Fale Conosco Pelo Whatsapp

A autoestima deve depender da nossa forma física? Com certeza, não. Mas não podemos negar que a satisfação com a própria aparência ajuda bastante. Nesse contexto, a prótese de seios surge como uma das aliadas mais poderosas para quem deseja realçar ou restaurar o contorno do busto.

Mas qual é a composição dos implantes mamários? Eles são realmente seguros? Quais formatos estão disponíveis? Como obter um resultado natural? Acompanhe-nos nesta jornada informativa e descubra tudo que você precisa saber sobre a prótese de silicone.

Do que é feita a prótese de seios?

No passado, muitas próteses mamárias eram preenchidas com uma solução salina, praticamente um soro fisiológico. Então, a concha externa era feita de silicone, mas o interior era líquido.

Esse modelo de prótese tinha alguns problemas. Em primeiro lugar, ela não tinha uma consistência tão semelhante à da mama. Além disso, quando o líquido se movimentava, o implante poderia fazer barulho.

Porém, atualmente, praticamente todas as próteses são preenchidas também com silicone. Existem alguns fatos interessantes sobre sua composição:

Invólucro externo da prótese de seios

Todas as próteses de silicone têm um invólucro externo, chamado também de concha. Trata-se de uma membrana elastomérica de silicone, ou seja, uma substância elástica e extremamente resistente. Este dispositivo foi projetado para manter a forma da prótese, conter e proteger o conteúdo.

Mamoplastia Master Health

Também é importante destacar dois pontos a respeito do invólucro. Hoje em dia, muitos fabricantes fazem suas próteses com múltiplas camadas de barreira. Portanto, isso torna a prótese muito mais resistente, pois se uma camada se rompe, outras podem se manter íntegras.

Além disso, essas barreiras minimizam ainda mais a transpiração, ou seja, a possibilidade de que uma pequena quantidade de silicone possa passar através deste invólucro ao longo do tempo.

Outro ponto a considerar é a textura da superfície. Antigamente, a área externa das próteses era extremamente lisa. Não se sabia disso naquela época, mas os tecidos do organismo estranhavam aquela textura, criavam várias camadas protetoras em volta dela, o que aumentava as chances de desencadear um processo de rejeição.

Atualmente, a maioria das próteses tem a superfície texturizada. Por serem rugosas, os tecidos do corpo as reconhecem de forma mais natural. Assim, eles formam apenas uma fina camada em volta dela. Isso reduz o risco de contratura capsular e de rejeição.

Gel de silicone de alta coesividade

Atualmente, as próteses são preenchidas com um gel de silicone de alta coesividade. Isso significa que as moléculas deste produto, quimicamente falando, são fortemente atraídas umas pelas outras. Suas ligações impedem que elas naturalmente se distanciem.

E por que isso é tão importante? Em primeiro lugar, por uma questão de segurança. Mesmo quando a prótese se rompe, o que já é bastante raro, o gel de silicone não sai de dentro da prótese, Ele continua ali, praticamente colado às outras moléculas e ao revestimento, não vazando para outras partes da mama.

Além disso, esse gel coeso foi desenvolvido com a espessura necessária para imitar perfeitamente a consistência da mama. Portanto, ao apalpar o seio de uma paciente com prótese, não é possível sentir nenhuma diferença em relação à mama natural.

É válido destacar que, atualmente, o preenchimento com solução salina costuma ser utilizado apenas em situações muito específicas. Quando a mulher retira a mama devido a um câncer, por exemplo, ela pode não ter pele suficiente nos seios para cobrir uma prótese.

Então, os médicos colocam um expansor na mama da paciente. Esse dispositivo é vazio e o médico aumenta seu volume gradualmente, injetando solução salina. Assim, a pele da paciente se expande pouco a pouco, até que seja possível fazer uma nova cirurgia para colocar o silicone.

A prótese de silicone é segura?

Ao longo dos anos, ocorreram diversos debates e pesquisas sobre a segurança das próteses de silicone. De forma equivocada, em alguns momentos elas foram associadas até mesmo ao câncer de mama.

Atualmente, os avanços na tecnologia de fabricação e os rigorosos padrões de controle de qualidade fizeram com que as próteses de silicone modernas sejam extremamente seguras para uso. Inclusive, o percentual de mulheres com prótese que desenvolvem câncer de mama é igual ao de mulheres que nunca colocaram silicone.

No entanto, é fundamental que as pacientes façam seu acompanhamento anual com o médico, exatamente como as outras mulheres. Elas precisam realizar os exames preventivos, bem como procedimentos que monitoram a integridade das próteses.

Ainda é importante destacar que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regula o comércio de próteses de silicone. Ela certifica os fabricantes após uma análise criteriosa da composição das próteses e de sua capacidade de resistência.

Portanto, para que a Anvisa certifique um fabricante, os testes periódicos precisam comprovar que a composição da prótese não contém elementos tóxicos como cádmio, chumbo ou mercúrio. O silicone deve ser realmente seguro, ou não ocorre a aprovação.

Além disso, o Inmetro faz uma série de testes que comprovam a resistência da prótese, ou seja, sua capacidade de sofrer impactos ou pressão sem se deformar ou se romper.

Então, se você utiliza uma prótese de seios de um fabricante que passou por todos esses testes até obter a aprovação da Anvisa, pode ter certeza de que se trata de um dispositivo altamente seguro.

Os seios ficam naturais depois da prótese de seios?

Nós já dissemos, neste post, que a consistência do seio com silicone é natural. Mas e quanto à forma? Talvez você se lembre de alguns filmes antigos em que as atrizes apareciam com próteses que formavam uma verdadeira bola no tórax. Em outros casos, as mamas ficavam pontudas.

Realmente, tanto as próteses de seios quanto as técnicas cirúrgicas evoluíram muito nas últimas décadas. Atualmente, a maioria das pacientes obtém um resultado extremamente natural após colocar silicone.

Este resultado se deve a uma combinação perfeita entre formato, perfil e tamanho da prótese, bem como o local onde o cirurgião coloca o implante mamário. Entenda melhor a seguir:

Formatos da prótese de seios

A prótese de silicone para os seios pode ter três formatos: redonda, cônica ou anatômica (em forma de gota). Cada uma delas tem suas indicações, que levam em consideração principalmente o biotipo da paciente.

Prótese de seios redonda

Atualmente, a maioria das pacientes que faz a mamoplastia de aumento com finalidade estética utiliza as próteses de silicone redondas. Elas têm uma série de vantagens, como um bom preenchimento das mamas e um formato natural.

Prótese de seios cônica

Até poucos anos atrás, as próteses cônicas também tinham um espaço considerável no mercado. Diferentemente das redondas, elas não distribuem o silicone de forma arredondada e regular. Existe uma grande concentração de gel na parte central do implante, deixando sua forma quase triangular.

As próteses cônicas eram a indicação mais comum para mulheres com o tronco bem estreito, e que precisavam de bastante projeção dos seios. Hoje em dia, os implantes redondos com perfil super alto suprem grande parte desta demanda, sendo preferidos por boa parte dos médicos.

Prótese de silicone anatômica

Finalmente, temos a prótese anatômica. Ela tem o formato muito semelhante ao de um seio, pois concentra grande parte do silicone na parte de baixo. Por isso, sua principal indicação é a reconstituição das mamas após uma doença ou trauma.

Também pelo mesmo motivo, os médicos não colocam a prótese anatômica quando a cirurgia tem objetivo estético. Afinal, ela não preenche a parte superior do seio, deixando-o cheio e com um formato sensual.

Perfis da prótese de seios

As próteses de silicone para seios podem ter quatro perfis: baixo, moderado, alto e super alto. Explicaremos brevemente cada um deles a seguir.

A prótese de perfil baixo tem um diâmetro mais largo em relação a todas as outras. Para isso, o fabricante distribui o silicone de forma bastante regular. Seu centro não tem muita altura. Portanto, após a cirurgia, ela não proporciona uma grande projeção.

À medida que avançamos nesta escala, temos cada vez mais projeção no centro do implante. Então, na prótese de perfil moderado, o diâmetro da base já é um pouco menor em relação à sua altura.

Na prótese de perfil alto, esta relação muda completamente. Embora seja arredondado, o implante concentra realmente a maior parte de seu volume na região central. Após a cirurgia, este formato projeta bastante os seios para a frente.

Finalmente, o perfil alto é o que mais concentra silicone em sua área central. Por isso, ele costuma ser indicado principalmente para mulheres com o tronco mais estreito, mas que desejam uma grande projeção.

Tamanho ideal da prótese de seios

O tamanho é, sem dúvida, um dos fatores que mais contribuem para a naturalidade do resultado do silicone. Afinal, nosso cérebro busca harmonia e proporcionalidade. Então, quando uma paciente coloca uma prótese proporcional ao corpo, temos a sensação de que não houve nenhum procedimento estético.

Por outro lado, próteses de volume exagerado não passam a ideia de naturalidade. Eles tornam mais nítida a percepção de que houve uma cirurgia plástica e que esses seios comportam um implante mamário.

Portanto, ao procurar seu cirurgião plástico, seja clara quanto às suas expectativas. Se deseja naturalidade, opte por uma prótese proporcional ao seu corpo. Se você quer seios realmente voluptuosos, também está tudo certo. Porém, esteja consciente de que o implante fica mais evidente.

Posição da prótese mamária

Finalmente, um dos fatores que contribui para a naturalidade do resultado é a posição da prótese de silicone. Ela depende principalmente de algumas características do tórax da paciente, como a espessura da pele e do tecido mamário.

Então, quando a paciente tem uma pele mais espessa e uma boa cobertura mamária, o cirurgião pode colocar a prótese à frente do músculo peitoral e atrás da glândula mamária e ainda obter um resultado natural. Esta é a posição subglandular.

Porém, quando a paciente não tem a quantidade necessária de pele e tecido mamário para uma boa cobertura da prótese, o cirurgião coloca o implante atrás do músculo peitoral, na posição submuscular. Desta forma, ele não deixa as bordas do silicone evidentes, o que também proporciona um resultado muito natural.

Existe ainda uma terceira opção, a posição subfascial. Porém, ela não é tão utilizada. Vale a pena destacarmos que não existe uma posição ideal. O melhor local para o seu silicone é aquele que, após avaliação médica, permite que sua prótese não fique evidente, e isso varia de acordo com suas características individuais.

Agora você já sabe tudo sobre a prótese de seios. O que você talvez não saiba é que a cirurgia para colocá-la é rápida, segura e gera uma grande satisfação na vida das mulheres que a realizam.

Quer saber mais sobre este procedimento? Então, continue aqui no blog e confira nosso guia completo da mamoplastia de aumento.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre prótese de silicone Clique aqui.