Fale Conosco Pelo Whatsapp

A rinosseptoplastia é uma daquelas soluções incríveis da cirurgia plástica que permite resolver dois problemas de uma vez só.

Você ainda não conhece essa cirurgia? Então, não perca este post. Afinal, muitas pessoas não sabem que diversos sintomas desagradáveis que sentem no dia a dia têm como origem uma alteração no nariz. Confira!

O que é desvio de septo?

O septo nasal é uma divisão que separa nossas narinas uma da outra. Portanto, trata-se de uma espécie de muro, feita de osso e cartilagem, que normalmente acompanha o centro do nariz.

Com um septo normal, a divisão deixa um espaço praticamente idêntico para ambas as narinas. Então, a respiração acontece normalmente.

Porém, em algumas pessoas esse septo sofre um desvio. Isso significa que ele está posicionado, total ou parcialmente, mais à esquerda ou à direita. Ele não fica reto e divide a área interna do nariz de forma desigual.

Em muitas pessoas, esse desvio não causa nenhum prejuízo funcional significativo. Porém, diversos outros pacientes relatam uma série de sintomas de que essa condição está atrapalhando sua respiração normal.

O septo funciona como um pilar central do nariz. Ele é a estrutura que sustenta e dá forma a esse órgão. Então, o septo sinuoso ou tortuoso também pode deixar o nariz torto, desviado.

No entanto, vale a pena destacar que uma grande parte dos desvios de septo não causa alterações estéticas. Isso significa que a pessoa pode estar com o septo torto na parte interior, mas com o nariz perfeito em seu exterior.

Quais são os sintomas do desvio de septo?

O desvio de septo pode ser assintomático. Isso acontece quando ele não causa prejuízos funcionais ao paciente.

Porém, para muitos pacientes, ele traz diversos prejuízos:

  • Obstrução nasal, que é a sensação permanente de nariz entupido.
  • Como consequência da obstrução, a pessoa respira muito mais pela boca.
  • Ao respirar pela boca, a pessoa fica com a garganta seca, dolorida e mais exposta a infecções frequentes.
  • Dificuldade para dormir, bem como apneia e ronco.
  • Sono fragmentado.
  • Sem dormir bem, a pessoa sente irritabilidade e cansaço constante.
  • Dores de cabeça frequentes (cefaleia rinogênica).
  • Sinusites de repetição.
  • Dificuldades no olfato.

Com todos esses sintomas, a pessoa pode ainda sentir muita falta de ar e fadiga ao praticar esportes e atividades físicas. Consequentemente, para evitar essa sensação, ela para de exercitar.

A falta de exercício, por sua vez, traz uma série de consequências para o organismo. Tanto o controle do peso fica mais difícil quanto a capacidade do organismo para combater a inflamação e doenças crônicas.

Como você pode ver, um problema aparentemente pequeno como o desvio de septo pode ser a verdadeira causa de muitos transtornos e condições de saúde. Portanto, é importante diagnosticá-lo e tratá-lo.

O que causa o desvio de septo?

O desvio de septo pode ser causado por vários motivos. Assim, enquanto algumas pessoas nascem com esse distúrbio congênito, outras têm o desvio à medida que os ossos da face se desenvolvem, ainda na infância.

Porém, o problema pode aparecer em outros momentos. Ele pode ser resultado de um crescimento anormal da cartilagem, acidentes e pancadas (traumas), processos inflamatórios, cirurgias, sinusites e rinites recorrentes ou alergias crônicas.

Como a rinosseptoplastia soluciona o desvio de septo?

A única solução para o desvio de septo é a cirurgia. Então, quando o único problema que a pessoa deseja resolver é esse, o procedimento indicado é a septoplastia.

Porém, muitas vezes a pessoa sente a necessidade de fazer correções no próprio formato do nariz. Afinal, devido ao desvio do septo, o nariz pode ficar visivelmente torto, causando um grande incômodo estético.

Além disso, por que não aproveitar o tempo no centro cirúrgico, a anestesia e o período de recuperação para já solucionar outras insatisfações com o nariz? Dessa forma, não é necessário passar por um segundo procedimento.

Como é feita a rinosseptoplastia?

A rinosseptoplastia é uma cirurgia muito segura, mas ao mesmo tempo delicada. Afinal, ela é responsável pela funcionalidade e aparência de um órgão central do rosto, que chama bastante a atenção.

Por isso, sempre recomendamos que o procedimento seja feito por um médico experiente, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Assim, o paciente evita surpresas desagradáveis com o resultado.

O médico realiza a rinosseptoplastia em ambiente hospitalar, onde existe toda a estrutura necessária para garantir a segurança do paciente. A alta é rápida, e pode acontecer no mesmo dia ou em 24 horas.

O procedimento é delicado e deve ser preciso. O cirurgião acessa o septo por dentro das narinas, com endoscópios. Então, essa correção interna não deixa cicatrizes aparentes.

A partir desse acesso, o médico altera as estruturas internas como o osso nasal (que fica na porção mais funda do nariz), a cartilagem (situada na parte da frente) e a lâmina perpendicular do osso etmoide.

Muitas vezes, também é necessário retirar crescimentos ósseos da maxila que se projetam para a fossa nasal, causando obstruções. Essa projeção, ou seja, a entrada de um osso no nariz por baixo das mucosas, configura um esporão septal.

A correção do desvio do septo pode ser considerado uma verdadeira reforma dentro do nariz. Portanto, o cirurgião muitas vezes precisa “quebrar paredes”, acertar desníveis do piso e ainda deixar o revestimento perfeito.

Quanto às correções na aparência do nariz, elas dependem das necessidades de cada paciente. Então, dependendo do formato desse órgão, o médico precisará retirar ou acrescentar volume, retirar pele, acrescentar cartilagens e alterar a forma, deixando a aparência harmônica.

Quanto tempo dura a rinosseptoplastia?

Como você pode perceber, a cirurgia é bastante individualizada. Afinal, o médico precisa fazer correções de acordo com a estrutura interna e a aparência externa do nariz do paciente.

Por esse motivo, a rinosseptoplastia tem uma duração bastante variável. A complexidade do caso determina o tempo cirúrgico.

Como saber se eu preciso de uma rinosseptoplastia?

Se você percebeu que tem os sintomas que nós mencionamos, é bem possível que seja um candidato à rinosseptoplastia.

Ao procurar o médico com a sua queixa, ele solicitará alguns exames para fechar o diagnóstico. Então, é possível que você tenha que fazer uma videoendoscopia nasal e/ou uma tomografia computadorizada.

A videoendoscopia nasal é o primeiro passo para o diagnóstico do desvio de septo. Portanto, ela revela o espaço estreito de uma das narinas, o que causa todos os sintomas desagradáveis do problema.

A tomografia computadorizada dos seios perinasais é um exame de imagem que mostra claramente a diferença entre o espaço interno das narinas. Com os dados que ela fornece, o médico consegue fazer um diagnóstico preciso.

Agora você já sabe que a rinosseptoplastia pode resolver problemas da parte interna do nariz e também da parte externa.

Quer saber como a cirurgia plástica consegue corrigir os diferentes tipos de nariz? Então, clique no link e continue aqui no blog para conferir nosso post completo sobre esse tema!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)