata de cirurgias plásticas na região genital.

Isso demonstra que as mulheres estão quebrando uma série de tabus e, talvez pela primeira vez na História, têm a liberdade de investir em seu bem-estar em todos os aspectos, inclusive em relação à vida sexual.

Mas você sabe o que é rejuvenescimento íntimo e quais são os procedimentos indicados para esta região do corpo? Então continue a leitura!

Vamos falar sobre este assunto e você vai descobrir tudo que precisa saber sobre as cirurgias e outros tratamentos disponíveis. Confira!

O que é rejuvenescimento íntimo?

O rejuvenescimento íntimo tem o objetivo de solucionar problemas decorrentes do avanço da idade na região genital feminina. Para isso, o médico pode indicar cirurgias ou procedimentos não invasivos.

Quais são as condições urogenitais que afetam as mulheres com a idade?

Existem diversas condições que afetam as mulheres com o tempo devido ao envelhecimento da pele, enfraquecimento do assoalho pélvico e alterações hormonais, entre outras.

Veja quais são as principais:

Flacidez vaginal

Ao contrário do que muitos pensam, a flacidez vaginal não é um incômodo estético com o excesso de pele dessa região. Isso até pode acontecer, mas definitivamente não é o problema mais grave.

A flacidez vaginal ou pélvica é a perda de firmeza desta região, o que inclui o assoalho pélvico, ou seja, a musculatura responsável pelas contrações na região urogenital.

Assim, a flacidez vaginal impacta negativamente na qualidade de vida da mulher em diferentes aspectos, desde a satisfação sexual até a funcionalidade.

Mulheres com essa flacidez muscular sentem menos prazer durante a relação, pois a falta de capacidade de contração reduz o contato com o membro masculino, diminuindo o estímulo e a satisfação.

Porém, as maiores implicações ocorrem no aspecto prático mesmo. O assoalho pélvico flácido provoca a queda da bexiga, dificultam o controle da urina e levam à incontinência.

No passado, esse era um problema muito comum entre mulheres que tinham muitos filhos. Assim, a musculatura se tornava mais flácida devido à pressão da barriga e às distensões durante o parto.

Embora as mulheres com muitos filhos estejam realmente mais sujeitas a lesões mecânicas e neurológicas nessa região, a flacidez vaginal não é uma exclusividade delas.

Afinal, mulheres com poucos filhos ou até mesmo que nunca foram mães também podem desenvolver esse problema por inúmeros fatores da vida moderna, como o tabagismo e o sedentarismo.

Portanto, é fundamental avaliar constantemente as condições do organismo e procurar o médico caso perceba qualquer sinal como perda urinária, por exemplo.

Ele avaliará sua condição e, se necessário, indicará procedimentos de rejuvenescimento íntimo para corrigir o problema.

Atrofia da vulva ou da vagina

Essa é, infelizmente, uma condição bastante comum após a menopausa. Quase metade das mulheres relatam esse problema e os médicos ainda consideram que existe um subdiagnóstico nos consultórios.

Os sintomas desse problema são secura vaginal, ardor, irritação e desconforto. Assim, as relações sexuais se tornam dolorosas e desagradáveis.

Porém, muitas mulheres não tratam o problema porque acreditam que esses sintomas são normais após a menopausa.

Ser comum não significa ser normal. Se traz problemas e incômodo, é muito importante tratar esses sintomas e existem recursos diversos para isso.

Síndrome urogenital

A síndrome urogenital é uma espécie de combo com um conjunto de problemas relacionados à redução de estrogênio que ocorre nas mulheres durante e após a menopausa.

Então, nesse período da vida, os níveis desse hormônio caem drasticamente, causando diversos sintomas que já mencionamos em outros tópicos.

Assim, a mulher com síndrome urogenital sofre com a vagina seca, dores durante a relação sexual, urgência miccional (não consegue segurar o xixi) e a incontinência urinária.

Nesse caso, o médico pode prescrever um conjunto de procedimentos ou cirurgias para solucionar o problema.

Quais são os procedimentos indicados para o rejuvenescimento íntimo?

O rejuvenescimento íntimo pode incluir desde procedimentos pouco invasivos até cirurgias, dependendo da necessidade de cada paciente.

Conheça as principais opções:

Rejuvenescimento íntimo com laser

O laser é um dos recursos utilizados no rejuvenescimento íntimo e seu principal objetivo é estimular a renovação do tecido e a produção de colágeno no canal vaginal.

Esse equipamento produz uma microlesão controlada por meio de aquecimento ampliado. Assim, ele desencadeia no corpo um processo de cicatrização.

Para que a cicatrização aconteça, um dos mecanismos do organismo é o aumento da produção de colágeno no local. Portanto, o laser aumenta a elasticidade e combate a atrofia da região.

Além disso, também ocorre um aumento da circulação sanguínea, o que é excelente para a lubrificação.

Finalmente, o laser estimula a produção de novas células e a renovação do tecido do canal vaginal. Ele se torna mais espesso e firme, o que melhora a sensibilidade durante a relação sexual.

Radiofrequência vaginal ou vulvar

Assim como o laser, o princípio da radiofrequência é o aquecimento da região para estimular a formação de microlesões e um processo de cicatrização.

Porém, no caso da radiofrequência, esse estímulo acontece por meio de um equipamento que emite ondas eletromagnéticas que, por sua vez, são convertidas em calor.

Portanto, após o tratamento, o tecido da vulva ou da vagina, dependendo do local de aplicação, passa por um processo de reepitelização. Isso significa que o corpo produz ali novas células.

Mais uma vez, durante esse processo de reepitelização, acontece também um aumento da produção de colágeno e restauração da lubrificação vaginal.

Rejuvenescimento íntimo com ninfoplastia

A ninfoplastia é uma cirurgia plástica de correção da genitália externa feminina. Portanto, ela pode reduzir os lábios vaginais para proporcionar maior conforto ou prazer à mulher.

Afinal, em alguns casos, os lábios vaginais são tão grandes que facilitam o acúmulo de bactérias, o que torna as infecções urogenitais extremamente frequentes.

Outro incômodo do tamanho inadequado dos lábios vaginais é a dor durante a relação sexual. Afinal, ocorre um aumento no atrito que causa ferimentos e torna o ato doloroso.

Finalmente, o tamanho exagerado dos lábios vaginais pode dificultar o prazer. O excesso de pele e tecido dificulta o estímulo adequado ao clitóris, tornando a relação menos satisfatória.

Todos esses problemas podem ser corrigidos com um procedimento muito rápido e seguro — a ninfoplastia. Portanto, não há motivos para continuar sofrendo.

Nesta cirurgia, o médico retira o excesso de pele e de tecido dos lábios vaginais, deixando-os no tamanho e proporção funcionais para a mulher.

Cirurgia do assoalho pélvico

Você já parou para pensar o que mantém vários órgãos do nosso corpo em seus lugares? No caso de bexiga, útero, reto, vagina e uretra, o assoalho pélvico é fundamental nessa sustentação.

Afinal, nosso corpo sofre com a ação da gravidade o tempo inteiro e, se o organismo não tivesse mecanismos de sustentação, os órgãos desceriam e se acumulariam no fundo da cavidade pélvica.

Isso não acontece porque temos um conjunto de estruturas — o assoalho pélvico, ligamentos e fáscias — que fazem esse papel de sustentação.

Porém, em muitos casos, essas estruturas perdem seu poder de sustentação, pelo menos parcialmente. Isso pode ocorrer durante a gestação e o parto, com a lesão desses tecidos e desligamentos em pontos específicos.

Dependendo do ponto onde ocorrem esses desligamentos, a mulher pode ter queda da bexiga (prolapso da bexiga, prolapso vesical ou cistocele), queda do útero (prolapso uterino ou histerocele) ou do reto (retocele).

Então, em todos esses casos, a mulher precisa de cirurgias íntimas específicas que suturam essas estruturas lesionadas, devolvendo a capacidade de sustentação ao assoalho pélvico.

Lipoaspiração do monte de vênus

A lipoaspiração pubiana é um dos procedimentos que, além dos benefícios funcionais, também produz um resultado estético bastante desejado pelas mulheres.

Afinal, é bastante comum ver como muitas se sentem constrangidas quando colocam uma calça ou roupa mais justa, ou mesmo a malha da academia, e ficam com sua região pubiana muito destacada.

Portanto, na lipoaspiração do monte de vênus, o médico remove a gordura acumulada nessa região.

Do ponto de vista funcional, a lipoaspiração é importante porque o excesso de gordura pode fazer com que a região seja pressionada pelas roupas. Isso prejudica a circulação, traz desconforto e pode causar dores.

Para quem o rejuvenescimento íntimo é recomendado?

O rejuvenescimento íntimo pode ser recomendado em diversos casos. Então, procure imediatamente o médico se você:

  • Sente dores durante a relação sexual porque percebe um atrito entre o membro masculino e a entrada de sua vagina que provoca desconforto;
  • Já não sente prazer durante a relação sexual porque não sente quase nenhum atrito entre o membro e a vagina (canal alargado);
  • Percebe que sua vagina está a cada dia mais seca, com dificuldade para produzir a lubrificação necessária;
  • Tem infecções urinárias frequentes, o que pode acontecer devido à exposição indevida dos pequenos lábios ou falta de lubrificação;
  • Sente pressão sobre sua região pélvica quando coloca uma calça de tamanho normal;
  • Tem escapes de urina por esforço.

Afinal, todos esses sinais podem indicar a necessidade de um rejuvenescimento íntimo.

Agora, respondendo à pergunta do título: “por que o rejuvenescimento íntimo virou moda”, nossa resposta é completamente diferente.

O rejuvenescimento íntimo não “virou moda”. Ele passou a ser reconhecido pelas mulheres como uma necessidade legítima, à medida que restaura a qualidade de vida e a saúde sexual.

Então, esperamos que elas tenham vencido de vez os tabus que cercam esse assunto e continuem buscando essa solução para que tenham cada vez mais satisfação sexual e bem-estar geral, independentemente da idade.

E você, quer manter seu bem-estar físico e sexual por mais tempo? Agende agora mesmo sua consulta com a nossa equipe!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)